BUGGY & BAR

LUGAR DE DIVERSÃO E DESCONTRAÇÃO
 
InícioInício  BUGGY E BARBUGGY E BAR  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada

Compartilhe | 
 

 Rachadura de Cabeçote (motor Boxer)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 2013
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 36
Localização : Niterói/Praia seca RJ

MensagemAssunto: Rachadura de Cabeçote (motor Boxer)   Ter 03 Maio 2016, 21:45

Algumas vezes,conversamos sobre rachadura no cabeçote do motor Boxer.
É um problema decorrente,se não for observado alguns detalhes em seu funcionamento.
A principal causa,é a elevação acima do projetado,da temperatura interna na câmara de combustão;ocorre  muito quando se "impõe" mistura estequiométrica pobre,que nada mais é que a mistura de ar/combustível,no caso,pouco combustível em relação ao ar.
Pode acontecer por fadiga de material também,mas a mais comum  é por causa da mistura mesmo.
Quando o problema acontece,hoje,fatalmente,se condena o cabeçote.Antigamente,ainda existia algumas retíficas que faziam um conserto sério,mas o alto custo em comparação a um cabeçote novo,torna o conserto pribitivo.
Em muitos casos,até pela baixa taxa de compressão original nesses motores,o mesmo funciona relativamente bem e sem apresentar problemas grandes aparentes,apesar de praticamente certo de perda de potência.Vai depender da forma de como acontece a rachadura e como a mesma se comporta.
A rachadura é na esmagadora maioria e predominantemente, entre as sedes de válvulas,por ser uma ária de menor estrutura e pelo motivo das sedes de válvulas serem de aço,cabeçote de alumínio e principalmente,desenho estrutural do cabeçote em si.
A perda de potência é praticamente certa de acontecer,apesar de muitas vezes não se perceber,pelo simples fato do motorista se acostumar.
Em alguns casos,coisa que também acontece muito,é a falha ,principalmente,em marcha lenta,as vezes só com o motor frio e as vezes o tempo todo,mas falha esta,diminuindo com o aumento de giro e temperatura.
Existe também um fato curioso,muitas vezes a rachadura acontece nos cilindros 3 e 4,isso acontece,justo por causa da distância da ventoinha e radiador de óleo no caminho do ar,o que deixa essa bancada de cilindros mais quente que a 1 e 2.(com exceção dos motores que se utilizam da capela com radiador deslocado,mas que também não chega a eximir por completo o problema da distância).

Esse cabeçote,é um 1500,e apresenta rachadura em ambas as câmaras de combustão:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A rachadura,apesar de parecer rasa,tende a seguir seu "caminho natural" de forma recorrente,o que por fim,acaba por causar vazamento de compressão para o escape ou para admissão,a observação também das duas roscas das velas recondicionadas por meio de Helicoil, pode denotar um cabeçote já bem gasto,apesar de não ser um problema muito grande esse tipo de conserto,se feito de forma correta:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

As vezes,a rachadura,não é visível a olho nu,para melhor contatação,é necessário a retirada das válvulas para exame no interior,nesse caso é prudente usar a ferramente certa para o serviço,outra forma,é deixar o cabeçote com a face para cima e aplicar óleo de freio,se houver algum vazamento para o escape ou para a admissão é necessário avaliar melhor o cabeçote.Existem algumas retíficar que fazem teste de compressão,o que por sua vez afasta ou constata de vez o problema:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Aria de onde se constata o "progresso" do problema,logo abaixo da sede de válvula(anel mais escuro):

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

No mesmo cabeçote,o "sivissu do bão poficional" para não xingar atoa,foi a cereja do bolo!!  KKKKKKKK
Simplesmente,a solução encontrada pelo sujeito,foi impactar a parede para que o excesso de material possa fechar a rachadura,o problema que além de não conseguir,ainda se criou cantos vivos,o que só vai prejudicar mais ainda o motor,pois vai causar pré ignição entre outros problemas graves:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Para piorar a situação,ainda houve o empeno da sede de válvula,o que fatalmente prejudicará a vedação da câmara.Isso serve como guia do procedimento,se houver rachadura,o melhor a ser feito e até mesmo mais barato,dependendo do preço da mão de obra,é a troca do cabeçote:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

No mais,é tomar uma gelada,manter o carro montado em funcionamento e falar mentira!!      
KKKKKKKKKKKKKK


Abração há todos!!      
Voltar ao Topo Ir em baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
avatar

Mensagens : 6336
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

MensagemAssunto: Re: Rachadura de Cabeçote (motor Boxer)   Qui 05 Maio 2016, 10:14

Boa Fifi!
Como você mesmo disse, não são raros os casos de carros rodando com um ou ambos os cabeçotes rachados sem que seus donos sequer imaginem. A extensão e a profundidade dessas rachaduras definem a impossibilidade ou não de um funcionamento regular e aceitável.
Aqueles que gostam de extrapolar nas taxas de compressão de seus motores (sobretaxando), assim como aqueles que vivem diminuindo gilagem de seus carburadores para obter "economia", devem ficar atentos para não terem um prejuízo grande com a quebra dos seus motores!!

Abraços!!

_________________
SOU PRAIEIRO, SOU BUGGUEIRO, ME DIVIRTO O ANO INTEIRO!!!
######### B U G G Y T E R A P I A #########
Voltar ao Topo Ir em baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
avatar

Mensagens : 2013
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 36
Localização : Niterói/Praia seca RJ

MensagemAssunto: Re: Rachadura de Cabeçote (motor Boxer)   Qui 05 Maio 2016, 18:04

O interessante, é que não é certo do carro ficar econômico por estar com a mistura pobre!
Outra coisa "estranha" é que os carburadores  PIC30(para um motor 1600) tem vindo com gicleur principal 120 e corretor de ar 135Z,com essa gasoálcool de 27 % para mais ,deixa a mistura pobre pra caramba!!O mínimo no caso,de forma geral,seria 130 de principal e 135Z de corretor.Com algumas variações entre os motores e suas regulagens.
Existe a indicação no verso da caixa de velas NGK explicando qual a cor que as velas precisam estar para um funcionamento saudável do motor,seria interessante todos que se aventuram por essas árias, darem uma lida,pois vale a pena.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Rachadura de Cabeçote (motor Boxer)   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Rachadura de Cabeçote (motor Boxer)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Rachadura de Cabeçote (motor Boxer)
» Dicas para montagem do motor boxer.
» numeração do motor boxer
» trator com motor boxer VW
» cabeça motor peugeot 1.9td

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
BUGGY & BAR :: MECÂNICA BOXER-
Ir para: