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 Oxidação em chassi e componetes.

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Oxidação em chassi e componetes.   Dom 02 Fev 2014, 12:39

Estava assistindo alguns videos aqui e no Youtube do pessoal entrando com os buggys em lagoas e rios,longe de mim estar criticando a conduta que diga de passagem e rios já fiz algumas vezes rsrsrs,contudo fiquei curioso dos efeitos que essa prática teria sobre o chassi e alguns componentes.
O chassi VW por exemplo,de fabrica,era pintado por mergulho,o que lhe "garantiria" uma certa proteção interna visto que o mesmo estaria pintado por dentro,mas isso não é uma completa garantia,pois como a maioria desses chassis tem mais de 25 anos.
Tanto no chassi VW como em um tubular,é muito difícil lhe proporcionar e garantir estanque,ou seja,em algum momento ele sera permeável.
Também existe a  preocupação na transmissão,a caixa de marcha possui o suspiro em cima da tampa do garfo seletor,a coifa também pode não conter a água,fora os danos causados na embreagem!
Mesmo em água doce,essa água traz grandes quantidades de detritos,ja peguei caixa e chassi cheios de areia dentro,chassi nem se fala!

Com isso,fiz um teste com uma cantoneira,que possui material bem semelhante ao usado tanto no chassi VW como em um Tubular e "cru" como é a grande maioria desses chassis por dentro.

Uma ponta foi mergulhada e imediatamente retirada:
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A água utilizada foi de torneira mesmo,que na maioria dos casos possui carga mineral menor que a de lagos e rios:

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Esse efeito foi obtido em mais ou menos 4 horas depois da exposição a água:

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a conclusão que se pode tomar é que, se for brincar de anfíbio com o buggy,com certeza uma boa lubrificação do chassi e seus componentes virão muito bem a calhar!

Outra opção seria este carro:

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KKKKKKKKK o fabuloso 
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Confesso que sempre fui fã dessa tecnologia e dos "wagen"  dessa época!
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MensagemAssunto: Re: Oxidação em chassi e componetes.   Ter 04 Fev 2014, 13:16



Pior que enferruja mesmo...

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Bocca
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MensagemAssunto: Re: Oxidação em chassi e componetes.   Ter 04 Fev 2014, 17:30

Figueiredo, eu fiz uma dessas aventuras recentemente. Foi a maior loucura. Na hora a adrenalina foi incrível. E, confesso que agora que li seu depoimento fiquei um pouco preocupado. Meu buggy é chassis tubular com canos galvanizados. Além disto ele fica protegido numa espécie de sanduíche de fibra. Eu não o lubrifiquei nem nada. E após a trilha troquei somente o óleo da caixa e do motor. Semana que vem vou trocar a graxa da suspensão dianteira. O que o amigo sugere que eu faça para minimizar os danos que essa minha aventura possa causar ao meu buggy??? Obrigado

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MensagemAssunto: Re: Oxidação em chassi e componetes.   Ter 04 Fev 2014, 20:34

A gente nem se dá conta na hora que está se divertindo, mas a coisa é feia mesmo!!
Tento ajudar o meu chassi, fazendo uma lubrificação interna dele com óleo queimado de tempos em tempos!! Tá dando certo... pelo menos parece!!  Rolling Eyes 

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Oxidação em chassi e componetes.   Ter 04 Fev 2014, 21:40

Bocca escreveu:
Figueiredo, eu fiz uma dessas aventuras recentemente. Foi a maior loucura. Na hora a adrenalina foi incrível. E, confesso que agora que li seu depoimento fiquei um pouco preocupado. Meu buggy é chassis tubular com canos galvanizados. Além disto ele fica protegido numa espécie de sanduíche de fibra. Eu não o lubrifiquei nem nada. E após a trilha troquei somente o óleo da caixa e do motor. Semana que vem vou trocar a graxa da suspensão dianteira. O que o amigo sugere que eu faça para minimizar os danos que essa minha aventura possa causar ao meu buggy??? Obrigado
Estou sabendo...      Eu vi o video!Diga de passagem,muito legal!
Não duvido em nada que seu chassi esteja muito bem protegido com seu galvanizado,o problema,esta no "sanduba de fibra" como nos Gurgeis,essa fibra,muitas vezes não esta estanque,hora por causa de algum "defeito" na propria camada de fibra hora causado por algum impacto,quando isso acontece,a água entra e não sai e com o tempo deteriora o chassi.
Antigamente,existia o "bom" costume de se lavar e lubrificar os carros por baixo,mas como isso gerava danos ao meio ambiente,essa prática foi praticamente banida do mercado,mas apesar do revez,era uma boa depois de um mergulhinho!!rsrsrsrs 
Abração
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MensagemAssunto: Re: Oxidação em chassi e componetes.   Qua 05 Fev 2014, 20:07

Figueiredo escreveu:
Bocca escreveu:
Figueiredo, eu fiz uma dessas aventuras recentemente. Foi a maior loucura. Na hora a adrenalina foi incrível. E, confesso que agora que li seu depoimento fiquei um pouco preocupado. Meu buggy é chassis tubular com canos galvanizados. Além disto ele fica protegido numa espécie de sanduíche de fibra. Eu não o lubrifiquei nem nada. E após a trilha troquei somente o óleo da caixa e do motor. Semana que vem vou trocar a graxa da suspensão dianteira. O que o amigo sugere que eu faça para minimizar os danos que essa minha aventura possa causar ao meu buggy??? Obrigado
Estou sabendo...      Eu vi o video!Diga de passagem,muito legal!
Não duvido em nada que seu chassi esteja muito bem protegido com seu galvanizado,o problema,esta no "sanduba de fibra" como nos Gurgeis,essa fibra,muitas vezes não esta estanque,hora por causa de algum "defeito" na propria camada de fibra hora causado por algum impacto,quando isso acontece,a água entra e não sai e com o tempo deteriora o chassi.
Antigamente,existia o "bom" costume de se lavar e lubrificar os carros por baixo,mas como isso gerava danos ao meio ambiente,essa prática foi praticamente banida do mercado,mas apesar do revez,era uma boa depois de um mergulhinho!!rsrsrsrs 
Abração

Fifi, essa coisa de corrosão em chassi é o calcanhar de Aquiles das nossas viaturas, eu já tive Gurgel (3), sei muito bem o que é isso e hoje tenho um Marinas chassi tubular... Vamos lá... Certa vez em Santos, na rua do Peixe, encontrei um senhor com um fusca 1974 original e muito bem cuidado. Conversa vai, conversa vem ele falou prá eu olhar o chassi do carro: Original e sem nenhum ponto de ferrugem, dava prá ver as cabeças dos parafusos limpos e perfeitos, incrível! Mais do que depressa perguntei que raio de coisa ele tinha feito! A resposta foi: Óleo de Peixe. Ele me disse que trabalhava no porto de Santos com rebocadores e que na manutenção do convés dos rebocadores o tal do óleo de peixe era a única coisa que resolvia a corrosão (e veja que rebocador toma água direto por todo o convés) . Tentei achar esse tar de óleo em todos os estaleiros de Santos/Guarujá e nada... Só os mais velhos conheciam e concordavam com a eficácia do tar do óleo. Enfim achei um fornecedor de insumos marítimos mas só em 200 litros. Esse tar de óleo de peixe, é um "óleo secante" tal qual óleo de linhaça... Veja por aí se encontra esse tar de óleo. Eu vi, confirmei, e fui atrás! Acho que vale a pena a gente fazer um teste, a coisa merece... Abraço!!!!
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