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 Dica: Carro desliga a 80km/h, mas na garagem e no mecânico parece bom.

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lmartini
BUGUEIRO
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Dica: Carro desliga a 80km/h, mas na garagem e no mecânico parece bom.  Empty
MensagemAssunto: Dica: Carro desliga a 80km/h, mas na garagem e no mecânico parece bom.    Dica: Carro desliga a 80km/h, mas na garagem e no mecânico parece bom.  EmptySeg 26 Nov 2012, 13:19

Você esta andando com o carro a 100km/h, e na hora que você mais precisa dele, uma falha, um corte um soco, o que fazer? Como reagir?
A melhor forma para os fuscas e buggys é pisar fundo na embreagem de forma que o carro continue em movimento até que se tenha um lugar para parar.
Em seguida: Ver se o carro tem gasolina, esperar o motor esfriar e dar a partida novamente para chegar em casa.

Mas o que causa isso?

Dois componentes são causadores deste estranho problema:
1- A bobina (Sintoma mais comum: costuma demorar para se conseguir a próxima partida com sucesso)
2- A bomba (Sintoma mais comum: a mangueira de gasolina fica quente e com bastante ar / ou o óleo tem cheiro de gasolina)
Atenção: Os sintomas acima podem não ser observados de acordo com o problema
Atenção: Devido à idade das peças pode ser que os problemas estejam trabalhando mutuamente (a bomba aquece muito, o calor acaba irradiando para a bobina muito antiga, e ambos acabam falhando alternadamente).


Bobina:
======
Este é o mais comum causador do problema, quando a bobina esquenta a voltagem cai a ponto de não ser possível mais gerar a faísca. Uma bobina que tenha mais de 15 à 30 anos de idade esta predisposta à gerar esse problema especialmente em viagens longas e no calor.
O procedimento de emergência é resfriar a bobina envolvendo-a num pano umedecido com água gelada, o problema é que o processo é demorado e deve-se ter bastante paciência antes da próxima partida. Contudo não se pode esquecer de desligar a ignição ou pode acabar levando um belo de um choque elétrico.

Mas nem sempre o culpado do aquecimento da bobina é a própria bobina, o culpado pode ser desde a fiação, ao regulador de voltagem, à um alternador com problema, mas especialmente ao sistema de aterramento do cambio.

FAZENDO OS TESTES E DIAGNOSTICANDO O PROBLEMA:

1º Será que existe um fornecimento correto de energia na bobina?
Ligue somente a ignição e coloque um multimetro no positivo da bobina (o positivo da bobina é um fio comum que vem de dentro do chicote, não faça essa medição no cabo de vela pois são 20 mil volts!).
a) Regule o multimetro na posição 20V---- (corrente contínua)
b) Encoste o positivo do multimetro na alimentação da bobina (não encoste-o em nenhuma parte metalica)
c) Encoste o negativo do multimetro em uma parte sem tinta da capela (não use outra parte do carro), faça uma limpeza e pequeno ponto de lixa se necessário.
A voltagem de fornecimento deve ser de 12V---- (corrente contínua), peça para alguém balançar o chicote, que passa próximo ao banco do passageiro(lado direito do passageiro embaixo do carpet ou carrapatinho, basta ergue-lo, não é dificil de colar novamente), e balance todo o chicote, não com muita força para não danifica-lo, veja se há variação da voltagem no multimetro, se houver um novo fio de alimentação para a bobina precisa ser passado:
* Compre 10 metros do fio de 2,5mm (anti-chama) que em materiais de construção(custa em torno de 1 real o metro).
* Na caixa de fusíveis descubra qual ligação possui a bobina de ignição
(abrindo o porta malas). Ligue a ignição do veículo e a seta para direita ou então o rodo do parabrisa e....
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...conectando e desconectando uma destas 3 possibilidades da figura acima, quando dos três conectores você puxar o fio que cortou o fornecimento de energia na bobina mas não desligou a seta ou o rodo do parabrisa, você encontrou o cabo de fornecimento da bobina. Desligue a ignição!
* Você tem opção de fazer um novo terminal e conectar o fio de 2,5mm que comprou na casa de material de construção no antigo conector...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
...ou se ficar com dificuldade, pode cortar a ponta do fio anterior se estiver em bom estado e reaproveita-la. Corte 5 dedos de comprimento do fio velho com conector e prendendo no fio novo com fita isolante com cuidado para não reaproveitar uma peça defeituosa.
* Passe o fio que foi conectado para o compartimento do passageiro para isso, geralmente você encontrará mais a sua esquerda um "buraquinho"
por onde passa o afogador, pode aumenta-lo levemente e passar ali a fiação. Ou pode tentar passa-lo ao lado do chicote (mais dificil)
* Quando você passar o fio deverá sair dentro do carro, normalmente em baixo do carpet ou do carrapatinho, encontre o chicote atual e va
prendendo-o com uma helerman no mesmo de forma que fique firme e protegido...
* Ao chegar no compartimento da bateria você poderá passa-lo pelo mesmo tunel por onde passa o chicote (ele deve ter uma espécie de anteparo que você pode empurrar e depois encaixar novamente ou fazer uma nova vedação (se quiser) usando silicone de alta temperatura ou em partes não-quentes silicone comum.
* Passe do mesmo modo para o motor junto com o chicote. Cuidado para que o fio não encostar no escapamento, prenda-o com helerman no chicote antigo para evitar isso no caminho.
* Quando conseguir pegar ele no motor, corte o excesso faça um terminal ou re-aproveite parte do fio antigo, e conecte-o na bobina.

2º Será que o aterramento da bateria esta em bom estado e as conexões não estão muito esticadas?
Troque a malha do aterramento da bateria, tem um preço irrisório e nada como ter uma peça nova que não faça sua bobina aquecer ou danificar. Aperte bem e veja se esta bem apertado o aterramento!
Lixe suavemente os polos da bateria e verifique se esta bem conectado e apertado os conectores.
Pode parecer brincadeira, mas já vi fusca andando com a bateria invertida(o incrivel é que anda)! Esta respeitando a polaridade? O negativo é ligado no assoalho/lataria....

3º Será que o aterramento do cambio esta em bom estado?
O mais importante dos testes é esse, na verdade não há muito como testar se este aterramento esta em bom estado, mas como ele é muito barato (R$5,00), você pode comprar uma malha de aterramento do cambio(melhor ter tudo novo não é?). Mas no caso de acrescentar o aterramento do cambio no assoalho, use uma chave L17 (também precisará de uma 12/13 comum) e acrescente um novo parafuso de aterramento dos dois lados sem arrancar o aterramento velho (pode usar qualquer um dos parafusos do cambio, e qualquer um dos parafusos do assoalho, ligando uma nova malha do cambio ao assoalho sem desconectar a atual, mantendo-a em parafuso diferenciado. Assim fica redundante e perfeito seu aterramento.

3º Será que a carga do meu dinamo ou alternador não esta excedendo os limites?
Coloque um multimetro na bateria e verifique a voltagem que esta chegando se atingir os 16V pode ser que você esteja com uma carga excessiva. Neste caso o eletrecista poderá te ajudar. Se você usa dinamo e esta ocorrendo isso em alta rotação constante, terá de trocar o regulador de voltagem, até 14,5V é normal.

4º Ok e a bobina será que ela esta bem?
Isso é dificil de testar, na dúvida é melhor trocar a bobina por uma bosch. Infelizmente no fusca só se pode usar a Bosch se anteriormente você teve problema de aquecimento, numa emergência pode comprar a Marflex Amarela (R$ 30,00). !
A bobina que recomendo é a Bosch Azul ou a Bosch Cinza, sendo a azul mais confiavel para longas viagens e tendo o custo de R$ 88,00, ela também permite que seu carro atinja rotações maiores na estrada e pegue mais facilmente de manhã.
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Bobina bosch azul k12v, o melhor produto disponível no mercado para o Motor Boxer original.
Para motivos de catalogo a bobina original é a cinza E-12V (R$ 50,00), mas recomendo mesmo a azul.

Cuidado! Pois vendedores de auto-peça tendem a empurrar a bosch vermelha justificando que ela é melhor, isso é uma péssima idéia, porque esta bobina precisa de um pré-resistor ligado em série, e vai queimar todo o sistema de ignição do seu carro, de velas à platinado, em carros com ignição eletronica comumente existe um pré-resistor em série já ligado no esquema elétrico do carro.

5º Cabos de vela estão novos e bem encaixados?
Troque-os se necessários pois também são um forte candidato de aquecer a bobina. O cabo marflex pode ser usado nesse caso R$7,00, mas se você é exigente use o Bosch Premium (R$ 22,00).
Com o carro desligado puxe a borracha de proteção de cada cabo, e veja se a parte metalica esta bem encaixada no distribuidor( Mas não faça isso na parte que vai para as velas pois corta o cabo!!! ), faça isso também na bobina.

6º Não há gasolina na mangueira ou há muitas bolhas de ar na mangueira antes do filtro com um aquecimento forte do combustivel na região!
Leia o tópico bomba de gasolina


Bomba de gasolina:
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Comumente confundido com problemas de bobina, problemas com a bomba de gasolina não apenas fazem seu carro falhar mas a longo prazo pode danificar o motor, portanto não é bom insistir!
Problemas na bomba normalmente são acompanhados de um forte cheiro de gasolina no óleo, mas nem sempre.
A bomba de gasolina do motor VW à ar, é muito confiavel pode durar de 20 à 50 anos dependendo do uso que se faz do vcarro, entretanto defeitos na mesma podem acarretar na quebra do diafragma e portanto a gasolina é injetada parte para o carburador e outra parte com certa pressão para o carter. Os efeitos desta combinação não estão entre os melhores, podem aumentar muito a pressão dentro do carter fazendo com que aumentem vazamentos ou mesmo provoquem um retorno do óleo pelo respiro do motor. Neste caso deve-se substituir o óleo e a bomba de gasolina e também fazer uma boa regulagem do carburador e do ponto.
Se a mangueira é transparente pode-se notar muito ar com pressão voltando pela mangueira anterior ao filtro de gasolina, a um ponto em que a mangueira parece estar cheia de ar e não mais de gasolina quando o carro desliga, isto normalmente indica uma bomba de gasolina defeituosa.

FAZENDO OS TESTES E DIAGNOSTICANDO O PROBLEMA:

1º Falta de gasolina no tanque
Pode parecer idiota escrever isso pois você iria perceber no marcador, mas é aí que esta a armadilha, e se o cabo do marcador de combustivel enroscou? Bem isso aconteceu comigo, gastei nada menos que 80 reais com guincho porque o carro não pegava mas o ponteiro marcava quase meio tanque de gasolina. Cheguei a desconfiar antes de chamar o guincho: coloquei gasolina no carro, mas ja estava com tanto ar que não pegava, bastava mais umas 4 ou 5 partidas para eu sair dali. Se o carro morrer antes de qualquer coisa verifique se realmente tem gasolina no carro, ficar batendo a chave só vai fazer ele pegar ar na falta de gasolina.

2º Mangueira do tanque rompida/desconectada
Muito dificil de acontecer mas não custa dar uma olhadinha não acha? Erga o carro usando um macaco pela frente lado do motorista e retire a roda do lado do motorista(Cuidado: Afrouxe primeiro os parafusos antes de erguer o veículo, pode ser necessário usar o pé caso não tenha alavanca, não esqueça de deixar o carro engatado e bem freiado, se possível use algo embaixo da roda para evitar o movimento).
Olhando bem no fundo vai ver uma mangueira que entra no tunel central do carro, verifique o estado dela, se ela não estiver rompida não há motivos para preocupação.
Outro ponto em que é possível ver a mangueira é levantando o carro na parte traseira lado do motorista, retirando a roda ali, você verá também uma parcela extra de mangueira!

3º Sujeira no tanque
Outro item dificil, que da problemas intermitentes, nesse caso pode usar uma chave 12/13 para tirar o tanque, é relativamente simples. Pode lava-lo com gasolina aditivada, chacoalhando bastante e depois jogando a gasolina suja algumas vezes.
Também assopre o pescador algumas vezes para desentupi-lo e sacuda mais vezes o tanque com gasolina aditivada.

4º Tunel que transmite a gasolina
Uma parte que transmite a gasolina normalmente fica escondida, dentro do tunel central e infelizmente não pode ser acessada de fora, neste caso pode ser necessário passar uma nova mangueira por dentro do carro. Assopre a mangueira na direção motor para o tanque, com a mangueira do tanque desconectado e colocada dentro de uma garrafa, irá ir gasolina dentro da garrafa com isso depois de algum sacrificio, é normal ser um pouco dificil de assoprar mas não pode ser nada exagerado, ou que não chegue a sair gasolina naquele sentido!

5º Tanque completo com gasolina aditivada usado até o fim
Um tanque que foi completo com gasolina aditivadad e esta sujo, soltou muitas sujeiras e esta acabou entupindo o pescador assopre dentro do tanque pelo pescador e veja se o ar flui livremente.

6º Suspiro do tanque entupido
Verifique o suspiro do tanque (respiro do tanque), se é possivel assoprar as mangueiras de respiro ou se elas estão entupidas. É uma mangueira cortada que entra geralmente do lado do estepe, se estiver entupido a bomba também não se comporta bem.

7º Bomba de gasolina e filtro
Como a bomba de gasolina é muito barata na duvida troque-a por outra. A melhor forma de diagnosticar é somente quando ela esta quente, pois só assim ela produz bolhas que atrapalham seu funcionamento, nesse caso você verá a mangueira provavelmente voltando gasolina quente com pressão antes do filttro de gasolina, ou indo em direção ao tanque (olhando do motor). Sempre muito cuidado para não derramar gasolina no distribuidor!
O valor da bomba de gasolina é R$ 20-30,00(original Brosol), coloque um filtro de gasolina novo pequeno antes da bomba e se quiser outro depois do tanque para garantir uma filtragem perfeita e o não entupimento do tunel. A bomba nova pode soltar pequena limalhas de metal sendo necessário uma limpeza do carburador depois de um tempo de uso mas nada que chegue a afetar o funcionamento.
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