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 Retrabalho de cabeçote Boxer

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 14:33

Isso ai Luby, ele pode gerar alguma economia na estrada em longos percursos, mas para o buggy em trilhas e areia, potencia no boxer não tem como ser mais econômico.
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 15:30

Na minha modesta, chata e teimosa opinião o Weber 450 ainda é o que se pode ter de melhor em termos de carburação central para um motor a ar até 1700 com comando sociável instalado num Buggy... são 2 carburadores num corpo só, evitando-se a perda de equalização comum nos carros de uso Off Road... primeiro estágio com venturi 21mm priorizando Tork e economia, segundo estágio com venturi maior de 24mm acionado mecanicamente para injetar mais mistura em rotações mais altas visando desempenho... carburador pequeno de concepção mais moderna utilizando venturis secundários, retorno de combustível que ajuda a preservar o estilete evitando transbordamento da cuba, etc...permite boas regulagens e tem capacidade de alimentar motores até 1.8 como no caso do Passat.

Desempenho com um consumo justo e preço acessível em carburação central nas configurações de motores que citei, acho que pára no Mini progressivo, daí pra frente só partindo para uma dupla mesmo ou se corre o risco de desperdício seja de dinheiro, seja de combustível mesmo!!

Mais 2 detalhes para ilustrar aos amigos que querem melhorar seus motores, sei que esse não é o caso do Becker que já fez o dever de casa no carro dele... nada disso tem importância se não houver melhorias no sistema de admissão e cabeçotes. Carburador grande não faz milagre... tudo deve ser pensado com um sistema! Outra coisa.... qual vai ser a finalidade do carro mesmo heim?? Dependendo da resposta, muda tudo!!

Abração!!

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 15:38

ISSO ai Marcio.
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 18:13

lubisomem01 escreveu:
com maior potencia  podemos acerelar  bem menos  e as retomadas são melhores, dai gera economia,  muito embora  creio  que economia de combustivel não seja a prioridade em um bugre precisamos sim é de força e potencia para podermos  vencer os obstaculos desejados.  
Luby,
Pelo que eu li,a dúvida do Beckão é qual carburador seria melhor para o motor 1700 W100.
O mais indicado,principalmente,por causa da admissão,seria realmente o 40 simples,pois segue uma conduta de que,quanto mais simples ,menos dor de cabeça.
Mesmo em um motor 1600,é mais aconselhável usar um carburador maior,ou no caso dos fuscas,dupla!
Que como vc sabe,de fábrica,realmente ficava mais potente e mais economico!E vc também sabe que se a Volks fez é por que tinha que ser feito.
O sistema de dupla, realmente,não aconselho a ninguém que não tenha a perícia necessária para instalar e manter,pois exige conhecimento técnico razoavelmente fácil,mas que vira um quebra cabeça nas mãos erradas!
No caso de usar um central,simples,corpo duplo ou duplo estágio,cai por terra boa parte do rendimento se não houver modificações,principalmente no que diz respeito ao tubo de admissão,e exatamente por isso que a Volks colocou a dupla no boxer,pois percebeu,na verdade já sabia que aquele sistema do tubo simples bifurcado deixava a mistura da bancada de cilindros 2 e 3 pobre pois por causa de sua distribuição(1432) o motor "puxa" duas vezes apara cada lado,gerando assim uma "competição" pela mistura,promovendo favorecimento da bancada 1 e 4,e isso gerando menos potência,gera menos eficiência e com isso,maior consumo.
Para a Kombi com injeção,ao contrário de instalarem dos TBI(2 borboletas,como se fosse uma dupla) colocaram um central e duplicaram a tubulação,diminuindo e muito o  problema do 'roubo" de mistura.
Para se tentar ,na verdade melhorar o rendimento potênciaXconsumo do boxer,entre outros procedimentos,existe a atualização da taxa de compressão,o retrabalho do cabeçote e a melhora da carburação,mas isso custa dinheiro.
Mas se para pra pensar que um fusca,bem regulado,1600 faz na cidade uns 10 com litro,algo em torno disso não seria tão assutador,visto que tem carro 1.4 moderno fazendo isso.
Toda via,no caso do Beckão,com aquele motor que ele montou,diga de passagem,motor muito bem pensando,pra dar couro em alguns desgarrados por ai!Seria bem pensar em um consumo levemente maior,mas que pelo o uso do cara,acredito que fique até melhor ou no máximo levemente mais cosumidor,apesar de pouca analogia,seria como a comparação do 1200 com o 1300 que por sua vez bebia menos quando mais exigido!
O melhor seria a configuração que ele escolheu,pois se ele tentar usar usar uma admissão simples com um Pic 30 o consumo vai subir e muito,chuto algo em torno de 6 com litro.E com a escolha dele,algo em torno de 8 com litro e mais pontêcia,tanto em baixa como em alta!
Bem,assim que ele montar,poderá dizer como o carro ficou!
Tenho certeza que do cassete!!
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 18:59

É  por ai  mesmo Figueiredo tb creio que fique  muito bom  mas  como falei  eu iria  começar a configuração  com um difusor  28  o original dos solex 40  normalmente são 30..
para começar o acerto da giglagem iria assim:
difusor 28 mm ar = 145 / principal = 147,5 / lenta = 52,5 / injetor = 70

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 19:09

lubisomem01 escreveu:
É  por ai  mesmo Figueiredo tb creio que fique  muito bom  mas  como falei  eu iria  começar a configuração  com um difusor  28  o original dos solex 40  normalmente são 30..
para começar o acerto da giglagem  iria assim:
difusor  28 mm  ar = 145 / principal = 147,5 / lenta = 52,5 / injetor = 70
É isso ai!
Mas de repente,se eu fosse ele,montaria com o difusor original mesmo e depois esperimentaria trocar pelo menor pra poder escolher.
Pessoalmente,não acredito que o difusor de 30mm com aquela admissão por um de 28mm faça um efeito negativo!
Abração
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 19:44

creio que o com o de 28 tera bem mais tork em baixa do que com o de 30 e de final a diferença sera minina, bem ai só testando mesmo, mas talvez seja mais facil começar pelo original mesmo ( 30 ) e se achar que esta 1/2 xoxo na baixa e na media ai sim colocar um de 28....

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 22:19

Bem pessoal'acompanhei todos os comentarios e sei que bom mesmo é montar o 40 com as medidas originais coisa que já estaõ na mão,e andar acertar,eu estou com a convicção de que vai dar certo,e lembrando que a finalidade disso tudo é,trilha,dunas,barro,viagens longas,passeios,desfiles e uma coisa é certo não vai ser pra ir na padaria,kkkkkkkkk























Só porque a padaria é na frente da minha casa.kkkk

Abraço e logo quando tiver tudo pronto posto fotos.

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qui 29 Maio 2014, 16:05

seu safado, já ia dizer que eu uso o meu pra ir na padaria! kkk
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qui 29 Maio 2014, 19:55

basso escreveu:
seu safado, já ia dizer que eu uso o meu pra ir na padaria! kkk
kkkkk
Mas vc mora em Brasilia!!Ai não conta!!
kkkkk
    
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Dom 01 Jun 2014, 23:24

Voltando ao assunto...

A ideia inicial desse trabalho,sempre foi na verdade,readequar o cabeçote a pelo menos,ao projeto original e com isso a utilização de juntas como parâmetros de medida.Ou seja,chamar de retrabalho é um pouco forçado,pois,o nível do "retrabalho" de muitos preparadores antigos e de renome,tais como:O Cunha,Chico Biela e de tanto outros por ai,são verdadeiras obras de arte de mecanica e precisão!
E longe disso foi o meu intuito!Foi mesmo pra adequar a "originalidade" do conjunto,pois as melhorias,ficam só até o limite do projeto original,e sendo assim,o objetivo dessas dicas é somente no intuito de melhorar a vida útil do conjunto e não prioriza o aumento de desempenho além dos limites do projeto,sendo assim,simplificando e muito procedimento!Dando com isso acesso a pessoas que veem um problema,no caso,falha de fundição, e consigam resolver por conta própria!

Segue a continuação das fotos:

Repare a sobra(sobea rsrsrsrs) de material na saida do escape,obstruindo a fuga dos gases e assim,além de diminuir o rendimento do motor,aumentando a temperatura do cabeçote:
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Agora já com a passagem livre e duto polido e aletas com suas junções liberadas,facilitando a passagem de arrefecimento:

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Mesma coisa na entrada da admissão,sobras de material tanto na entrada quanto no interior do duto,diminuindo consideravelmente a entrada da mistura:

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Agora já com a passagem livre,mas ainda faltando o acabamento fino,muito necessário:

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Uma coisa que muitos esquecem ou simplesmente ignoram,são as molas das valvulas,essas por sua  vez,com o tempo,perdem bastante sua elasticidade e pressão,comprometendo assim o acionamento das valvulas e sendo assim ocasionando,principalmente,a "flutuação" das valvulas.
Nesse caso,a opção foi usar molas simples EMPI com mais pressão que molas originais VW,esperando assim algumas RPM a mais.
Repare a diferença de tamanho e espessura:

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As mesmas já montadas.
Confesso que deu mais trabalho que o habitual,por causa da pressão extra,que não faram mal ao comando,pois apesar de haver diferença de pressão a mesma não é tão alta como em um sistema de molas duplas:

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Agora a câmara de combustão,que foi somente equilibrada com o mesmo volume para todas as quatro e uma pequena liberação de aria para as valvulas:

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Abração a todos!!  
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Dom 01 Jun 2014, 23:48

Figueiredo sabe das coisas, parabéns, sempre matando a cobra e mostrando o pau ( no bom sentido ).Abração

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Dom 01 Jun 2014, 23:56

MARCELO BRASIL escreveu:
Figueiredo sabe das coisas, parabéns, sempre matando a cobra e mostrando o pau ( no bom sentido ).Abração
Ainda bem que foi no "bom sentido"!!!               
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abração meu camarada!!Andas sumido em!!??
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 02 Jun 2014, 07:29

Beleza Fifi... sempre acreditei que uma imagem vale mais do que mil palavras, as fotos dizem tudo!!   

Só para entender... esse cabeçotes são seus? Mandou taxar?

 

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 02 Jun 2014, 07:54

Show, Parabéns Figueiredo....  

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 02 Jun 2014, 21:19

Marcio ® escreveu:
Beleza Fifi... sempre acreditei que uma imagem vale mais do que mil palavras, as fotos dizem tudo!!   

Só para entender... esse cabeçotes são seus? Mandou taxar?

 
Esses cabeçotes são de um motor que eu estou terminando agora.
Eu peguei o meu motor step e passei para o FC15 e coloquei o dele,com algumas modificações do Gurgel XTR,e peguei o do Gurgel e o refiz todo com algumas coisinhas extras!  Twisted Evil 

Esses cabeçotes estão com menos 1mm,acredito que fique em torno de 7,5:1,bem,tem que fazer a conta,mas na verdade mesmo,prefiro medir depois de montado pela compressão,pra mim,fica mais real!

Obs:depois eu passo a ficha tecnica do motor,não é nada demais,mas vou tentar conseguir uns 75cv na roda,pelo menos,assim espero!!     
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qui 05 Jun 2014, 14:20

       

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Dom 08 Jun 2014, 14:11

muito bom,ainda estou sem computador mas logo postarei minha engenharia,com mais novidades.
abraços

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Dom 08 Jun 2014, 15:09

Figueiredo escreveu:
Esses cabeçotes estão com menos 1mm,acredito que fique em torno de 7,5:1,bem,tem que fazer a conta,mas na verdade mesmo,prefiro medir depois de montado pela compressão,pra mim,fica mais real!

Obs:depois eu passo a ficha tecnica do motor,não é nada demais,mas vou tentar conseguir uns 75cv na roda,pelo menos,assim espero!!     

A princípio estaria com a taxa de 7,4:1, mas deve-se descontar o volume de material retirado no acerto das câmaras de combustão... estimo algo em torno de 7,2:1 como taxa final (mas é chute, tem que medir) isso ajuda a manter a integridade do motor... com mais 1 mm imagino que consiga chegar a algo em torno de 7,8:1 que é bem mais interessante e continua seguro, só não esqueça de arredondar as bordas afiadas deixadas pela ferramenta por ocasião do rebaixo, isso ajuda a evitar "pontos quentes" no interior do cabeçote.

P.S. - Só uma lembrança.... pode ser que com 2mm a menos, haja a necessidade de encurtar as varetas de acionamento para dar regulagem!!   

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Dom 08 Jun 2014, 18:20

Marcio ® escreveu:
Figueiredo escreveu:
Esses cabeçotes estão com menos 1mm,acredito que fique em torno de 7,5:1,bem,tem que fazer a conta,mas na verdade mesmo,prefiro medir depois de montado pela compressão,pra mim,fica mais real!

Obs:depois eu passo a ficha tecnica do motor,não é nada demais,mas vou tentar conseguir uns 75cv na roda,pelo menos,assim espero!!     

A princípio estaria com a taxa de 7,4:1, mas deve-se descontar o volume de material retirado no acerto das câmaras de combustão... estimo algo em torno de 7,2:1 como taxa final (mas é chute, tem que medir) isso ajuda a manter a integridade do motor... com mais 1 mm imagino que consiga chegar a algo em torno de 7,8:1 que é bem mais interessante e continua seguro, só não esqueça de arredondar as bordas afiadas deixadas pela ferramenta por ocasião do rebaixo, isso ajuda a evitar "pontos quentes" no interior do cabeçote.

P.S. - Só uma lembrança.... pode ser que com 2mm a menos, haja a necessidade de encurtar as varetas de acionamento para dar regulagem!!   


Sera que precisa encurtar varetas ??/ sei não ?

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Dom 08 Jun 2014, 22:09

Deixar cantos e bordas "vivas" na face da câmera de combustão é um verdadeiro tiro no pé,fora o convite direto a pré ignição.Como visto nas fotos,ouve uma especial atenção a essas árias do cabeçote  e a retirada do material extra na câmara de combustão foi pífia.
Chegar a 9:1 de taxa de compressão,seria ideal e muito bom,pois chegaria em algo em torno de 50% de rendimento ou um pouco mais,mas isso aumenta de forma considerável a manuntenção.
Os motores Boxer VW,sempre possuíram o calcanhar de Aquiles justo na fixação dos cabeçotes e  rebaixar os cabeçotes gera maior estresse dessa fixação,esse  problema ficou MENOS PIOR com a adoção de estojos de 8mm e com buchas de fixação de bom desenho.
A grande maioria dos "projetos"  que aparecem na internet que incluem rebaixamento de cabeçote a cima de 7,8:1 quando feitos de forma correta,são aplicados em carcaças de motores reforçadas de fábrica,com é o caso da RIMA ( http://www.rima.com.br/  ) que aguentam com certa confiabilidade motores com taxa de compressão e cilindradas elevadas,ou feito em motores que não terão problemas de serem submetidos a maior manutenção,pois isso,dependendo do caso em particular do dono,não seria um problema.
Feito em carros com carcaças de motores originais VW, que rodam só final de semana ou que rodam pouco a priore,não existe problema,mas em carros que dão esticadas a mais ou são exigidos um pouco a mais do que o normal,durante algum tempo,ai a coisa muda de figura,pois a possibilidade de haver problemas de afrouxamento de cabeçote ou ruptura das sedes dos estojos,mesmo com os de 8mm é bem maior!Pois isso já acontece  em motores originais,logo,é um acelerador do problema.
Mas se alguém quiser realmente ter um conjunto que não de dor de cabeça,que acredito eu,que seja o que todos queremos,pode se usar um conjunto,no caso,isso em motores mais antigos,Kit a álcool e 
cabeçote a gasolina,isso  te daria uma taxa um pouco mais atualizada e não teria problemas com vedação de compressão,que é outro problema muito frequente em rebaixamento de cabeçotes.
Ou manter tudo original mesmo,mas melhorando o comando e os balanceiros,ai sim,terias um motor com muita durabilidade e cofiável,principalmente no que diz respeito a tempo de manutenção,no caso,retirada e retificas de periféricos do motor,como nos estojos dos cabeçotes.
De resto é tomar uma gelada da boa e rir pra cassete no BB!!!          
Abração!
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 09 Jun 2014, 08:53

Taxa de compressão indo a 9,0:1 ao nível do mar e no calor de 40º C do Rio de Janeiro acho que é crítico, ainda mais num buggy que roda na areia... no mais concordo com o Fifi... é só dar umas boas voltas, tomar um gelada da boa e rir bastante!!  

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Última edição por Marcio ® em Seg 09 Jun 2014, 10:56, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 09 Jun 2014, 10:13

Tambem concordo Marcio, as fotos do trabalho nos cabeçotes ficaram otimas Figueiredo  beleza de trabalho, mas ãlem do motor não podemos esquecer da caixa e mais precisamente do diferencial usado pois um diferencial longo ( 8x31) num bugre com pneus aro 15 grandes e altos não vai ter motor que de conta, em bugre na minha opnião o ideal é o 8x35 pois alem de usar normalmente aro 15 colocamos pneus de perfil muito alto alongando demais a relação final.

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 09 Jun 2014, 12:47

Me expressei mal,o que eu quis dizer exatamente foi que sair rebaixando o cabeçote em um boxer VW é pedir pra ter dor de cabeça com o motor!
Por mim,nem mexeria na taxa,pois existem outras forma de se ganhar potência.
Quando disse "ideal"foi no aspecto do rendimento que no caso,vai de contra a durabilidade da parte do motor que mais dá problema!
Pois que mais tenho visto pela net é pessoal dando "receitas" de rebaixamento de cabeçote sem avisar que é praticamente certo de ter problemas com os estojos do motor,excluindo os casos citados na mensagem anterior,que é o caso de carcaças mais fortes ou pessoas que não tem problemas em retirar o motor para fazer os acertos!
Sobre a relação de marchas,por mim,sempre 8X35!!
8X33,lá na fábrica,com o carro com pneus 30X10.5 e motor zero quilometro,o carro fica com um verdadeiro buraco entre a terceira e quarta!
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 09 Jun 2014, 14:26

No meu estou usando a relação intermediária 8X33 original do carro doador que foi uma Brasília, mas confesso que fico tentado a testar os efeitos da 8X35... sei que para a reaia não tem melhor, mas queria ver o desempenho no asfalto!   

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Retrabalho de cabeçote Boxer
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