BUGGY & BAR

LUGAR DE DIVERSÃO E DESCONTRAÇÃO
 
InícioInício  BUGGY E BARBUGGY E BAR  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada

 

 Volante motor, aliviar ou não ?

Ir para baixo 
+4
Jperson
Figueiredo
Marcio ®
lubisomem01
8 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQui 30 Ago 2012, 14:13


Materia bem interessante do Bob Sharp sobre o tema.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ps. pra bugres e para carros de off-road creio não ser o indicado não.

Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQui 30 Ago 2012, 20:26

Legal Luby, mas a matéria começa o assunto e não complementa... ele menciona que os volantes são armazenadores de energia... verdade! E é por conta disso que o motor perde rotação com uma grande intensidade quando se tira o pé do acelerador!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptySex 31 Ago 2012, 08:29

Eu fazia isso muito nas minhas motinhos de trilha (2t), mas quando o volante ficava "desbalanceado", rapidinho o "VIRA" abria o bico, e o prejuízo era grande..................depois de tantos VIRAS novos/retificados acabei optando por MOTOPLAT e acabou o problema, rsrssss. Olhem nesse vídeo como "gira bem", hehehe.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptySex 31 Ago 2012, 08:59

em carro de rua eu sempre gostei de aliviar um pouco tambem, pra bugre creio não ser uma boa não, voces sabiam que o volante do 1300 é mais pesado do que o do 1600....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptySex 31 Ago 2012, 09:54

lubisomem01 escreveu:
em carro de rua eu sempre gostei de aliviar um pouco tambem, pra bugre creio não ser uma boa não, voces sabiam que o volante do 1300 é mais pesado do que o do 1600....

Não sabia não Lubi, será que nos boxer quanto menor a cilindrada mais pesado é o volante ? Ou será que o volanto do 1.500 é o mesmo peso do 1.600 ?
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptySex 31 Ago 2012, 10:08

o do 1500 não sei dizer não luciano, é o caso de se pesquisar..
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptySex 31 Ago 2012, 16:47

LUCIANO BOHN escreveu:
lubisomem01 escreveu:
em carro de rua eu sempre gostei de aliviar um pouco tambem, pra bugre creio não ser uma boa não, voces sabiam que o volante do 1300 é mais pesado do que o do 1600....

Não sabia não Lubi, será que nos boxer quanto menor a cilindrada mais pesado é o volante ? Ou será que o volanto do 1.500 é o mesmo peso do 1.600 ?

Sei que vai depender do modelo de embreagem, troquei o meu antigo sistema de embreagem que vinha no 1500 e passei a usar a dos 1600...o volante também precisou ser substituído pra ficar tudo certo!
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyTer 27 Ago 2013, 23:13

Desenterrando este tópico,espero que não ganhe o troféu,pá de ouro!rsrs
Correndo o risco de ser repetitivo,volante do motor aliviado,no caso dos motores boxer,vale a pena e muito!Na minha experiência,todos os carros(buggys) que tive e não foram poucos,possuiam o volante aliviado, é a praticamente a primeira coisa que faço!
De cara,o carro responde muito melhor,as retomadas também sensivelmente melhores e até mesmo o consumo se nota a diferença!Em algum momento que exija força,o motor está sempre "pronto" como por exemplo:na areia;Muitos falam que: perde marcha lenta,que perde força em subidas,etc
O observado foi justamente o oposto!!A marcha lente ficou extremamente equilibrada!Nas subidas,como o motor chega mais rápido ao seu momento de força,o carro fica subindo muito bem!Tem que se perceber que o projeto antigo desse motor prioriza outras aplicações e mesmo se retirando bastante peso do volante o mesmo ainda continua muito pesado!
O volante original pesa em torno de 8,8kg,o volante da direita na foto,está com menos 2,8kg(feito por mim) o do meio é original já o da esquerda está com menos 3,2kg feio por uma empresa especializada.
O único ponto negativo que percebi foi que:se o "piloto"começar a esageirar nas arrancadas...vai ter problemas com o desgaste prematuro da correia do alternador/dínamo!kkkkkgastava uma a cada 5 meses!!kkk
O importante também é não se esquecer de ser mandar fazer balanceamento do volante,e se fizer do conjunto(volante,parafuso,e eixo) melhor ainda!! Já andei com volante sem ser balanciado,sendo bem feito até que não dá problemas a curto e médio praso,o problema e se estiver com algum desiquilíbrio e acabar por diminuir a vida útil do motor!Mas nunca tive problemas!
 
 
 
 
 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQua 28 Ago 2013, 08:18

As observações do Figueira estão corretas, porém, existe um "senão" que deve ser considerado... o volante do motor funciona como um capacitor de energia transmitida pelo motor e ao ser aliviado, da mesma forma que facilita a subida de giros ao acelerarmos, faz com que os giros caiam rapidamente quando tiramos o pé do acelerador, aí o carro perde um pouco mais de embalo... nos fóruns dos apaixonados por motores a vento, o assunto é controvertido, uns amam, outros não curtem, mas ao meu ver (minha modesta opinião), o mais importante, aliviando ou não, é realmente fazer um balanceamento preferencialmente do conjunto... a carcaça do motor agradece!!
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQua 28 Ago 2013, 10:31

e um detalhe que não foi comentando: como o fusca é mais pesado do que o bugre podemos aliviar um pouco sim e no final das contas vamos manter a mesma carcteristica tecnica original creio eu, de carro de rua eu sempre alivie tambem..de bugre nunca fiz não...
Ir para o topo Ir para baixo
Jperson
MODERADOR
MODERADOR
Jperson


Mensagens : 1108
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 63
Localização : IJUI-RS

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQua 28 Ago 2013, 10:35

Meu volante é aliviado em 800g, acho suficiente, sobe de giro rápido e mantem rotação nas subidas e trocas de marcha, o que com volante muito aliviado não acontece, voce tira o pé o acelerador e a rotação cai vertiginosamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQua 28 Ago 2013, 14:14

Jperson escreveu:
Meu volante é aliviado em 800g, acho suficiente, sobe de giro rápido e mantem rotação nas subidas e trocas de marcha, o que com volante muito aliviado não acontece, voce tira o pé o acelerador e a rotação cai vertiginosamente.
Era essa postagem que eu estava esperando... sabia que o JP usava volante aliviado com um motor potente num buggy, não sabia quanto tinha sido retirado nem as impressões pessoais do dono utilizando essa configuração, agora fechou.
Com opiniões técnicas balizadas em experiências de quem usa, a coisa muda de figura. Já começo a cogitar agregar mais essa melhoria na ocasião da bendita reforma!! Volante motor, aliviar ou não ? 2168421800 
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQua 28 Ago 2013, 20:31

Pode tirar tranquilamente 2kg do volante!Só vai sentir mesmo é melhorias!
O giro não cai tão rápido assim,pelo contrário,as retomadas são muito melhores!Pode testar meu carro a hora que quiser que vai gostar!Olha que está com menos 2,8kg,já tive um com menos 3,3kg no motor do Ipanema,o novo dono possui entre outros carros,um Puma 1800 disse que,segundo ele,nunca ter visto um carro com tanta arrancada e tão bom de dirigir!
Já utilizei vários pesos diferentes,e que mais se adequou ao peso do Bugre,foi o de  menos 2,8k!
Comprovado e aprovado!Volante motor, aliviar ou não ? 3943557959 
O mais leve da foto, é um modelo que a fábrica emprega em alguns casos especiais,e sempre foi muito aprovado pelos clientes!
Sobre balancear,deveria ser feito em todos os motores,alterados ou não!Além de ganhar alguns RPM extras,se ganha uma vida útil considerável ao motor!Volante motor, aliviar ou não ? 1736864646
Ir para o topo Ir para baixo
Gui Kaufmann
MODERADOR
MODERADOR
Gui Kaufmann


Mensagens : 944
Data de inscrição : 11/10/2012
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQua 28 Ago 2013, 20:56

Não se pode retirar muito mais que um 1kg em motores originais, principalmente os 1500 pra baixo, pois com o volante aliviado há uma melhor aceleração, mas a velocidade maxima pode ficar comprometida se o motor não tiver força, já que ele não vai conseguir "embalar" muito bem de quarta marcha. PS.: O meu acredito que seja aliviado em 2kg, não tenho certeza.

Se for pra uso mais off road não há tanto problema em aliviar bastante o volante, já que não se chega a grandes velocidades.

Em motores com comando muito bravo (300º de abertura pra mais) e carburados não se pode aliviar muito, pois aí realmente prejudica a lenta.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQua 28 Ago 2013, 21:58

Figueiredo não entendi bem.... a BUGRE tem torno? Faz esse tipo de serviço ou manda para um profissional externo fazer??? scratch 
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQui 29 Ago 2013, 06:44

Marcio ® escreveu:
Figueiredo não entendi bem.... a BUGRE tem torno? Faz esse tipo de serviço ou manda para um profissional externo fazer??? scratch 
No momento,o torno que a fábrica tem,não consegue fazer certos trabalhos com segurança,mas dentro de muito em breve,pretende se a obtenção de um para o faze lo.Mas o pai do Paulo o fazia quem grande técnica e desenvoltura!Acredita que a 30 anos atraz já tinha feito um carro com caixa de 5 e motor AP central!!!!!O carro está lá na fabrica!!!Shocked 
O volante que a fábrica possui,como disse antes, é proveniente de uma empresa especializada,já o outro,eu fiz em um torno CNC do estaleiro(todos os dois estão com o conjunto balanceado,volante,eixo e parafuso do volante) onde trabalhava e um antigo no Senai,onde a alguns anos fiz alguns cursos,inclusive de tornearia mecânica e mecânica da usinagem,mas nos dos mantive grandes amizades e por isso certa "facilidade" ao acesso de algumas máquinas maravilhosas!Volante motor, aliviar ou não ? 3943557959 Volante motor, aliviar ou não ? 3943557959 
Fazer em retífica,tem que se pesquisar bem,pois a diferença de preço é muito grande,mas de modo geral não é caro!Conheço duas que fazem o serviço,uma em Rio Bonito e outra perto de Niterói.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQui 29 Ago 2013, 08:08

Figueiredo escreveu:
Marcio ® escreveu:
Figueiredo não entendi bem.... a BUGRE tem torno? Faz esse tipo de serviço ou manda para um profissional externo fazer??? scratch 
No momento,o torno que a fábrica tem,não consegue fazer certos trabalhos com segurança,mas dentro de muito em breve,pretende se a obtenção de um para o faze lo.Mas o pai do Paulo o fazia quem grande técnica e desenvoltura!Acredita que a 30 anos atraz já tinha feito um carro com caixa de 5 e motor AP central!!!!!O carro está lá na fabrica!!!Shocked 
O volante que a fábrica possui,como disse antes, é proveniente de uma empresa especializada,já o outro,eu fiz em um torno CNC do estaleiro(todos os dois estão com o conjunto balanceado,volante,eixo e parafuso do volante) onde trabalhava e um antigo no Senai,onde a alguns anos fiz alguns cursos,inclusive de tornearia mecânica e mecânica da usinagem,mas nos dos mantive grandes amizades e por isso certa "facilidade" ao acesso de algumas máquinas maravilhosas!Volante motor, aliviar ou não ? 3943557959 Volante motor, aliviar ou não ? 3943557959 
Fazer em retífica,tem que se pesquisar bem,pois a diferença de preço é muito grande,mas de modo geral não é caro!Conheço duas que fazem o serviço,uma em Rio Bonito e outra perto de Niterói.
P.Q.P. que maravilha!! bounce bounce bounce bounce bounce Volante motor, aliviar ou não ? 2745401249 
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQui 29 Ago 2013, 09:00

carro mais leve = volante motor mais leve...


ps. o volante motor do motor 1600 inclusive é mais leve do que o motor do 1300.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQui 29 Ago 2013, 19:36

Vou deixar aqui um link interessante do Bob Sharp, mas os créditos são do amigo Luby, já que essa indicação achei no F4ever postado por ele!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQui 29 Ago 2013, 21:14

Marcio ® escreveu:
Vou deixar aqui um link interessante do Bob Sharp, mas os créditos são do amigo Luby, já que essa indicação achei no F4ever postado por ele!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Sem querer ser presunçoso e nem dono da verdade, parece que o Bob Sharp teve as mesmas impressões que eu tive!Volante motor, aliviar ou não ? 3943557959 Volante motor, aliviar ou não ? 3943557959
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptyQui 29 Ago 2013, 21:48

Legal... acabei de ver que esse link foi a primeira postagem do Luby para fazer esse tópico... rsrsrsrs Embarassed Embarassed Volante motor, aliviar ou não ? 2141645497 
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptySáb 31 Ago 2013, 19:09

temos 2 correntes na web Marcio com relação ao assunto: o Chico do FFB que não gosta e o master wader do fusca 4 ever que adora, eu particularmente tb sou a favor muito embora pra bugre tenho minhas duvidas muito embora como a relação de peso do bugre é bem menor do que o carro original creio que poemos fazer uma conta de chegada e tirar a diferença de peso..
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptySáb 31 Ago 2013, 19:51

lubisomem01 escreveu:
temos 2 correntes na web Marcio com relação ao assunto: o Chico do FFB que não gosta e o master wader do fusca 4 ever que adora, eu particularmente tb sou a favor muito embora pra bugre tenho minhas duvidas muito embora como a relação de peso do bugre é bem menor do que o carro original creio que poemos fazer uma conta de chegada e tirar a diferença de peso..
Sim Luby, você está correto!! Essas são as duas maiores referências que tenho sobre o assunto, aliás, recomendo a todos que tenham interesse no tema, que leiam bastante, pois como já disse e o Luby repetiu, o assunto é controvertido!! Não acho que seja uma questão de certo ou errado ou quem está com a razão... vai depender do que se deseja em termos de uso do carro.
Difícil é fazer a um calculo satisfatório se chegar a um valor adequado de alívio num Buggy, alguém se habilita?? study
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptySáb 31 Ago 2013, 20:14

eu vou dar um pitaco: quanto pesa um fusca ou um similar com motor 1600 ar ? quanto pesa um bugre ? qual a diferença de peso entre ambos ? por ai podemos fazer um calculo e ver quanto podemos aliviar o volante motor de um motor vw-ar que vai ser usado em um um bugre sem deprimento algum de perda disto ou aquilo .... e com um certo ganho sem deprimento de nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? EmptySáb 31 Ago 2013, 20:15

lubisomem01 escreveu:
eu vou dar um pitaco:  quanto pesa um fusca ou um similar com motor 1600 ar ? quanto pesa um bugre ?  qual a diferença de peso entre ambos ?  por ai podemos fazer um calculo e ver quanto podemos aliviar o volante motor de um motor vw-ar que vai ser usado em um um bugre sem deprimento algum de perda disto ou aquilo ....  e com um certo ganho sem deprimento de nada.  
Os da Bugre estão saindo,hoje, com média de 650kg
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Volante motor, aliviar ou não ? Empty
MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Volante motor, aliviar ou não ? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Volante motor, aliviar ou não ?
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
BUGGY & BAR :: DICAS DE MECÂNICA E MANUTENÇÃO EM GERAL-
Ir para: