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 Veneno para motores VW - AR

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lubisomem01
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MensagemAssunto: Veneno para motores VW - AR    Sex 17 Ago 2012, 10:33

Publicado na revista 4 Rodas de setembro de 1974 como fazer uma brasilia andar acima de 160 km, podemos perceber pelas peças expostas que poucas coisa mudaram nesses anos.


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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Ter 28 Ago 2012, 11:53

Realmente pouca coisa mudou desde a década de 70 em termos de preparação dos Boxers... essas receitas são a base para melhorar esse motor, porém, como o passar do tempo e muitas experiências, outras coisas foram agregadas no melhoramento desses motores, principalmente na refrigeração e na "respiração". Como exemplo cito o sistema de refrigeração da Kombi que dá um grande alívio ao cilindro de nº 3 e o retrabalho nos dutos e câmaras de combustão para facilitar o fluxo de gases.

Depois posto algumas fotos refeentes ao assunto!!

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Ter 28 Ago 2012, 11:58

O trabalho nos cabeçotes eram feitos tb Marcio inclusive na epoca se usava muito tambem as valvulas 40 dos opalas na admissão.

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Ter 28 Ago 2012, 12:00

Sim Luby, mas nessa época o pessoal ainda não redesenhava as câmaras em formato AP por exemplo... até porque ainda não existia!!

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 17:37

inicio da preparação/veneno nos motores de fusca aqui no Brasil na decada de 60...

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 18:38

Gosto muito dessas matérias que registram a história do desenvolvimento automotivo pelas bandas Tupiniquins... confrontam e evitam um monte de enganos publicados nos dias de hoje!!

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 18:47

pior que é mesmo Marcio vemos cada disparates escritos por ai que dá ate raiva, naquela epoca se colocaa direto kit 1600 em motores 1300 por exemplo e o cliente rodava feliz e contente......

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 18:53

KKKKKKKKKKKKKKK
Até hoje tem gente que faz isso, pior é quando resolvem colocar uma dupla 32 para ficar ainda melhor, escutam o galo cantar mas não sabem onde... aí não entendem porque fundiram o "motorzão"... meu vira!!!! affraid affraid   rsrsrsrs

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 18:57

o meu é assim Marcio rsrsrsrs kit 1600 com eixo de 1300 e dupla 32 + comando p2 veneno de epoca rsrsrsrs

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 19:04

lubisomem01 escreveu:
o meu é assim Marcio rsrsrsrs kit 1600 com eixo de 1300 e dupla 32 + comando p2 veneno de epoca rsrsrsrs
Mas um Buggy de uso misto não anda de giro lá em cima por muito tempo, mesmo assim aconselho que repense a configuração, mesmo com óleo de qualidade o risco é grande (Você sabe disso) a menos que limite as esticadas até os 4000 RPMs...


Pensando melhor.............................. pra um carro que fica o ano todo parado, vai durar muito!!!!    

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 19:11

ja rodei bastante com ele e os cabeçotes limitam o giro e pode apostar que o motor não bate assim como dizem e pregam por ai não pois como o povo coloca da a impressão que numa volta vc vai fritar o motor  rsrsrsrs   clar o que a  duração é pequena  isto eu sei  mas não é como dizem não isto eu sei e nos anos 60/70  os motores brabos eram  feitos dessa forma claro que não duravam o que duram hoje em dia mas sabendo usar não vai faltar...o meu já tem um bom tempo tanto de uso como parado kkkkkkkkk


ps: não aconselho e nem recomendo.

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 19:16

Ahhhhhhhhhhhhhhh... mas com cabeçotes de entrada simples o motor está resguardado pela limitação natural dos giros. Troca os cabeçotes pra você ver o "azar" que dá... KKKKKKKKKKKKKK scratch 

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 19:28

vc ainda vai ter o prazer de andar nele rsrsrsrsr

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 19:35

lubisomem01 escreveu:
vc ainda vai ter o prazer de andar nele rsrsrsrsr
Se DEUS quiser e permitir... rsrsrsrsrsrs   

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 19:54

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  em fevereiro ele volta a rodar    kkkkkkkkkkkkkkkk se pegar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 21:41

lubisomem01 escreveu:
ja rodei bastante com ele e os cabeçotes limitam o giro e pode apostar que o motor não bate assim como dizem e pregam por ai não pois como o povo coloca da a impressão que numa volta vc vai fritar o motor  rsrsrsrs   clar o que a  duração é pequena  isto eu sei  mas não é como dizem não isto eu sei e nos anos 60/70  os motores brabos eram  feitos dessa forma claro que não duravam o que duram hoje em dia mas sabendo usar não vai faltar...o meu já tem um bom tempo tanto de uso como parado kkkkkkkkk


ps: não aconselho e nem recomendo.
A experiência pessoal sempre terá razão!Luby,seu motor ainda vai rodar muito!
Vc falou em troca de kits...rsrsrs isso quando o cara não mandava abrir a camisa e colocava só os pistões do 1600!!kkkk e o pior que ficavam andando pra caramba! kkkkkk
obs:tenho um motor(step) que tem o parcial 1300,kit e cabeçotes 1600,só que com carburação simples, volante aliviado e prisioneiros 8m e bomba de óleo de maior pressão(30mm),nunca deu problema e sinceramente...acredito que nunca dará!E olha que o moleque já tomou coro pra caramba!!
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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sex 29 Nov 2013, 23:09

É publico e notório que a década de 60 e setenta foi o apogeu dos motores boxer,logo, contemporâneo a época se via em sua grande maioria,os motores 1300.
Era extremamente comum se "envenenar" esses motores, é o principal recurso era a abertura das camisas ou troca completa do kit para um 1600 ou mais!Isso feito sim em motores com parcial do 1300,e esses por sinal,quando o cara era mais "pé nervoso"(inclua meu pai,tios e tio avo) sofriam rebaixamento dos cabeçotes e assim passando a rodarem somente com gasolina "azul".
Esses motores tomavam "surras" intermináveis e acabavam sim por quebrarem,mas não por causa do parcial e sim por causa justamente da "surra" que levava,coisa que se fosse aplicado a um motor original stand,o mesmo também quebraria e talvez,dependendo do caso,até mais rápido!
Muito se fala de capela com radiador deslocado, é realmente ótimo,mas o recurso não é nem uma novidade a mais de 40 anos!tendo em vista que na época,quem apertava com vontade o acelerador desse motor,usava carter seco ou radiador de óleo externo e by pass no original,recurso esse que o M150 bi campeão estadual(72 e 73)usava!Resguardado assim o  3° e 4° cilindro.
O que realmente era constado pelos grandes preparadores da época é que preparado ou não o boxer dura pouco e quando preparado.o gostinho por velocidade acaba por exaurir o motor mais rapidamente,caracteristica comum a qualquer boxer,mexido ou não ele vai parar uma hora ou outra!
Dificilmente se ve um boxer com 100 mil rodado sem sinais de "cansaço"!
resumindo,rsrsrsrs,pode ser andar sim com um parcial 1300 e kit 1600 em uma configuração "simples" como com:carburação dupla,comando mais esperto e outras coisas leves,que o motor mão irá fritar na primeira estica!ele vai quebrar por outros motivos mas não por causa do parcial! Como todo boxer que é exigido demais e principalmente de forma errada!Do tipo:marcha lenta abaixo de 500rpm,reduções forçadas e demasiadas,e andar na "folga do motor" ex:andar de 4 marcha onde poderia andar estar de 3 marcha,exemplos  muito comuns de se verem por ai!


Última edição por Figueiredo em Sab 30 Nov 2013, 12:53, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sab 30 Nov 2013, 11:04

  

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sab 30 Nov 2013, 11:27

Bem amigos eu prefiro uma postura mais conservadora, até porque quem conhece a VW sabe que para eles mudarem alguma coisa é porque não conseguiram resolver de forma barata o ema do projeto original... um virabrequim de 1600 tem dupla furação nos mancais para uma melhor pulverização de óleo e manutenção do filme entre as peças, porém, isso custa mais caro porque o vira demora mais tempo na fundição para ficar pronto, dai....

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sab 30 Nov 2013, 18:09

Não podemos esquecer que os motores 1500 do fuscão usavam o mesmo virabrequim do 1300 e  que talvez os primeiros 1600  4 portas( zé do caixão )   talvez  usassem o mesmo vira pois creio que tambem usavam o cabeçote de 1 furo...mas como dizem por ai vamos em frente pois atraz vem gente ....

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sab 30 Nov 2013, 18:17

lubisomem01 escreveu:
Não podemos esquecer que os motores 1500 do fuscão usavam o mesmo virabrequim e  que talvez os primeiros 1600  4 portas( zé do caixão )   talvezusassem o mesmo vira.
Usavam sim,pelo menos,alguns usavam!
E  foram usados "pouco" rsrsrs,pois a maioria foi parar na praça!Ou seja,viraram Taxi,aqui em Niterói ainda existe um Zé na praça, é o próprio que ilustra o caderninho da nova coleção de carros antigos do jornal Extra!
E meu Pai também foi taxista um breve período da vida dele,na época, e também não lembra de casos de boxer travando com parcial de 1300 e kit 1600.
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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sab 30 Nov 2013, 21:51

Figueiredo escreveu:
lubisomem01 escreveu:
Não podemos esquecer que os motores 1500 do fuscão usavam o mesmo virabrequim e  que talvez os primeiros 1600  4 portas( zé do caixão )   talvezusassem o mesmo vira.
Usavam sim,pelo menos,alguns usavam!
E  foram usados "pouco" rsrsrs,pois a maioria foi parar na praça!Ou seja,viraram Taxi,aqui em Niterói ainda existe um Zé na praça, é o próprio que ilustra o caderninho da nova coleção de carros antigos do jornal Extra!
E meu Pai também foi taxista um breve período da vida dele,na época, e também não lembra de casos de boxer travando com parcial de 1300 e kit 1600.

Sempre tive esta duvida com relação aos viras que eram usados nos primeiros 1600 4 porta vulgo zé do caixão que foram lançados em 1969 ...

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MensagemAssunto: Re: Veneno para motores VW - AR    Sab 30 Nov 2013, 21:54

Isso é uma questão difícil mesmo de responder, talvez só mecânicos das antigas acostumados a abrir esses motores na época!!!

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