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 Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.

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Fabrício®©
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MensagemAssunto: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptyQua 22 Ago 2012, 12:36


Localização da numeração do chassi e plaqueta de identificação

Fusca 1200-1300-1500-1600
Chassi gravado no túnel central, sob o assento traseiro
Plaqueta fixada no compartimento da roda sobressalente, no interior do porta malas

Kombi 1220-1500-1600
Até 1982 o chassi era gravado no compartimento do motor, lado direito da carroceria, próximo a bateria.Em 1975 modelo 1976, essa gravação passou a ser feita na carroceria sob o assento dianteiro direito.
Até o ano/modelo 1963 plaqueta fixada no compartimento do motor , a direita junto ao tanque de combustivél , do ano de 1964 até 1975 passou a ser fixada ao lado direito da canaleta de ar no compartimento do motor e a partir de 1976 fixada na parede divisória do salão atrás do encosto do banco do motorista.

Decodificação do chassi

Veículos produzidos até ano/modelo 1961 - Fusca e Kombi 1200

Fusca 1200- primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
B = Brasil
O segundo módulo é composto por seis digitos numéricos que identificam a sequência de produção :
000001 = Numeração serial.

Kombi 1200 - primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
B = Brasil

O segundo módulo é composto por sete digitos numéricos que identificam a sequência de produção :
0000001 = Numeração serial.

Veículos produzidos do ano/modelo 1962 a 1969

Nesta etapa a codificação é composta por três módulo com um total de oito dígitos.

EX: B3000001 (número fictício)

Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
B = Brasil

Segundo módulo é composto por um dígito numérico que identifica o ano de fabricação do veículo.

2 = 1962 3 = 1963 4 = 1964 5 = 1965 6 = 1966 7 = 1967 8 = 1968 9 = 1969

Terceiro módulo é composto por seis dígitos numéricos que identificam a sequencia de produção

Até 1969 a decodificação do chassi não possui nenhum dígito que identifique o modelo do veículo, para conhecimento segue período de produção de cada versão:

Fusca 1200 de 59 a 67
Fusca 1300 de 67 a 86
Sedam 1600 4 portas de 69 a 71
Kombi 1200 de 57 a 67
Kombi 1500 de 67 a 75

Veículos produzidos do ano/modelo 1970 a 1982

Nesta etapa a codificação do chassi é composta por três módulos num total de oito dígitos

EX:BP000001 (número fictício)

Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
B = Brasil

Segundo módulo é composto por um dígito alfabético que identifica o modelo do veículo

P= Fusca 1300 de 71 a 73
J= Fusca 1300 de 74 a Setembro de 79
O= Fusca 1300 de Outuubro de 79 a Junho de 82
S= Fusca 1500 de Julho de 70 a Agosto de 75
Z= Fusca 1600 de Abril de 75 a Setembro de 80
D= Fusca 1600s de Agosto de 74 a Abril de 75
B= Sedan 4pts 1600 de Agosto de 70 a Fevereiro de 71
H= kombi 1500/1600 de 70 a Junho de 72
V= Variant de 70 a 77
W= Variant II de NJovembro de 77 a Dezembro de 80
F= TL 1600 de Agosto de 70 a Agosto de 75
I= TL 1600 4pts de Junho de 71 a Janeiro de 76
L= SP2 e SP1 de Junho de 72 a 76
A= Brasilia de 73 a 81
X= Brasilia de Agosto de de 81 a Março de 82
Q= Brasilia 4 pts de Setembro de 75 a Março de 82


1961...primeira ou segunda serie...
Veja no seu velocimetro, o original do 61 é VDO ou HORASA com ponteiro de acrilico, atras dele tem a data, mes e ano, portanto o mes e ano do carro . . . 1º semestre = 1ª serie, 2º semestre = 2ª serie.
Outra dica

algumas modificações para FUSCA 1961...

chassi:
B-031001 <- pisca lateral bananinha
B-032135 (03/61) <- câmbio 1ª seca
B-056576 (12/61) <- braço articulado do capô dianteiro

OBRIGADO AO CLUBE do FUSCA POÇOS DE CALDAS pelas informações !!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Beetle birth check ...verificar nascimento do seu FUSCA... Beetle birth check
(FUSCAS ALEMÃES e MEXICANOS)


CAMBIOS VW

O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial.
- Escalonamento

Até 1978 o escalonamento era o seguinte:

1ª - 3,80:1

2ª - 2,06:1

3ª - 1,32:1

4ª – 0,89:1

Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha.

- Relação de diferencial

As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.

- 7 X 31 (4,43:1)

- 7 X 36 (5,143:1)

- 8 X 35 (4,375:1)

- 8 X 33 (4,125:1)

- 8 X 31 (3,875:1)


O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966

O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo.

O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc.

O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.

O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.

PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard
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- Como identificar os câmbios VW


Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.
A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW


BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )

BL. - SP2 ( 8 X 31 )

BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )

BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )

BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )

PC - Variant II ( 8 X 33 )

PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )

PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )

PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )

PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )

PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )


Códigos dos MOTORES


BD-1600 GAS FUSCA
BG - 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP
BJ - 1300 GAS FUSCA
BK - 1300 ALC FUSCA BRASILIA
BM - 1300 ALC GOL
BN - 1600 GAS BRASILIA
BP - 1600 ALC GOL SAVEIRO
BV - 1600 GAS VARIANT
BX - 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP
BY - 1300 GAS GOL
BZ - 1600 GAS KOMBI
UF - 1600 GAS FUSCA
UG - 1600 GAS KOMBI
UJ - 1600 ALC FUSCA
UK - 1600 ALC KOMBI

Motores acima de 90
UFA - 1600 GAS FUSCA
UJA - 1600 ALC FUSCA
UGA - 1600 GAS KOMBI CARAT

MAIS ANTIGOS ( 68 a 77 )

B-1200
BJ-1300
BF-1300
BH-1500
BB, BA, BD, BV,BZ, BG, BN -1600
BL-1700 ( SP 2 )
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MensagemAssunto: Re: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptyQua 22 Ago 2012, 13:01

Boa Fabrício, post completinho!!
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MensagemAssunto: Re: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptyQua 22 Ago 2012, 13:20

Marcio, vc acha melhor eu continuar a postar os tópicos já bloqueados ou posta liberado pra comentários?
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MensagemAssunto: Re: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptyQua 22 Ago 2012, 13:32

Deixa o povo comantar Fabrício... cheers
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MensagemAssunto: Re: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptyQua 22 Ago 2012, 13:34

blz... vou desbloquear os outros então.
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MensagemAssunto: Re: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptyQui 23 Ago 2012, 00:48

vcs tão se puchando aqui ein,parabens amigos
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MensagemAssunto: Re: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptyQui 23 Ago 2012, 08:36

Tá pensando o que... aqui é um bar de respeito homi!! Shocked
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MensagemAssunto: Re: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptyQui 23 Ago 2012, 10:00

hahahaha nada de bebuns caidos pelas portas... somente familia bebendo socialmente, kkkkkkkkk
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MensagemAssunto: Re: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptySex 24 Ago 2012, 08:16

O QUÊ? affraid drunken drunken drunken drunken
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MensagemAssunto: Re: Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio.   Decodificando o chassi, códigos de motores, códigos de cambio. EmptyTer 04 Dez 2012, 16:04

To com cambio BS no 1300 não parece pesado nem um pouco, é praticamente igual o BP, porque será que a volks tirou realmente?

Se alguem aí tiver 1300 e tiver pensando em fazer o cambio e o motor esteja bom, pode por o BS que fica bom pra andar em qlq terreno, tanto barro como estrada de asfalto.

A diferença é maior na planilha a partir da terceira e da quarta proporcionalmente falando, na primeira e na segunda não muda absolutamente nada.

Seguem-se os dados do 1300 para o pneu 185/65 R15:
1ª até 28
2ª até 52
3ª até 81
4ª até 122 ou 121(depende ano)

Seguem-se os dados para o pneu 185/65 R15 cambio 8x33
1ª 30 (diferença de 2km/h)
2ª 55 (diferença de 3km/h)
3ª 86 (diferença de 5km/h)
4ª 129 ou 128(depende ano) (diferença de 7km/h)


Se você colocar para calcular na planilha de cambios vai dar 129/130 km/h na maxima ao invés de 122/121, pro 1300, q é o mesmo que da o 1500.

Acho mais facil acreditar que seja porque o 1300 comecou a andar melhor e economizar mais o que podia sei la, reduzir a venda do 1500/1600, pelo menos o meu pega 140(acredito que sejam os 129/130) em linha reta só q demora, então acho que foi mais uma desculpa da volks aí...

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