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 Dínamo: Troca das escovinhas, e outras revisões e

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AutorMensagem
lmartini
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MensagemAssunto: Dínamo: Troca das escovinhas, e outras revisões e    Qua 19 Mar 2014, 16:28

Hoje vou falar aqui sobre a saga do dínamo.
Smile

Meu dínamo precisa de reparos?
Um sinal de que um dínamo esta com plena saúde é que a luz fica parcialmente acesa na marcha lenta como mostra a foto abaixo:
Carro na marcha lenta(luz parcialmente acesa):
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Quando um dinamo começa a querer acender a luz totalmente, mesmo com um leve toque no acelerador, ainda que apague em rotações mais altas, é um aviso de problema (apesar de você ainda poder rodar vários km assim).
Para testar isso vamos medir a tensão entre o dínamo e o negativo a bateria na marcha lenta:
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Porém é na marcha rápida que o dínamo pode carregar sua bateria com sucesso, aqui com o carro sendo acelerado fazemos algumas medições para ver se o dínamo gerou tensão e depois se o regulador de voltagem atracou corretamente permitindo que o dínamo gere a tensão necessária também no polo positivo da bateria.
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Reparando o dínamo:
O primeiro passo é a troca das escovinhas (como mostro no vídeo que se segue):
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O segundo passo é a troca do Regulador de voltagem (como ensina o grande Tonella):
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É possível efetuar ainda (se tiver dinheiro) outros reparos no dínamo como mostra o grande Tonella, apesar do valor gasto ser grande, vale a pena, pois um dínamo em perfeito estado da conta do seu carro tanto quanto um alternador.


Substituição do dínamo
Porém, se você quiser também pode conseguir trocar seu dínamo por outro, são muitos os que por diversos problemas elétricos substituem o dínamo pelo alternador, e este problema quase nunca esta no dínamo própriamente dito.
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Vamos agora então a saga da troca do dínamo e como foi minha experiência.
Em Campo Largo-PR a cerca de 30km de Curitiba-PR, fui em alguns auto elétricos e para minha surpresa a maioria tinha dínamos sobrando que acreditavam estar em perfeito estado e por um preço bom que com a mão de obra totalizavam cerca de 100 reais.

Passo 1: Tirar o dínamo você mesmo com fim de reduzir a mão de obra (se necessário treine o procedimento em casa primeiro):
A minha recomendação é que tirem o dínamo para evitar pagar mão de obra ou ser ignorado pelo auto-elétrico que preferia ter vendido um alternador, para isso não precisa tirar a tampa do motor (é realmente muito cansativo faze-lo), simplesmente solte o cabo do acelerador e do afogador, puxe eles por tras, remova a canaleta do acelerador, retire o carburador, solte os parafusos do lado da capela, e levante o máximo que puder pela direita sem forçar), e aí já será possível tirar o dínamo. Se o seu dínamo tem parafusos tipo fenda, prendendo-o e não for possível colocar a chave, o tópico abaixo pode ajudar:
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Como o fusca não pode andar sem a refrigeração gerada pela ventoinha do dínamo, fiz o procedimento no próprio auto-elétrico, pedindo a ele que me deixasse tirar o dínamo para facilitar o trabalho dele.

Passo 2: Pedir que ele coloque o outro dínamo já testado e polarizado na bancada na ventoinha:
Se você tiver uma prensa pode fazer isso você mesmo, mas como a maioria não tem uma prensa, vai precisar da ajuda do auto-elétrico, tirada a ventoinha e colocada no outro dínamo, você já pode instala-lo!
E também já aproveite colocar as escovinhas do dínamo "novo" (custam cerca de R$ 3,00)

Passo 3: Religue o dínamo
Ligue o fio vermelho no terminal D+, o fio verde no terminal DF e o fio marrom na carcaça do dínamo (pode ser na abraçadeira  que vai em volta do dínamo ou no parafuso específico).

Passo 4: Testar o dínamo
Ao mínimo toque no pedal a luz de bateria deve começar a apagar-se, no meu caso não apagou bem ao pisar pouco, avisei o auto elétrico que prontamente, achou outro dínamo, e substituiu, agora o carro esta perfeito e o gasto total foi de 100 reais.


Boa sorte à todos com a empreitada!  Smile
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mustang9988
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MensagemAssunto: Polarizando o Dínamo   Seg 27 Abr 2015, 01:18

Olá pessoal tudo bem? Sou novo por aqui e vendo esse tópico gostaria de pedir uma ajudinha a voceis . Desmontei meu dinamo para uma manutençaõ preventiva, montei ele e fui polarizar ele seguindo aquela dica do tonella usando a bateria do carro e dando carga no D+. O dínamo girou só que no sentido anti-horário. Isso é normal ou tem algum outro detalhe que eu não sei? Pois no video do tonella ele faz o procedimento e o dínamo gira no sentido horário. Se alguém puder me ajudar agradeceria muito. Valeu obrigado!!!!
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