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 Bomba de óleo Boxer VW.

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Bomba de óleo Boxer VW.   Ter 20 Jan 2015, 15:25

Quando se retifica ou quando se modifica o motor boxer VW tanto no desempenho quanto no uso é interessante prestar a atenção em alguns pontos;entre os pricipais,se encontra a bomba de óleo.
A bomba de óleo é praticamente o coração do motor e por tamanha importância tem que se ter uma atenção especial.
Ela é responsável  por bombear óleo sobre pressão a todas as partes móveis do motor,principalmente,vira brequim,bielas,pinos de pistão,comando e tuchos.
Esse óleo bombiado no vira e bielas,sobre pressão cria um "filme" de proteção entre as partes em atrito,sobe essa ótica,o que atrita mesmo é o óleo e não o metal das partes móveis.
Originalmente os VW a ar viam com bomba de óleo com 21mm nas engrenagens,para o regime normal de uso dentro da temperatura correta e com o lubrificante correto para o motor , dá conta com certa facilidade .
Contudo,quando  a temperatura aumenta a coisa muda de figura, o óleo tende a ficar mais "fino" e com isso se perde pressão e logo,se diminui o filme protetor,diminuindo assim a vida útil do motor.
Não é correto afirmar que esse tipo de fenômeno vá acontecer com um motor que usa a bomba de 21mm,mas é correto afirmar que seria mais fácil de ocorrer  com a mesma,mas se tem que levar em conta outros fatores,como tampa da bomba em boas condições,radiador de óleo em boas condições,óleo adequado para a temperatura ambiente e ao uso empregado,etc
Em um Buggy o motor,ou mais necessáriamente,a sistema de arrefecimento,normalmente está comprometido,pois os mesmos não foram desenhados para tal,e no começo,os motores eram totalmente expostos,não que isso queira dizer que o problema está resolvido,mas era atenuado.Contudo ainda existia e existe o problema da turbulência,mas isso é outro assunto.
Logo,os motores VW aplicados em buggys,tendem a funcionar um pouco mais quente que o normal,principalmente,usando em fora de estradas,tanto em areia quanto em trilhas por exemplo ou mesmo em asfalto mas com uso mais "pesado"  Twisted Evil
Para amenizar ou até mesmo sanar o problema da temperatura/pressão de óleo,existe certas opções de bombas.
A primeira opção é a substituição da bomba de 21mm por uma de 26mm,mas existe com 30mm,isso já vai dar uma melhora significativa no sistema e aliado a uma capela de radiador deslocado,terá um motor com uma vida útil maior em comparado a um motor com o sistema de bomba e capela original.

diferença entre as bombas:
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Diferença das engrenagens de 21mm para 26mm:

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A partir desse ponto,existem ainda outras opções mais refinadas e na minha opinião,de suma importância,pois mesmo como preço elevado,já aumentam tanto a durabilidade do motor que já valem o preço.
Bomba de óleo com filtro acoplado,ela além de ter engrenagens de 32mm possui em seu corpo o suporte para um filtro de óleo,isso gera mais pressão por conta das engrenagens maiores,maior quantidade de óleo que facilita a sua refrigeração e ainda por cima o filtra de forma muito eficiente,melhorando mais ainda o sistema.
Bomba de óleo com filtro:

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Depois desse conjunto,já podemos partir para um sistema que possibilita várias opções extremamente eficazes,no caso um bomba de circulação externa,ela possui geralmente engrenagens de 30 mm e com carcaça/tampa modificados para o fluxo de oleo ter um circuito externo,ou seja,a boma pucha o óleo do motor empurra para um circuito externo e depois retorna para o circuito interno do motor.Nesse circuito externo podemos aplicar alguns componentes que podem se fazer muito eficazes em algumas condições,tais componentes:radiador de óleo,eletroventilador para o radiador extra e suporte para filtro.
Esse sistema é geralmente usado em motores mais fortes ou com usos bem acentuado,como dito antes,até mesmo em carros de estrada e mesmo em motores originais.

Aparência da bomba de circulação externa já instalada em um motor o lado direito sai e esquerdo entra:

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Vista lateral:

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Possibilidade de modelo de radiador externo:

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Agora com eletroventilador:

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Suporte para filtro de óleo:

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As ligações dos mesmo é feita por "mangueiras" especiais,nesse grupo se destacam a Euroquip ou Goodyear Ortac

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Ainda existe a opção de se usar uma tampa EMPI especial que possibilita a circulação de óleo externa em uma bomba convencional,mas isso requer completa desmontagem do motor.
Basicamente se tampa o duto de entrada de óleo do motor(saída da bomba) por meio de abertura de rosca no local e logo apos inserir um "bujão" para conter o  óleo que entraria no motor e sairia da bomba  e que por sua vez, sai pela tampa especial  :

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Visão da tampa:

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Local de retorno do óleo na carcaça do motor,se retira o lacre,se abre uma rosca e instala se uma conexão

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E por ultimo,o sistema de carte seco,consiste em não utilizar o carte do motor como "depósito" principal de óleo e sim um receptáculo externo,isso  garante que alé da temperatura do óleo ser equilibrada com mais facilidade,gera uma certa certeza de que nunca faltará óleo nas partes móveis,pois o reservatório externo possui um "pescador" bem mais eficiente que os aplicados no motor original.esse sistema é particularmente usado em carros bem modificados(envenenados) na esmagadora maioria das vezes,pois ser tratar de um conjunto de especificações bem próprias e eficientes,não necessário a motores com leves preparações ou originais.

bomba de óleo para carte seco,possui 4 engrenagens responsáveis por um "duplo circuito" de óleo:

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Vale lembrar que a bomba por si própria não faz milagre,tem que se ter a noção de que ela funciona em conjunto com outras partes.
A tampa de óleo das bombas convencionais(sem circuito externo) tem papel de extrema importância,pois a mesma precisa estar sem desgaste,que no caso traria cavitação a boba e perda de pressão e fluxo.
Essa tampa da foto apresenta sinais evidentes de desgaste e pra piorar o problema,o "porfcional que fez o sivilssu" fez o favor de rodar a tapa para que as engrenagens fiquem em uma ária não gasta.Não adianta nada,poia a folga da tampa com as engrenagens continua:

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A opção para as bombas é a utilização de tampas originas novas ou se não encontrar usar uma por exemplo da Schadek,que é uma empresa conceituada do ramo:

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Abração a todos,aproveitem seus buggys e o tempo com eles e preferencialmente andando e não concertando!!      

Tentei resumir bastante,mas não resolveu muito,o tópico está enorme!!!kkkkkkkkkk

Fontes:
Meus arquivos de peças
Site da Sport system:  http://www.sportsystem.com.br/oscommerce/

Site da Fusca e Tal:  http://www.fuscaetal.com.br/

Ambas empresas de alta nível técnico,honestidade e trato com o cliente!Recomendo a todos!


Última edição por Figueiredo em Ter 20 Jan 2015, 19:31, editado 3 vez(es)
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rodrigovieira
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Ter 20 Jan 2015, 15:35

buggy&bar é muita informação pra minha cabeça.
ótima dica figueiredo
ainda mais pra mim que uso motor boxer.
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Ter 20 Jan 2015, 17:39

rodrigovieira escreveu:
buggy&bar é muita informação pra minha cabeça.
ótima dica figueiredo
ainda mais pra mim que uso motor  boxer.

Meu irmão...boxer é motor de macho!!!
Ap quando está calor ferve a trazeira!!!!



É bricadadeirinha...

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Diogo Lima
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Ter 20 Jan 2015, 18:39

Putz, mais uma vez Fifi, você é o cara.

Alem do conhecimento tem toda a boa vontade de escrever detalhando cada passo, postar as fotos de forma bem didática e etc... 

Parabéns cara... isso enriquece muito o fórum.
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Jperson
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Ter 20 Jan 2015, 19:05

Eu uso uma schadek de circulação 30 mm, funciona muito bem.

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Ter 20 Jan 2015, 19:37

Valeu Diogão!!!Sabe que também te amo cara!!!
Depois vou combinar contigo e te fazer uma visita!

Person,realmente a Schdek é uma fabricante de bombas de óleo e afins que se destaca no mercado nacional,eles são muitos bons!
O acabamento não é como a peças importadas dos EUA por exemplo,mas a eficácia é notória!
abração
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MACHADO
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qua 21 Jan 2015, 01:30

Ótimas dicas Figueiredo!!! Ouvi dizer por aí que todo bugueiro com motor Ap é "esquentadinho"!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qua 21 Jan 2015, 09:40

Só uma duvida Fifi, essa bomba de óleo com filtro acoplado acho que é de 30mm e não 32mm, ou tem nas duas medidas??

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qua 21 Jan 2015, 09:47

Olha,Fabrício da Fusca&Tal me passou que era de 32mm e a que eu medi ,tinha também 32mm,se fazem de 30mm,eu não sei,mas de qualquer forma,tendo 30mm ou 32mm funciona muito bem.

Abração Marcinho!!
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qua 21 Jan 2015, 10:03

Entendi,mas já vi em 30 mm study

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qua 21 Jan 2015, 10:21

Mas vc viu ou leu na internet?
Essas que eu mencionei tendo 32mm, eu tive acesso a duas e ainda tenho uma aqui em casa.
Como te falei,tanto faz ser 30 ou 32,vai funcionar bem pra cassete das duas formas.
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qua 21 Jan 2015, 11:48

Na verdade vi anunciado no ML e alguns usuários do FFB também comentaram, mas ver mesmo nunca vi, aliás, nenhuma das duas peças tive em mãos!!
Essa deve ser a próxima aquisição do BUGRE V!!

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qua 21 Jan 2015, 12:07

Entendi...
O problema hoje é que está difícil de conseguir essa bomba.
O Fabrício da Fusca&Tal está com dificuldades para conseguir essa bomba e não estou vendo anúncio nem um no ML dela.
Estou com 2 motores de amigos só esperando chegar para instalar!
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qui 22 Jan 2015, 12:00

O meu será o próximo... lol! lol!

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saraujo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qui 22 Jan 2015, 12:48

Figueiredo, tem que fazer alguma modificação para usar esta bomba de óleo com filtro acoplado, se a pergunta foi uma burrice desconsidera. Abraços
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qui 22 Jan 2015, 13:19

saraujo escreveu:
Figueiredo, tem que fazer alguma modificação para usar esta bomba de óleo com filtro acoplado, se a pergunta foi uma burrice desconsidera. Abraços

A pergunta procedi sim!!
As vezes precisa trocar os 4 estojos M8 que prendem a bomba,a troca é feita por maiores que no caso da bomba com filtro acoplado,geralmente, já veem incluso,pois os originais as vezes são muito curtos.
Mas esse tipo de trabalho é bem simples de se fazer e barato.
Vou tirar fotos desse trabalho e postar.
Valeu pela idéia!!
Abração
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qui 22 Jan 2015, 13:38

Rsrsrsrs... Não tem nada disso Sérgio!!
Alem do que o Fifi falou, geralmente é só trocar uma pela outra, o que pode mais acontecer é pegar nos escapamentos do tipo aranha 4X1 ou mesmo na lataria inferior que protege o motor, mas pra tudo tem um jeito!! scratch scratch

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saraujo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Sex 23 Jan 2015, 07:57

Ok, obrigado para os amigos. Abraços
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waybecker
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Seg 26 Jan 2015, 12:16

estou tentando aqui para meu motorzinho tambem,se conseguir aviso pra vcs.

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Seg 26 Jan 2015, 13:14

waybecker escreveu:
estou tentando aqui para meu motorzinho tambem,se conseguir aviso pra vcs.

Vc diz,a bomba com filtro?
Quem vende aqui na ária,está tendo problema com o fornecedor nos EUA!
Parece que foi excesso de venda mesmo!!!
Ainda dizem que motor boxer já era e vai acabar!!! KKKKKKKKKKKKKKKK

Mas vou ficar de olho aqui também,assim que chegar,aviso!
Abração
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Ter 27 Jan 2015, 12:34

Figueiredo escreveu:
waybecker escreveu:
estou tentando aqui para meu motorzinho tambem,se conseguir aviso pra vcs.

Vc diz,a bomba com filtro?
Quem vende aqui na ária,está tendo problema com o fornecedor nos EUA!
Parece que foi excesso de venda mesmo!!!
Ainda dizem que motor boxer já era e vai acabar!!!      KKKKKKKKKKKKKKKK

Mas vou ficar de olho aqui também,assim que chegar,aviso!
Abração  

fifi,os motores boxer pode até acabar mas o meu não,hehee
acho brabo que essas bombas venham dos EUA.isso ta vindo tudo da china.
abraço

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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Ter 27 Jan 2015, 12:55

Somos dois Beckão!!!!!!!!!!!      

Sobre a procedência da bomba;as duas últimas que tive na mão,eram feitas na California,contudo,não duvido em nada que as próximas venham de olhinho puxado...
A EMPI por exeplo,está produzindo direto lá,já a Eagle ainda é EUA.
Se bem que a EMPI,mesmo produzido na china,não caiu tanto a qualidade assim,os produtos ainda veem com bastante qualidade.
Abração meu camarada!!  
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Qui 29 Jan 2015, 15:02

Aproveitando a dúvida do amigo Saraujo.

Quando se troca a bomba por uma maior,pode acontecer dos estojos de fixação serem curtos,pois originalmente a bomba de óleo é consideravelmente mais fina.
A solução é trocar os mesmos por maiores.

Quando for retira los,o mais fácil é a utilização de duas porcas,uma sobreposta a outro e apertadas,a partir dai é só retira los,e mesma coisa para instala los,de preferência,usando trava química de médio torque:
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O que pode acontecer é que o estojo pode estar "travado" na carcaça por algum motivo,como oxidação,uma das soluções,além de lubrificar com WD40 original ou óleo de freio,é o tratamento de choque,que consiste em impactar em cima do estojo para facilitar a saída do mesmo,isso vale para todos os estojos "preriféricos" do motor,no exemplo é a retirada de um estojo M8 do cabeçote(escape):

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A medida necessária nesse caso foi de 27mm,que no caso,foi o somatório da bomba(12mm) + porca travante com arruela(8mm) + tampa(5mm) sobrando 2mm.

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a diferença entre os dois estojos foi de 10mm,no caso,o original é de 35mm e o substituto de 45mm.

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abração a todos
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Sex 30 Jan 2015, 00:11

isso ai professor fifi.

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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   Sex 30 Jan 2015, 08:30

Estamos seguindo esta explicação. Abraços
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MensagemAssunto: Re: Bomba de óleo Boxer VW.   

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