| Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) | |
| | Autor | Mensagem |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 53 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Sáb 18 Ago 2012, 08:01 | |
| Para aqueles que gostam de saber detalhes sobre o quem tem em baixo da tampa do motor, aí vão dois link da VW que esclarecem tudo!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Abraços a todos!!
Última edição por Marcio ® em Dom 19 Ago 2012, 09:14, editado 2 vez(es) | |
| | | Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 44 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Sáb 18 Ago 2012, 21:04 | |
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| | | nobretwn BUGUEIRO
Mensagens : 3 Data de inscrição : 22/11/2012 Idade : 34 Localização : canoas
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Dom 25 Nov 2012, 19:48 | |
| Oi sou novo aqui, mais eu ja conhecia esse site do alan antes e agora ele ta fora. alguem essas especificações para m passar ou falar um bom site com tudo tipo o site do alanfr | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 53 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Dom 25 Nov 2012, 22:06 | |
| nobretwm, seja bem vindo ao Bar!!! Mas quem é alan??? Acredito que você esteja se confundindo,ok? Grande abraço!!! | |
| | | Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 44 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Dom 25 Nov 2012, 22:24 | |
| Marcio, pelo que entendi, o Alan que publicou o que vc postou no link, esta desativado. | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 53 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Dom 25 Nov 2012, 22:36 | |
| Pode ser realmente isso, mas quando tirei da net a pesquisa me levou para uma página que não informava nada sobre autores, apenas a parte tecnica era especificada, por isso a dúvida!!!! | |
| | | Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 44 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Dom 25 Nov 2012, 22:42 | |
| nobretwn, nós não temos essa informação, mas vc queria ter acesso a informação de qual motor? | |
| | | nobretwn BUGUEIRO
Mensagens : 3 Data de inscrição : 22/11/2012 Idade : 34 Localização : canoas
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Seg 26 Nov 2012, 18:18 | |
| eu gostaria de saber especificaçoes tecnicas de motores como o AP, CHT, FIVETEC e outros tipo os que tinham no site alanfr.
mais especificamente diametro, curso, taxa de compressão, potencia e etc.
desde ja muito obrigado | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 53 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Sáb 29 Jun 2013, 19:21 | |
| Pois bem, como o link anterior leva a uma página que foi retirada do ar, fiz novas pesquisasna net e encontrei bastante informaçao:
Ficha-Técnica
Volkswagen AP
Volkswagen AP é um motor de combustão interna de 4 cilindros em linha, refrigerado a água, com bloco em ferro fundido, cabeçote de alumínio e comando de válvulas no cabeçote. Este motor passou a equipar os automóveis da Volkswagen no Brasil a partir de 1985. Trata-se de uma evolução dos motores VW MD, apresentados no VW Passat em 1974, sendo este uma versão brasileira do motor Audi 827.
O motor Audi 827 foi concebido pela equipe de Ludwig Kraus, um antigo engenheiro de competições da Mercedes-Benz. Kurt Lotz, o então diretor geral do grupo Volkswagen, solicita o projeto de um novo motor com comando de válvulas no cabeçote, de construção simples, porém robusta, baseado no conceito do “Mitteldruckmotor” (motor de taxa de compressão intermediária entre o ciclo Otto e o ciclo Diesel. O projeto fora confiado ao engenheiro Fritz Hauk, outro especialista em motores de alta performance.
De 1985 a 1987 foram oferecidas apenas duas versões, a AP-600 e a AP-800, respectivamente com 1,6 e 1,8 litros de cilindrada. Em 1988, foi introduzida a versão AP-2000, de 2 litros, motivo pelo qual as versões de menor litragem foram rebatizadas de AP-1600 e AP-1800.
No Brasil, o Volkswagen AP equipou os seguintes veículos: Passat, Santana, Quantum, Gol, Parati, Voyage, Saveiro, Apollo, Logus, Pointer, Polo Classic e Van. Também equiparam os veículos Ford Del Rey, Belina, Pampa, Escort, Verona, Versailles e Royale, em virtude da joint-venture com a VW chamada Autolatina.
A Gurgel também utilizou o motor VW AP no jipe Carajás, nas versões: Gasolina ... Álcool 1.8 com 97 cv (ambos usados no VW Santana); ou Diesel 1.6 com 50 cv (usado na VW Kombi Diesel).
BS 1.5 litro Passat LS gasolina - até 1982, e TS (79-82) à álcool Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1471 cc. Diâmetro e curso: 76,5 x 80 mm Bielas 136mm Taxa de compressão: 7:1 Gasolina | 11:1 Álcool Potência máxima: 80 cv SAE a 5.800 rpm (potência líquida: 65 cv) Torque máximo: 11,5 m.kgf brutos a 3.600 rpm. Alimentação por carburador de corpo simples. Combustível: gasolina e álcool.
Passat TS gasolina - até 1982 Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1588 cc. Diâmetro e curso: 79,5 x 80 mm. Taxa de compressão: 7,4:1. Potência máxima: 88 cv SAE a 5.800 rpm (potência líquida: 74 cv) Torque máximo: 13,2 mkgf brutos a 3200 rpm Alimentação por carburador de corpo duplo. Coletor duplo de escapamento. Combustível: gasolina.
MD-270 - 1983-1985 Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1588 cc. Diâmetro e curso: 79,5 x 80 mm. Taxa de compressão: 7,4:1 Gasolina | 11:1 álcool Potência máxima: Potência máxima bruta: 88 cv a 5.800 rpm (potência líquida: 74 cv) Torque máximo: Torque máximo bruto: 13,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por carburador de corpo duplo. Coletor duplo de escapamento. Combustível: gasolina e álcool
A denominação AP (Alta Performance) Em 1985 a Volkswagen do Brasil realizou um novo aprimoramento dos motores, que eram montados com as bielas fora das especificações dos motores VW alemães. As bielas dos motores MD-270 tinham apenas 136mm de comprimento, o que causava muita vibração e aspereza no funcionamento nos motores de 1,8 litro.
A solução encontrada foi alterar o comprimento da biela para 144mm, gerando um ótimo funcionamento do conjunto, mesmo nas versões de 1,8 litro. Com isso ganharam o apelido “Bielão”.
Ciclo Diesel O motor Volkswagen AP teve uma versão a diesel que equipava a Kombi nos anos 80. Era derivado do 1,6 e 1.9 litros do Passat brasileiro e alemão a gasolina. Por ser montado na traseira, apresentava uma refrigeração deficiente, o que resultava em baixa vida útil. Também equipou algumas unidades da VW Saveiro, que foi um grande sucesso pois o motor ficava na frente do carro em formato longitudinal, projeto que foi estragado pelo governo por achar que a Volkswagen lançaria modelos de carros populares, como o Gol, com esses motores podendo causar uma crise no petróleo, pois o óleo diesel naquela época valia a 34 centavos de real hoje. Esse motores eram muito confiáveis a não ser pela correia dentada que levava o giro não só para o cabeçote do motor com também para a bomba injetora (BOSCH) que alimenta-va os 4 Quatro Bicos Injetores. Na Alemanha o 1.9 Diesel passou a ser eletronicamente gerenciado em 1996 e turbo-alimentado em 1998, por lá estes motores são um sucesso pois são muito fortes, consomem muito pouco e chegam a fazer 28 Km/L além possuírem um nível de ruido e de manutenção muito baixo.
Injeção Eletrônica Foi o primeiro motor brasileiro a apresentar um sistema de injeção eletrônica, em 1988, no Gol GTI.
Ao longo do tempo, este motor utilizou diversos sistemas de injeção eletrônica: Bosch LE Jetronic multiponto analógica (AP 2.0 de 1989 a 1994), FIC ECC-IV digital monoponto (AP 1.6 e AP 1.8 de 1995 a 1996), FIC ECC-IV digital multiponto (AP 2.0 de 1995 a 1996), Magneti Marelli 1AVB/1AVP multiponto seqüencial (1997 em diante, para todas as cilindradas). No início, o sistema de injeção Bosch LE Jetronic apresentava falhas ao passar perto de torres de televisões e rádios devido a falta de blindagem do módulo de ignição eletrônica EZK, falha corrigida logo no início da produção. A injeção eletrônica trazia um marco ao nosso país pois os antigos carburadores não eram confiaveis e tinham um nível de consumo muito alto, já na injeção esse nível foi baixado para até 40% e passava mais confiabilidade ao motorista que freqüentemente afogava o carro pela manhã para poder ligá-lo. Na injeção, o simples toque da chave já ligava o motor e assim, podia-se sair sem aquecer o motor previamente.
16 Válvulas Em 1995 a Volkswagen do Brasil colocou no mercado uma versão do VW AP com cabeçote de 16 válvulas DOHC, que equipava o Gol GTI 16V. Tratava-se de uma versão melhorada do AP 2.0, com bloco mais alto e bielas mais longas de 159mm idênticas ao Golf GLX e GTI 1995-1998, no 2.0 foi um sucesso mas a volkswagen limitou a venda desses carros pois mais tarde iria implantar nos carros de baixa litragem como o 1.0, que não foi um sucesso pois causava superaquecimento devido ao radiador ser o mesmo tamanho do 1.0 8 válvulas.
Este cabeçote de 16 válvulas DOHC foi desenvolvido pelo engenheiro Fritz Indra, que então trabalhava no departamento de competições da Audi Performance. Possuem a mesma arquitetura dos cabeçotes utilizados nos lendários Audi Quattro S1 de 600Hps. Lembrando que esses cabeçotes foram utilizados no Audi 80, S2 e RS2, ambos com 315 Hps.
Somente o Audi RS2 tem 415 cavalos. O Audi S2 tem 240 cavalos
AP 1600 Total Flex Em 2003, a Volkswagen do Brasil colocou no mercado o Gol "Total Flex", o primeiro veículo brasileiro que permitiu a utilização de álcool hidratado (E100), gasolina (E22) ou qualquer mistura entre os dois.
Inaugurou um novo conceito de motorização que permite ao consumidor a escolha do combustível de acordo com sua necessidade: desempenho, autonomia ou economia.
No entanto, ao contrário do que muita gente imagina, não foi um motor da família EA, e sim um AP.
O motor AP está em seu ciclo final na Volkswagen. Todos os novos produtos da empresa estão usando os motores da família EA. Atualmente, só Parati e Saveiro utilizam os propulsores AP. O novo Gol, lançado no fim de junho de 2008, aboliu totalmente os motores da família AP e só usa EA.
O motor AP parou de ser fabricado realmente em 2002, apenas alguns projetos que o motor utilizava foram mantidos nos motores da Volkswagem do Brasil a partir de 2002, sendo que em 2008 a volkwagem aboliu todos os projetos de utilização do motor AP, e desde então utiliza novas tecnologias.
Cilindradas O VW AP foi comercializado em três cilindradas diferentes: 1.6, 1.8 e 2.0
1.6 litro AP 1.6 8V (carburador Weber 450 Vulgo "mini Progressivo" Weber TLDZ ou Brosol 2E) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 80 cv a 5.600 rpm Torque máximo: 12,7 mkgf a 2.600 rpm Alimentação por carburador de corpo duplo. Combustível: gasolina,Alcool
AP 1.6 8V (injeção FIC-Ford ECC-IV digital monoponto) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 75,7 cv a 5.500 rpm Torque máximo: 12,3 mkgf a 3.500 rpm Alimentação por injeção monoponto. Combustível: gasolina.
AP 1.6 8V (injeção Magneti Marelli 1AVB/1AVP) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 92,4 cv a 5.500 rpm Torque máximo: 13,9 mkgf a 3.000 rpm Alimentação por injeção multiponto sequencial. Combustível: gasolina.
AP 1.6 8V (injeção Magneti Marelli 4AVB/4AVP TOTAL FLEX) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97 cv (gasolina) e 99 cv (álcool) a 5 500 rpm Torque máximo: 14,1 kgfm (gasolina) a 14,4 kgfm (álcool) a 3000 rpm Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina e álcool.
EA 111 8V (injeção Magneti Marelli 1AVB/1AVP) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1587 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77 mm Bielas 149mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 106,4 cv a 5.500 rpm Torque máximo: 15,9 mkgf a 3.000 rpm Alimentação por injeção multiponto sequencial. Combustível: gasolina.
1.8 litro AP 1.8 8V (carburador Weber TLDZ ou Brosol 2E) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm bielas 144mm Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 88 cv a 5.200 rpm Torque máximo: 14,7 mkgf / 3.400 rpm Alimentação por carburador de corpo duplo progressivo. Combustível: gasolina.
AP 1.8 8V (Injeção Bosch LE Jetronic II Multiponto Analogica) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm bielas 144mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,5 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
AP 1.8 8V (injeção Magneti Marelli 4AVB/4AVP TOTAL FLEX) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm bielas 144mm Taxa de compressão: 11:1. Potência máxima: 103 cv (gasolina) e 106 cv (álcool) a 5 250 rpm Torque máximo: 15,5 kgfm (gasolina) a 16 kgfm (álcool) a 3000 rpm Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina e álcool.
EA 811 20V Turbo(Injeção Bosch Montronic Digital) Número de válvulas: 5 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. bielas 159mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 150-180-225 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 24,5 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação Sobrealimentado por Turbo kkk03 (150cv, 160cv e 180cv) ou kkk04 (225cv) e injeção multiponto seqüencial Bosch. Combustível: gasolina.
2.0 litros
Motor VW AP 2.0 completo, com cabeçote montado. AP 2.0 8V (carburador TLDZ ou Brosol 3E) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 9,0:1. Potência máxima (líquida) 109 cv a 5.200 rpm. Torque máximo (líquido) 170,1 N.m/17,4 kgf.m a 3.000 rpm. Alimentação por carburador de corpo duplo progressivo. Combustível: gasolina.
AP 2.0 8V (Injeçaõ Bosch LE Jetronic II Monoponto Analogica) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 121 cv a 4.250 rpm. Torque máximo: 22,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
AP 2.0 8V (Injeção Bosch LE Jetronic II Multiponto Analogica) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 116 cv a 4.250 rpm. Torque máximo: 22,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
AP 2.0 8V (Injeção Magnetti Marelli IAW 1AVP / Avb) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 144mm Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 115 cv a 4.250 rpm. Torque máximo: 22,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
EA 837 Crosflown 2.0 8V (Injeção Magnetti Marelli 4AVP / Avb) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 159mm Taxa de compressão: 9,1:1. Potência máxima: 116 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 18.3 kgmf a 4.600 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
EA 837 16V (injeção Magnetti Marelli 4AVP / Avb) Número de válvulas: 4 por cilindro (duplo comando de válvulas) Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm Bielas 159mm Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 145,5 cv a 6.250 rpm. Torque máximo: 19,4 m.kgf a 3.750 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
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| | | MARCELO BRASIL ADMINISTRADOR
Mensagens : 1597 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 45 Localização : MAUÁ-SP
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Sáb 29 Jun 2013, 19:30 | |
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| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Dom 30 Jun 2013, 14:37 | |
| Será que algum fabricante irá se arriscar colocar o novo EA-211 12 V 3 CC ??? Pelo peso do motor pode ser interessante esta opção, rsrsrsrsss. 75 CV na gasolina e 82 CV no alcool.............não deve ter muito torque massssssssssss. |
| | | lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Dom 30 Jun 2013, 15:03 | |
| mandou muito bem Marcio, Luciano alem do detalhe da falta de torque pois é um motor de 1 litro creio que o preço tb não deva ajudar não, no futuro quem sabe. ... | |
| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Dom 30 Jun 2013, 18:23 | |
| - lubisomem01 escreveu:
- mandou muito bem Marcio, Luciano alem do detalhe da falta de torque pois é um motor de 1 litro creio que o preço tb não deva ajudar não, no futuro quem sabe. ...
É que o pessoal da SUPERBUGGY por exemplo está usando o conjunto motor transmissão da linha EA-111 VHT, que acredito ser mais caro que o 3 cc. |
| | | Gui Kaufmann MODERADOR
Mensagens : 944 Data de inscrição : 11/10/2012 Idade : 28 Localização : São Paulo - SP
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Dom 30 Jun 2013, 23:24 | |
| - LUCIANO BOHN escreveu:
- lubisomem01 escreveu:
- mandou muito bem Marcio, Luciano alem do detalhe da falta de torque pois é um motor de 1 litro creio que o preço tb não deva ajudar não, no futuro quem sabe. ...
É que o pessoal da SUPERBUGGY por exemplo está usando o conjunto motor transmissão da linha EA-111 VHT, que acredito ser mais caro que o 3 cc. Na verdade o torque é praticamente o mesmo, o 3cil tem 10,4/9,7mkgf a 3000rpm, enquanto o 4cil tem 10,6/9,7mkgf a 3850 rpm. Ou seja, o motor de 3cil tem praticamente o mesmo torque e atinge-o 850rpm antes, o que ajuda na aceleração e arrancada. Tirei esses números da revista Quatro Rodas deste mês, sendo que tem um comparativo entre o Fox 3cil e o 4cil, onde o com 3cil tem um 0 a 100 3,4s mais rápido e ainda tem uma economia de combustível maior. Vale ressaltar que o motor 3cil tem 12 válvulas, o que ajuda e muito no torque, enquanto o 4cil tem 8 válvulas. Apesar de ser um motor com um cilindro a menos, o 3cil é um projeto muito mais moderno e tecnológico. Mas sei lá, ainda acho que pra preparar o motor 4cil seja o mais interessante. Abraços | |
| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Especificações Técnicas dos motores AP's e CHT's (AE's) Seg 01 Jul 2013, 08:06 | |
| - Gui Kaufmann escreveu:
- LUCIANO BOHN escreveu:
- lubisomem01 escreveu:
- mandou muito bem Marcio, Luciano alem do detalhe da falta de torque pois é um motor de 1 litro creio que o preço tb não deva ajudar não, no futuro quem sabe. ...
É que o pessoal da SUPERBUGGY por exemplo está usando o conjunto motor transmissão da linha EA-111 VHT, que acredito ser mais caro que o 3 cc. Na verdade o torque é praticamente o mesmo, o 3cil tem 10,4/9,7mkgf a 3000rpm, enquanto o 4cil tem 10,6/9,7mkgf a 3850 rpm. Ou seja, o motor de 3cil tem praticamente o mesmo torque e atinge-o 850rpm antes, o que ajuda na aceleração e arrancada.
Tirei esses números da revista Quatro Rodas deste mês, sendo que tem um comparativo entre o Fox 3cil e o 4cil, onde o com 3cil tem um 0 a 100 3,4s mais rápido e ainda tem uma economia de combustível maior.
Vale ressaltar que o motor 3cil tem 12 válvulas, o que ajuda e muito no torque, enquanto o 4cil tem 8 válvulas. Apesar de ser um motor com um cilindro a menos, o 3cil é um projeto muito mais moderno e tecnológico.
Mas sei lá, ainda acho que pra preparar o motor 4cil seja o mais interessante.
Abraços
Bela pesquisa Gui, só faltou ver o peso de cada motor pra ver se a minha teoria tem sentido...............acho que o "peso" e o "tamanho menor" podem influenciar e despertar os fabricantes para este novo conceito...............massssssssss, tudo achismo, rsrsrsssrss. |
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