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 Volante motor, aliviar ou não ?

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Sergio Augusto
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 02 Set 2014, 22:56

Tá combinado então! rsrsr Grande abraço
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SERGIO PERI
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 03 Mar 2015, 12:22

Não sei se ajuda, mas o peso informado na Webmotor, da Brasilia é de 906Kg. Se o peso do Bugre é de 650kg, aplica-se uma regra de três, com o volante original estimado em 7,5kg e chaga-se a 5,4kg. Ou seja, um alívio de 2,1kg. Confere???
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SERGIO PERI
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 03 Mar 2015, 12:30

Resta uma dúvida: balanceando o conjunto parafuso, eixo e volante (aliviado ou não) precisamos balancear as demais peças móveis (bielas, pistões etc)?
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Qua 04 Mar 2015, 07:37

SERGIO PERI escreveu:
Resta uma dúvida: balanceando o conjunto parafuso, eixo e volante (aliviado ou não) precisamos balancear as demais peças móveis (bielas, pistões etc)?


essas peças que vc citou Sergio normalmente são pesadas e equalizadas na bancada mesmo antes de montar o motor .

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Qua 04 Mar 2015, 07:39

SERGIO PERI escreveu:
Não sei se ajuda, mas o peso informado na Webmotor, da Brasilia é de 906Kg.  Se o peso do Bugre é de 650kg, aplica-se uma regra de três, com o volante original estimado em 7,5kg e chaga-se a 5,4kg.  Ou seja, um alívio de 2,1kg.  Confere???


tambem concordo com essa tua teoria Sergio mas pra bugre ja ouvi dizer que o ideal é 10%

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SERGIO PERI
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Qua 04 Mar 2015, 09:38

Valeu Lubishomem, então estaríamos falando de algo em torno de 750 a 800 gramos, né? Assim não perderíamos tanto torque e marcha lenta. Obrigado.
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lubisomem01
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Qua 04 Mar 2015, 14:09

SERGIO PERI escreveu:
Valeu Lubishomem, então estaríamos falando de algo em torno de 750 a 800 gramos, né?   Assim não perderíamos tanto torque e marcha lenta.  Obrigado.


1kg  vai bem sergio,  esse lance de aliviar volante motor é muito discutido  nos foruns de fusca,  temos 2 correntes  distintas uma que não recomenda e não gosta  e outra  que gosta e é a favor .... no link  abaixo tem uma materia bem interessante

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Qua 11 Mar 2015, 14:02

Por ser o buggy mais leve que um Fusca por exemplo, acredito que um alívio racional não traga prejuízo algum ao desempenho do carro, também não espero nenhum milagre... devo aliviar o volante do meu em algo em torno de 1,2Kg... acho que é o ideal!!

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Seg 28 Dez 2015, 01:01

Revitalizando o tópico e acrescentando algumas informações pertinentes:

Diferença de modelo entre o Boxer 1600 e o 1300,aproveitando, pesando e mostrando dois volantes 1600 aliviados:
OBS: balança aferida periodicamente pelo IMETRO,entretanto,a própria VW assumi que pode  existir diferenças de até 20 % em certas peças do motor,ou seja,não afastaria o mesmo em se tratando de volante.Até pelo motivo de só pesar antes o volante e depois,sem me atentar muito a quanto tinha antes e sim quanto ficou no final do processo.

Volante 1300,repare que além de ser mais pesado,também possui o conjunto da embreagem de tamanho reduzido,se comparado ao 1600:

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Volante 1600,ouve um erro nessa pesagem,reparem a presença dos parafusos,entretanto,é só desconsiderar,cerca de 50g.Mais leve quase 1,1KG,diferença razoável que pode ser levada em favor caso se queira trocar um volante de 1300 por um de 1600...Além de uma embreagem mais robusta,se consegue um bom alívio de volante:

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Agora,um modelo 1600 aliviado em cerca de 1,630 KG.Sendo montado em um conjunto balanceado,como o motor não será muito girador (cerca de 5500 RPM) não houve a necessidade de balanceamento dinâmico,somente,estático que na maioria esmagadora dos casos,já é suficiente:

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Esse modelo em questão,apesar de não possuir fotos da pesagem,está com mais ou menos 1,9 a 2,1 KG a menos,foto somente para ilustrar de como fica mais ou menos a aparência de um volante aliviado em um motor,repare a retirada do material da borda da peça:

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Último volante acima em comparação visual com um original:

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Uma coisa que sempre li e por possíveis perguntas,já adianto:
Já montei volante aliviado de vários pesos diferentes,em inúmeros carros (Buggy,Puma,Gurgel,Fusca,etc),motores esses,montados com comandos originais,2ag,W100,W110.
Em nem um dos casos,houve perda de torque,perda de potência em subidas,perda de giro nas passagens de marcha (KKKKKK) ,perda de marcha lenta e outras histórias que dizem por ai,fruto de lendas de internet completamente infundadas e sem nem um embasamento técnico e principalmente,pura falta de experiência prática no assunto,ou seja,nem uma experiência e o que é dito é fruto de tais fatores: "me disseram","li em algum lugar" e "acho que acontece".... Só atrapalha a verdade e a experiência constatada para tal,uma pena...
Alias,geralmente,esses problemas relatados acima,estão mais relacionados a comando mal empregado e acertado!(ponto,curva de avanço,taxa de compressão,faixa de torque X relação de caixa,etc).
O que sempre foi notado é justo a melhoria,que em alguns casos,é acentuadamente positiva!
Carro com torque muito bom,subida de giro extremamente melhor e retomadas muito boas.
O único ponto "negativo" que percebi,foi o consumo prematuro da correia do dínamo/alternador,e em alguns casos,desgaste dos freios,mas esses dois contratempos podem ser facilmente contornados.
Outra observação,é que apesar de ser um trabalho extremamente simples,algumas retíficas não possuem a capacidade técnica,tanto de material como profissional para faze lo,logo,pesquise antes valores e o próprio trabalho da retífica,pois se a mesma "Se atrapalha" para fazer um trabalho tão simples,logo,irá se atrapalhar para efetuar o trabalho de reparo da carcaça e eixo desse motor!

Abração a todos!!      


Última edição por Figueiredo em Qua 06 Jan 2016, 00:04, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Seg 04 Jan 2016, 11:11

Acho que essa regra de três que os amigos sugeriram acima pode valer sim, os buggys são naturalmente mais leves que os fuscas e se pensarmos numa Kombi então...
Assim que eu fizer o alívio no meu prometo colocar os resultados aqui para o pessoal ter conhecimento detalhado sobre a mudança de comportamento do carro. Assim passo toda a configuração de caixa e motor e seu comportamento antes e depois... só lembrando que hoje meu BUGRE já anda muito bem, seja na areia ou no asfalto e tem um consumo aceitável pra bom!

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