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 Cabeçote do chassi VW

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Cabeçote do chassi VW   Sex 13 Dez 2013, 20:40

Quando se fala em peças VW do fusca e sua familia,se nota hoje que a qualidade deixa e muito a desejar,isso não é diferente no que diz respeito ao "cabeçote" do chassi.
Mesmo marcas conhecidas tem vindo com sérios problemas estruturais e acabamento.
Os "cabeçotes" em sua grande maioria das vezes possuem: sérias faltas de solda e preenchimento ocasionando o principal motivo de sua oxidação(podre) pois não fica estaque e por sua vez fica com seu interior exposto a água,areia,etc;e para piorar,é uma das principais causas de oxidação do fundo do chassi,pois se a água entra no cabeçote nada a impede de seguir seu caminho "natural" e adentrar pelo resto do chassi!
Outro gravíssimo problema é: o desalinhamento,em sua grande maioria,possuem anomalias em seu formato,falta de caster correto e com isso causando entre outros problemas:direção puxando,freio puxando,carro visualmente torto,e até mesmo com o tempo rachaduras pois como o sistema esta desequilibrado as forças envolvidas podem danificar o resto do chassi.
Mas como se precisa trocar esta peça,existem procedimentos para estabelecer a normalidade do uso;é na verdade toda uma serie de retrabalhos para que tenhas um cabeçote com razoável qualidade!Basta ter atenção ou se for o caso,um bom profissional e honesto.
De resto é tomar cerveja,andar de Buggy e rir pra cassete no Buggy e Bar!!!
Não necessariamente na mesma ordem!!rsrsrsrsrs

Principal falha que causa a livre entrada de água e outros indesejáveis,fora o enfraquecimento da estrutura da peça em si:

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É interessante também que repasse as roscas do cabeçote,pois muitas vezes as mesmas vem sujas com tinta,mal feitas ou ainda com rebarbas,o que pode causar um grande problema,como espanar a rosca do parafuso ou pior,quebra lo tentando colocar ou tirar.
Esse furo no meio,que hora é redondo,hora é quadrado e hora é oval,vai depender do fabricante,possui grande responsabilidade no tocante de ser fechado,pois se ele ficar aberto,se torna uma grande entrada de água e outros indesejáveis,que só vão diminuir a vida útil da peça e também do próprio chassi,pois a partir do momento que o material está lá dentro,não há nada que impeça que continue seu caminho "natural" chassi a dentro:

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Outro grande problema relatado e praticamente comum em todos os novos cabeçotes,o desalinhamento da peça,que gera os problemas citados acima:

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Para resolver um defeito desse tipo,as vezes,ou quase sempre,tem que se "apelar" para medidas mais drásticas,no caso,a intervenção é dupla,se corta a solda da união do cabeçote com o túnel  da peça nova  se retirando uma "tira" a fim de refazer o CASTER da peça,pois os mesmos,quase sempre te em vindo com negativo,fato que prejudica enormemente a direção,gerando problemas como: o volante não voltar sozinho em uma curva,o carro não poder ser "cambado",peso na direção,etc.
O outro motivo desse corte,ele serve para facilitar o desempeno mostrado na foto acima:

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Com o cabeçote já alinhado é hora de refazer,no caso,fazer mesmo as soldas que faltam:

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Solda que foi cortada já refeita:

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Cantos e frestas do "chapéu" soldados,a fim de selar e restabelecer a real capacidade de carga da peça:

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Cabeçote já terminado e pronto para uma pintura de qualidade de preferência:

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É interessante uma pintura de alta qualidade,e infelizmente o ferrolack não se enquadra nesse trabalho,por ser um procedimento chato,trabalhoso pra caramba e hoje caro,sai muito mais barato o investimento em uma tinta ou tratamento de qualidade superior,é a história do "faça só uma vez bem feito",nesse caso se destaca a Intertaff 262 da Internacional e outras tintas navais epoxi.
Até mesmo o amado e odiado Hamerite possui suas qualidades,mas em certos casos,em chassis que torce muito,o mesmo,por ser pouco "flexível" tende a rachar e descascar,com isso gerando problemas,as é uma tinta de primeira também.

De resto é montar o possante o mais rápido possível para poder aproveitar o carro!
     


Abração a todos!!         


Última edição por Figueiredo em Ter 26 Jan 2016, 08:29, editado 2 vez(es)
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Alemão/Floripa
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sex 13 Dez 2013, 20:47



Perfeito....    

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Jperson
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sex 13 Dez 2013, 21:24

Uma aula!

Perfeito.

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NUNES
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sex 13 Dez 2013, 22:45

Figueiredo, qual o recurso que vc usa para fechar o furo central, indicado pela seta amarela?

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waybecker
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sex 13 Dez 2013, 23:48

báh,show de bola,
tem alguma marca de cabeçote de boa qualidade que o amigo possa indicar?
abraço

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Jperson
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sex 13 Dez 2013, 23:50

Ali serve a mesma tampinha que vai no compartimento do estepe, nos fuscas são 3 tampinhas dessas.

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MACHADO
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sex 13 Dez 2013, 23:54

NUNES escreveu:
Figueiredo, qual o recurso que vc usa para fechar o furo central, indicado pela seta amarela?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  " />

Sem ser metido, mas já se metendo, a tampa original é de borracha, mas difícil pra caramba de achar, consegui uma no desmanche, eu mesmo tirei de um fusquinha kkkkkkkkk...
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waybecker
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sex 13 Dez 2013, 23:56

a minha é uma capa oval com relevos,

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Clayton Glaspac
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 00:02

Tive que fazer praticamente a mesma coisa quando troquei o cabeçote do buggy. A abertura frontal eu coloquei um emblema da VW de uma grade de Santana, coube certinho.

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Fabiano Vogel
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 06:38

Esse ai acho que é o meu.......... Capricha ai Figueiredo !
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 06:45

Fabiano Vogel escreveu:
Esse ai acho que é o meu.......... Capricha ai Figueiredo !

Não é o seu não         !!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O seu já está prontinho e ficou melhor!!            
Alias,o chassi inteiro esta pronto,ficou muito bom!
Abração
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 06:50

Jperson escreveu:
Ali serve a mesma tampinha que vai no compartimento do estepe, nos fuscas são 3 tampinhas dessas.

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Serve sim e fica vedadinho!
E ainda aconselho montar esta tampa com veda junta,pois as vezes resseca e cai ou deixa vazamentos,e ,no caso,o veda juntas não atrapalha a retirada em uma possível manutenção futura.

obs:Person,muito obrigado pelo elogio!
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 06:57

MACHADO escreveu:
NUNES escreveu:
Figueiredo, qual o recurso que vc usa para fechar o furo central, indicado pela seta amarela?

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Sem ser metido, mas já se metendo, a tampa  original é de borracha, mas difícil pra caramba de achar, consegui uma no desmanche, eu mesmo tirei de um fusquinha kkkkkkkkk...


KKKKKKKKKK
O pior que é isso mesmo!Existem certas peças para VW que como não saem muito o logista não tem interesse de telas a venda,é realmente difícil de encontrar essa bendita tampa,mas é de suma importância tela!!É praticamente o divisor de águas entre ter um chassi por 12 anos ou por 1 ano!!dependendo do uso e região é claro!
Mas a ideia de pegar de desmanche é muito boa,faltando no mesmo, a imaginação tem seu valor!!rsrsrsrs o jeito é usar outra coisa!Até mesmo fazer uma com outro materia,como o amigo Clayton fez!l,já vi até de madeira e o pior que ficou legal pra caramba!!rsrsrs
Mas aconselho,como disse acima,colocar algum tipo de vedante no acoplamento da peça!Vale a pena e não aporrinha no futuro!

           
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 08:29

Para o meu, confeccionei uma tampa de borracha EVA e está no lugar até hoje!! Como disse o Figueiredo, mesmo usando muito na areia e em agua salgada, contando ainda com o auxílio de um óleo queimado por dentro, o chassi está em boas condições há quase 9 anos!!

O trabalho e a explicação estão ótimos... valeu por compartilhar, conhecimento nunca é demais e não ocupa lugar!!   

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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 19:46

O meu eu soldei uma chapinha e fiz uma tampinha metálica, parafuso a tampinha nessa chapinha e fica vedadinho.

O meu cabeçote na época que troquei eu comprei da marca zito pereira é mais caro mais vale a pena, esta marca IGP não é bem vista aqui na região, melhor é Zito Pereira que vem todo costuradinho nas soldas.

Esta peça IGP depois do trato que o Figueiredo deu virou outra peça, um belo trabalho
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 20:14

Fabrício®© escreveu:
O meu eu soldei uma chapinha e fiz uma tampinha metálica, parafuso a tampinha nessa chapinha e fica vedadinho.

O meu cabeçote na época que troquei eu comprei da marca zito pereira é mais caro mais vale a pena, esta marca IGP não é bem vista aqui na região, melhor é Zito Pereira que vem todo costuradinho nas soldas.

Esta peça IGP depois do trato que o Figueiredo deu virou outra peça, um belo trabalho

Concordo pra caramba com vc!!
Mas,o problema é que a Zito também não está vindo muito boa!
O ultimo que eu comprei junto com o assoalho, para meu uso...PQP!!!
Como venho do comércio,descobri que a Zito andou terceirizando este tipo de estamparia antiga.
Tomara mesmo que não seja verdade!
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 20:20

Uma dica para quem não quer ou não pode gastar com solda,é utilizar algum tipo de vedante,como:espuma expansiva de poliuretano em espray,massa de calafetar,etc
Solução barata e que resolve por um bom tempo!
Afinal de contas não adianta proteger com hamerite ou algo mais forte por cima e não proteger o interior!


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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 20:24

Exato!!   

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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 20:43

Falou tudo, eu gosto de vedar com silicone preto de colar parabrisa, comprar o bisnagão e ir aplicando com doses generosas com o aplicador e o bico dosador, depois que seca vira uma borracha e não sai mais.
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 21:50

Valeu galera valeu pela dica... Eu já havia comprado essa peça só que ela fica um pouco folgada... Vou colar com silicone preto.

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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 21:52

Nunes, o melhor é silicone de parabrisa, silicone comum utilizado para vedar junta solta fácil e rápido, uma boa é passar KPO também.
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Sab 14 Dez 2013, 22:16

Valeu pela dica Fabrício...

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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Dom 15 Dez 2013, 00:41

Fabrício®© escreveu:
Falou tudo, eu gosto de vedar com silicone preto de colar parabrisa, comprar o bisnagão e ir aplicando com doses generosas com o aplicador e o bico dosador, depois que seca vira uma borracha e não sai mais.
É verdade!
Aquela cola de parabrisa é do cassete!!Vira um borrachão arrumado!
Parece mentira,mas aqui em Niterói,as vezes é difícil de encontrala a venda!!!        
Mas que funciona...funciona!      
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Dom 15 Dez 2013, 07:44

Figueiredo, eu compro sempre no mercado livre, ta em torno de uns 30 reais e a pistola é mixaria também.

Cola
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Pistola
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MensagemAssunto: Re: Cabeçote do chassi VW   Dom 15 Dez 2013, 20:50

waybecker escreveu:
báh,show de bola,
tem alguma marca de cabeçote de boa qualidade que o amigo possa indicar?
abraço
Caramba Beckão!!Foi mal!!Não tinha visto a sua pergunta!
Cara...,sinceramente e infelizmente das tres marcas que já trabalhei,nem uma delas e algumas que vi por ai,que não apresentem essas deficiências,principalmente,a mais grave delas,que é a falta de alinhamento!
Contudo,como disse antes,é possivel deixar a peça em uma forma mais "apresentavel" com retrabalho!
Abração
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Cabeçote do chassi VW
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