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 Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Dom 15 Jun 2014, 18:56

Quando se fala,em mecanica VW boxer,muitos acham que apesar do tempo de produção,todas as peças são intercambiáveis ,e que as melhorias,que foram aplicadas a modelos mais novos são plug and play!
Mas a coisa não é bem assim!
Para uma pessoa que está fazendo o trabalho em casa,e não possui certas informações e aparamentos mecanicos,certos tipos de surpresas,podem atrapalhar e muito o trabalho!
Com o tempo,tanto motor,como caixa,suspensão,etc da mecanica Boxer VW passaram por sutis modificações e esse tipo de informação é muito difícil,pois até mesmo profissionais do ramo,as vezes,se confundem!

O primeiro exemplo,é dos kits de alternador que se veem hoje por ai:
O problema é que,os furos de fixação do "pé" do alternador que é vendido por ai hoje,estão vindo com furos de 9mm em média,isso quando não estão assimétricos,e como os estojos do motor são de 8mm,deixa muito pouca margem para a instalação no mesmo!Até mesmo a impossibilidade da própria instalação.
O que seria um trabalho relativamente,bem simples,já vai envolver outros.
No caso,o mais fácil é aumentar a espessura do furo para 10mm,isso não vai comprometer a vedação e nem muito o funcionamento do componente,facilitando a instalação:
OBS:mas quem for fazer em casa,cuidado,pois o aluminio tente a "dar umas travadas" na broca,quando usado uma furadeira manual.

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Outra melhoria,que diga de passagem,muito bem vinda,é a instalação do radiador deslocado.
Até ai tudo bem,mas existe uma pequena diferença,que pode atrapalhar e muito os mais desavisados.
O problema é que as carcaças  que não vinham com o radiador deslocado,possuem furação para fixação do mesmo,para furos e estojos de 6mm,enquanto o flange para fixar o radiador deslocado,para 8mm.
Isso por si próprio,já impossibilitaria  a instalação sem as ferramentas corretas.
No caso,o correto e o mais fácil, é retrabalhar os furos da fixação do flange.

Carcaça com a furação para o radiador em posição "convencional":

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O estojo de 6mm tem que ser retirado e sua posição reaberta para um de 8mm,e as abas tem que ter seus furos aumentados para pelo menos 8,3mm,mas até 9,2mm está ainda de bom tamanho,nesse caso,quanto mais justo melhor:

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Agora com o trabalho já feito,com as abas re furadas e o estojo de 8mm fixado,a mancha vermelha é referente a trava química de médio torque,que deixa a intervenção mais limpa e segura:


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Agora o resumo das duas intervenções,"pé" do alternador e flange do radiador deslocado:

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Abração a todos os coleguinhas do BB!!!

       


Última edição por Figueiredo em Sex 23 Dez 2016, 01:13, editado 3 vez(es)
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Mario Sergio
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Dom 15 Jun 2014, 19:22

 

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AURELIO
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Dom 15 Jun 2014, 23:06

Miníno talentoso... study study study 
Valeu a dica, queremos mais!!!!! bounce bounce bounce 

Sabe, conheço um cara que monta motor dentro do apartamento... 
Onde é a oficina das fotos????      

           
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Diogo Lima
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Dom 15 Jun 2014, 23:42

Mais uma vez, mandou muito bem Fifi...
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waybecker
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 16 Jun 2014, 00:00

Isso ai fifi.
No meu notor que fiz a pouco,colocamos o flange para desviar o radiador sem alteraçóes poia minha carcaça é nova de combi,e a torre tiive que catar na net a do motor injetado,pois a antiga não passa o coletor,no mais é tranquill.


Grande abraço

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waybecker

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Jperson
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 16 Jun 2014, 06:44

O radiador deslocado(junto com a devida capela) foi a maior melhoria nos boxers desde seu nascimento.

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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 16 Jun 2014, 07:40

Há uma opção excelente e teoricamente mais fácil para a instalação da flange do radiador deslocado, são os estojos 6/8mm, eles evitam o retrabalho na carcaça do motor, a dificuldade é encontra-los, pelo menos por aqui... vou procurar uma foto e postar!!

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Jperson
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 16 Jun 2014, 08:12

Eu usei esses prisioneiros para colocar a dupla carburação no 1500.

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 16 Jun 2014, 12:36

Marcio ® escreveu:
Há uma opção excelente e teoricamente mais fácil para a instalação da flange do radiador deslocado, são os estojos 6/8mm, eles evitam o retrabalho na carcaça do motor, a dificuldade é encontra-los, pelo menos por aqui... vou procurar uma foto e postar!!
Acho que não ficaria muito legal,pois,usar um estojo de duas medidas,no caso, de 6mmX8mm a parte de 6mm ficaria para o lado da carcaça e a parte de 8mm é que ficaria com a porca e com isso o aperto,e do lado das abas,mesma coisa,só que o aperto ficaria com o 6mm,ou seja,acho que o conjunto ficaria mais fraco,principalmente por causa da ancoragem no alumínio!
O flange,por causa de seu desenho,forma uma "alavanca",e com o radiador cheio de oleo somado a estojos mais finos e vibrações e solavancos,para mim,é ariscar vazamento no sistema!
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 16 Jun 2014, 12:39

AURELIO escreveu:
Miníno talentoso... study study study 
Valeu a dica, queremos mais!!!!! bounce bounce bounce 

Sabe, conheço um cara que monta motor dentro do apartamento... 
Onde é a oficina das fotos????      

           
kkkkkkkkkk
              
Porra,revelar fotos da "oficina" é corromper segredos industriais!!      

                      
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lubisomem01
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 16 Jun 2014, 16:59

esse menino vai dar longe com certeza      

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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 16 Jun 2014, 19:07

lubisomem01 escreveu:
esse menino  vai dar longe com certeza      

Com certeza vai dar muito longe!!!     

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 16 Jun 2014, 19:11

Marcio ® escreveu:
lubisomem01 escreveu:
esse menino  vai dar longe com certeza      

Com certeza vai dar muito longe!!!     
Vou sim!!!    
Pois o meu carro anda e tem gasolina!!!             



                                     
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SERGIO PERI
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Qui 22 Dez 2016, 22:43

Caros companheiros. Hoje, finalmente, conclui a substituição da capela e radiador de óleo originais do meu 1600 por uma capela e radiador deslocado, que segundo o mecânico, equipava uma Kombi. Tive algum trabalho para conseguir os estojos de um lado 8mm e do outro 6mm, mas consegui uns estojos que são de 6mm mas têm uma espécie de porca que na verdade é uma medida externa de 8mm, mas que rosqueia no estojo de 6mm. Tive que rodar a Ilha do Governador nas auto-peças e falar com torneiros. Vou fazer o teste amanhã. Obrigado a toda a galera por todas essas dicas que possibilitaram o conhecimento do problema e a sua solução. Valeu.
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Sex 23 Dez 2016, 00:17

Fala ai Peri!!Tranquilo!?
Muito bom que tenha mudado de capela,o motor agradece!!rsrsrs
Sobre o estojo... olha,se eu entendi direito,foi o do bloco correto?!
Se for,acho que seria muito mais fácil ter passado um macho M8 no bloco e ter usado um 8mmX1.25 completo!
Sinceramente,não confio ancorar um m8 usando um m6,principalmente no alumínio.
OBS:acabei de resolver um vazamento sério em uma peça dessa com um M8 sedendo,imagina um M6,a vibração com tempo solta tudo.Pena que não tirei fotos dessa vez,estava meu puto pois é um motor de um Puma que montei e aconteceu no dia que iria entregar o carro,tive que virar a noite tirando o motor,torquilhando,motando e regulando a dupla com um comando bem cruzado...Puts kkkkkkkkkk Mais ficou o bicho!Amanhã posto foto do motor!
Abração!
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Sex 23 Dez 2016, 00:41

Dá uma olhada na história dos estojos:

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Vou ver se reformo esse tópico amanhã...
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SERGIO PERI
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Sex 23 Dez 2016, 12:45

Figueiredo, agradeço mais uma vez a atenção. Estas fotos postadas estavam no fórum mas eu não as encontrava. Vou hoje dar um rolé aqui mesmo pela Ilha prá ver se vai vazar ou afrouxar. Caso dê zebra, volto no mechânico mas aí vou fazer da maneira descrita por você. Obrigado.
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Sab 24 Dez 2016, 17:06

Vai rodar bem!Se estiver bem montado não lhe trará problemas por um bom tempo!
Abração!  
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Seg 26 Dez 2016, 23:06

Motor do "Puminha" Além de radiador deslocado,está com uma bomba de óleo com filtro,
Visão geral:

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Se olhar bem,além da capela deslocada,dá para ver o volante do motor bem aliviado:

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Bomba de óleo com filtro acoplado,a parte boa é que esse conjunto gera um bom "alívio" de temperatura,tanto do óleo como nas camisas:

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abração a todos!!

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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Sab 31 Dez 2016, 11:14

Motorzinho bonito viu!!!

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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Ter 17 Jan 2017, 22:49

De tempos em tempos cedo ao ímpeto de equipar, modernizar e tornar mais seguro e confiável meu buggy. Assim, coloquei bancos Recaro, para-choque dianteiro com cambão acoplado, alternador, engate traseiro, capela de kombi com radiador de óleo deslocado, bandejas fibradas, e agora mandei fazer duplo freio de mão (seletration). Estava adiando a colocação de ignição eletrônica, mas o calhambeque resolveu parar de pegar marcha-lenta e acho que a bobina babou, pois sempre que dou partida com ele quente após meia hora ou mais tempo rodando, não pega. Aí, dou um tempo e pronto: o bichinho vira de primeira. Acho que vou aproveitar e gastar um troco na ignição. Pessoal mais cascudo do Fórum, se puder, me ajudem. Obrigado.
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Ter 17 Jan 2017, 22:52

Ah, "mais cascudo" em mecânica! Porque o véio aqui já vai fazer 65. Mais cascudo que isso,difícil né? kkkk
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Qua 18 Jan 2017, 08:45

Para o "seletration", o lanterneiro aqui de perto fez o seguinte: mandou que eu comprasse mais uma alavanca de freio-de-mão e dois novos cabos. Manteve o canhão da alavanca e fez um corte na parte da alavanca onde tem a catraca na sua parte superior, de forma que cada alavanca possui uma metade da catraca. Dessa forma, cada cabo traciona uma só roda. Ficou legal. Se alguém se interessar, mando fotos. Não ficou muito "bonitinho", mas funciona.
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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Qua 18 Jan 2017, 09:20

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MensagemAssunto: Re: Flange do radiador deslocado e "pé" do alternador    Qua 18 Jan 2017, 09:24

bounce bounce bounce teste
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