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 Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados

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lmartini
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MensagemAssunto: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Sab 16 Mar 2013, 20:36

É mais simples do que se imagina trocar o cabo de embreagem, desde que se siga alguns passos numa dada sequência.

O diferencial deste tópico é uma idéia do meu vizinho Marcos, grande amigo, com quem aprendi muito.


MATERIAL NECESSÁRIO:
==================


Cabo de Embreagem precisa ser da marca FANIA no Fusca, não diga que não avisei (R$9,50), pode ser necessário comprar também uma borboleta, que custa mais 1 real:
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As ferramentas necessárias são (jogando aí uns R$ 20,00 se não tiver nada):
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1-CHAVE 17
2- CHAVE DE FENDA
3- CHAVE 12/13

Alem também de um alicate para facilitar o processo, de preferência um alicate de pressão, na foto um alicate normal:
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Graxa Azul e a chave de roda que vem com o carro (R$ 5,00 a graxa azul):
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A luva de mecânico ajuda no manuseio das peças e reduz o tempo de instalação pela metade (R$2,00):
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E escute o que eu estou dizendo estas braçadeiras facilitam muito na troca do cabo, você entenderá mais a frente!
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Macaco, de preferência um Jacaré (achei em promoção por R$ 50,00 vale a pena, mas se já tem um macaco que acha confiavel no carro... R$ 0,00):
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AVISO: É também necessário usar cavaletes, apesar de ser possível fazer a troca só com o macaco sem dificuldade, é perigoso pois se o carro cair do macaco um acidente grave pode acontecer uma técnica é colocar a roda retirada e estepe por baixo do carro como um segundo apoio. ( R$ 40,00 se for usar cavaletes e não tive-los - apoios de segurança contra queda do macaco)

Gasto médio total para quem já tem as ferramentas: R$ 9,50.


TROCANDO O CABO::
======================================


1- Freie, engate a primera, e faça o possível para que o carro não se mova, esteja em local plano e que de preferência não seja liso.
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2- Apenas afrouxe os parafuso da roda traseira (lado do motorista), sem soltar tudo e com o carro ainda sem o macaco:
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3- Posicione o macaco conforme a imagem no suporte indicado pelo manual do veículo:
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4- Veja abaixo onde é o suporte indicado pelo manual que o macaco deve ser posicionado:
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5- Termine de soltar agora os parafusos da roda e retire-a, eis a visão que você terá agora:
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Nota: Nem todos os carros tem o tubo do ar quente mas todos possuem a coifa.

6- Se o seu carro possui o tubo do ar quente, note que é facil desencaixa-lo simplesmente comprimindo-o e tirando do carro (não tem segredos mesmo, só fazer uma pouco de força e ele vai sair) - é tão simples encaixar quanto tirar.
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7- Tendo retirado ou se não possuir ar quente você verá o chamado flexivel por onde passa o cabo de embreagem, preso por estes dois parafusos como da figura que se segue, apertados perto da coifa de câmbio que vimos anteriormente - basta retira-los com a chave 13 (Simples de achar em mercados e lojas de 1,99) ou com um alicate de pressão:
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8- Tendo retirado os dois parafusos que prendem a chapinha do flexivel desencaixe ela do suporte de modo a facilitar o afroxamento do cabo, em seguida solte a borboleta que prende o cabo na embreagem:
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Gire a borboleta com uma mão enquanto segura o cabo com outra usando um alicate ou pedindo ajuda para alguém. Na foto acima estou usando um alicate de pressão pois ele prende automaticamente (o preço de um alicate de pressão é de pelo menos 17 reais - mas é indispensável para quem gosta de fazer as coisas em casa e ajudará a economizar no futuro)

9- Vamos agora terminar de tirar o flexivel com os parafusos soltos, não se preocupe pois é muito facil monta-lo já que é de encaixar, faça como nas fotos que se seguem:
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10- Pode examinar agora o estado do flexível e se pode continuar a ser usado, se a borracha estiver muito ressecada é bom substitui-lo para a durabilidade do próximo cabo a ser usado:
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11- Nós já soltamos o cabo de embreagem de um lado precisamos soltar do outro lado, e o processo é ainda mais simples! Vamos começar tirando a forração se achar necessário para ficar mais fácil a vizualização do jogo de pedais. O jogo de pedais do fusca é intuitivo e fácil de montar desde que se faça como na ordem deste tópico!
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12- Quais são os mistérios do jogo de pedais? É simples, apenas 2 parafusos devem ser soltos para retira-lo sem ter dificuldades depois.
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Note também que perto do parafuso um "arame" enrolado é uma mola que permite que o pedal de freio volte automaticamente, você deve retirar essa mola do lado de cima do pedal, como veremos mais adiante.
O pino de regulagem de freio pode ser girado até o limite para facilitar a retirada do mesmo, mas não se preocupe com isso, pois tudo ficará muito claro na prática - é realmente intuitivo - feito para fazer em casa.

13- Para tirar a mola que acabei de me referir, você precisa tirar também uma chapinha que impede que a mola escape da parte de cima do pedal de freio, esta chapinha deve ser girada e puxada para cima, é realmente simples, olhando no seu carro ficará mais claro (Se o seu carro ainda tiver a chapinha, pois só com a mola o sistema já funciona - mas não é o certo para a segurança, apesar da maioria dos fuscas já estarem assim).
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Nota: A peça que me referi na figura vamos tirar depois se não conseguir tirar agora, justamente no momento de retirada dos pedais.

14- Veja a chapinha que me referi acima depois de retirada, ela é apenas colocada, (é SIMPLES mesmo, mas só colocar de volta na hora de montar e não tem dificuldade alguma - colocando a mola primeiro!):
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15- Antes de começar a puxar os pedais para esquerda para retira-los, retire o cabo do acelerador:
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16- Ok vou soltar os dois parafusos 17 que me referi anteriormente, atras do jogo de pedais tem um parafuso 13, este geralmente não precisará mecher, pois apesar de facilitar a retirada, poderá atrapalhar na montagem demorando mais:
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17- Agora movendo os pedais para cima e para baixo especialmente de embreagem e trazendo os pedais para esquerda enquanto empurra o pino do freio para direita, será fácil sair todo o simples e intuitivo jogo de pedais do fusca:
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Nota: A peça do freio como você descobrirá sozinho, é de encaixar na
coifinha de borracha ao fundo dos pedais e também no pedal depois de retirado o arame e chapinha, ela sai
facilmente, e é facilmente encaixada.

18- Mas não é conforme você puxa os pedais para fora (para sua esquerda), eles vão saindo e você notará que o suporte do cabo de embreagem já aparece ficando enroscado no tunel é só ir mechendo o pedal de embreagem para cima e para baixo e ele vai passar, com o cabo de embreagem(ou parte dele) provavelmente ainda no lugar ou já no chão do tunel, na foto abaixo o cabo de embreagem ainda estava no lugar, só tive de ergue-lo para tira-lo:
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Dica: Você verá que o sistema é montado de forma muito simples, o cabo vem literalmente enroscado no jogo de pedais é só erguer o mesmo e ele sai dos pedais (por isso que alguns fuscas com problemas de regulagem na embreagem podem escapar o cabo, uma vez que é só ele subir se não tiver pressão sob ele).

19- Depois de retirar os cabos dos pedais, puxe o cabo o máximo que puder, e depois pela traseira do veículo termine de empurra-lo de modo que não enrosque, pode usar uma pequena chave de fenda se precisar empurrar ele dentro do túnel, mas não será necessário, depois volte dentro do carro e termine de puxa-lo.
É SIMPLES - Só ter calma!

20- Antes que você culpe o fusca, abaixo segue uma comparação dos cabos fânia 2013(esquerda) e fânia 2001 que consegui comprar(direita), o fânia é o melhor cabo para o fusca mas a diferença de largura entre eles é clara, pena que a câmera acabou a bateria e tive de tirar foto do celular, mas meu vizinho com quem aprendi muitas coisas, viu junto comigo e percebemos que o cabo tinha quase a metade da grossura do antigo, assim mesmo compre somente a marca fânia, pois com embreagem não se brinca, e os materiais usados pela fânia, são de longe os melhores disponíveis no mercado, não tenha dúvidas disso - exceto que queira passar vergonha no transito........
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21- Passe o cabo novo, insira-o por dentro do tunel, va apalpando com a mão ali dentro, verá um pequeno orificio na parte superior do tunel, só existe esse em forma circular no lado da embreagem, empurre o cabo por ali até que entre e va empurrando até sair do outro lado - não prenda ainda o outro lado ou terá problemas.


22- Agora sim, vamos prender o lado onde estão os pedais o cabo novo, e agora é muito bom ter uma hellerman ou braçadeira plastica (ela se dissoverá com o uso), ela é necessária para colocação dos pedais e cabo na parte traseira sem que o cabo escape, e tenha chance de dar a pressão (daí ficará firme, e quando a hellerman/braçadeira plastica dissolver com o uso, não será mais necessária - só não use braçadeira de metal ou arame, pois pode estragar o novo cabo):
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23- Como você viu com a braçadeira plastica tudo ficou muito simples e o cabo esta preso no lugar, exceto que você mecha muito o pedal de embreagem, mas vamos la coloque para direita os pedais de forma que encaixem na chapinha que impede que eles caiam para frente (para isso precisa inclinar os pedais para tras, a chapinha fica atras dos pedais presa por um parafuso 13, que esta bem visível agora neste momento para você).


24- Durante este processo aproveite para encaixar novamente o pino do freio, a coifa da foto abaixo é a borrachinha que fcia atras dos pedais para você se localizar:
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Veja meu dedo com luva encaixando a peça no pedal agora da esquerda para direita - foi mais fácil do que quando tirei.

25- Agora é só colocar e apertar os dois parafusões 17 que tiramos, as vezes aqui a pessoa fica nervosa tentando encontrar a rosca, mas quer o segredo, pare vai tomar uma água, e continue pois os dedos podem perder a sensibilidade - na realidade é muito simples e você vai rir de si mesmo provavelmente quando voltar e colocar em 1 segundo:
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26- Vamos prender a mola do freio e re-colocar aquela pequena chapinha de proteção da mola que retiramos por ultimo:
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Nota: A mola é fácil de encaixar, se ta tendo dificuldade, lembre-se, primeiro firme a parte de baixo da mesma no assoalho, e a parte de cima que tem um formato já próprio na peçinha do pino do freio para voltar sozinha, é simples e rápido acredite em mim.

27- Se sentir que a mola ficou frouxa (o pedal de freio não volta sozinho) faça o seguinte:
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28- Agora pode colocar a chapinha do freio para mola não escapar.


29- Agora na parte de tras do veículo, passe o flexivel por dentro do novo cabo, e prenda-o somente no fundo, não deve prender ainda a chapa com os dois parafusos ou não vai conseguir fazer nada!:
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Nota: A chapa suporte que me referi é a que vai os dois parafusos, deixe-a totalmente solta senão não vai conseguir colocar o cabo.

30- Puxe o cabo com toda força e se necessário puxe os pedais um pouco para tras e ele deve alcançar na mesma hora o suporte da embreagem, tem que alcançar apenas um pouco para dar um pouquinha de rosca, se não alcança, puxe os pedais ainda mais para frente mechendo na chapinha de regulagem, mas note: O cabo pode estar torcido ou precisa ser substituído - faça isto em ultima instancia, lembre-se: o flexivel não pode ter seus parafusos apertados se não terá força no braço para fazer alcançar, apenas passe o cabo por dentro dele e deixe-o pindurado. Se conseguir dar rosca, aperte a borboleta prendendo o cabo com alicate ou mão como mostrado abaixo, e va girando até pegar umas 5 voltas de rosca:
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31- Agora sim, vamos colocar o flexivel, no lugar e depois os parafusos do mesmo:
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Nota: tem um cabo que esta aparecendo na figura, eu esqueci ali, ele não tem nada a ver, ignore-o.

32- Continue apertando a borboleta até chegar na metade da rosca, lembre-se que o cabo não pode girar durante o aperto, por isso prenda-o com alguma coisa.



33- Entre no carro aperte algumas vezes a embreagem (sem ligar o carro), verifique se ela ta na pressão que você gosta, se esta muito dura, solte a borboleta, se esta parecendo frouxa aperte a borboleta, lembre-se de deixar uma folga no cabo, pois a embreagem pode ficar virando em falso (cabo muito esticado).



34- Muito bem, se seu carro possui o ar quente já pode encaixar a mufla novamente:
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35- Pronto pode apertar a roda, e curtir o fusca:
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Última edição por lmartini em Qua 20 Mar 2013, 15:59, editado 12 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Sab 16 Mar 2013, 20:38

Boa Luciano, esperaremos a conclusão, fique tranquilo.
Quando voce tiver mais algum tutorial de mecanica vw,fique a vontade para colocar aqui.

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Sab 16 Mar 2013, 21:59

Luciano é um postador de bons tutoriais... bom colaborador!!!

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Sab 16 Mar 2013, 22:50

Marcio ® escreveu:
Luciano é um postador de bons tutoriais... bom colaborador!!!

Imartini e luciano?
tu ja conhece ele Marcio?

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 07:30

O conheço daqui mesmo do Fórum Becker!

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 10:05

Conheço-o daqui e do FFB(forum fusca brasil), lá também ele tem otimos tutoriais..
Marcio, ele vai ser o nosso colaborador mor na parte de mecanica pelo jeito.

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 10:27

Jperson escreveu:
Conheço-o daqui e do FFB(forum fusca brasil), lá também ele tem otimos tutoriais..
Marcio, ele vai ser o nosso colaborador mor na parte de mecanica pelo jeito.


uma boa...

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 14:32

Opa amigos obrigado =] Comentários como este fazem agente continuar postando!
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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 15:36

lmartini escreveu:
Opa amigos obrigado =] Comentários como este fazem agente continuar postando!

Xará, Parabéns pelo tutorial e pela disposição em fazer em casa mesmo.............muito bacana, abs.
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lmartini
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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 17:45

Opa obrigado cara.
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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 20:21

Complementando:
Folga no pedal deve ficar entre 1 e 2 cm, do repouso até sentir alguma pressão.
O flexivel precisa ter uma pequena curvatura para que a embreagem não se autoacione com o movimento da caixa, para regular a curvatura ultilize arruelas entre o conduite e o suporte.
Verifique a curvatura antes de retirar o conduite.

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 20:42

lmartini escreveu:
Opa amigos obrigado =] Comentários como este fazem agente continuar postando!

Continue sim, o fórum é de amigos e informativo... nada pode ser mais amigável do que compartilhar bons conhecimentos, além de enriquecer a todos, ajuda muito a quem precisa se safar de algum problema.
Abração.

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 20:49

e se achar que a embreagem do bugre é dura pode modifica-la para ficar bem mais macia, no link abaixo

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 21:01

lubisomem01 escreveu:
e se achar que a embreagem do bugre é dura pode modifica-la para ficar bem mais macia, no link abaixo

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cara isso é maravilhoso. Onde você conseguiu a peça que forma a alavanca?
O melhor de tudo é que eu imagino o quanto isso vai aumentar na durabilidade do cabo já que o esforço sob ele será pelo menos a metade!
Posso postar sua blog la no forum fusca brasil pra ajudar na divulgação do seu incrível trabalho, esta dica serve no fusca ou não cabe?

Citação :
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Abração.

Existem 2 fóruns que tenho participado. O forum fusca brasil, e sem dúvida o fórum buggy e bar onde aprendi tudo o que sei. Um fórum que sempre surpreende, e que apesar de ser o fórum com usuários de maior conhecimento entre todos os fórum de buggy, fusca e brasília (perdão aos outros fóruns mas é verdade) - nunca perdem a humildade e o lado humano. Além de um fórum de verdadeiros mestres é um fórum de amigos verdadeiros que se ajudam....


Citação :
Complementando:
Folga no pedal deve ficar entre 1 e 2 cm, do repouso até sentir alguma pressão.
O flexivel precisa ter uma pequena curvatura para que a embreagem não se autoacione com o movimento da caixa, para regular a curvatura ultilize arruelas entre o conduite e o suporte.
Verifique a curvatura antes de retirar o conduite.


Oi vou colocar este completamento no tópico o quanto antes dando os devidos créditos, muito obrigado pela dica.
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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Dom 17 Mar 2013, 21:39

Muito bom !! a dica da abraçadeira plastica realmente salva Obrigado por compartilhar !

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Seg 18 Mar 2013, 07:41

Luciano, se quiseres eu te faço uma alavanca de embreagem um pouco maior para aliviar o peso do pedal.
As que estão no tópico foi eu quem fiz para meu uso(meu plato tem 900 lbs, contra 450 do original, é bem pesado)
Manda o endereço que logo que eu conseguir uma alavanca original eu faço uma alongada pra ti.


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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Seg 18 Mar 2013, 07:49

lmartini escreveu:
lubisomem01 escreveu:
e se achar que a embreagem do bugre é dura pode modifica-la para ficar bem mais macia, no link abaixo

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cara isso é maravilhoso. Onde você conseguiu a peça que forma a alavanca?
O melhor de tudo é que eu imagino o quanto isso vai aumentar na durabilidade do cabo já que o esforço sob ele será pelo menos a metade!
Posso postar sua blog la no forum fusca brasil pra ajudar na divulgação do seu incrível trabalho, esta dica serve no fusca ou não cabe?

Citação :
Continue sim, o fórum é de amigos e informativo... nada pode ser mais amigável do que compartilhar bons conhecimentos, além de enriquecer a todos, ajuda muito a quem precisa se safar de algum problema.
Abração.

Existem 2 fóruns que tenho participado. O forum fusca brasil, e sem dúvida o fórum buggy e bar onde aprendi tudo o que sei. Um fórum que sempre surpreende, e que apesar de ser o fórum com usuários de maior conhecimento entre todos os fórum de buggy, fusca e brasília (perdão aos outros fóruns mas é verdade) - nunca perdem a humildade e o lado humano. Além de um fórum de verdadeiros mestres é um fórum de amigos verdadeiros que se ajudam....


Citação :
Complementando:
Folga no pedal deve ficar entre 1 e 2 cm, do repouso até sentir alguma pressão.
O flexivel precisa ter uma pequena curvatura para que a embreagem não se autoacione com o movimento da caixa, para regular a curvatura ultilize arruelas entre o conduite e o suporte.
Verifique a curvatura antes de retirar o conduite.


Oi vou colocar este completamento no tópico o quanto antes dando os devidos créditos, muito obrigado pela dica.



Esta dica inclusive creio que aprendi por lá no forum do FFB ou do fusca4ever e ate coloquei no forum planeta tambem portanto não precisa colocar nos foruns não, inclusive por aqui mesmo eu coloquei esta dica faz tempo.....

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Última edição por lubisomem01 em Seg 18 Mar 2013, 08:47, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Seg 18 Mar 2013, 08:35

Oi JP to precisando de uma dessa !!!!

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Seg 18 Mar 2013, 13:30

Oi Lubi, legal, então JP auehuaehuae meu endereço eu te passo por MP agora mesmo! =]

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Sex 21 Jun 2013, 11:40

bom dia pessoal to com duvida me ajudem ,embreagem do fusca ta enrroscando na 2º marcha e as vezes dificil de entrar  a 1º mesmo ele parado,eu devo dar mais pressão na borboleta ,deixar o cabo mais rigido e isso.
Outra duvida e essa folga que vc falam de 2 cm no pedal da embreagem como assim,ela tem que ficar solta e depois de 2cm que ela vai atuar,se puderem me ajudar agradeço desde já.
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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   Sex 21 Jun 2013, 13:33

primeiro da uma olhada no flexível do cabo da embreagem se não está reto, tem que haver uma leve barriga, curvinha neste cabo...

da uma olhada neste link

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MensagemAssunto: Re: Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados   

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Como trocar o cabo de embreagem do fusca e derivados
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