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 Cabos de velas!!

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Marcio ®
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MensagemAssunto: Cabos de velas!!   Ter 02 Out 2012, 17:07

Conhecendo o Sistema de Ignição



1. Introdução
Os Cabos de Vela são componentes que transportam a energia elétrica produzida pela bobina ou transformador para a geração da centelha nas velas, sem permitir fugas de corrente. São tão importantes quanto as próprias velas, pois deles também depende a qualidade da centelha. Somente cabos em boas condições poderão proporcionar energia adequada para as velas produzirem centelhas de qualidade.

A FAST POWER oferece uma completa linha automotiva em cabos supressivos e resistivos variando de acordo com o projeto original do veículo. As duas construções atendem os requisitos das montadoras. No entanto, a construção supressiva normalmente é utilizada em veículos mais atuais, principalmente os veículos com injeção eletrônica, pois tem como característica, atenuar a interferência eletromagnética no sistema de som e nos equipamentos eletrônicos dos veículos modernos.



· Cabos supressivos são construídos com fios condutores envoltos sobre uma fibra sintética garantindo resistência mecânica à tração, revestidos por uma camada de elastômero (EPDM) para isolação elétrica. Envolvendo todas essas camadas, há uma capa protetora externa, garantindo maior proteção aos cabos de vela FAST POWER.

· Cabos resistivos são construídos com fios de cobre e possuem terminais com resistores de níquel-cromo, além da capa protetora. Sua aplicação atende basicamente aos veículos da marca Volkswagen.



2. Características e benefícios
Terminal em Cobre: resistente a corrosão, proporcionando melhor condutibilidade elétrica
Protetor de silicone e chupeta isolante auto aderente: para vedação das conexões contra umidade e poeira
Revestimento de silicone: evita infiltração de umidade
Enrolamento de liga de aço inox de alta durabilidade:propriedades de supressão magnética e de rádio-interferências
Fibra de vidro trançada : gera mais resistência mecânica
Capa interna de borracha sintética especial: para melhor isolação e maleabilidade
Capa isolante de Silicone: alta resistência ao calor
Núcleo de Fibra de kevlar reforçada: produto flexível de grande resistência mecânica



3. Dicas de Montagem
Sempre remover os cabos de vela com o motor frio.
Ao removê-los, puxe-os sempre pelos terminais.
Observar o comprimento dos cabos, para que eles sejam instalados no cilindro correto.
Utilizar corretamente os espaçadores de cabos nos motores que os possuem.
Ao conectar os cabos de vela, pressionar os terminais até que haja o clique indicando encaixe perfeito.



4. Manutenção Preventiva


1. Evitar que respingos de material abrasivo, como fluido de freio, querosene e ácido de bateria caiam sobre os Cabos de Vela. Esses produtos corroem a camada protetora externa do cabo, o que poderá reduzir sua vida útil.

2. Se o motor do veículo for lavado, desconectar os terminais das velas e secar a região tanto das velas quanto dos terminais com jato de ar comprimido. Caso haja umidade nas velas ou nos terminais, poderá haver fuga de corrente, falha de ignição e desgaste prematuro dos cabos e das velas. O mesmo procedimento deve ser seguido com os terminais do distribuidor.

3. Verifique o estado do Cabo de Vela a cada 40.000 km. Caso seja necessário, efetue a troca acompanhada da troca das Velas de Ignição.

4. Caso haja a necessidade de limpeza dos Cabos (devido à concentração de sujeira e óleo) utilize material levemente abrasivo em um pano úmido ou mesmo álcool para a limpeza do Cabo. Certifique-se de que produtos inflamáveis utilizados na limpeza evaporaram por completo antes de conectar novamente os terminais no motor.

Normalmente, os Cabos de Vela devem ser verificados a cada 40.000km.



5. Guia de Problemas e Soluções

Problemas
Causas Prováveis
Soluções

Fuga de corrente
Uso de ferramentas inadequadas
Blindagem danificada, comprometendo a isolação.

Furo da capa protetora, causado por impacto nos terminais
Utilização de ferramentas adequadas
Substituir o cabo

Falhas de ignição
Cabo mal encaixado à vela
Penetração de umidade entre o terminal do cabo e a vela de ignição.
Encaixar corretamente o cabo na vela
Ruptura estrutura interna do cabo
Dobras ou torções Substituir o cabo
Danos à isolação
contato do cabo com partes metálicas do motor ou lataria na instalação. Substituir o cabo






Qual a diferença de um cabo de vela comum e um supressivo? Eu também tenho um cabo comum (que não tem nenhuma resistência e um supressivo que já apresenta uma certa resistência. Por que isso ocorre? Vocês também poderiam me explicar como eu faço a contagem no multímetro para verificar a resistência?

Os cabos comuns não possuem resistência elétrica. Ao se medir com um ohmímetro, o valor encontrado deverá ser próximo de 0 ohm. Já os cabos supressivos, possuem internamente uma resistência elétrica, que, segundo a Norma NBR 6880, é de 6 a 10 kohms por metro.







A figura acima mostra como medir com um multímetro o valor dessa resistência.

Existem cabos que não possuem resistência, mas os supressores possuem. Normalmente 1 kohm para o conector da tampa do distribuidor e 5 kohms para o conector da vela. Na soma, o valor deverá ficar próximo de 6 kohms.

Vamos a um exemplo de como se calcular a resistência nos cabos supressivos, cujo comprimento seja de 45 cm.

Utilizando-se a regra de três temos:

Mínimo: 6 x 0,45 = 2,7 kohms
Máximo: 10 x 0,45 = 4,5 kohms

Se o valor encontrado estiver entre 2,7 a 4,5 kohms o cabo está em ordem.

Os cabos de ignição possuem um sistema de resistência para diminuir as interferências eletromagnéticas causadas pela alta tensão do circuito. Essa resistência pode estar incorporada ao cabo de duas maneiras: Por terminal supressivo ou cabos supressivos.

No primeiro tipo citado, os cabos não possuem resistência e sim os seus terminais (normalmente impressos). Como exemplo podemos citar os cabos utilizados no Volkswagen Santana, onde o terminal que vai na vela possui 5 kohms e o que vai na tampa do distribuidor 1kohm.

No segundo tipo é o cabo que possui uma resistência interna. Neste caso, a resistência é dada pelo comprimento do cabo. O valor, segundo a norma NBR 6880 é de 6 a 10 kohms por metro.

Dica: Pode ocorrer de você medir os cabos e achar os valores de resistência em ordem. Ao montar os cabos você percebe que ainda existem falhas no funcionamento do motor. As vezes, o cabo está dando mal contado quando se movimenta. Para verificar isso, basta instalar o multímetro e medir a resistência. Sem tirar as pontas de prova, movimente o cabo e verifique se o valor não vai para o infinito, indicando cabo em aberto.

Utilização dos Cabos de Vela em veículos movidos a gás

Devido às características físico-químicas do GNV (gás natural veicular), há uma queda no rendimento do motor quando esse combustível é utilizado, além da dificuldade para ignição da centelha. Dessa forma, a voltagem necessária é muito maior, fazendo com que as velas e os cabos de vela trabalhem fora das especificações originais das montadoras, diminuindo sua durabilidade. Assim, recomenda-se que as velas e os cabos de vela sejam substituídos quando o veículo for convertido para o GNV, além de manutenção e troca mais freqüente tanto das velas de ignição quanto dos cabos de vela.

Importante:

Velas: E recomendado por todos que a folga deve ser de 0,1mm a 0,2mm menor que o original assim evita – se pequenas falhas e. Isso para vela de 1 eletrodo.
Substitua as velas de ignição por modelos mais "Frios", com grau térmico maior nos modelos da NGK
Ex: BCPR5ES substitua por BCPR8ES





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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Qua 03 Out 2012, 08:44

show de bola..

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Ter 04 Dez 2012, 07:25

Bomba de informação!... Vlw
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 19:09

ola pessoal de novo tenho uma duvida sobre os cabos de vela tem 2 menores e 2 maiores e agora onde vai cada um,pois os que ta aqui no fusca são todos do mesmo tamanho,e qual comprar ngk ou bosch.
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 19:19

edmardimas escreveu:
ola pessoal de novo tenho uma duvida sobre os cabos de vela tem 2 menores e 2 maiores e agora onde vai cada um,pois os que ta aqui no fusca são todos do mesmo tamanho,e qual comprar ngk ou bosch.

Boa noite Edmar... o tamanho dos cabos nao interferem diretamente no funcionamento do carro, servem apenas para alcançar e encaixar corretamente nas velas.... o mais importante é que nao ocorra a troca de posições nos mesmos na tampa do distribuidor, se isso ocorrer, o motor nao funcionará corretamente. Os cabos da NGK e da Bosch são de excelente qualidade, pode cxolocar qualquer uma dessas marcas que estará bem servido, mas o mesmo não ocorre com as velas, onde as da NGK sao superiores as da Bosch!!
Espero ter ajudado, abraçao!!

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 19:23

Marcio ® escreveu:
edmardimas escreveu:
ola pessoal de novo tenho uma duvida sobre os cabos de vela tem 2 menores e 2 maiores e agora onde vai cada um,pois os que ta aqui no fusca são todos do mesmo tamanho,e qual comprar ngk ou bosch.

Boa noite Edmar... o tamanho dos cabos nao interferem diretamente no funcionamento do carro, servem apenas para alcançar e encaixar corretamente nas velas.... o mais importante é que nao ocorra a troca de posições nos mesmos na tampa do distribuidor, se isso ocorrer, o motor nao funcionará corretamente. Os cabos da NGK e da Bosch são de excelente qualidade, pode cxolocar qualquer uma dessas marcas que estará bem servido, mas o mesmo não ocorre com as velas, onde as da NGK sao superiores as da Bosch!!
Espero ter ajudado, abraçao!!
obrigado pela rsposta tão rapido,vou comprar amanha cabo novo,mas qual modelo de cabo e melhor,como devo pedir.
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 19:30

Peça cabos comuns para motores de fusca 1600, aqui só consigo encontrar cabos resistivos, mas eu particularmente prefiro os supressivos que evitam qualquer interferência no sistema de som do carro....

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 19:34

e sobre ponto do motor qual é melhor 10 ,12,ou 15 graus não sei muito no que muda isto,sei colocar no modo estatico mas não sei qual é a regra,só coloco.
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 19:40

O ideal é procurar manter o seu motor funcionando com o ponto certo para que a queima da mistura ar/combustível seja feita corretamente e diminua a poluição... ponto atrasado deixa o carro lerdo, e com uma série de sintomas de "motor cansado ou com problema", já se o ponto for adiantado ligeiramente, seu carro terá respostas mais rápidas, vai ficar mais esperto, mas isso tem um limite... se passar muito, ele vai começar a grilar (som de moedas soltas no motor) e ficará pesado demais para dar a partida.

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 19:48

a regulagem da mistura eu faço igual a do tonela,abro todo o parafuso e vou fechando quando ele começar a chacoalhar eu vou fechando ate ficar firme,mas se o parafuso da mistura estiver muito aberto ocorre oque me desculpe por tantas perguntas mas voceis me ajudam muito obrigado.
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 20:00

Edmar, estamos aqui para ajudar e aprender também... sem problema!
A regulagem a que voce se refere é a do carburador, pode continuar seguindo as dicas do Tonella que ele é conhecedor do assunto e vai deixar seu motor bem afinado. Se o parafuso da mistura estiver muito aberto, pode ser que o carro tenha um desempenho aparentemente melhor, mas, na verdade, voce estará disperdiçando combustível e consequentemente jogando dinheiro fora, suas velas ficarão anegradas (sinal de mistura rica)... a cada saída, procure retirar uma das velas e ver sua coloração, esse é o melhor indicativo para saber se o carro está bem regulado.
 
Velas esbranquiçadas.... mistura pobre
Velas marrom claro....... mistura boa
Velas marron escura..... mistura ligeiramente rica (mas ainda boa)
Velas anegradas.......... mistura muito rica

P.S. - Uma dica importante... nunca mexa em tudo de uma só vez no seu motor, faça por etapas, pois se alguma coisa estiver errada voce sabe onde está o problema e pode refazer.

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 20:08

Marcio ® escreveu:
Edmar, estamos aqui para ajudar e aprender também... sem problema!
A regulagem a que voce se refere é a do carburador, pode continuar seguindo as dicas do Tonella que ele é conhecedor do assunto e vai deixar seu motor bem afinado. Se o parafuso da mistura estiver muito aberto, pode ser que o carro tenha um desempenho aparentemente melhor, mas, na verdade, voce estará disperdiçando combustível e consequentemente jogando dinheiro fora, suas velas ficarão anegradas (sinal de mistura rica)... a cada saída, procure retirar uma das velas e ver sua coloração, esse é o melhor indicativo para saber se o carro está bem regulado.
 
Velas esbranquiçadas.... mistura pobre
Velas marrom claro....... mistura boa
Velas marron escura..... mistura ligeiramente rica (mas ainda boa)
Velas anegradas.......... mistura muito rica

P.S. - Uma dica importante... nunca mexa em tudo de uma só vez no seu motor, faça por etapas, pois se alguma coisa estiver errada voce sabe onde está o problema e pode refazer.
Essa dica eu respeito,pois sou operador de maqinas de papel e costumo trabalhar assim fez deu resultado ok,fiz mas sem sucesso volto no lugar pode deixar vou seguir no fusca tbm.
então deixa eu ver se entendi parafuso muito aberto mistura rica e velas anegradas e quanto mais eu fecho o parafuso mistura boa,mas vou prestar atenção nessa coloração,eu tenho que regular a abertura dos eletrodo das velas quando compro ou e so por elas no lugar das outras,
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 20:16

As velas novas já vem reguladas, nao precisa mexer é só colocar no lugar...
A questao da mistura rica ou pobre, tem uma série de outros fatores que podem alterar esse resultado, como giglagem correta do carburador, entrada de ar falsa no sistema, etc... esse raciocínio é para uma situação de funcionamento regular do motor Boxer, desde que sem alterações dos padrões originais, ok??

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 20:20

blz Márcio obrigado pelas ricas informações que vc me deu tenha uma boa noite e sucesso em sua vida e a tdos do forum que nos proporcionam um pouco de sabedoria em que se diz respeito a mecanica de fusca e buggy,valeu ate outro dia fuiii.
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 21:03

Edmar, para poderes perceber a coloração das velas vais ter que rodas um tempo, se andas bastante uns 2 ou 3 dias serve, senão uma semana ou uns 100 km.
Assim dá para ter uma noção mais correta da coloração.
Eu gosto de uma mistura ligeiramente mais rica, isso ajuda na refrigeração da camara de combustão.

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sex 28 Jun 2013, 22:47

Muito bom Marcinho, ótimas explicações também.

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sab 29 Jun 2013, 00:08

Marcio ® escreveu:
O ideal é procurar manter o seu motor funcionando com o ponto certo para que a queima da mistura ar/combustível seja feita corretamente e diminua a poluição... ponto atrasado deixa o carro lerdo, e com uma série de sintomas de "motor cansado ou com problema", já se o ponto for adiantado ligeiramente, seu carro terá respostas mais rápidas, vai ficar mais esperto, mas isso tem um limite... se passar muito, ele vai começar a grlar (som de moedas soltas no motor) e ficará pesado demais para dar a partida.

Oi, Marcio.
Este barulho de moedas soltas no motor meu buggy véio tá apresentando. Achei que isto aí sempre era regulagem de válvula, por isto mesmo mandei fazer uma. Só que o barulho continuou... Isto desde a volta de Urubici. O macãnico me disse que pode ser motor fora do ponto...
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sab 29 Jun 2013, 07:53

Pois então Ricardo, tente dar uma ligeira atrasada no ponto que se for realmente isso o barulho irá desaparecer.

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sab 29 Jun 2013, 08:41

Marcio ® escreveu:
Pois então Ricardo, tente dar uma ligeira atrasada no ponto que se for realmente isso o barulho irá desaparecer.

Obrigado pela dica  
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sab 29 Jun 2013, 09:53

Esqueci de comentar... o barulho de válvulas desreguladas é diferente, o motor fica fazendo aquele tec, tec, tec chato pra caramba. Valeu!!!

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Seg 15 Jul 2013, 17:13

Ricardo57 escreveu:
Marcio ® escreveu:
O ideal é procurar manter o seu motor funcionando com o ponto certo para que a queima da mistura ar/combustível seja feita corretamente e diminua a poluição... ponto atrasado deixa o carro lerdo, e com uma série de sintomas de "motor cansado ou com problema", já se o ponto for adiantado ligeiramente, seu carro terá respostas mais rápidas, vai ficar mais esperto, mas isso tem um limite... se passar muito, ele vai começar a grlar (som de moedas soltas no motor) e ficará pesado demais para dar a partida.

Oi, Marcio.
Este barulho de moedas soltas no motor meu buggy véio tá apresentando. Achei que isto aí sempre era regulagem de válvula, por isto mesmo mandei fazer uma. Só que o barulho continuou... Isto desde a volta de Urubici. O mecãnico me disse que pode ser motor fora do ponto...

Descobri o que era o tal barulho de moedas... Falei com o meu mecânico e ele insistiu que o motor estava redondo... Então botei ele no volante e fomos dar uma volta para detectar o barulho. Descobri que era apenas o barulho do vento batendo no retrovisor do carona... Só que andei lendo uns artigos aí pela internet e o pessoal conta que adiantando o ponto um pouquinho, o motor fica envenenado e um pouco mais econômico também. Preciso conferir isto...
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sab 28 Dez 2013, 11:09

Um esquema simples que ajuda muito a tirar o povo do sufoco na hora que o pessoal está fazendo manutenção posição dos cabos!!

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sab 28 Dez 2013, 11:36



Boa dica....eu não fazia a menor idéia de qual era qual...kkk

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sab 28 Dez 2013, 11:45

Alemão/Floripa escreveu:


Boa dica....eu não fazia a menor idéia de qual era qual...kkk

Tá na hora de fazer um curso intensivo básico de mecânica popular  pig  pig  pig  pig  pig  pig 
Por acaso você sabe o que é grampolêta da rebembéla??????
Parafusêta de rebimbóca?????
      
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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   Sab 28 Dez 2013, 17:03

um detalhe que sempre gosteir de fazer e faço é fazer uma marca no pé do distribuidor junto da carcaça do motor alinhando ambas as marcas ou seja a do pé do distribuidor e da carcaça do motor e a partir dessa marca pegar uma chave de boca 10 e ir pra rua ai sim vamos colocar o motor no ponto certo: pois já temo um ponto de partida que é a marca do distribuidor e da carcaça ai sim podemos ir adiantando ou atrasando um pouco e testando o rendimento do motor na real ou seja andando com o carro na rua mas sempre andando com o distribuidor pequenos espaços e lembrando sempre que pra frente da capela se avança o ponto e pra traseira do carro se atrasa o ponto ai meus amigos é pura diversão ate achar o ponto maximo que o motor pode trabalhar adiantando sem ficar pesado na hora de ligar e nem ficar batendo pino.......

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MensagemAssunto: Re: Cabos de velas!!   

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