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 Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 00:25

Quando se fala em melhorias no motor Boxer VW,ou dependendo do caso,montando um motor a partir de uma "referência",  tem que começar pensando no comando,pois ele é quem vai "ditar" todo o comportamento do motor.
Mas quando se pensa,justo nessa modificação de comando é que surge outras variantes!Uma delas e,seria a principal,são os balanceiros.
Os balanceiros são responsáveis pela a transmissão do movimento do comando para as válvulas e os mesmos precisam está em ótimas condições de usos e em certos casos,serem substituídos por outros como a razão da transmissão do movimento modificada,e justo esses balanceiros diferentes é que são um dos principais fatores de como o motor vai se comportar aliado ao comando.
Dito isso,no mercado,existe alguns modelos de balanceiros que conseguem transformar o Boxer de forma muito eficiente e principalmente,sem abrir o motor!
Os mais conhecidos são: 1:1,1 e os  1:1,25 e o 1:1,40;
onde esses  números são equivalente a razão da transmissão do movimento  
Com isso dá pra chegar a uma proporção que diz que o 1,1 eleva em 10% ,o levante e o 1,25 á 25%,etc
As  principais características do comando são conservadas,o que se altera é a maior abertura das valvulas.
Isso gera maior admissão e maior escape do  motor!
Em motores boxer VW que estão originais o mais interessante de se usar,seria o 1:1,40,que consegue produzir um desempenho que chega a um motor com o comando Eagle W100;mas se consegue também ótimos resultados com o 1:1,25 que eram os da medida do SP2!
Mas a instalação desses balanceiros,tirando o 1:1,1 exigem a utilização de Lash Caps,que nada mais são que capas de proteção na "cabeça" de acionamento das válvulas,que por sua vez cumprem duas funções,uma de proteger as válvulas e outro  de proteger os balanceiros.


Esses balanceiros das fotos são 1:1,25 EMPI atrelado a um comando W100 e varetas de aço.


A principal diferença dos balanceiros originais e os EMPI 1:1,25 é o acionamento e a regulagem,que no caso,se um comparado com o outro,são invertidas:


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A diferença mais notória,além da inversão do conjunto,é o formato do acionamento das válvulas no EMPI,que são por sua vez mais eficientes,se comparado aos originais:


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Detalhe dos acionadores,repare os furos nos parafusos,para lubrificação do mancal do balanceiro EMPI:


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Agora,os originais:


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Em detalhe,os parafusos de regulagem e receptáculo das varetas do balanceiro EMPI,dá pra ter uma idéia de como funcionam:


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Uma dúvida de muitos,e  se ,existe a necessidade de substituir os estojos de fixação dos balanceiros ao cabeçote,pelo menos nos EMPI não precisa,pois são praticamente da mesma medida,o que realmente acontece é que os que vem com o modelo substituto,são de material muito mais forte,para suportar a maior carga no acionamento:


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Se for substituir os estojos de fixação o cabeçote,tem que se respeitar a medida total do comprimento dos mesmos que por não terem um batente interno que não respeita,a medida é entre 40 e 42mm,que é praticamente a mesma do original:


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Visão geral de como fica o balanceiro instalado:


original:
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Agora,os EMPI:
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Mas como foi dito antes,em balanceiros acima dos 1:1,1 é exigido o uso de Lash Caps:


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Esses,por sua vez,são instalados de forma bem simples,basta encaixa los nas valvulas e se fixam com extrema precisão e não caem,justo pela precisão,que apesar de se encaixarem de forma suave,não saem com tanta facilidade:


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A título de curiosidade,a comparação entre com e sem Caps:


Sem:


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Agora,com:


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Ainda existiam antigamente,uns balanceiros que não funcionavam de forma tão linear,eles tinham um dos lados,com maior levante que o outro,no caso,dependendo do uso,hora com maior levante no escape hora com maior levante na admissão,um pra mais torque em rotações mais baixas e outra para rotações mais altas,como se fosse o exemplo da regulagem de válvulas que favorece uma característica ou outra,mas só que bem maior eficacia!Pois não "sacrifica" a abertura de nem um dos casos de regulagem,ex: escape com 0,10mm  e  admissão com 0,15mm que para,no caso,ganhar mais torque em baixa,sacrifica a admissão que com isso,perde se potência em alta.


Abração a todos os coleguinhas etílicos do BB!!!!            
  


Última edição por Figueiredo em Dom 13 Jul 2014, 19:12, editado 1 vez(es)
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 07:22

Bom Figueiredo!!
Apenas uma perguntinha que não é o foco do tópico mas está relacionada a ele... para substituir as válvulas existe a necessidade de sacar os cabeçotes ou podemos fazer como ele no lugar??    

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 09:33

Marcinho,
Para substituição de  válvulas e de suas molas,tem sim que retirar o cabeçote para tal.


Abração por traz,é claro!!!   elephant    elephant   elephant 






kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 10:42

Sai pra lá Bibão!!  affraid affraid affraid    

Valeu pela informação, já imaginava que seria um pouco mais trabalhoso... pra sacar os cabeçotes faço logo tudo que pretendo...
Abração!!   

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 19:08

os SP II    se não me engano  usavam   os balancis 1:25 .. otimo post Figueiredo..

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Diogo Lima
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 19:52

Mais uma vez, matando a cobra e mostrando o.....





Pé.
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 19:58

Era sim Luby!
alias,aquele motor do SP2 tinha as melhores características para um buggy!!
Kit 88mm,carburação dupla  34 pdsit,comando mais esperto,balanceiros 1:1,25,cabeçote com válvulas maiores e ainda contava com maior circulação de óleo,tanto na captação quanto na bomba!!
PQP!!Com uma aliviada de de volante e uma passada nos carburadores...fica do cassete!!!
Motor muito bom para um Buggy!!   Twisted Evil   Twisted Evil   Twisted Evil
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 20:31

Diogo Lima escreveu:
Mais uma vez, matando a cobra e mostrando o.....





Pé.
Como vc sabe que eu tenho o "pé" grande???           

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk            


Diogão,cara,não aguento mais carro desmontado em casa!!!PQP!!! 

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Mas falando sério,
O objetivo real mesmo é ajudar e sem auto promoção!!Pois a minha oficina é particular mesmo!Isso quer dizer que,é particular mesmo!Não é aberto ao público!Vez ou outra,algum amigo intimo traz o carro pra fazer alguma coisa e nada é cobrado!!Minha profissão mesmo é torneiro mecanico/soldador,ou seja,o que faço na mecânica é terapia mesmo!!      
Tendo o a intenção de ajudar,é que,existe a preferencia de se tentar simplificar e explicar de forma mais completa e simples possível,justo para o cara que está aprendendo ou que já sabe alguma coisa e simplesmente,não encontra uma fonte confiável!Pois o que eu tenho mais notado dentro da internet é,pessoas que até sabem o que estão fazendo,mas dão informações pela metade ou pior,"especialistas" de internet que não tem a mínima prática e dão "receitas" e dicas a torto a direita,isso tudo sem saber qual é o real trabalho e o que é preciso saber!!Ambos os casos,pra obter atenção!!
O objetivo aqui é outro!!É na verdade,tomar cerveja pra car...lho!!!!!!                                                        

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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e ve se posta umas fotos com as medidas do seu "Santo Antonio" pois me lembro que é maneirícimo e estou precisando de idéias!!        
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 20:44

Muito boa a matéria!! Vc dá pra professor hein...     
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 13 Jul 2014, 20:48

kkkkkkkkkkkkkkk Depende do professor porra!!!  



                  
kkkkkkkkkkkkk
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Mario Sergio
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Seg 14 Jul 2014, 08:10

MACHADO escreveu:
Muito boa a matéria!! Vc dá pra professor hein...     


        

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Seg 14 Jul 2014, 09:05

Dá sim, leva o maior jeito!!   

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Seg 14 Jul 2014, 10:34

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Seg 14 Jul 2014, 13:37

Boa a matéria!
E ta de parabéns!    
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Furlanetto
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Seg 14 Jul 2014, 17:35

Show de bola!
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Diogo Lima
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Ter 15 Jul 2014, 07:51

Figueiredo escreveu:
Diogo Lima escreveu:
Mais uma vez, matando a cobra e mostrando o.....





Pé.
Como vc sabe que eu tenho o "pé" grande???           

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk            


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Cara, nem eu estou aguentando mais carro desmontado, estou trabalhando no buggy qualquer tempinho vago para acabar com essa cachaça, por aqui tem rolado passeios direto e eu to ficando pra trás.

Sobre as medidas do santo antônio, nem eu as tirei porque o meu buggy não tem simetria de nada, se você fizer um X no meio dele nunca se consegue a mesma medida, ou pelo menos próximo da medida em direções opostas, na verdade o santo antônio é meio torto para disfarçar as medidas do buggy, é tipo colocar um quadro numa parede onde o teto é desnivelado, se o quadro ficar no nível ele parecerá que esta torto ou mostrará que o teto esta. O mais interessante é ver as fotos e partir pra viradeira, faz uma dobrinha e compara, faz outra dobra e compara e assim vai até chegar no ponto ideal.

Tem muitas fotos dele no meu facebook.

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Qualquer coisa, estamos aí.

Só pra constar, tem alguém do fórum que faz parte da lista dos seus amigos "íntimos" ? Rrsrsrs Valeu Fifi.
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Ter 15 Jul 2014, 09:27

O unico incoveniente desses balancis 1:25 é o preço pois não são baratos não..

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Ter 15 Jul 2014, 18:56

O pior que é mesmo Luby!! São caros!
Mas,se tiver que pegar um 1600,e dar um pôneis a mais,o interessante mesmo,é usar os balanceiros 1:1,40 que deixa o rendimento bem parecido com um motor W100 e balanceiros comum,e dependendo do caso,até melhor!É só pensar que com um comando mais "quadrado" original VW o carro tem um ótimo torque em baixa,essa mesma ária de torque,será favorecida e muito com a maior abertura das válvulas! E como não precisa abrir o motor,acaba por sua vez,mesmo caro,finado mais barato que trocar o comando,pois a mão de obra de quem meche no boxer está absurdamente cara!
Nesse caso que postei,foi utilizado balanceiros 1:1,25,justo por causa do comando,pois essa é a medida máxima que o comando W100 aceita!
Abração
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Ter 15 Jul 2014, 19:15

Pois é isso... eu vou de comando "quadrado VW" com diz o Fifi, balanceiros 1,1:25, taxa e melhoria nos cabeçotes e volante aliviado... espero um motorzinho com um bom tork e um pouco mais de giros!!

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Qua 16 Jul 2014, 09:39

Realmente o uso de balancins especiais tem a vantagem de não precisar abrir o motor mas por outro lado jogar mais potencia em motor já rodado as vezes é meio perigoso...

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Qua 16 Jul 2014, 12:33

É verdade Luby,tem que saber o que está fazendo,pois tudo tem seu custo e que é sempre cobrado!Principalmente,para pessoas desinformadas ou que estão mal orientadas!
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Qua 27 Ago 2014, 23:17

Uma coisa que era para ter comentado,e realmente me esqueci e com isso deixou a informação incompleta é que:
As varetas originais VW,geralmente ficam entre 280mm e 281mm,e quando se aplica esses balanceiros 1:1,25 geralmente(não é sempre) se precisa diminuir as varetas de acionamento,pois,como os balanceiros avançam mais,acaba se "enforcando" as varetas com o tamanho original.
Nesse caso do exemplo,foi retirado 9mm do total:

O aconselhável é usar uma vareta de aluminio original para se ter a medida exata,não tirei a foto,mas se corta a ponta da vareta e lá se coloca um parafuso com uma porca e se instala junto com o balanceiro,feito isso,se regula o tamanho da vareta até conseguir razoável regulagem das valvulas,ou seja,não deixar a regulagem das válvulas,nem muito apertadas e nem muito folgadas e com esse tamanho usado como padrão,pode se usar como gabarito para as varetas definitivas:
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Se aproveita as pontas e se reinstala se novamente:

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Abração a todos! 
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Sex 06 Fev 2015, 16:11

Tópico legal!!!!
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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Dom 08 Fev 2015, 17:31

Por falar nisso o SP2    que foi o unico motor vw-boxer  que usou os balancis 1:25 de fabrica ..

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   Seg 16 Fev 2015, 09:00

lubisomem01 escreveu:
Por falar nisso o SP2    que foi o unico motor vw-boxer  que usou os balancis 1:25 de fabrica  ..

Exatamente Luby, já saía de fábrica com essa configuração, aliás, esses motores do SP2 eram cheios de melhorias...

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MensagemAssunto: Re: Balanceiros 1:1,25 e Lash Caps   

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