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 Incêndio no Fusca e derivados - Como evitar!

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lmartini
BUGUEIRO
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MensagemAssunto: Incêndio no Fusca e derivados - Como evitar!    Qui 26 Dez 2013, 14:52

Ainda há sempre aqueles que temem o incêndio do nosso amado fusquinha e seus derivados - gambiarras adaptações, falta de manutenção, todos estes fatores podem ser a causa. Por isso se acabou de comprar um fusca, ou se deseja mais segurança para sua família, fique atento! E mãos a obra!

Nota para a moderação: O tópico é de minha autoria, as imagens estou utilizando de produtos que estão a venda, assim como no caso do tópico das dicas para aumentar durabilidade da bateria, por isso acredito que não há problemas em usa-las.

1==Linha de combustível (R$ 10,00-15,00)
A linha de combustível preferencialmente deve ser a original, e pode ser desentupida facilmente usando-se um cabo de acelerador cortado nas pontas(arame não da certo, uso um cabo de acelerador cujo qual corto uma das pontas para entrar, se for só entupimento quase sempre da certo), porém se ela estiver quebrada, torcida ou furada, pode não ser possível utiliza-la, e neste caso você precisará de alternativas, notando sempre os seguintes riscos:
-NUNCA passe a linha de combustível DENTRO do veículo: Num capotamento existe torção do veículo e o sistema se romperá, isto fará a gasolina ser desepejada nos passageiros.
-NUNCA passe a linha de combustível próxima do cilindro de freio. A fiação que entra nele, é a mais perigosa do veículo pois pode aquecer consideravelmente se entrar  água nas lanternas traseiras, além disso em batidas fortes esta peça costuma produzir algum faiscamento. Lembre-se que a queima do fluído é altamente perigosa para a saúde e que o tanque de combustível fica logo acima do sistema.
-NUNCA passe a linha de combustível próxima do chicote elétrico, pois é uma região de faiscamento em caso de problemas na parte elétrica. (há casos
no fórum de incêndio assim).
Melhores formas: Se não for possível usar o sistema original, passe a linha de combustível por dentro do túnel usando canos de cobre (vendido em loja de refrigeração). Se não tem afinidade, converse com seu mecânico e convença-o de construir um sistema seguro e eficiente para você e sua família.
TESTE RÁPIDO: Procure se foi instalado alguma tubulação ou mangueira de combustível no compartimento dos passageiros. (o único local toleravel, é saindo de dentro do final do tunel na direção oposta da bateria e saindo para fora do veículo).


2==Mangueiras de combustível justas R$ 25,00
As mangueiras de combustível não devem depender apenas das abraçadeiras para vedar a passagem da gasolina, por isso devem ter medida 0,5, sendo que a abraçadeira deve ser apenas um item extra de segurança, já que elas podem cortar a mangueira (experiência própria), assim instale as abraçadeiras bem ao final das mangueiras, de modo que em caso da própria abraçadeira cortar a mangueira, a própria borracha da mangueira continue vedando o sistema.
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Qualquer mangueira pode ser usada desde que seja feita para gasolina e que se observe mensalmente o estado das mesmas.
Adicionalmente cuide para que as mangueiras estejam em uma posição que não toquem nenhuma parte quente ou elétrica do motor.
TESTE RÁPIDO: Passe as mãos e observe por baixo das mangueiras que estão no motor e inspecione atentamente.


3==Bóia e agulha da bóia (R$35,00)
Troque a bóia e agulha da bóia, mas aqui vai um detalhe importante, gaste um pouco e use a agulha e bóia da marca BROSOL original, pode até usar peças segunda linha em todo seu carburador, mas por causa de uma agulha de baixa qualidade você pode colocar fogo no seu carro inteiro! Pense nisso!
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Estas duas peças garantem que o nível da cuba dentro do carburador não irá passar do limite, se passar a chance de incêndio é relativamente alta com o carro estando em movimento.
Particularmente não recomendo que você regule o nível da bóia, use a bóia na posição original e no máximo acrescente um anel oring de injeção eletrônica na arroela da agulha para evitar vazamentos.
TESTE RÁPIDO: Funcione o carro durante 20 minutos e acelere algumas vezes. Desligue o carro e abra o capo do motor, fique observando atentamente com um cronômetro ou relógio, se após 10 minutos não ver nenhum vazamento do lado da borboleta a bóia+agulha estão ok, do contrário há problemas com o sistema.


4==Filtro de gasolina longe do distribuidor
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Recomendo que o filtro seja instalado logo antes da bomba, e de modo que fique o mais longe possível do distribuidor sem que chegue a encostar no coletor (apesar do coletor ser frio, ele pode ficar quente), não instale ele em locais de difícil inspeção. Recomendo se possível o uso de filtro pequeno FRAM para fusca, pois possui um menor nível de gasolina em seu interior.
Não instale o filtro depois da bomba, pois devido a pressão ele pode romper-se.
TESTE RÁPIDO: Verifique se o filtro de gasolina fica encostado no distribuidor, passe as mãos no filtro e veja se não há vazamentos.


5==Bengalinha bem encaixada, giclês limpos, e borboleta sem vazamentos durante aceleração. (R$ 7,50) ]
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Use o giclê correto para seu modelo de veículo e mantenha-os limpos, giclês pequenos ou entupidos reduzem o volume de gasolina consumido pelo motor numa dada rotação, o que aumenta a pressão dentro da cuba. Isso poderá causar a falha prematura do sistema de bóia+agulha. Além disso a temperatura do motor aumentará consideravelmente (efeito da mistura pobre), o que também é um agravante. Tente não fugir do projeto de engenharia do seu carro - ele é um conjunto e não só uma peça. Uma coisa que parece totalmente inocente e pura pode vir a quebrar outra em menos tempo que o esperado e até causar quem sabe um acidente.
Um porta giclê mal-apertado pode incendiar seu carro, com grande facilidade, o porta gicle do principal logo abaixo da cuba, é um dos vilões do incêndio se mal instalado, ele requer uma arroela de vedação e aperto moderado e sem exageros (de modo que não vaze gasolina por ele). Deve ser usada uma chave L14 para apertar ou soltar o mesmo - sem forçar muito.
Se necessário substitua o porta-giglê também.
A bengalinha mal encaixada, pode provocar jato de gasolina para os lados e para cima, o que pode vazar na direção do dinamo e outras partes elétricas ou ainda incendiar o filtro de ar.
Em caso do carro estar sendo acelerado, não se deve ver gasolina vazando durante a aceleração do lado da borboleta (mas se vazar somente em marcha lenta ou desligado é problema com a bóia).
TESTE RÁPIDO: A aceleração é picotada mesmo com o sistema de ignição em perfeito estado. Passe a mão embaixo do porta-gigle do principal e abaixo de toda a cuba, não deve perceber vazamento de gasolina.


6==Banco traseiro e bateria (R$ 0,00)
1- Use bateria com os polos invertidos no padrão do fusca.
2- Use um pedaço de tapete sobre a bateria para evitar curtos circuitos com o banco em caso de capotamentos.
3- Isole muito bem o polo positivo.
TESTE RÁPIDO: Remova o banco traseiro, existe algo que isole o cabo positivo da bateria de entrar em curto com o banco?


7==Tanque de combustível
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1- Verifique o estado da tampa da bóia.
2- Verifique o estado das mangueiras do respiro e se necessário substitua-as, não use o veículo com o respiro do tanque entupido, a pressão dentro do
tanque pode faze-lo explodir com uma maior facilidade, não deixe o respiro apontado dentro do veículo.
3- Examine em baixo do tanque e verifique se não há chances de vazamento, um tanque com qualquer vazamento deve ser imediatamente substituído (lembre-se sempre que o cilindro de freio possui parte elétrica).
4- Verifique o estado de fiação que porventura passe perto do tanque, mantenha-as o mais longe possível do mesmo.
5- Verifique o estado da caixa de fusíveis e outros anexos do painel de controle.
6- Verifique a vedação da tampa do tanque de combustível e se necessário substitua-a.
TESTE RÁPIDO:  Procure por possíveis vazamentos de gasolina no veículo. Com o veículo em movimento, você não deve sentir cheiro de gasolina.


8==Revise toda a parte elétrica
Revise toda a parte elétrica. Há muitos tópicos nesse fórum que falam sobre isso, desde bobina, tampa do distribuidor, a caixa de fusíveis mantenha tudo em perfeito estado, e você poderá viajar com segurança.
TESTE RÁPIDO:  Infelizmente não há nenhum teste rápido para parte elétrica, mas no caso da bateria descarregar de dia quase sempre sinal de problemas no sistema.


9==Tesoura para cortar o cinto em caso de acidente
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Sair do carro após o acidente pode ajuda-lo a escapar de um incêndio iminente, uma boa tesoura pode ajuda-lo a cortar um cinto de segurança emperrado.
Este item deve ficar dentro do porta-luvas, e não deve possuir pontas.
TESTE RÁPIDO: Verifique se a tesoura consegue cortar um tecido velho.


10==Extintor de incêndio
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Óbivamente não podemos nos esquecer do extintor de incêndio, que não deixa de ser menos importante que nenhum dos itens acima, além de te render uma multa pode salvar sua vida e a do seu carro.
1- Verifique a validade do extintor.
2- Verifique a pressão do extintor (precisa estar no verde).
3- Pergunte-se se numa batida ou emergência, a posição atual do extintor é boa para você e os demais ocupantes.
TESTE RÁPIDO: Examine o extintor de acordo com suas instruções de segurança.


TAGS: fogo, fusca, kombi, brasília, buggy, fogo, incêndio, perigo, apagar, extintor.


Última edição por lmartini em Sex 27 Dez 2013, 09:41, editado 1 vez(es)
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lubisomem01
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MensagemAssunto: Re: Incêndio no Fusca e derivados - Como evitar!    Qui 26 Dez 2013, 15:22

um detalhe importante é saber usar o extintor de incendio..

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MensagemAssunto: Re: Incêndio no Fusca e derivados - Como evitar!    Qui 26 Dez 2013, 21:25

Acho que não faltou nada... legal, parabéns pelo tópico!!  

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Clayton Glaspac
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MensagemAssunto: Re: Incêndio no Fusca e derivados - Como evitar!    Sex 27 Dez 2013, 20:00

Muito bom o tópico, enriquece demais o nosso fórum  

Só uma nota; no caso da mangueiras de combustível procure usar a própria de injeção eletrônica, que é mais reforçada.

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MensagemAssunto: Re: Incêndio no Fusca e derivados - Como evitar!    

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