BUGGY & BAR

LUGAR DE DIVERSÃO E DESCONTRAÇÃO
 
InícioInício  BUGGY E BARBUGGY E BAR  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada

 

 Distribuidor tampa baixa e tampa alta.

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptyQua 20 Jan 2016, 18:30

Uma pequena introdução dos distribuidores que foram mais usados no país,depois vou introduzir mais informações sobre os mesmos e outros utilizados,incluindo um dos melhores,que é o que foi utilizado na Kombi 1200.



Distribuidor tampa baixa,se caracteriza por só ter o avanço a vácuo( se não me engano,o número do fabricante é 006), que diga de passagem é bem avantajado em ralação ao outro "misto",no começo de sua curva de avanço é praticamente nulo,o que afere torque ao motor quando utilizado já com uns 10 graus de avanço estático(lembrando que era usado em motores 1300 e depois 1500,logo sendo substituído nesse caso) e depois avançando bem mais rápido quando se acelera o carro com carga,mas em compensação nem tanto em giros mais altos e as vezes ,no caso,para desempenho,avançando em demasia.(pessoalmente,gosto muito desse modelo por ser mais fácil de se mexer e ganhar rendimento em certos casos):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



A entrada do terminal do condensador é relativamente "chata" de ser instalada,por entrar sobre pressão e poder acabar fazendo curto no terminal por cima onde se encaixa o terminal do platinado, quando a mesa do distribuidor avança ou quando o mesmo solta e desce também provocando curto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já o distribuidor tampa alta,se divide em três modelos básicos: os de sistema de platinado,os de ignição com avanço centrífugo conjugado com vácuo(com sensor Hall ou não) só que menor e o utilizado no motor injetado,que não possui nem um nem outro,o avanço é feito pela injeção.
Nesses modelos citados existem as vezes diferenças no modelo do rotor e do próprio encaixe da tampa.
O modelo com platinado e ignição muito se assemelham,no que diz respeito a curva de avanço,onde o sistema a vácuo entra mais rápido avançando pouco e o centrífugo(centrípeto) avança mais só que em rotações um pouco maiores.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Distribuidor original vácuo/centrífugo(centrípeto) sistema de platinado(percebe se pelo condensador na lateral)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No caso do sistema de platinado é de suma importância não haver folga radial no eixo, não haver arranhões no eixo na parte onde o "pé" do platinado passa, por conta do mesmo a deteriorar o pé do platinado muito prematuramente,alias geralmente é fruto "daquela lixadinha" que os famosos mechanicos mandam ou fazem no eixo do distribuidor... E logicamente a regulagem precisa da abertura do platinado,que é: 0,4mm eu as vezes coloco 0,42mm,mas o correto mesmo é 0,4mm.

Abração a todos e peço desculpas por faltas de algumas informações.Essas que darei mais tarde,por estar um pouco ocupado no momento.


Última edição por Figueiredo em Sáb 23 Jan 2016, 02:02, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
vivinhom
MODERADOR
MODERADOR
vivinhom


Mensagens : 690
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptyQui 21 Jan 2016, 09:25

Valeu ''FIFI''!
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptyQui 21 Jan 2016, 13:11

vivinhom escreveu:
Valeu ''FIFI''!

Vivinho,passa tudo que está acontecendo para poder facilitar a ajuda!
Com certeza alguém vai conseguir te dar as dicas até acertar!
Abração Distribuidor tampa baixa e tampa alta. 3998435829
Ir para o topo Ir para baixo
Diogo Albonico
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Diogo Albonico


Mensagens : 734
Data de inscrição : 26/05/2014
Idade : 37
Localização : Criciúma / SC

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptyQui 21 Jan 2016, 14:08

Esse ffiifiii manja muitchuuuu... Biba sabichona uheuheuhuee

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. 723544389 Distribuidor tampa baixa e tampa alta. 1237024881
Ir para o topo Ir para baixo
vivinhom
MODERADOR
MODERADOR
vivinhom


Mensagens : 690
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptySex 22 Jan 2016, 08:32

Como fiz vários testes, e um deles foi trocar o distribuidor do coyote pelo do fusca, existiria a possibilidade de montar o "ponto" no
cilindro errado? será  que não notaria o avanço fora da posição original? sei lá, tô ficando maluco com essa porra, já troquei até o sistema de IE por platinado pra ver se acompanho tudo pelo motor do fusca e continua tudo na mesma merda, só fica no nhenhenhem e nada, só descarrega minha bateria, que por sinal é de 40 ou 45 amp. nem sei mais lol! lol! lol! não sei se isso influencia em algo, acho que não, talvez seja o filho da puta do meu vizinho que tem o olho maior que o rabo da mulher dele, deixa pra lá, comprei um multímetro, vou aprender a mexer nessa porra pra ver se me auxilia em alguma coisa, além de vcs, é claro.

P.S. Tenho um terceiro motor affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid que mandei retificar tem tempo, acontece que pouco tempo atrás verifiquei um detalhe que me chameou a atenção:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essas rebatidazinhas influenciam no bom funcionamento do motor?
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptySex 22 Jan 2016, 21:20

A questão do distribuidor,pode ter sim diferença,por exemplo,um tampa baixa as vezes é 90 graus diferente em relação a um tampa alta,existe tampa alta que é 180graus diferente em relação a tampa alta ignição,e por ai vai...O que tem que se saber é colocar o carro no tempo.
Sobre o cabeçote... Essas "marteladas" ai vão sim causar algum problema,o primeiro deles,são os "pontos vivos" que nada mais são que as partes que apresentam pontas,esses pontos tendem a causar pré ignição e com isso diminuição de potência.
Outra coisa é que se essas marteladas estiverem muito profundas,também podem causar a diminuição da taxa de compressão,o que também gera diminuição de potência,em ambos os casos,juntos ou não além do problema já relatado,gera aumento de consumo.
O que poderia ter feito,é o rebaixamento do cabeçote,ganharia mais potência,diminuiria o consumo e acabaria com as falhas existentes na peça.
Só para saber,é um cabeçote 1500??
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptySáb 23 Jan 2016, 01:25

Continuando com algumas informações:
Os distribuidores dos motores 1200 (fusca) eram equipados com sistema centrífugo e a vácuo,só que esse último possuía um inteligente sistema de regulagem,que principalmente hoje seria muito útil por causa do elevado e maléfico índice de  álcool na gasolina,é um parafuso de fenda que fica atras dessa porca lateral:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Existe um distribuidor,que na minha opinião,é o melhor disparado de todos eles,se trata do modelo 009,que é exatamente o mesmo que equipava a Kombi 1200,ele é somente centrífugo e sua curva de avanço é desenhada exatamente para tirar o máximo de potência do  motor,no caso era um artifício muito útil em seu uso original,pois andar com uma Kombi que em seu modelo mais leve pesava 1250Kg masi 1000Kg de carga com um motor 1200... tinha se que arrancar tudo que podia!!KKKKK  
Mas seu uso em outros motores logo trouxe a tona seu ótimo desempenho,ao ponto de ter virado o distribuidor quase obrigatório em competições com motores VW e a Puma ter aplicado em quase todos os seus carros no começo de sua produção com motores VW e ser o distribuidor mais usado pelo pessoal dos EUA a procura de um distribuidor que faça o carro andar mais e ainda seja barato(obs:ainda é fabricado largamente por lá),a diferença externa,basicamente,é a ausência do avanço a vácuo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Figueiredo em Sáb 23 Jan 2016, 01:46, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptySáb 23 Jan 2016, 01:43

Curva de avanço de alguns distribuidores mais utilizados pela VW Boxer,no caso,alguns só foram utilizados lá fora:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O modelo 009 já está especificado acima,o tampa baixa 006 equivale mais ou menos ao 034 azul e o tampa alta,não está especificado,mas possui uma curva de avanço acentuada logo no começo e que continua avançando muito por conta do centrífugo.
Abração a todos Distribuidor tampa baixa e tampa alta. 3998435829
Ir para o topo Ir para baixo
vivinhom
MODERADOR
MODERADOR
vivinhom


Mensagens : 690
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptySáb 23 Jan 2016, 09:19

Vc é o cara mesmo! valeu meu querido, abração.
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptySáb 23 Jan 2016, 14:44

vivinhom escreveu:
Vc é o cara mesmo! valeu meu querido, abração.
Sobre o cabeçote,não é o ideal,mas vc pode dar uma lixadinha para tirar as pontas em montar assim mesmo,afinal de contas,não será um motor de competição...
Mas vc não respondeu,é um 1500?
Abração
Ir para o topo Ir para baixo
vivinhom
MODERADOR
MODERADOR
vivinhom


Mensagens : 690
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptyDom 24 Jan 2016, 11:17

Desculpe a demora, a numeração dos motores são as seguintes:

Coyote=  BH

Fusca  =  BJ

Giola   =  BF

Se são originais mesmo eu não sei, acredito que o coyote seja um 1300, o fusca um 1500 e o da gaiola eu já comprei ele como um 1500 também, porém não acredito muito não, quais são os cabeçotes que vêm com duas furações para o coletor, se não me engano, na carcaça, não são os 1500 e os 1600?

Me perdoe a ignorância técnica mas aqui  me sinto bastante a vontade pra indagar, e vamos que vamos.

PS: De acordo com a tabela que o Marcelão postou, fica assim:

Coyote = 1500     Porém não vejo tanto desempenho nele pra um 1500

Fusca   = 1300     Esse sim, me parece bem mais com um 1500, pois mesmo com o kit gás ele empurrava bonito, mesmo na subida do "cala-boca", pra quem não conhece é um subidão arrumado, e mesmo assim ultrapassava tranquilo, mas de acordo com a tabela seria um 1300.

Gaiola   = 1300  Esse não faço a mínima ideia, pois já o comprei trancado.

Bem, é isso, espero ir esclarecendo as coisas pro meu lado, abração.
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. EmptyDom 24 Jan 2016, 17:17

Essa diferença de rendimento,pode ser um monte de fatores,tais quais: regulagem de ponto,regulagem de carburador,relação de diferencial,tamanho de pneus,real estado do motor,real cilindrada do motor,etc
Cabeçotes de duas entradas,são sempre 1600,já de uma entrada,pode ser 1300,1500 e 1600 que também chegaram a ser produzidos logo no começo.
Fora os kits que foram alargados para maior cilindrada.era comum passar um 1300 para um 1500 abrindo as camisas e comprando somente o Kit de pistões,que era relativamente barato na época...isso quando não se passava logo para um 1600!!A camisa ficava só uma "casquinha"!!!KKKKKKKKKKKKKKNem sei como aguentava!!KKKKKK
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty
MensagemAssunto: Re: Distribuidor tampa baixa e tampa alta.   Distribuidor tampa baixa e tampa alta. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Distribuidor tampa baixa e tampa alta.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sugestao para a tampa traseira!!!
» CEGUEIRA DE MOVIMENTO EM ALTA VELOCIDADE..
» Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0 com distribuidor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
BUGGY & BAR :: MECÂNICA BOXER-
Ir para: