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 Entenda o que é cambagem e caster.

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Fabrício®©
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Qui 01 Maio 2014, 19:27

Carlos, como o Figueiredo disse, o casquilho é para corrigir ambos, não tem uma regra isso, faz o teste do casquilho e seja feliz, talves seu chassi foi alterado por uma antigo dono e não foi acertado o caster, o meu estava assim quando comprei, corrigi com o casquilho.
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Qui 01 Maio 2014, 20:43

Fabrício®© escreveu:
Carlos, como o Figueiredo disse, o casquilho é para corrigir ambos, não tem uma regra isso, faz o teste do casquilho e seja feliz, talves seu chassi foi alterado por uma antigo dono e não foi acertado o caster, o meu estava assim quando comprei, corrigi com o casquilho.

o que vcs costumam usar como medida do casquilho é a bronzina do virabrequim?
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Qui 01 Maio 2014, 20:57

isso, a bronzina fixa de mancal, uma em cada lado na barra inferior, não mais que uma, senão pesa a direção.

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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Qui 01 Maio 2014, 21:08

Fabrício®© escreveu:
isso, a bronzina fixa de mancal, uma em cada lado na barra inferior, não mais que uma, senão pesa a direção.


mas ela sendo curva tem a curvatura exata do tubo da suspensão?
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Qui 01 Maio 2014, 21:14

Isso, a meia lua encaixa perfeitamente.
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sex 02 Maio 2014, 21:22

carlos.borowik escreveu:
Figueiredo escreveu:
Carlos,
Se não voltava antes,pode ser sim problema de caster ou a sua caixa de direção,pode estar com a regulagem apertada,vc pode ir em baixo do carro e com o auxilio de um esquadro,conferir se o quadro da suspensão está no enquadro correto de caster,se não souber fazer,seria legal procurar um mecanico que o faça!
Sobre a correção,chassi tubular e VW funcionam da mesma forma, e esse tipo de problema não é exclusividade do chassi VW,na verdade é um erro na inclinação prevista para o ponto de fixação da suspensão dianteira,erro esse causando por algum dano ao chassi ou erro na produção do mesmo!visto que,a suspenção da frente é exatamente a mesma nesse caso!Com isso, correção,se esse for o caso é a mesma em ambos!
Abração

a caixa de direção eu diria que está até com folga..
este esquema do esquadro para conferir é difícil?
Carlos,
Foi mal não ter te respondido antes!
Estava vendo se conseguia tirar fotos do esquema,contudo no momento,o exemplo que tenho em casa não serviria para vc,alias,para ninguém,pois é o sistema inteiro do Kombi. pirat 
Vc pode pegar um esquadro e facear no quadro da suspensão,e assim,traçar uma linha imaginária em relação ao  chassi,ou assoalho do fundo ou algum outro tipo de referência e com o auxilio de um transferidor,medir a gradução,se estiver com 90 graus ou mais,não está legal,tem que estar com no máximo,80 graus.Ou seja,o quadro da suspensão tem que estar com a trave de baixo mais pra frente que a trave de cima!
Sobre a direção com folga,
Mesmo com folga,pode sim estar com a regulagem apertada,e com isso,prender o movimento de volta.
Contudo,pode ser sim problema de "retrabalho" de caster.
Mas te aconselho procurar alguém que realmente entenda do assunto para poder resolver,pois pode ser uma coisa muito simples ou pode ser um somatório de fatores!
Pois em se tratando de Buggy,é sempre:ou o mecanico não sabe fazer,ou não quer fazer,ou o dono não quer saber ou não que fazer e com isso,quando a pessoa compra o carro,acaba podendo "herdar" um monte de bizarrices tecnicas e mecanicas!
Abração


Última edição por Figueiredo em Qua 07 Maio 2014, 21:00, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 05:37

Ta ai uma imagem para vc entender melhor o uso do esquadro com a linha imaginária, vc pode usar uma folha como na foto para te auxiliar na marcação;

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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 08:38

Fabrício,acho que essa foto ou o exemplo, está invertido.No caso teria que ser ao contrário.
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 08:56

Não, é isso mesmo camarada, eu esqueci de por a posição do carro rsrsrs depende do ponto de vista, ai eu to colocando como se fosse a roda direita fazendo a medida na parte interior da roda, a traseira do carro ficaria a sua direita, sacou?
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 08:59

Tipo esta imagem:

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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 09:01

kkkkkkkkkkkkkAgora sim!!!!!!!!!!
 Falha minha!!        
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 09:02

kkkkkkkkkkkkk tamo junto
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 10:06

Pessoal,
Ontem estava revirando a net em busca de informações sobre esta questão, e ao que me parece (ou deveria ser, sei lá) é que este problema afeta apenas os chassis VW, os tubulares realmente são corrigidos, vejam foto de outro forum:


"....E ESSA QUESTAO DO CASTER JÁ FOI DEBATIDO AQUI: COMO O FUSCA NÃO FOI FEITO PARA SER REBOCADO, UM DOS GRANDE PROBLEMAS DE BUGGY COM PLATAFORMA VW É NA HORA QUE REBOCAR NO CAMBÃO, POIS AS RODAS NÃO ATENDEM A DIREÇÃO DEVIDO AO ANGULO DO CASTER DO FUSCA SER QUASE 0 GRAU(OU 90 SE PREFERIREM) SENDO NECESSARIO COLOCAR CALÇOS NA PARTE DE BAIXO DO EIXO(USA-SE CASQUILHO DO VIRABREGUIM)

NO BUGGY COM CHASSI TUBULAR ISSO FOI CORRIGIDO. O CABEÇOTE TEM A INCLINAÇÃO QUE PERMITE A DIREÇÃO FICAR MAIS LEVE E A SER REBOCADO SEM PROBLEMAS..."


Mas não há maneira melhor de saber se não conferir.. vou providenciar um esquadro para tirar esta dúvida antes de tentar outras soluções...  cheers 
Valeu a todos pelas dicas!!!!
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 10:41

Nos chassis tubulares, a parte onde vai a suspensão deve ter uma inclinação próxima a 10º em relação ao resto do chassi. O meu, mesmo sendo de Brasília, não temos problemas, pois andamos com o chassi quase horizontal ao chão

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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 14:23

carlos.borowik escreveu:
Pessoal,
Ontem estava revirando a net em busca de informações sobre esta questão, e ao que me parece (ou deveria ser, sei lá) é que este problema afeta apenas os chassis VW, os tubulares realmente são corrigidos, vejam foto de outro forum:


"....E ESSA QUESTAO DO CASTER JÁ FOI DEBATIDO AQUI: COMO O FUSCA NÃO FOI FEITO PARA SER REBOCADO, UM DOS GRANDE PROBLEMAS DE BUGGY COM PLATAFORMA VW É NA HORA QUE REBOCAR NO CAMBÃO, POIS AS RODAS NÃO ATENDEM A DIREÇÃO DEVIDO AO ANGULO DO CASTER DO FUSCA SER QUASE 0 GRAU(OU 90 SE PREFERIREM) SENDO NECESSARIO COLOCAR CALÇOS NA PARTE DE BAIXO DO EIXO(USA-SE CASQUILHO DO VIRABREGUIM)

NO BUGGY COM CHASSI TUBULAR ISSO FOI CORRIGIDO. O CABEÇOTE TEM A INCLINAÇÃO QUE PERMITE A DIREÇÃO FICAR MAIS LEVE E A SER REBOCADO SEM PROBLEMAS..."
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Mas não há maneira melhor de saber se não conferir.. vou providenciar um esquadro para tirar esta dúvida antes de tentar outras soluções...  cheers 
Valeu a todos pelas dicas!!!!
Carlos,
Não sei qual foi a fonte de sua pesquisa,
Ela está errada!
O cabeçote VW original vem com pelo menos 8 graus de inclinação!Se não,fusca nem um voltaria a direção!!
O que acontece é que,quando se substitui o cabeçote,  a pessoa que está fazendo o serviço tem que saber e conhecer o que está sendo feito!E a própria peça tem que ser de boa procedência!
Com isso,na verdade não é o chassi VW que vem com problemas e sim o problema é que é causado no chassi VW!
Fruto de imperícia de quem faz o trabalho!
A mesma coisa pode acontecer sim em um chassi tubular!Basta o trabalho se feito de forma incorreta ou algum dano ao chassi!
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Sab 03 Maio 2014, 19:17

Uma coisa de cara confirmei que vcs razão.. ergui o carro no macaco hoje e até com a mão é difícil virar as rodas de tão justos que são estes pivôs nakata.. pela experiência de vcs isso demora pra assentar?
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Fabrício®©
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Dom 04 Maio 2014, 12:15

é isso ai Figueiredo, fecho contigo nessa opinião.

Carlos, os pivos novos são realmente duros, mas não interfere no retorno da direção, se fosse assim os carros 0 de fabrica seriam assim e seria um kaos de reclamações, então camarada, confere o caster e confere o aperto do setor da sua caixa de direção. ficar procurando fundamento sem ser estes dois itens é como querer reinventar a roda. vlw.
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Dom 04 Maio 2014, 14:16

Fabrício®© escreveu:
é isso ai Figueiredo, fecho contigo nessa opinião.

Carlos, os pivos novos são realmente duros, mas não interfere no retorno da direção, se fosse assim os carros 0 de fabrica seriam assim e seria um kaos de reclamações, então camarada, confere o caster e confere o aperto do setor da sua caixa de direção. ficar procurando fundamento sem ser estes dois itens é como querer reinventar a roda. vlw.  


É o que penso também!!   

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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Dom 04 Maio 2014, 16:35

Marcio ® escreveu:
Fabrício®© escreveu:
é isso ai Figueiredo, fecho contigo nessa opinião.

Carlos, os pivos novos são realmente duros, mas não interfere no retorno da direção, se fosse assim os carros 0 de fabrica seriam assim e seria um kaos de reclamações, então camarada, confere o caster e confere o aperto do setor da sua caixa de direção. ficar procurando fundamento sem ser estes dois itens é como querer reinventar a roda. vlw.  


É o que penso também!!   

vcs não entenderam, o carro estava erguido com as rodas no ar.. o setor tem até folga de tão solto.. e antes de trocar os pivôs segurava na roda e esterçava com a mão, agora que trocou ficou muito mais pesado..
a caixa pelo contrário, preciso apertar pra tirar a folga..
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Dom 04 Maio 2014, 16:44

carlos.borowik escreveu:
Marcio ® escreveu:
Fabrício®© escreveu:
é isso ai Figueiredo, fecho contigo nessa opinião.

Carlos, os pivos novos são realmente duros, mas não interfere no retorno da direção, se fosse assim os carros 0 de fabrica seriam assim e seria um kaos de reclamações, então camarada, confere o caster e confere o aperto do setor da sua caixa de direção. ficar procurando fundamento sem ser estes dois itens é como querer reinventar a roda. vlw.  


É o que penso também!!   

vcs não entenderam, o carro estava erguido com as rodas no ar.. o setor tem até folga de tão solto.. e antes de trocar os pivôs segurava na roda e esterçava com a mão, agora que trocou ficou muito mais pesado..
a caixa pelo contrário, preciso apertar pra tirar a folga..
Carlos,
Mesmo com folga é possível e muito o setor central estar muito apertado e impossibilitando o retorno da direção!
Isso pode ser sido feito pelo antigo dono!Prática relativamente comum em quem está vendendo um buggy e que sabe que precisa troca la!
É bem possível que vc terá que trocar a caixa de direção,mas como não é uma regra,tente regular até chegar a um rasoalvel resultado,é tentativa e acerto,pois não existe formula para tal!
Sobre "virar" a direção com  a mão,é normal ela ficar rígida  e é comum esse "efeito" passar depois de mais ou menos 300KM rodados.
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Dom 04 Maio 2014, 17:03

Figueiredo escreveu:
carlos.borowik escreveu:
Marcio ® escreveu:
Fabrício®© escreveu:
é isso ai Figueiredo, fecho contigo nessa opinião.

Carlos, os pivos novos são realmente duros, mas não interfere no retorno da direção, se fosse assim os carros 0 de fabrica seriam assim e seria um kaos de reclamações, então camarada, confere o caster e confere o aperto do setor da sua caixa de direção. ficar procurando fundamento sem ser estes dois itens é como querer reinventar a roda. vlw.  


É o que penso também!!   

vcs não entenderam, o carro estava erguido com as rodas no ar.. o setor tem até folga de tão solto.. e antes de trocar os pivôs segurava na roda e esterçava com a mão, agora que trocou ficou muito mais pesado..
a caixa pelo contrário, preciso apertar pra tirar a folga..
Carlos,
Mesmo com folga é possível e muito o setor central estar muito apertado e impossibilitando o retorno da direção!
Isso pode ser sido feito pelo antigo dono!Prática relativamente comum em quem está vendendo um buggy e que sabe que precisa troca la!
É bem possível que vc terá que trocar a caixa de direção,mas como não é uma regra,tente regular até chegar a um rasoalvel resultado,é tentativa e acerto,pois não existe formula para tal!
Sobre "virar" a direção com  a mão,é normal ela ficar rígida  e é comum esse "efeito" passar depois de mais ou menos 300KM rodados.

Boa dica! achei que não seria o setor primeiro por estar com folga e em segundo pq não estava pesada antes..
Neste caso acho pouco provável pq o antigo dono não entendia bulhufas de mecânica.. kkkkk
Pessoalmente tenho pouco esperança em resolver apenas regulando (até pq da última vez que fiz isso ela explodiu...)..

Aproveitando.. pelo o que eu entendo a rosca sem fim desgasta mais no meio da rosca (posição central da caixa), certo?
Por esta lógica, entendo que a rosca ficou côncava, meio assim: )(
Isso quer dizer que nunca a regulagem ficaria boa, pois ou ela vai ficar com folga no centro ou presa quando virada.. ou os dois!!! meu entendimento está correto aqui?
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   

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