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 Luzes acendendo

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saraujo
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MensagemAssunto: Luzes acendendo   Qui 21 Jan 2016, 12:17

Amigos, neste domingo (17/01) voltando de um passeio, ao manobrar o buggy na garagem acenderam aos luzes do painel da bateria e óleo o que pode ser isto. Desde já agradeço a ajuda. Abraços para todos.
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Qui 21 Jan 2016, 13:08

O carro estava muito quente??A marcha lenta está muito lenta?? O problema persistiu no dia seguinte por exemplo??Se não fez o teste,verifique o nível do óleo os engantes da bateria e quando virar o carro,se possível,conferir a voltagem da bateria por meio de um voltímetro(multímetro) é ideal que marque entre 13,5V há 14,5V.
Começa pelo os testes mais simples e passa os resultados para facilitar!!
Abração
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saraujo
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Qui 21 Jan 2016, 14:31

Figueiredo, o carro estava quente, a lenta estava normal, o óleo OK, os engates da bateria Ok. Quando as luzes acenderam na manobra dei uma acelerada e as mesmas apagaram, voltando a acender quando deixei de acelerar, olhando no voltímetro estava a abaixo pois o alternador não estava carregando, depois que apagaram voltou a ficar entre 13,5V e 14,5V. No outro dia voltei a ligar o buggy e o mesmo estava normal. Amigão qual o diagnostico. Abraços
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Qui 21 Jan 2016, 15:59

Qual é o óleo que vc está usando??
Se for um 20/50 é indicado para temperaturas ambientes até 26 graus.
Para temperaturas maiores,utilizaria e utilizo Ursa 40 da texaco,óleo que era usado antigamente em fuscas de competição e que aguentava o tranco,por ter uma formulação um pouco mais antiga,é ideal para motores antigos,como o boxer.

O que aconteceu foi que o óleo estava muito quente e logo mais "fino",com isso perdeu se pressão o suficiente para o sensor de pressão acusar a falta da mesma e a mesmo tempo,a marcha lenta com o motor quente deve ter caído para algo em torno de 400rpm que em determinados casos é até normal alguma variação,hora para mais hora para menos,que aos ouvidos parece ser até normal,mas é lenta em demasia para esse motor,o mais interessante é algo em torno de 600 a 700 rpm.
Veja bem,estou levando em conta,que o motor e seus componentes esteja em boas condições,quando digo isso,é que o mesmo esteja dentro dos padrões de folga originais.
O que preocupa mesmo,é a luz de óleo...
O conselho que posso de dar,é utilizar uma bomba de maior pressão como uma de 26mm ou maior e principalmente,trocar a tampa da mesma pois,"ninguém" o faz  quase certo que exista um desgaste na mesma,causando cavitação da bomba.
Pode se usar só uma bomba maior,como uma de 30mm Schadek  e sua tampa:

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Tampa:

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Ambos os produtos podem ser encontrados por exemplo na SportSysten:
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A outra opção,que é a que mais gosto,é a utilização de uma bomba com o filtro acoplado.As vantagens são o aumento da quantidade de óleo do motor(em torno de 3l no total) e com isso a considerável ajuda na diminuição da temperatura do mesmo,fora o ótimo benefício da filtragem do óleo e da maior vasão,pois as engrenagens da mesma são de 32mm,essas vantagens,consequentemente aumento da vida útil do motor:

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Pode ser encontrada na Fusca e Tal e para ser instalada,só precisa trocar os estojos M8 de fixação,alias,a geralmente em qualquer trabalho de troca para uma bomba maior,serviço fácil de se fazer com um mecânico minimamente sério:

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OBS:existe um tópico aqui sobre bombas,mas precisa ter suas fotos recolocadas,pois sumiram...)
( [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]  ) Inclusive com uma questão sobre a instalação que vc mesmo levantou,inteligentemente diga de passagem!!
OBS 2:irei reformar em breve esse tópico sobre bombas de óleo.

Abração e espero ter te ajudado!!    
E fique a vontade de perguntar e sacanear o Marcinho que também é bem legal de fazer!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
   
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saraujo
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Sex 22 Jan 2016, 12:03

Obrigado Figueiredo pelas dicas, de qualquer modo na segunda foi levar o buggy em um eletricista para ver se o defeito não é algum contato, após tentarei por em pratica as suas idéias. O óleo que estou usando é o Mobil Super. Terça posto aqui alguma noticia. Abraços e novamente obrigado.
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saraujo
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Sex 29 Jan 2016, 08:17

Figueiredo, após varias buscas o eletricista descobriu que era zinabre em dois contatos, vou testar neste feriadão. Obrigado e Abraços
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Sex 29 Jan 2016, 19:19

saraujo escreveu:
Figueiredo, após varias buscas o eletricista descobriu que era zinabre em dois contatos, vou testar neste feriadão. Obrigado e Abraços

Amigo Saraujo,
Como te disse antes,isso até explicaria a luz de bateria,mas não a luz do óleo,que tudo indica ser temperatura X óleo fino,talvez até pela própria temperatura,deixando o óleo mais fino.
Posta ai que estamos acompanhando!!
Abração e bom passeio!!
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Seg 01 Fev 2016, 15:59

Fifi que trabalho é esse que foi feito na saída do suspiro do óleo? Pra que serve? study scratch

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Última edição por Marcio ® em Seg 01 Fev 2016, 16:03, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Seg 01 Fev 2016, 16:01

Marcio ® escreveu:
fifi que trabalho é esse que foi feito na saída do suspiro do óleo? Pra que serve? study scratch

Tem trabalho ali não... vc não está fazendo confusão com o tubo onde fica a vareta de óleo??Que no caso dos motores deitados e do Brasília,possuem esse tubo??...
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Seg 01 Fev 2016, 16:05

Putz!! Verdade!!
Olhei a foto de forma direcionada e nem percebi... foi mal e valeu!!

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Seg 01 Fev 2016, 16:14

Marcio ® escreveu:
Putz!! Verdade!!
Olhei a foto de forma direcionada e nem percebi... foi mal e valeu!!
Biba distraíííííída....

Mas só a título de curiosidade,o tubo do motor deitado é diferente do motor do Brasília.

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Ter 02 Fev 2016, 00:00

Figueiredo escreveu:
Marcio ® escreveu:
Putz!! Verdade!!
Olhei a foto de forma direcionada e nem percebi... foi mal e valeu!!
Biba distraíííííída....        

Mas só a título de curiosidade,o tubo do motor deitado é diferente do motor do Brasília.


Kkkk,é um tonto.kkk

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Ter 02 Fev 2016, 16:48

waybecker escreveu:
Figueiredo escreveu:
Marcio ® escreveu:
Putz!! Verdade!!
Olhei a foto de forma direcionada e nem percebi... foi mal e valeu!!
Biba distraíííííída....        

Mas só a título de curiosidade,o tubo do motor deitado é diferente do motor do Brasília.


Kkkk,é um tonto.kkk



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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Seg 15 Fev 2016, 10:58

Fala galera... aproveitando o tópico...
No dia do encontro do buggy club tubarão..
Na parte da tarde após o almoço ao sair para ir embora notei que começou uma coisa estranha no buggy.
fui embora e esse fim de semana peguei ele la na praia... e ta a mesma coisa... e agora eu trouxe para Criciúma, pois bateram no meu carro e vou usar ele até o carro fica pronto.
Vim na BR andando de boa a questão é!!!

Ele esta se apagando(vai morrendo aos poucos) quando não estou acelerando(ex. descendo o morro com pé na embreagem, parado no semáforo, se ligar e não acelerar) ... como se a lenta estivesse muito baixa. (antes da parada pro almoço no encontro isso não tava acontecendo, rotação estava alta e tudo mais. Depois do almoço q começou)
Notei que a luz da direita está ficando acesa direto.
Seria óleo? Bomba?
Por onde começo? hehehe
Tenho q arrumar porque agora vou andar na cidade e fica apagando direto é foda hehe

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Qua 17 Fev 2016, 09:50

Verifiquei o óleo e está praticamente sem nada!!!! Shocked Shocked Shocked
foi mandado arrumar um vazamento e o mecânico FDP nem pra olhou o nível... isso que foi pedido!
Bora trocar o óleo

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Qua 17 Fev 2016, 14:50

A duas principais luzes do painel,uma é da pressão do óleo e a outra é do alternador/dínamo e que também toca a turbina da refrigeração.
Dito isso,ambas as luzes,se alguma acender,  a orientação é parar o carro imediatamente e conferir o que está acontecendo,sobre pena de "perda" do motor!
No caso,é interessante verificar pelo menos uma vez por semana o nível do óleo e trocar a correia do alternador a cada 15mil e de boa qualidade (continental é umas das melhores) fuja de Gates.
E o óleo tem que ser trocado de 5 e 5 mil KM ou seis meses,mas como dito antes,sempre conferindo o nível!
OBS: É comum em motores de desenho mais antigo,gastarem mais óleo que o comum hoje.
Para um boxer e para um AP é interessante mil por mil ou mais.
Ou seja,mil KM para um litro (1000ml) de óleo.
A manutenção de qualquer carro tem que ser constante!
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Qua 17 Fev 2016, 20:29

Sobre o defeito antes relatado,
Está parecendo sujeira no carburador e regulagem.
Correto é limpa lo,aproveitar trocar logo o filtro de combustível.
Uma boa regulagem e revisão da mistura do carburador será muito bem vinda também.
OBS: Marcha lenta para boxer é cerca de 700RPM,o que deixa o carro já com um certo barulho para ouvidos não acostumados,tem "mecânico" que deixa o motor em 200 rpm (MESMO),quando o motor esquenta,dependendo da regulagem,o giro sobe ou desce,existe alguns fatores que levam a isso.Gasolina de má qualidade costuma aprontar as suas também!Verifique a mola do parafuso da mistura,ela precisa estar com pressão logo no começo,pois se assim não for,pode se afrouxar e desregular o motor,problema até comum de acontecer...
Abração e vai contando ai!!
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Qui 18 Fev 2016, 09:27

Então fifi... o óleo estava bemmm baixo... vou fazer a troca do mesmo amanhã... e dar uma regula a lenta pra ver...pq pra arrumar o vazamento foi tirado o morto... consequentemente por ter mexido no cabe do acelerador pode ter interferido em algo...

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Sex 19 Fev 2016, 09:19

Fifiii... help-me hehehehe

troquei o óleo(tirei o restinho pq tava seco hehe) e vim do posto até a empresa... a luz continua acesa do óleo... Neutral o que faço?

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Sex 19 Fev 2016, 12:03

Troco a cebolinha...???

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Sex 19 Fev 2016, 13:49

Diogo Albonico escreveu:
Fifiii... help-me hehehehe

troquei o óleo(tirei o restinho pq tava seco hehe) e vim do posto até a empresa... a luz continua acesa do óleo... Neutral o que faço?

Fala ai!!
Tinha tão pouco de óleo assim??!!Vc tem noção de quanto saiu?? Vc rodou muito tempo assim??
Qual o óleo que vc está usando??Tens certeza que é a luz do óleo que está acendendo??
Pode trocar a cebola sim,mal não faz...
Mas pode haver um problema mais sério ai...Se vc rodou com tão pouco óleo assim assim como disse,ao ponto de ascender a luz,pode ter ocorrido desgaste do motor e o mesmo está perdendo pressão de óleo!Pode ser também a bomba de óleo e sua tampa,que muito "mecânicos" encistem em não trocar a tampa e nem a bomba! Se for o caso,troque pelo menos por uma bomba de 26mm  e uma tampa nova!A tampa,se não encontrar nova de ferro,tente a de alumínio da Shadek,vende na Sport System...Se for realmente a luz de óleo que está acesa,te aconselho não virar o motor nem muito menos andar com o mesmo,enquanto esta luz não apagar!!
Mas começa pelas perguntas acima e pela troca da cebola! Tomara mesmo que não seja nada sério...
Abração e vai contando ai!!
 
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Sex 19 Fev 2016, 15:02

Torço também para que seja a cebolinha já desgastada e em curto, não é tão anormal assim acontecer, mas é sempre bom verificar todos os ítens que o Fifi descreveu, com motor não se pode bobear.

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Seg 22 Fev 2016, 11:06

Fala rapazes...
Noticias boas..hehhehe
Então ... tinha pouco óleo, talvez nem tão pouco a ponto de prejudicar o motor... mas pra mim era pouco abaixo do nível da vareta...
Sábado levei no Joel(eletricista e ex presidente do nosso Buggy club)... Pessoal que desmontou o motor, ligou a fiação errada... inverteram o Positivo x negativo... e ai já aproveitei e troquei a cebolinha que também estava com problema... hehe
Luz apagada... motor ta zero bala graças a deus....
Então agora com bastante óleo, apareceu novos vazamentos... OOOOO CRUZ kkkkk agora vo levar de novo la onde "arrumaram" um vazamento que tinha e ligaram a fiação errada...
o óleo que botei foi o normal pra 5000km... numeração não sei de cabeça...

valeuuuu amigos(bibas) ehehehehhe =D

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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Seg 22 Fev 2016, 16:13

Beleza!!Ainda bem que foi só incompetência do "mecânico"...KKKKKKKKK Só fazem merda!!!KKKKKKKKKKKKKKKK As vezes digo que 70% dos problemas de um Buggy é causado por "mecânico" e curiosos,com um relato desses,só confirma a minha teoria...
Sobre o óleo,a vareta normalmente vem com mínimo é máximo,algumas possuem também o meio,é só tentar manter sempre no máximo e verificar uma vez por semana ou antes e depois de uma volta bem maior.Sugiro seriamente se a temperatura ambiente for superior a 25 graus,coisa que ocorre em praticamente todo país, usar Ursa 40,que é o óleo que se usava nas pistas antigamente,mas que ainda é extremamente eficiente,não atoa,produzido até hoje!
É próprio para temperaturas altas e motores antigos,possuindo aditivos que óleos mais modernos não possuem por conta de problemas com catalizadores e outros,mas que fazem bastante falta nesses motores antigos ,como o próprio manual da VW dos fuscas já indicava,em temperaturas ambientes maiores de 25 graus usar óleo 40.Existem outras especificações em outros manuais,mas houve muitas modificações por parte da VW até mesmo por causa da evolução dos óleos,só para se ter noção,óleo na década de 50 era 15 mineral,dependendo do carro,é lógico...
As especificações dos óleos,nesse caso de motor,está bastante atrelado a temperatura ambiente,ou seja,se fores para patagônia,vais ter que usar um óleo 20/40 ou talvez até um 10/30,mas como disse antes,vai depender da temperatura da localidades,logo,só estou levando em conta o nosso país nesse exemplo.
Uma outra coisa certa é,muito menos pior rodar com o óleo fora da especificação de teperatura por 1 mês de inverno e andar 11 meses com o óleo dentro da especificação no calor que ao contrário !!
Esse exemplo,é do manual da Kombi 1990,carro de uso severo e sem as peculiaridades dos motores mais modernos,como catalizador e a própria injeção eletrônica,ao meu ver e experiência,é um óleo que foi mais que testado e aprovado nesse motor,e como disse antes,foi muito usado nas pistas na década de 80 e 90,logo a confiança  no mesmo,por mais que digam que o óleo "certo" é o 20/50,não está errado,mas existe uma opção melhor:

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Abração!!      


Última edição por Figueiredo em Ter 23 Fev 2016, 15:40, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Luzes acendendo   Ter 23 Fev 2016, 09:41

Entendi... já tinha lido algo aqui que vc mesmo falou sobre esse ursa 40... vou dar uma procurada nele aqui... e da próxima troca já por esse óleo.
fifiiii vc é uma biba foda!!! heheheh
valeuu meu querido


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