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 Boxer 1800cc

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lucasferreira
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MensagemAssunto: Boxer 1800cc   Sex 30 Jan 2015, 20:34

Galera gostaria de abrir a discussão sobre o boxer 1800 pois estou a um passo de concretizar a compra de um motor zero Km, pois meu motor não tem mais futuro.

Eu conseguir um programa, por assim dizer, feito no Excel pelo Engenheiro Marcelo Rodrigues o “Master Vader” do fusca4ever onde ele da algumas opções pra construção de ideias, pois bem. Meu motor será montado na Sportsystem e mesmo com a galera gabaritada de lá gostaria das opiniões valiosas de vocês.
Antes de mais nada gostaria de falar da configuração da minha viatura que vai receber o coração novo, trata-se de um Gurgel X-12 ano 83 TR com suspensão traseira com IRS da kombi bem como susp. dianteira também de Kombi e da mesma forma o cambio com o diferencial 7x36, freios a disco nas 4 rodas com servo-freio. com uso no dia-a-dia e trilhas de todo tipo e viagens com 54cm de altura.

Primeiramente escolhi uma carcaça sportsystem  MODELO STREET AND RACING, que entre algumas vantagem é feita com paredes mais grossas, dutos de lubrificação maiores com algumas melhorias, baseada na carcaça do SP2. Basicamente ele será um 1800 feito com kit de 88 mm (A&A) e virabrequim cursado em 76 mm para ganho de torque em baixas rotações, com cabeçotes de 8 aletas retrabalhados, taxa de compressão de 8,5, com molas duplas e balanceiro 1:25, válvulas de inox e dutos com mais fluxo, bielas e virabrequim forjado.mas tenho algumas duvidas sobre a melhor alimentação e configuração de cabeçote e taxa de compressão, segundo o programa com essa configuração.


Diâmetro dos cilindros 88 mm
Curso do Virabrequim 76 mm
Comando de Válvulas Original Kombi Injetada (2AG)
Sistema de alimentação Solex dupla H32 PDSI (modificada) (Borboletas 34 mm, Venturi de 26,0 mm e um blueprint otimizando o fluxo de ar)
Combustível Gasolina
Taxa de compressão        8,5
alimentação        Aspirado

                       Resultado Teórico
Cilindrada 1849,0 cm³
Potência máxima 93 cv
Rotação de Potência máxima 4300 rpm
Torque máximo 18,5 kgf.m
Rotação de Torque máximo 2700 rpm
Combustível utilizado Gasolina

Porém a Sportsystem não tem mais o comando 2AG, eles me ofereceram o Pauter machine B4E0 que equivale ao W100 que leva o torque máximo pra em torno de 3800 RPM, e isso não está me agradando pois vou usar pneus grandes 245/75 R16
e ai galera o que acham ? confused
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Sex 30 Jan 2015, 22:45

Primeiramente,seja muito bem,sinta se a vontade na casa!!

De cara,pode ficar tranquilo que sendo orientado e comprando com a sport system vc está muito bem orientado!Tanto o Sandro como o  Ricardo e companhia são realmente excelentes profissionais. Os caras além de saberem o que estão fazendo são extremamente  honestos.

Sobre o comando,nem pensaria em usar o 2ag com uma configuração dessas!!Seria perda de tempo,potência e   principalmente,dinheiro!!O mais certo seria mesmo o W100 ou o W110.
Quando se fala em potência máxima,no caso sugerido, torque máximo,tem que se atentar a curva de torque,e exatamente por isso,tem que se perceber que no uso,mesmo que diário,o desenho desse dois comandos atendem de forma completa,visto que o torque máximo está em 3800,ou seja,em 2500rpm vais ter pelo menos 70% disso,fora que o ganho de giro se torna muito mais linear,logo o momento de potência é  mais fácil atingido,e logo o funcionamento do motor fica mais "elástico" .Existe toda uma "lenda" na internet de que comandos da serie W,no caso,W100 ou W110 não possuem torque,essa lenda foi criada por pessoas que nunca os utilizaram e principalmente não os conhecem,longe que seja o caso do preparador citado,pois o mesmo sabe e muito o que está fazendo! Contudo,muitos interpretam mal as informações dadas por especialistas e acabam dando receitas sem mesmo ter o componente e as vezes o carro!!  
O W100 foi exatamente construído para o uso em buggys e afins e possui em suas características  sua melhor performance exatamente entre 1000 e 5000 RPM,dito isso,acredito e confirmo que seu motor vai te atender de forma generosa,mas vai depender do uso,pois em se tratando de comando e elevação de desempenho,não existe só ganho!Logo,algumas perdas.
A taxa de compressão em 8,5 está muito boa,só não passaria disso para não comprometer a durabilidade.
O que senti falta foi do sistema de lubrificação e e arrefecimento,o que será feito??Pois se não fizer,vais ter problemas com durabilidade com certeza!!
Falta também na receita os lash caps e varetas de aço para acompanhar o sistema.
Sobre a carburação,se a sua dupla não estiver comprada,ainda iria em um Kit EMPI central 40,além de menos manutenção,geraria mais potência,contudo,a dupla também é uma ótima, e realmente um ótimo custoxbenefício!
Outra coisa é a relação de caixa usada,infelizmente a 7X36 quebra muito o pião quando exigida,a  8X39 não quebra tanto.mesmo assim,ainda iria em uma 8X35 homocinética adaptada.Mais informações em vários tópicos aqui do fórum,contudo se não encontrar,é só avisar!!


Abração e posta fotos ai do possante!!

   


Última edição por Figueiredo em Sab 31 Jan 2015, 11:09, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Sab 31 Jan 2015, 08:48

Eu iria  de 1700 e comamndo w100 alem é claro de uma bomba dupla com fltro de oleo  alem é claro da capela deslocada  e uma boa carburação dupla como o Figueiredo comentou, a vantagem do 1700 é que não precisa de adptação na carcaça e portanto fica um motor mais duravel e iria de 8x35 .

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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Sab 31 Jan 2015, 10:20

Luby,o kit de 88mm,se fosse mantido o curso do vira original,seria justo o "1700",a cilindrada foi aumentada justo por causa do maior curso do vira 76mm,o que eleva a cilindrada no caso para cerca de 1850cc.
Existe kit de pistões maiores que esse que não abrem a carcaça também,se não me engano com 90,5mm,o que pode acontecer é ter que mexer na carcaça,mas por dentro,por conta do maior curso do vira,pois acontece das bielas pegarem na saída para os pistões.
Uma coisa que tinha me esquecido de mencionar é que,quanto maior o curso do vira,mais puxa o torque para baixo e maior a cilindrada,claro que tomando cuidados com a taxa também!

Uma maneira rápida de chegar ao valor da cilindrada usando o curso do vira e o diâmetro do pistão é: diâmetro do cilindro ao quadrado, multiplicar pelo curso, multiplicar pela constante 0,7854 e finalmente, multiplicar pelo numero de cilindros.
Ou seja:
88X88=7744X76=588544X0,7854=462242.458X4=resumidos 1850cc

abração
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Sab 31 Jan 2015, 11:42

bom bunito barato


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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Sab 31 Jan 2015, 12:20

O preço está muito bom mesmo!!!
Vamos montar unzinho ??? Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Sab 31 Jan 2015, 12:33

depois do 1600 creio que a opção do 1700 é a melhor pois se ambos forem bem feito alem de uma boa potencia tem o fator da durabilidade..

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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Seg 02 Fev 2015, 10:11

E o boxer 2000
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Seg 02 Fev 2015, 10:18

o problema de motores boxer vw com altas cilindradas é a durabilidade do motor ..

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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Seg 02 Fev 2015, 10:27

lubisomem01 escreveu:
o problema de motores boxer vw  com altas cilindradas  é a durabilidade do motor  ..

Diminui de forma exponencial mesmo!!!
Até 1800 ainda dá tranquilo,depois o negócio muda de figura...
Mas se comparado a outros motores que adaptam em buggys, só motores muito preparados para acompanhar o desempenho de um boxer 2000 bem montado.  Twisted Evil   Twisted Evil   Twisted Evil

Mas olha a tabelinha do próprio anúncio que o Luby postou:
69mm é o curso original dos motores 1300 á 1700(SP2) e 64mm é do miliduke(1200)

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Última edição por Figueiredo em Seg 02 Fev 2015, 13:28, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Seg 02 Fev 2015, 12:25

legal a tabela ..

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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Seg 02 Fev 2015, 14:51

Pois é galera quando a refrigeração vai contar com capela deslocada empi Chamada de Dog house com radiador de alumínio Empi, Kit de resfriamento externo com radiador de 900ml com ventoinha e bomba de 32 mm com filtro de óleo. Elem disso kit de polia com polia do alternador de menor diâmetro para aumentar a velocidade da ventoinha. Fora que será cabeçote de 8 aletas.

A carburação já está comprada solex/brosol 32 zero km, pois o projeto inicial era para um 1600cc mas como o valor iria ficar bem próximo optei por um 1800cc  

O que está me matando mesmo é essa duvida do comando, Oh céus   rsrsrsrs

Teorico com o comando pauter machine B4E0 que equivale ao W100

Diâmetro dos cilindros       88 mm sem usinagem da carcaça
Curso do Virabrequim        76 mm
Comando de Válvulas        Engle W100
Sistema de alimentação     Solex dupla H32PDSI (modificada)(Borboletas 34 mm, Venturi de 26,0 mm e um blueprint otimizando o fluxo de ar)
Combustível     Gasolina
Taxa de compressão         8,5
Superalimentação             Aspirado

Resultado

Motor
Cilindrada         1849,0 cm³
Potência máxima 126 cv
Rotação de Potência máxima 6000 rpm
Torque máximo 19,5 kgf.m
Rotação de Torque máximo 3800 rpm


A maquina ainda está no estaleiro rsrsrs
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Seg 02 Fev 2015, 21:43

Fala ai Lucas,
Eu também tenho um Gurgel,só que o meu é um XTR73.Mas também está com suspensão traseira de Kombi,na frente suspensão original com castanha e manga de eixo elevada,caixa de direção de monza.
O motor está com kit 1600 acool  com calço e cabeçote a gasolina(taxa de +ou - Cool queimando gasolina,comando W110,balanceiros 1:1,25,dupla 32,radiador deslocado com o mesmo sistema de circulação de óleo externo que vc está usando.Ainda não passei no dinamômetro,mas espero mesmo que esteja conseguindo uns 90CV.
A caixa é uma de Kombi,só que está com relação 8X35 adaptada para Homocinética,diferencial auto blocante e 4 marcha moderna(longa de dente grosso).
Ou seja,como amante incondicional do Gurgel ,estou muito feliz com o seu resgate de mais um Gurgel!!Como uma amigo meu diz:Vamos dominar o MUNDO!!KKKKKKKK
Sobre o desempenho do W100,pode ficar tranquilo que vc vai ter uma surpresa,eu uso um com W100 e outro com W110,e sinceramente,em ambos o rendimento é impressionante,vale cada centavo!!O desempenho é muito melhor,principalmente em razão do Lift mais elevado!
abração e vai postando ai!  
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Ter 03 Fev 2015, 17:57

lubisomem01 escreveu:
depois do 1600   creio  que a opção do 1700   é a melhor    pois se ambos forem bem feito alem de uma boa potencia  tem o fator  da durabilidade..

Olá Lucas,eu sou meio suspeito pra falar,pos ano passado montei o meu motor com o kit 1700 A&A com carcaça tork da kombi cabeçotes trabalhados 8 aletas e o comando W100 EMPI.e carburador central brosol 31pict,radiador deslocado e scap 4x1 dimencionado.
falta só a bomba de fluxo externo com filtro que esta dificil de encontrar.

para o uso que faço estrada e trilha esta de bom tamanho,muito forte um canhão em todos terrenos.

este fim de semana viajei de buggy 140km pra fazer trilha no barro,mato dunas e beira de praia 210 s´0 de trilhas,depois voltando com o buggy todo sujo mais 140 km.

para o meu uso esse 1700 ficou melhor que a minha expectativa.

abraço

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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qua 04 Fev 2015, 17:24

waybecker escreveu:
lubisomem01 escreveu:
depois do 1600   creio  que a opção do 1700   é a melhor    pois se ambos forem bem feito alem de uma boa potencia  tem o fator  da durabilidade..

Olá Lucas,eu sou meio suspeito pra falar,pos ano passado montei o meu motor com o kit 1700 A&A com carcaça tork da kombi cabeçotes trabalhados 8 aletas e o comando W100 EMPI.e carburador central brosol 31pict,radiador deslocado e scap 4x1 dimencionado.
falta só a bomba de fluxo externo com filtro que esta dificil de encontrar.

para o uso que faço estrada e trilha esta de bom tamanho,muito forte um canhão em todos terrenos.

este fim de semana viajei de buggy 140km pra fazer trilha no barro,mato dunas e beira de praia 210 s´0 de trilhas,depois voltando com o buggy todo sujo mais 140 km.

para o meu uso esse 1700 ficou melhor que a minha expectativa.

abraço



Já que vc fez essa colocação eu fiquei intrigado, pra que um 1.8 se um 1.7 faz o mesmo resultado rsrsrsrs

Por isso eu sempre digo, conversando a gente se entende rsrsrs


Diâmetro dos cilindros 85,5 mm
Curso do Virabrequim 76 mm
Comando de Válvulas Engle W100
Sistema de alimentação Solex dupla H32PDSI (modificada)
Combustível Gasolina
Taxa de compressão 8,5
Superalimentação Aspirado

Cilindrada 1745,4 cm³
Potência máxima 121  cv
Rotação de Potência máxima 6000  rpm
Torque máximo 18,8  kgf.m
Rotação de Torque máximo 3800  rpm
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qua 04 Fev 2015, 17:49

Olha só,a diferença básica nesse motor que vc está querendo montar é o vira de 76 mm,essa característica é fator determinante de toda uma mudança no regime do motor,tanto na potência,como  no torque e na RPM de trabalho.
Dito isso, é exatamente  por esse  fator que os resultados estão tão perto!!
Tenta fazer um ensaio desses só por curiosidade na sua tabela, com o kit de 83mm (1500) no vira de 69, mas com o vira de 76mm vai para (1650) e  compara com um (1700) kit 88mm e vira 69,com certeza teremos uma discrepância maior.
Faz e posta ai pra ver o  que acontece,só por curiosidade mesmo!
OBS:quanto maior o diâmetro do pistão e curso, maior o torque em compensação,um pouco menos giro.
Abração  
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qua 04 Fev 2015, 21:27

Figueiredo escreveu:
Olha só,a diferença básica nesse motor que vc está querendo montar é o vira de 76 mm,essa característica é fator determinante de toda uma mudança no regime do motor,tanto na potência,como  no torque e na RPM de trabalho.
Dito isso, é exatamente  por esse  fator que os resultados estão tão perto!!
Tenta fazer um ensaio desses só por curiosidade na sua tabela, com o kit de 83mm (1500) no vira de 69, mas com o vira de 76mm vai para (1650) e  compara com um (1700) kit 88mm e vira 69,com certeza teremos uma discrepância maior.
Faz e posta ai pra ver o  que acontece,só por curiosidade mesmo!
OBS:quanto maior o diâmetro do pistão e curso, maior o torque em compensação,um pouco menos giro.
Abração  


Diâmetro dos cilindros 83 mm
Curso do Virabrequim 76 mm
Comando de Válvulas Engle W100
Sistema de alimentação Solex dupla H32PDSI (modificada)
Combustível Gasolina
Taxa de compressão 8,5
Superalimentação Aspirado

Cilindrada 1644,8 cm³
Potência máxima 116 cv
Rotação de Potência máxima 6000 rpm
Torque máximo 18,0 kgf.m
Rotação de Torque máximo 3800 rpm

-----------------------------------------------

Diâmetro dos cilindros 88 mm
Curso do Virabrequim 69 mm
Comando de Válvulas Engle W100
Sistema de alimentação Solex dupla H32PDSI (modificada)
Combustível Gasolina
Taxa de compressão 8,5
Superalimentação Aspirado

Cilindrada 1678,7cm³
Potência máxima 118 cv
Rotação de Potência máxima 6000 rpm
Torque máximo 18,2 kgf.m
Rotação de Torque máximo 3800 rpm
Combustível utilizado Gasolina

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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qua 04 Fev 2015, 22:38

Resultado interessante,principalmente no que se refere o (1700)
Tendo em vista que o motor do SP2,tinha melhores carburadores que o 32,válvulas de maior diâmetro,balanceiros 1:1,25 e taxa de compressão de 7,5,
Mesmo com a taxa de compressão menor e comando mais "comportado" de 260 graus mas com lift praticamente igual por conta dos balanceiros maiores em relação ao W100 que  possui 276,a potência atingida era 75 cv e isso SAE pois na DIN caia pra cerca de 65cv.
Estou achando 42cv (50%) uma diferença muito grande para um motor não tão diferente assim.
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qua 04 Fev 2015, 22:42

Figueiredo escreveu:
Resultado interessante,principalmente no que se refere o (1700)
Tendo em vista que o motor do SP2,tinha melhores carburadores que o 32,válvulas de maior diâmetro,balanceiros 1:1,25 e taxa de compressão de 7,5,
Mesmo com a taxa de compressão menor e comando mais "comportado" de 260 graus mas com lift praticamente igual por conta dos balanceiros maiores em relação ao W100 que  possui 276,a potência atingida era 75 cv e isso SAE pois na DIN caia pra cerca de 65cv.
Estou achando 42cv (50%) uma diferença muito grande para um motor não tão diferente assim.


Esqueci de falar que esse configurador também tem outros recursos como Faceamento das válvulas Trabalhada (44ºVálvula x 45ºSede)
Como faço pra postar ele aqui?
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qua 04 Fev 2015, 22:46

Posta no Face e inseri aqui! fica em (inserir uma imagem) na barra de ferramentas perto do You tube
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qua 04 Fev 2015, 22:50

Queria postar o arquivo pra a galera puder usar
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qua 04 Fev 2015, 22:53

lucasferreira escreveu:
Queria postar o arquivo pra a galera puder usar
Ai ferrou!!kkkkkkkkkkkkkkkk
Sou meio tapado com essas coisas,esperar o Gui aparecer por aqui e ver se ele pode ajudar!
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qua 04 Fev 2015, 22:59

E um arquivo do excel
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Qui 05 Fev 2015, 09:07

vai o link pra download [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
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MensagemAssunto: Re: Boxer 1800cc   Ter 10 Fev 2015, 22:45

Fala ai!!??Já comprou o motor?
Vai postando...
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