BUGGY & BAR

LUGAR DE DIVERSÃO E DESCONTRAÇÃO
 
InícioInício  BUGGY E BARBUGGY E BAR  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada

Compartilhe | 
 

 Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 2023
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 36
Localização : Niterói/Praia seca RJ

MensagemAssunto: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Qui 28 Ago 2014, 00:53

Os motores Boxer,como todos nós sabemos,quando não tomados simples cuidados,podem sofrer com problemas de temperatura.
Essa temperatura,além de obviamente,na que se baseia no arrefecimento a AR,existe ainda o problema com o óleo!
O motor boxer possui uma quantidade de óleo pequena,que apesar de funcionar em certas ocasiões,não funciona em muitas outras,justo essa quantidade de óleo pequena aliado ao uso em uma condição um pouco mais severas,é que temos muitas quebras e lesões ao motor,pois,quando o óleo chega a uma elevada temperatura,o mesmo perde e muito várias características fisico-químicas extremante importantes para a lubrificação do motor,e que com isso diminui de forma considerável a vida útil do motor!A VW indicava temperatura de óleo entre 85 graus a 100 graus,a partir dai,até se pode ir,mas por pouco tempo.

Uma das formas de se evitar danos,é o monitoramento da temperatura do óleo e sua pressão.
A luz de espia do painel,nada mais é que um interruptor  que avisa se existe pressão suficiente no sistema,mas para por ai,não indica qual é a pressão e nem muito menos se o óleo está muito quente!

Existe algumas formas relativamente baratas para se efetuar esse monitoramento,uma delas,é usar um "T" onde se mantem o interruptor original do motor e se adiciona um sensor de temperatura,que pode ser da água do motor AP:

Esse sistema não é tão preciso,mas já se tem uma ótima idéia da temperatura de funcionamento do óleo do motor:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Uma outra forma,é usar um adaptador no lugar do parafuso da mola do bujão da pressão do óleo,pode se usar o mesmo sensor de temperatura indicado acima,a vantagem,é que se vai ter uma medição mais precisa,pois além do maior fluxo de óleo no local,o censor fica melhor fixado no próprio bloco:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O "relógio" medidor,por sua vez,teria que ser de boa qualidade e com a escala adequada ao funcionamento da amplitude da temperatura,bom mesmo seria um VDO por exemplo,mas existem marcas mais baratas que funcionam bem,sugiro,entre outras boas marcas esse da "Espectrum",que tem funcionado muito bem em muitos carros de conhecidos,não aconselho os da 'rancing",já tive algumas experiências  ruins e conheço muita gente que também já tiveram problemas,não estou dizendo que seja ruim sempre,mas... :

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 

Uma outra forma muito boa de se monitorar o óleo,é monitorar a pressão do óleo,nesse caso,a função chega a ser dupla!!Pois se a pressão cai além de se saber que está havendo problemas com a pressão, quer dizer também,na esmagadora maioria dos casos,que o óleo está muito quente e que se deve aliviar essa temperatura!
Um ótimo sensor para tal,é o dos motores MWM 229 que equipam muitos caminhões VW e Ford,e o mais interessante é que,esses sensores,em sua maioria,possui pressão e o interruptor da lampada do painel,ou seja,dois em um!E a medida da rosca é exatamente a mesma do interruptor original do motor boxer:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Esse artifício chegou a ser usado em alguns Pumas e Adamos,e deixa o visual mais limpo e o funcionamento mais eficaz:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Só a título de curiosidade,as tres peças juntas,que podem sim ser usadas em conjunto,no caso,temperatura de óleo e pressão:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
Existe algumas formas de se diminuir ou até mesmo,acabar com esses problemas de alta temperatura de óleo,tais como:sobre carte,bomba de oleo com filtro acoplado, sistema externo de circulação de óleo,etc


De resto é tomar gelada e estar sempre pelo Buggy e Bar!!Tem que fazer um sistema de ver a temperatura e pressão é da cerveja cassete!!!        :Festa:eu não bebo óleo mesmo!!    

Abração a todos e desculpem os erros de português!!! kkkkkkk      


Última edição por Figueiredo em Qui 28 Ago 2014, 10:54, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Alemão/Floripa
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
avatar

Mensagens : 6335
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 48
Localização : FLORIANOPOLIS-SC

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Qui 28 Ago 2014, 07:55

"De resto é tomar gelada e estar sempre pelo Buggy e Bar!!Tem que fazer um sistema de ver a temperatura e pressão é da cerveja cassete!!!"


kkkkkk............sai pra lá bebum

Boa Fifi, interessante a tua postagem...



_________________
ALEMÃO/FLORIPA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
avatar

Mensagens : 6340
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Qui 28 Ago 2014, 08:28

Boas dicas Fifi, tudo muito útil e válido principalmente para quem força um pouco mais os Boxers!!

_________________
SOU PRAIEIRO, SOU BUGGUEIRO, ME DIVIRTO O ANO INTEIRO!!!
######### B U G G Y T E R A P I A #########
Voltar ao Topo Ir em baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 3716
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro - RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Qui 28 Ago 2014, 09:20

Realmente são coisas importantíssimas para ajudar na preservação do motor boxer Fifi e como o Marcio falou para quem força o motor então é fundamental uma boa lubrificação com pelo menos uma capela deslocada e um filtro de oleo externo...

_________________
ABS
Luby
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 2023
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 36
Localização : Niterói/Praia seca RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Qui 28 Ago 2014, 09:48

lubisomem01 escreveu:
Realmente são coisas importantíssimas para ajudar na preservação do motor boxer Fifi e como o Marcio falou para quem força o motor então é fundamental uma boa lubrificação com pelo menos  uma capela deslocada e um filtro de oleo externo...  
Não sei se é só pra quem força motor não!   
Os Fuscas possuiam uma série de artifícios aerodinâmicos e vedações no cofre do motor a fim de ajustar a refrigeração do motor,pois as duas(ar e óleo) refrigerações estão intimamente ligadas.
Os Buggys em geral,quando "desenhados",não levam e nunca levaram em conta a aerodinâmica da refrigeração do motor!E sua esmagadora maioria,não possui nada separando o escape do cofre e muito menos o ar quente do frio!
Nos buggys mais antigos,o motor era todo aberto,ai facilitava.
Mas hoje em dia,na verdade,desde da década de 80,os motores acabaram sendo cobertos com para choques de fibra e e outros agregados!
A não muito tempo,em um dia só muito quente,na BR101,andando no máximo a 80KM/H ,pois o transito não deixava,cheguei a 120 graus,no final da  viagem pois resolvi que estava atrasado,cheguei com uma das válvulas enforcada!Olha que a capela era sim de radiador deslocado! 
Existe uma brincadeira muito comum pelo meio da mecânica boxer baseada em uma antiga propaganda VW: "ar não ferve,mas óleo sim"  
Ter um termômetro de óleo no painel é um equipamento muito comum,pois a maioria dos carros mil possui só que pra água,e acredito que a maioria não faz rali!rsrsrs
A dica é simples,não é por que vc não está vendo,não quer dizer que não esteja acontecendo!
Garanto que alguém já reparou,que depois de algum tempo andando com o buggy o carro começou a ficar fraco ou "batendo pino",resultado de alta temperatura.
Não foi atoa que o fusca mexicano recebeu um monte de mudanças na refrigeração do motor e do seu óleo! 
  

abração  
Voltar ao Topo Ir em baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 3716
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro - RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Qui 28 Ago 2014, 13:00

e um pequeno detalhe nos motores deitados temos que tomar um certo cuidado com a lataria do motor pois a refrigeração do mesmo é feita ao contrario ou seja de traz para frente...

_________________
ABS
Luby
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jperson
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 1098
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 56
Localização : IJUI-RS

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Sab 30 Ago 2014, 08:23

Esse é o meu sistema.
Fita veda rosca em todas as roscas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
<br>
Voltar ao Topo Ir em baixo
waybecker
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 1218
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 38
Localização : Eldorado do sul RS.

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Sab 30 Ago 2014, 12:56

No meu motor tem  marcador de pressão do oleo que sai ali junto com a cebola da luz do paiel e o da temperatura é bem embaixo do bloco mesmo lugar qe tem nas kombi  lado direito da polia um pouco mais em baixo,marca em torno de 90 graus.mas ja chegou algumas vezes a 120 g tive que parar ou tirar o pé.

_________________
waybecker

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.papaterra-rs.com.br/
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 2023
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 36
Localização : Niterói/Praia seca RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Sab 30 Ago 2014, 18:11

Jperson escreveu:
Esse é o meu sistema.
Fita veda rosca em todas as roscas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Se eu entendi,o seu está com um "T" somado a outro "T",mas o medidor não é "elétrico" é direto na pressão do medidor,bem preciso,mas dá  mais manutenção,pois se houver rompimento dessa "mangueira" de ligação que vai até o medidor,vai óleo e pressão embora,não estou dizendo que seja rui, !Eu tenho um assim da VDO,mas é de temperatura,não uso mais.
Esse bulbo da VDO que os MWM usam,são de duplo sistema e extremamente precisos.
Abração JP!!    
Voltar ao Topo Ir em baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 2023
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 36
Localização : Niterói/Praia seca RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Sab 30 Ago 2014, 18:22

waybecker escreveu:
No meu motor tem  marcador de pressão do oleo que sai ali junto com a cebola da luz do paiel e o da temperatura é bem embaixo do bloco mesmo lugar qe tem nas kombi  lado direito da polia um pouco mais em baixo,marca em torno de 90 graus.mas ja chegou algumas vezes a 120 g tive que parar ou tirar o pé.
Seu bloco é do uns dos ultimos a serem produzidos,é um dos "mais modernos"!
Sobre a temperatura,se pisar mesmo,dependendo do carro e da condição,vai mesmo a 120 e até 140 graus!A merda é se ficar muito tempo!
O grande lance,é monitorar também a temperatura das camisas ou no caso,do cabeçote!
Esse procedimento,é o mesmo que se usa na aviação!
Trabalham deforma até simples:temperatura,pressão de óleo e temperatura de cabeçote X tempo,ou seja,se sabe aonde andar e se passar do limite,quanto tempo é tolerável,ou seguro!
O pessoal da fusca e tal,tinha uma medidor de temp de cabeçote ptra vender a algum tempo!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abração  Beckão     
Voltar ao Topo Ir em baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 3716
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro - RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Sab 30 Ago 2014, 21:15

se fosse eu, eu  usaria pra começar um filftro de oleo externo como era usado nos fuscas mexicanos alem é claro de uma capela com o radiador de oleo deslocado, inclusive o amigo acima que o Figueiredo  comento vende esta peça tambem.

ps. que fique bem claro que não tenho nada haver com o vendedor e nem o conheço, simplesmente comentei porque sei que ele vende a peça que estou recomendando porque sei que é otima para quem usa e força os morotes boxers, simples assim...

_________________
ABS
Luby
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jperson
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 1098
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 56
Localização : IJUI-RS

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Dom 31 Ago 2014, 08:09

Figueiredo, usei por um tempo o manometro eletrico, mas não funcionou direito, aí troquei pelo mecanico.
O meu kit de manometro e mangueira er cronomac, o melhor nacional e já fazem uns 6 anos que estão lá.

_________________
<br>
Voltar ao Topo Ir em baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 2023
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 36
Localização : Niterói/Praia seca RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Dom 31 Ago 2014, 10:05

Jperson escreveu:
Figueiredo, usei por um tempo o manometro eletrico, mas não funcionou direito, aí troquei pelo mecanico.
O meu kit de manometro e mangueira er cronomac, o melhor nacional e já fazem uns 6 anos que estão lá.
Acredito mesmo,a cronomac é mesmo muito boa,como eu disse antes,eu já usei da VDO.
Quando disse sobre manutenção,quis dizer que,é mais uma mangueira sobre pressão de óleo andando pelo carro.
Já não gosto de usar o kit de radiador e filtro esterno(mangueiras aterc) pois acho que começa complicar...mesmo assim eu uso.
E lembro bem vc comentar sobre a ruptura de uma mangueira dessas que escoou quase todo o óleo do seu motor.
O que eu na verdade mesmo estou querendo dizer é que:em se tratando de motor boxer,pra mim,na minha opinião,quanto mais simples melhor,pois é justo o grande ponto forte dessa mecânica,justo  a simplicidade,onde se sai de casa com um chave de fenda e um 13mm,sabe se que vai voltar pra casa!rsrsrsrs

Mas juro que não foi uma crítica pejorativa e muito menos pessoal,a sua pessoa  e  ao sistema usado!

Abração JP!        
Voltar ao Topo Ir em baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 2023
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 36
Localização : Niterói/Praia seca RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Dom 31 Ago 2014, 10:09

lubisomem01 escreveu:
se fosse eu, eu  usaria pra começar um filftro de oleo externo como era usado nos fuscas mexicanos alem é claro de uma capela com o radiador de oleo deslocado, inclusive o amigo acima que o Figueiredo  comento vende esta peça tambem.

ps. que fique bem claro que não tenho nada haver com o vendedor e nem o conheço, simplesmente comentei porque sei que ele vende a peça que estou recomendando porque sei que é otima para quem usa e força os morotes boxers, simples assim...
Luby,
O cara da fusca eTal,é o Fabrício,pessoa da melhor qualidade,extremamente honesto e o melhor,muito entendido nessa mecânica!
Pode confiar que o cara é bom!
Alias,ele tem o melhor preço dos camandos Engle originais do mercado!        
Fora outras "pecinhas" Twisted Evil   Twisted Evil   Twisted Evil   Twisted Evil 

Abração      
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jperson
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 1098
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 56
Localização : IJUI-RS

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Dom 31 Ago 2014, 14:19

Não esquenta figueira, a critica ´e sempre construtiva e eu sei das limitações do equipamento.
No caso das mangueiras de oleo, mudei o radiador para ao lado do cambio com mangueiras aeroquip( o metro dessas é caro).
Abraço

_________________
<br>
Voltar ao Topo Ir em baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 2023
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 36
Localização : Niterói/Praia seca RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Dom 31 Ago 2014, 14:41

Jperson escreveu:
Não esquenta figueira, a critica ´e sempre construtiva e eu sei das limitações do equipamento.
No caso das mangueiras de oleo, mudei o radiador para ao lado do cambio com mangueiras aeroquip( o metro dessas é caro).
Abraço
Eu vou usar um pouco mais as mangueiras artec,mas,com o tempo,com certeza vou partir também para a aeroquip,realmente a diferença é grande!São muito melhores!
abração e muito obrigado pela compreensão!Sabes que estamos entre amigos!       
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jperson
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 1098
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 56
Localização : IJUI-RS

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Seg 01 Set 2014, 08:57

Certamente Figueiredo!

_________________
<br>
Voltar ao Topo Ir em baixo
splitspeed
BUGUEIRO
BUGUEIRO


Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/01/2015
Idade : 40
Localização : Brasília

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Sab 18 Abr 2015, 20:52

Fundamental para nossos motores VW air coolds!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Kleyton maia
BUGUEIRO
BUGUEIRO
avatar

Mensagens : 103
Data de inscrição : 29/08/2012
Idade : 33

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Dom 19 Abr 2015, 17:39

Esse foi o esquema que fiz no meu funciona muito bem!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
Saudações;

Kleyton Maia
Kadron Vermelho 1974,VW 1.6 gas.
Confiram as aventuras de um kadron em: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
O novo projeto em: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

"Carburação ou ignição eis a questão !"
"Saudade é o preço que se paga, por viver momentos inesquecíveis!"
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://kadron74.blogspot.com.br
Claudinho
BUGUEIRO
BUGUEIRO
avatar

Mensagens : 81
Data de inscrição : 14/05/2014
Idade : 47
Localização : Maricá - RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Seg 20 Abr 2015, 18:57

Interessante!!! Vou providenciar este sensor assim que meu buggy estiver pronto pra rodar, não vejo a hora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Claudinho
BUGUEIRO
BUGUEIRO
avatar

Mensagens : 81
Data de inscrição : 14/05/2014
Idade : 47
Localização : Maricá - RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Seg 20 Abr 2015, 19:03

Figueiredo, vc trabalha na bugre?
Voltar ao Topo Ir em baixo
vivinhom
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 690
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 55
Localização : MARICÁ-RJ

MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   Qua 22 Abr 2015, 08:06

Claudinho escreveu:
Interessante!!! Vou providenciar este sensor assim que meu buggy estiver pronto pra rodar, não vejo a hora.



Eu também não! kkkkkkkk


A não ser que vc queira levar pra Araruama...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW
» [DÚVIDA] - Aonde fica o sensor de temperatura que aciona a ventoinha do KA 98?
» numeração do motor boxer
» Dicas para montagem do motor boxer.
» trator com motor boxer VW

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
BUGGY & BAR :: MECÂNICA BOXER-
Ir para: