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 Diferença entre gasolinas

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Diferença entre gasolinas Empty
MensagemAssunto: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptyTer 21 Ago 2012, 18:26

Conheça os Tipos de Gasolina: Comum, Aditivada, Premium, Podium e Diesel.

Gasolina definiçao.
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos sao, em geral, mais "leves" do que aqueles que compoem o óleo diesel, pois sao formados por moléculas de menor cadeia carbónica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém ainda compostos de enxofre, compostos de nitrogénio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentraçoes. A faixa de destilaçao da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C. Atualmente sao produzidos diversos tipos de gasolina sendo utilizada tecnologia própria para fabricar as diversas fraçoes de petróleo constituintes da gasolina e misturá-las entre si e com os aditivos, através de formulaçoes convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto. No mercado nacional existem dois tipos principais de gasolina: A gasolina de 95 octanas e a Gasolina de 98 octanas, a sua diferença reside na eficiencia em geraçao de energia. Na gasolina com mais octanas a explosao é mais tardia, o que significa que esta é aproveitada no seu ponto crítico, previsto para retirar um maior rendimento. A escolha do tipo de combustível mais adequado para cada veículo deve ser feita de acordo com a orientaçao do fabricante, através de consultas ao manual do proprietário ou ao serviço de atendimento ao cliente, nos casos em que estas informaçoes nao estejam claras. Alguns fabricantes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem (RON), cabendo ao usuário a escolha do tipo da gasolina mais adequado dentre as opçoes disponíveis no país. Os tipos de gasolina sao oferecidos de acordo com as principais características de projeto dos motores, em funçao de: Taxa de compressao do motor e outras variáveis que afetem a temperatura e pressao dentro do motor.

No Brasil, atualmente encontram-se no comércio vários tipos de gasolina que sao:

Gasolina do tipo A ( 73 octanas - gasolina amarela ).
Gasolina do tipo B ( 82 octanas - gasolina azul).
Gasolina do tipo C ( 76 octanas - gasolina + álcool ).
Gasolina verde - cujo NO = 110 - 130.

Composiçao da gasolina.
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composiçao complexa. A sua formulaçao pode demandar a utilizaçao de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilaçao direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas), nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), etc. Quanto maior a octanagem (número de moléculas com octanos) da gasolina melhor será sua qualidade.

Gasolina Comum.
. E a gasolina mais simples.
. Nao recebe nenhum tipo de aditivo ou corante.
. Por força de lei federal, a adiçao de 20% de álcool anidro.
. Possui coloraçao amarelada.

Aplicaçao.
. pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina.

Vantagens do uso de Gasolina.
- Quando a gasolina é o combustível utilizado na combustao do motor, o arranque e desenvolvimento do carro é mais eficiente que um motor a Diesel.
- A utilizaçao de gasolina com aditivos ajuda a limpar e manter limpos os sistemas de injeçao. O que significa que com o sistema de injeçao limpo o desgaste das peças diminui protegendo o motor.
- A gasolina com maior octanagem, queima de forma mais eficiente no motor, resultando em alguns cavalos a mais de potencia em alguns veículos. Este combustível é o resultado de um processo mais apurado no refino do petróleo, em que sao eliminadas impurezas naturais que podem prejudicar a combustao.

Desvantagens do uso de Gasolina.
- A principal desvantagem do uso deste tipo de combustível é o seu preço. Em Portugal qualquer tipo de gasolina é mais cara que o Diesel e o GPL.
- Polui o ar com as emissoes de Co2.
- Fonte esgotável, depende do petróleo.

Hidrocarbonetos.
E uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como o "cracking", destilaçao e outros. É um líquido volátil e inflamável. Esses hidrocarbonetos sao, em geral, mais "leves" do que aqueles que compoem o óleo diesel, pois sao formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono).

Perguntas e resposta sobre a gasolina comum.

1- Como sao obtidas as gasolinas?
A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo e composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contem átomos de carbono e hidrogenio). Os processos de refino utilizados na produçao da gasolina compreendem várias etapas. De um modo geral, o processo começa com uma simples separaçao física, denominada destilaçao. Da destilaçao aproveita-se a nafta para a produçao da gasolina. Dessa mesma destilaçao obtem-se várias parcelas, uma delas denominada gasóleo. O gasóleo passa por processo complexo, que modifica a estrutura das moléculas, chamado craqueamento catalítico. Deste processo é obtida uma outra nafta chamada nafta de craqueamento que pode ser adicionada a nafta de destilaçao para a produçao de gasolina.

2- Qual é a cor original das gasolinas?
As gasolinas variam de incolor a amareladas com exceçao da gasolina Podium, que era incolor, mas por causa da adiçao do corante laranja no álcool anidro confere agora uma cor levemente alaranjada. Isto acontece em funçao da composiçao química e dos diversos processos de refino.

3- Quais as gasolinas comercializadas no Brasil, suas características e diferenças?
Existem 4 tipos de gasolina automotiva comercializadas no Brasil: Comum, Comum Aditivada, Premium e Podium. Todas recebem, por força de lei federal, a adiçao de álcool anidro, cujo percentual, hoje, é de 20%.

4- A gasolina tem chumbo?
Nao. O Brasil, em 1989, foi um dos primeiros países a retirarem o chumbo de suas gasolinas automotivas. O chumbo era utilizado para aumentar a octanagem do combustível, mas, por questoes ambientais, foi eliminado. O chumbo somente é utilizado na gasolina de aviaçao, sendo seu uso prejudicial aos carros modernos, equipados com catalisadores e sonda-lâmbda. O composto chumbo tetraetila (CTE) foi durante muitos anos incorporado a gasolina de vários países para aumentar a sua octanagem. Com o crescimento da preocupaçao com o meio ambiente, estes compostos foram suprimidos da composiçao da gasolina principalmente por serem tóxicos para o ser humano, mas também por inviabilizar a adoçao de catalisadores de veículos.

5- O que é octanagem?
É a resistencia que a gasolina tem a auto-igniçao (detonaçao), o que pode levar a detonaçao localizada, causando perda de potencia e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistencia. A detonaçao é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico. Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustao e resiste a altas pressoes no interior dos cilindros, sem sofrer detonaçao. Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível utilizado para determinar a taxa de compressao, curvas de avanço de igniçao e tempo de injeçao. O combustível é classificado segundo seu poder antidetonante, em número de octanagem (NO). Quanto maior for o "NO", mais antidetonante será o combustível e, por conseguinte maior será a sua capacidade de suporte as altas compressoes sem sofrer a detonaçao. O número de octano de um combustível represente o percentual de isoctano (C 8 H 18 ) e de heptanio (C 7 H 16 ) contidos nele.

6- O que sao os métodos conhecidos como octanagem RON, MON e IAD?
Esses métodos determinam a octanagem da gasolina. O método MON (Motor Octane Number), avalia a resistencia do combustível a detonaçao quando está sendo queimado em condiçoes de funcionamento mais existentes e em rotaçoes mais elevadas, como acontece nas subidas de ladeira com marcha reduzida e velocidade alta e nas ultrapassagens (quando a aceleraçao é aumentada mesmo já estando o carro em alta velocidade). O RON (Research Octane Number), avalia a resistencia da gasolina a detonaçao sob condiçoes suaves de trabalho e a uma rotaçao menor do que aquela avaliada pela octanagem MON, como ocorre, ao "arrancarmos" o veículo no sinal.

IAD (Índice Antidetonante) é a média dos anteriores. IAD = (MON + RON)/2.

Deve ser levado em consideraçao ao se comparar a resistencia a detonaçao de duas ou mais gasolinas, o que somente deve ser feito se for considerado a mesma característica de desempenho, ou seja: Suas octanagens MON, ou RON ou Índice Antidetonante.

7- Uma gasolina com maior octanagem pode ser mais econômica?
Sim, nos carros que requerem este tipo de gasolina. Nao utilizá-la irá aumentar o consumo, reduzir a potencia disponível e pode causar danos ao motor do veículo.

8- O metanol é utilizado na gasolina?
Nao. Por ser extremamente tóxico, o metanol nao é utilizado como combustível no Brasil. Foi utilizado durante uma época em substituiçao temporária ao álcool, em virtude de uma grande falta deste produto que se fez no mercado.

9- Qual o teor de álcool usado na gasolina e o porque de seu uso?
A adiçao de álcool é obrigatória devido a lei federal. Atualmente está em vigor a Resoluçao no. 35 da ANP, de 22/02/06, determinando que o percentual de mistura de álcool anidro nas gasolinas passe a ser, a partir do dia 1o de março de 2006, de 20%. Esta Resoluçao se aplica a todas as gasolinas (Gasolina Comum, Gasolina Supra, Gasolina Podium e Gasolina Premium).

10- Qual o teor de água no álcool?
O álcool etílico hidratado combustível (AEHC), utilizado nos carros a álcool, como o próprio nome diz é hidratado, ou seja, possui água. Esse teor de água é, em média, de 7%. Este álcool nao é utilizado na gasolina. No caso da gasolina é utilizado o álcool etílico anidro combustível (AEAC), isento de água.

11- Se eu usar 50% de gasolina e 50% de álcool no mesmo tanque qual seria a conseqüencia dessa mistura?
Os veículos a gasolina comercializados no Brasil, sao regulados para funcionar com uma mistura de 75% de gasolina e 20% de álcool. A mistura de 50% de gasolina e 50% de álcool traria problemas para o funcionamento do motor, em especial perda de potencia e rendimento, aumento do consumo de combustível e de emissoes poluentes.

12- Gostaria de saber qual a diferença da Gasolina Tipo A e a gasolina Tipo C?
A gasolina tipo A é a gasolina sem álcool, ou seja, conforme ela é produzida nas refinarias ou petroquímicas. Aqui no Brasil, por lei, é obrigatória a adiçao de álcool, gerando-se assim a gasolina C, que é vendida nos postos.

13- Qual a diferença entre gasolina comum e a gasolina aditivada?
A única diferença é o aditivo. A octanagem é a mesma. Nao influencia a potencia do carro.

14- Por que a gasolina aditivada possui diferentes cores?
As gasolinas aditivadas recebem a adiçao de um corante para diferenciá-la da gasolina comum. Cada companhia distribuidora adiciona o corante da cor que desejar. As únicas cores que nao podem ser utilizadas sao o azul, utilizado na gasolina de aviaçao, e o rosado, utilizado na mistura MEG (metanol/etanol/gasolina - usada quando existe falta de álcool hidratado nos postos). No caso da Petrobras o corante utilizado na gasolina aditivada é o verde.

15 - Para que serve a gasolina aditivada?
A finalidade da gasolina aditivada é limpar e manter limpo todas as partes em contato com o combustível (bicos injetores, válvulas, câmera, cabeçote e carburador).

16- Se estiver usando a gasolina comum há muito tempo (dois anos), posso usar a gasolina aditivada?
Sim. Mas primeiro é bom efetuar uma limpeza no sistema ou usando gradativamente de forma a promover uma limpeza suave.

17- Existe algum problema se estiver utilizando gasolina aditivada e misturar com gasolina comum?
Essas gasolinas podem ser misturadas. O único problema nessa mistura é que haverá uma diluiçao do aditivo existente na gasolina aditivada causando uma reduçao do poder de limpeza do sistema de alimentaçao do veículo. Dependendo da quantidade de gasolina comum que for adicionada a gasolina aditivada o pacote de aditivos pode até perder o seu efeito.

18- Se usar gasolina Premium, meu carro ficará mais potente?
A gasolina nao dá mais potencia. A potencia de um carro já foi definida no projeto do motor (fabricante). O desempenho vai depender da gasolina. O manual do proprietário informa qual a gasolina deve ser usada.

19- Qual a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina premium?
A diferença está na octanagem. A Premium tem 91 octanas IAD (Índice Auto Detonante), enquanto a comum e a aditivada tem 87 octanas.

20- Como é a gasolina da F-1?
A gasolina da F-1 é especialmente desenvolvida para competiçao. Nao é a mesma gasolina comercializada nos postos.

21-O que é gasolina batizada?
Gasolina batizada é o mesmo que gasolina adulterada, ou seja, quando alguém adiciona solvente ou outros compostos a gasolina de modo a se obter um produto mais barato, porém com qualidade inferior a exigida pela especificaçao do produto. É bom lembrar que o uso de gasolina adulterada, ou "batizada", pode causar danos aos motores dos veículos.

22- Sabemos que alguns postos nao sao fiéis aos consumidores e misturam a gasolina uma quantidade de álcool maior que a permitida. A Petrobras fiscaliza isso?
A Petrobras nao possui o poder de fiscalizar e/ou multar postos. Isso é atribuiçao da ANP - Agencia Nacional de Petróleo. Para auxiliar os consumidores, a Petrobras possui um programa chamado "PROGRAMA DE OLHO NO COMBUSTÍVEL". Este programa consiste no uso de laboratórios móveis que visitam os Postos Petrobras (somente os postos Petrobras) e realizam análises nos combustíveis comercializados para verificar a qualidade dos mesmos. Além disso, o laboratório verifica as condiçoes de limpeza, arrumaçao, armazenagem de produtos e atendimento. Caso o posto esteja de acordo em todos os itens verificados, ele recebe um certificado para que o cliente saiba disso. Este certificado pode ser facilmente visto nos postos. Ele possui a forma triangular e é geralmente fixado na cobertura do posto. Caso o nosso laboratório encontre alguma anormalidade, a mesma é comunicada ao dono do posto para que seja resolvida. Caso isso nao seja feito, nós entramos em contato com a ANP para que eles fiscalizem e, caso necessário, multem o posto.

23- Quais os produtos mais utilizados para adulterar a gasolina?
Em geral, os produtos utilizados na adulteraçao da gasolina sao o álcool e solventes. Como solventes, há diversos tipos de produtos como aguarrás e solvente para borracha (SPB). O SPB, também conhecido como benzina industrial, é citado informalmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do álcool.

24- É comercializado no Brasil algum produto que elimine a água da gasolina?
A gasolina nao possui água na sua composiçao. Devido ao percentual de álcool na gasolina, se estiver presente em alto teor, a água se separa da gasolina, inclusive extraindo o álcool.

25- Qual o peso de 1 litro de gasolina, diesel ou álcool?
A relaçao entre peso e volume é chamada de densidade. Se o peso for expresso em gramas (g) e o volume em litros (L), a densidade será expressa em g/l. Como a densidade dos líquidos varia com a temperatura, é importante que esta propriedade seja fixada. Geralmente no Brasil assume-se como referencia, a temperatura de 20o C.

O álcool anidro é uma substância pura e sua densidade é 790 g/l, ou seja, 1 litro pesa 790 gramas. O álcool hidratado é uma mistura de 2 substâncias puras (álcool anidro e água), sendo a sua densidade especificada pela ANP de 808 a 811 g/l. A gasolina e o diesel sao misturas de várias substâncias, de forma que o peso de 1 litro dependerá de quais sao estas substâncias e em que teores estao presentes.

Em geral, a gasolina sem álcool (gasolina A) apresenta densidade variando de 700 a 770 g/l (esta faixa inclui tanto gasolina comum como a premium). No Brasil adiciona-se álcool anidro a gasolina A (gerando a gasolina C). Devido a isto, a densidade da gasolina encontrada nos postos brasileiros irá variar de 718 a 775 g/l. Os aditivos para gasolina geralmente tem um impacto muito pequeno na densidade e podem ser desprezados. Em outras palavras, a densidade do combustível aditivado pode ser considerada igual ao do comum. Já o diesel apresenta faixa de densidade diferentes para o óleo diesel metropolitano e interior. Enquanto que o metropolitano apresenta densidade variando de 820 a 865 g/l, o diesel interior varia de 820 a 880 g/l.

Gasolina Podium.
Lançada em junho de 2002, a Gasolina Petrobras Podium reúne características únicas no mercado Nacional. É um novo conceito de gasolina, aprovada pela Equipe Williams F1 e desenvolvida com a mesma tecnologia utilizada na concepçao da gasolina de Fórmula 1. Possui octanagem superior as das melhores gasolinas do mundo (IAD = 95), proporcionando melhor aproveitamento da potencia do motor e melhor desempenho nas retomadas de velocidade. Obs: No Brasil, conforme determinaçao da ANP, a octanagem das gasolinas é expressa em relaçao ao Índice Antidetonante (IAD) , que é a média dos resultados obtidos pelos métodos MON e RON.

- Contém detergentes/dispersantes que mantem limpo todo sistema de combustao (bicos injetores, válvulas de injeçao, etc).
- Recebe adiçao de álcool anidro, conforme legislaçao vigente.
- É menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm.
- É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao álcool anidro.
- Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeçao eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressao a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem.

Gasolina Podium.
- E a melhor gasolina do mercado. Possui uma octanagem superior as demais gasolinas encontradas no País, que proporciona um maior desempenho dos motores (índice Antidetonante = 95).
- Baixa formaçao de depósitos.
- Isenta de benzeno e menor teor de enxofre (30 ppm), permitindo uma reduçao das emissoes de poluentes no meio ambiente.
- Recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra.
- Recebe, por força de lei federal, a adiçao de 20% de álcool anidro.
- E alaranjada devido a adiçao de corante laranja ao AEAC.

Aplicaçao.
- Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas a eficácia do desempenho é melhor percebida em veículos com motores equipados com sistema de injeçao eletrônica, sensor de detonaçao e alta taxa de compressao (maior que 10:1).

1- O que é a gasolina Petrobras Podium?
É um novo conceito de gasolina que tem a aprovaçao da Equipe Williams F1. Ela foi desenvolvida utilizando-se a mesma tecnologia empregada pela Petrobras na concepçao da gasolina de Fórmula 1. Para a produçao da gasolina Premium sao utilizados processos ainda mais sofisticados que fornecem correntes de elevada octanagem, como a alquilaçao e a reforma catalítica. O tempo para produçao de uma gasolina varia muito dependendo do tipo de petróleo, do(s) processo(s) utilizado(s), da quantidade que se precisa produzir e do tipo de gasolina (comum ou premium). Este tempo pode levar de algumas horas até mesmo 1 semana. Além da octanagem, outros fatores devem ser considerados para a produçao de uma gasolina de qualidade elevada, como, por exemplo, a sua volatilidade, a sua estabilidade e a sua corrosividade, de forma a garantir o funcionamento adequado dos motores.

Legalmente, para efeitos de classificaçao na ANP (Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), é uma gasolina tipo Premium, com características diferenciadas: possui octanagem de 95 unidades (IAD - Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composiçao especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.

2- Quais sao as características principais da gasolina Petrobras Podium?
A gasolina Podium tem uma octanagem de 95 unidades (IAD - Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composiçao especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.

3- Qual é a diferença entre a gasolina Podium e as gasolinas de 89 e 93 octanas, vendidas nos EUA e na Europa?
A gasolina Petrobras Podium, possui um Índice antidetonante (IAD) mínimo de 95 unidades, portanto maior que os valores de 91 e 93 de gasolinas vendidas nos EUA e na Europa, respectivamente.

A grande diferença entre as gasolinas vendidas nos EUA/Europa e no Brasil é a adiçao obrigatória (por força de lei federal) de 20% de álcool em toda a gasolina brasileira automotiva. Nos EUA nao é obrigatória a adiçao de álcool.


4- Quais os benefícios do seu uso?
- Maior durabilidade do motor (menor formaçao de depósitos nos motores, possibilitando aumentar os intervalos entre as manutençoes).
- Baixo nível de emissoes de gases poluentes no meio ambiente (menos poluente).
- Melhor desempenho (resposta) nas retomadas de velocidade (somente para os veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem).

5- Para quais veículos a gasolina Petrobras Podium é recomendada?
A gasolina Petrobras Podium atende as especificaçoes da ANP, órgao regulador brasileiro, logo ela pode ser usada em qualquer veículo, trazendo benefícios ao motor, pelo baixo nível de depósito e menor impacto ambiental, pela baixa emissao de poluentes.

O melhor desempenho nas retomadas de velocidade, porém, só será percebido pelos veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.

6- O uso da Podium pode danificar um motor pelo fato dele ter baixa taxa de compressao?
O uso de uma gasolina de alta octanagem, como a gasolina Petrobras Podium, nao danifica nenhum motor, mesmo que ele tenha baixa taxa de compressao.

7- A gasolina Petrobras Podium pode ser usada em motores de popa?
A gasolina Petrobras Podium é uma gasolina que atende as especificaçoes da ANP, órgao regulador, portanto pode ser usada em qualquer motor. Ela é uma gasolina aditivada e, portanto, só nao deve ser usada em casos onde o fabricante do motor contra-indicar o uso de uma gasolina aditivada.

8- Se usar a gasolina Petrobras Podium, o carro ficará mais potente?
A potencia de um carro é definida pelo fabricante no projeto do motor. A gasolina Petrobras Podium poderá proporcionar um total aproveitamento da potencia projetada.

9- A Petrobras Podium oferece também um melhor rendimento?
Testes realizados com a gasolina Petrobras Podium em condiçoes padrao mostraram que o consumo de combustível nao varia significativamente com o seu uso, no entanto temos recebido manifestaçoes de clientes que indicam uma melhora no consumo com o uso desse combustível.

Como regra geral, pode-se dizer que o consumo de combustível é muito mais afetado pela maneira de dirigir e pelo trânsito do que pelas características da gasolina. Por que nao experimentar e verificar se o uso da gasolina Petrobras Podium poderá trazer melhora no consumo?

10- Uma gasolina com maior octanagem pode ser mais econômica?
Nos testes realizados antes do lançamento da gasolina Petrobras Podium, foi observado que nao há diferença de consumo entre as diferentes gasolinas: Comum, Premium e a Podium. A diferença de consumo que se observa entre dois motoristas pode ser de até 15% e a observada entre situaçoes de trânsito diferentes pode chegar até a 20%. Portanto, o que menos influencia o consumo é a octanagem da gasolina, no caso de automóveis. No caso de motos, onde a relaçao potencia/peso é muito grande, já recebemos manifestaçoes de consumidores, que afirmam notar diferença entre o consumo quando usam uma gasolina ou outra, sendo menor o consumo quando utilizam a Petrobras Podium.

11- A gasolina Petrobras Podium tem álcool? Qual é o teor utilizado, hoje?
Sim. Todas as gasolinas automotivas comercializadas no País, por força de lei federal (aprovada pelo congresso), recebem a adiçao de álcool anidro - hoje, no teor de 20%.

12- A gasolina Petrobras Podium tem chumbo?
Nao. O Brasil, em 1989, foi um dos primeiros países a retirarem o chumbo de suas gasolinas automotivas. O chumbo era utilizado para aumentar a octanagem da gasolina, mas, por questoes ambientais, vem sendo gradualmente eliminado. O chumbo somente é utilizado na gasolina de aviaçao, sendo seu uso prejudicial aos carros equipados com catalisadores de sonda-lâmbda.

13- A gasolina Petrobras Podium é aditivada?
Sim. Como as gasolinas aditivada e Premium, a Petrobras Podium também recebe a adiçao de aditivos que tem a funçao de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentaçao de combustível do veículo (tanque, bomba de combustível, tubulaçoes, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). Vale lembrar que nos EUA toda gasolina é aditivada.

Cada distribuidora possui o seu aditivo, considerando segredo comercial e revelado só para a ANP.

14- Deve ser adicionado algum aditivo extra na Podium para a limpeza dos bicos injetores?
A gasolina Petrobras Podium contém os aditivos necessários para manter o motor limpo, nao sendo, portanto necessário o uso de nenhum produto a mais. As gasolinas BR-SUPRA (Aditivada) e BR Premium também nao necessitam de nenhum aditivo extra para manter o motor limpo. Pela sua formulaçao de componentes e aditivos, a gasolina Petrobras Podium tem a capacidade de manter o motor limpo de modo mais eficaz do que qualquer gasolina disponível no mercado.

15- Qual é o beneficio que se obtém mantendo o motor limpo?
Quando o motor é mantido limpo, a sua vida útil é maior e ele é menos poluente. Desde 1995, toda gasolina comercializada nos EUA deve ser aditivada. Essa decisao teve como base o fato de que um motor limpo é menos poluente.

16- É possível se misturar a gasolina Petrobras Podium com outras gasolinas?
Sim, porém os benefícios obtidos serao menores proporcionalmente a quantidade de outras gasolinas misturadas (o desempenho, por exemplo, nao será o mesmo quando se mistura a gasolina Podium com outras gasolinas). De uma forma geral, nao se recomenda o uso intermitente de gasolina comum (sem aditivo) com gasolinas aditivadas. A Petrobras Podium é uma gasolina aditivada. Toda gasolina aditivada tem poder detergente/dispersante e ao ser utilizada após um longo período de uso de gasolina comum, irá provocar entupimentos nos bicos injetores e nos carburadores. Por esta razao, deve-se tomar os seguintes cuidados:

- Nao encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento.
- Comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, gradativamente, até atingir 100% de gasolina aditivada.
Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustao (tanque, tubulaçoes e bicos injetores) antes de se utilizar a Petrobras Podium.

17- Qual é a diferença entre a Podium e a Premium?
A gasolina Podium tem octanagem mais alta que a gasolina Premium e menor teor de enxofre. A gasolina Premium está sendo substituída pela Podium nos Postos BR.

19- A gasolina Petrobras Podium é vendida em outros países?
Sim. A gasolina Petrobras Podium, desde junho de 2004 também é comercializada na Argentina. Diferentemente do Brasil, onde a octanagem, é expressa em relaçao ao Índice Anti-Detonante (IAD), na Argentina, utiliza-se o método RON, e por isso, a Podium neste mercado é comercializada como " a primeira nafta 100".

Obs:

- Método MON (Motor Octane Number). Avalia a resistencia da gasolina a detonaçao com carga total em alta rotaçao.

- Método RON (Research Octane Number). Avalia a resistencia do combustível a detonaçao, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotaçao.

- Método IAD Média dos anteriores. A PODIUM brasileira pelo Método Pesquisa (RON) possui octanagem maior do que 100 unidades, sendo que as bateladas produzidas até hoje tem apresentado valores por volta de 105 unidades. Quanto ao Método Motor (MON), a octanagem da Podium no Brasil é de aproximadamente 90 unidades.

20- Nos postos que comercializam a gasolina Petrobras Podium existe disponível também a gasolina Premium?
Nao, pois a Petrobras Podium é uma gasolina que atende a especificaçao Premium e tem características diferenciadas.

21- Como garantir que a gasolina Podium nao será adulterada?
A Petrobras, preocupada em garantir a qualidade dos combustíveis para o consumidor, criou o programa "De Olho no Combustível". Este programa consiste no uso de laboratórios móveis que visitam os Postos Petrobras e realizam análises nos combustíveis comercializados para verificar a qualidade dos mesmos. Além disso, o laboratório verifica as condiçoes de limpeza e armazenagem de produtos. Caso o posto esteja de acordo em todos os itens verificados, ele recebe um certificado atestando a qualidade dos produtos.

22- Quais sao as restriçoes para uso da gasolina Petrobras Podium?
Automóveis, motos, moto-serras, ciclomotores, cortadores de grama e motores de popa: sem restriçoes quanto ao uso da Podium.

Avioes, aviaçao experimentais e ultraleves: nao podem usar a gasolina Podium.

23- É possível se usar a Petrobras Podium em ultraleves que possuem motor 2T?
O principal fabricante de motores para ultraleves, ROTAX, nao recomenda o uso de uma gasolina com teor de álcool maior do que 10% em volume, logo a gasolina Petrobras Podium nao se enquadra nas recomendaçoes da ROTAX, pois é obrigada a ter em sua composiçao acima de 10% de volume de álcool (lei federal aprovada no congresso). Portanto, qualquer gasolina automotiva brasileira nao é recomendada para ser usada em motores ROTAX.

A gasolina de aviaçao (AVGAS) nao contém álcool, portanto ela pode ser usada nos motores ROTAX.

24- A gasolina Petrobras Podium é equivalente a gasolina Gold da Esso ou a V-Power da Shell?
Nao existe nenhuma gasolina equivalente a Petrobras Podium no mercado brasileiro, ela é a única.

25- A gasolina Petrobras Podium pode ser utilizada em motos com motores 2 Tempos?
Ocorre que motores 2 Tempos possuem excesso de depósitos e o uso de uma gasolina aditivada, como a Podium, poderá remover esses depósitos, causando algum tipo de problema. Recomendamos que seja verificado o Manual do veículo e, caso nao haja nenhuma restriçao ao uso de gasolina aditivada, ela poderá ser usada normalmente.

26- Vale a pena trocar de combustível, ou seja, usar a gasolina Podium no lugar da comum?
A gasolina Petrobras Podium apresenta alguns benefícios que sao facilmente percebidos em uns veículos e outros que nao sao facilmente percebidos, embora existam. Eles sao:

- Maior durabilidade do motor (menor formaçao de depósitos nos motores, possibilitando aumentar os intervalos entre as manutençoes).
- Baixo nível de emissoes de gases poluentes no meio ambiente (menos poluente).
- Melhor desempenho (resposta) nas retomadas de velocidade (somente para os veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem).
Dependendo do grau de importância dado aos benefícios, a gasolina Petrobras Podium pode ser uma excelente opçao a ser usada em qualquer veículo.

No tocante a substituiçao da gasolina Comum pela Petrobras Podium, cabe ressaltar que a Podium é uma gasolina aditivada e que toda gasolina aditivada tem poder detergente/dispersante. Ao ser utilizada após um longo período de uso de gasolina comum, que nao é aditivada, poderá provocar entupimentos nos bicos injetores e nos carburadores. Por esta razao, deve-se tomar os seguintes cuidados:
- nao encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento;
- comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, gradativamente, até atingir 100% de gasolina aditivada.

Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustao (tanque, tubulaçoes e bicos injetores) antes de se utilizar a Petrobras Podium.

Gasolina Premium.
É uma gasolina de alta octanagem (IAD = 91), o que proporciona um melhor desempenho do motor.
- Contém aditivos detergentes/dispersantes que mantem limpo o sistema de combustao, os bicos injetores e as válvulas do motor.
- Recebe adiçao de álcool anidro, conforme legislaçao vigente.
- Possui teor de enxofre = 1000 ppm.
- Nao recebe corante, possuindo assim, a coloraçao natural das gasolinas (incolor a amarelada).
- Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeçao eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressao a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem.
- Esta gasolina foi substituída nos postos pela Gasolina PODIUM. Atualmente é comercializada em um número reduzido de postos, concentrados principalmente na regiao nordeste (BA e PE).
- Gasolina com 91 octanas (IAD - índice antidetonante) , que proporciona um maior desempenho dos motores, quando comparada as gasolinas comum e aditivada.
- Recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra.
- Recebe, por força de lei federal, a adiçao de 20% de álcool anidro.
- Possui coloraçao amarelada.

Aplicaçao.
- Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas recomendada para veículos com motores equipados com sistema de injeçao eletrônica, sensor de detonaçao e alta taxa de compressao (maior que 10:1).

Gasolina Aditivada.
- Possui a mesma octanagem da gasolina comum (IAD = 87), diferenciando-se desta em razao da presença de detergentes/dispersantes que mantem limpo o sistema de combustao, os bicos injetores e as válvulas do motor.
- Recebe adiçao de álcool anidro, conforme legislaçao vigente.
- Possui teor de enxofre = 1000 ppm.
- Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum.
- Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeçao eletrônica.

Aditivos Utilizados.
Em alguns casos, o NO de um combustível pode ser aumentado, adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante.

Os aditivos geralmente sao.
Chumbo tretametila Pb (C2H5) e Chumbo tretaetila Pb (CH3)4 Entre os dois aditivos, o mais eficaz é o chumbo tretaetila. A adiçao destes aditivos ao combustível causa os seguintes inconvenientes: Produz formaçao de depósitos de óxido de chumbo, ocasionando corrosao nas paredes dos cilindros. Sao tóxicos. Nao podem ser utilizados nos combustíveis empregados para alimentar motores comcatalisadores no tubo de descarga. A percentagem adicionada destes aditivos no combustível, com a finalidade de aumentar o número de octanas, varia na ordem de 0,08 cm3/litro a 0,9 cm3/litro.

Gasolina Aditivada.
- Possui as mesmas características da gasolina comum, diferindo apenas pela presença de aditivos detergentes/ dispersantes que tem a funçao de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentaçao de combustível (tanque, bomba de combustível, tubulaçoes, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).

- Recebe, por força de lei federal, a adiçao de 20% de álcool anidro.
- Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum.

Aplicaçao.
- Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, sendo especialmente recomendada para veículos com motores mais compactos, que trabalham a rotaçoes e temperaturas mais elevadas e dispoem de sistemas de injeçao eletrônica, entre outros.

Diesel.
O óleo diesel é um combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos, o óleo diesel é um composto formados principalmente por átomos de carbono, hidrogenio e em baixas concentraçoes por enxofre, nitrogenio e oxigenio e selecionados de acordo com as características de igniçao e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensao e com odor forte e característico. Recebeu este nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro alemao Rudolf Diesel.

Utilizaçao.
O óleo diesel é utilizado em motores de combustao interna e igniçao por compressao (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicaçoes, tais como: automóveis, furgoes, ônibus, caminhoes, pequenas embarcaçoes marítimas, máquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicaçoes estacionárias (geradores elétricos, por exemplo). Em funçao dos tipos de aplicaçoes, o óleo diesel apresenta características e cuidados diferenciados.

Tipos de Diesel.
O óleo diesel pode ser classificado, de acordo com sua aplicaçao, nos seguintes tipos:

Tipo "B" (máximo 0,35% de enxofre).
Tipo "D" (máximo 0,2% de enxofre).
Tipo "S500" (máximo de 0,05% de enxofre).

O óleo diesel Tipo "D" é utilizado nas regioes com as maiores frotas em circulaçao e condiçoes climáticas adversas a dispersao dos gases resultantes da combustao do óleo diesel, necessitando de maior controle das emissoes. Para as demais regioes do país é utilizado o óleo diesel Tipo "B". A partir de 2005 nas grandes metrópoles brasileiras, o Diesel S500 passou a ser comercializado adequando-se as tendencias internacionais de reduçao da emissao de enxofre na atmosfera. Esse Diesel tem no máximo 0,05% de enxofre.

Extra Diesel Aditivado.
O Extra Diesel Aditivado é um óleo diesel que contém um pacote multifuncional de aditivos com objetivo de manter limpo o sistema de alimentaçao de combustível, reduzir o desgaste dos bicos injetores, reduzir a formaçao de sedimentos e depósitos, proporcionar melhor separaçao da água eventualmente presente no diesel e conferir maior proteçao anticorrosiva a todo o sistema de alimentaçao.

A utilizaçao continuada do Extra Diesel Aditivado garante uma pulverizaçao mais eficaz do combustível na câmara de combustao, permitindo uma mistura mais homogenea do combustível com o ar, melhorando o rendimento do motor, evitando o desperdício de óleo diesel e reduzindo as emissoes, contribuindo para uma melhor qualidade do ar. A utilizaçao do Extra Diesel Aditivado traz, como conseqüencia, a reduçao da freqüencia de manutençao dos componentes do sistema de alimentaçao e o aumento da vida útil do motor.

De referencia (também chamado diesel padrao).
O chamado óleo diesel de referencia é produzido especialmente para as companhias montadoras de veículos a diesel, que o utilizam para a homologaçao de motores nos ensaios de consumo, desempenho e de emissoes.

Também ocorrem subdivisoes no caso do óleo diesel marítimo de forma a se dispor da qualidade requerida pelo usuário.

Marítimo comercial.
Destinado a motores diesel utilizado em embarcaçoes marítimas. Difere do óleo diesel automotivo comercial apenas na necessidade de se especificar a característica de ponto de fulgor relacionada a maior segurança deste produto em embarcaçoes marítimas. Como ponto de fulgor entende-se a menor temperatura que o óleo diesel vaporiza em quantidade suficiente para formar com o ar uma mistura explosiva, capaz de se inflamar momentaneamente, quando sobre ele se incidir uma chama (fonte de igniçao). Para o óleo diesel marítimo o ponto de fulgor é fixado em um valor mínimo de 60°C.

Especial para a Marinha / Ártico.
Os tipos Especial para a marinha e Ártico sao produzidos para atender necessidades militares e apresentam maior rigidez quanto as características de igniçao, de volatilidade, de escoamento a baixas temperaturas e de teor de enxofre. Isto se deve as condiçoes adversas de sua utilizaçao em embarcaçoes militares - rapidez e desempenho - baixas temperaturas (Oceano Ártico, por exemplo).

Diesel/ Gasóleo.
O gasóleo é um combustível derivado do petróleo, é um hidrocarboneto obtido a partir da destilaçao do petróleo a temperaturas de 250oC e 350oC. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensao e com odor forte e característico. Recebeu este nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro alemao Rudolf Diesel. O gasóleo é o combustível utilizado em motores de combustao interna ( inflamaçao do combustível se faz pela compressao do ar dentro da câmara de combustao) e igniçao por compressao (motores do ciclo diesel) e é utilizado nas mais diversas aplicaçoes, tais como: automóveis, camioes, pequenas embarcaçoes marítimas, máquinas de grande porte e aplicaçoes estacionárias (geradores eléctricos, por exemplo). Os componentes do gasóleo sao seleccionados de acordo com as características de igniçao e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. Recentemente, o diesel de petróleo vem sendo substituído pelo biodiesel, que é uma fonte de energia renovável.

Vantagens do Gasóleo.
- Combustível mais económico que a gasolina.
- Garante elevados níveis de performance.

Desvantagens do Gasóleo.
- Os carros a Diesel nao desenvolvem tao bem, como os a gasolina, no arranque.
- Com temperaturas muito baixas, o gasóleo pode congelar no depósito.
- Polui o ar com as emissoes de Co2.
- Fonte esgotável, depende do petróleo.












Fonte: Car Tuning Revolution
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptyQua 27 Nov 2013, 21:49

Impressionante esta postagem!! Maravilhoso ter este conhecimento. Parabéns e obrigado!
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptyQua 27 Nov 2013, 22:03

Muito bom mesmo Marcelão, já vou deixar a minha sugestão para o próximo tema... faz um post desses sobre o Chopp!!.... Diferença entre gasolinas 2015764773 
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptySáb 30 Nov 2013, 11:25

Ótima materia.... parabéns
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptySáb 30 Nov 2013, 13:15

Marcio ® escreveu:
Muito bom mesmo Marcelão, já vou deixar a minha sugestão para o próximo tema... faz um post desses sobre o Chopp!!.... Diferença entre gasolinas 2015764773 


ja tem o meu apoio.
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptySáb 30 Nov 2013, 13:46

lubisomem01 escreveu:
Marcio ® escreveu:
Muito bom mesmo Marcelão, já vou deixar a minha sugestão para o próximo tema... faz um post desses sobre o Chopp!!.... Diferença entre gasolinas 2015764773 

ja tem o meu apoio.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptySáb 30 Nov 2013, 19:39

só um detalhe a premium creio acabou pois por aqui nunca mais vi agora só tenho visto mesmo é a podium uma excelente gasolina o unico problema dela é o preço que é alto mas pra quem roda pouco e tem carro flex e gosta de andar rapido o desempenho do carro é 10 vira e mexi eu coloco da gosto de andar com ela....
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptySáb 30 Nov 2013, 19:51

É verdade, também só vejo a podium....
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptySeg 02 Dez 2013, 22:51

A pódium é boa mesmo , dá pra sentir a diferença em qq carro ...
Mas o preço é de doer .
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas EmptyTer 03 Dez 2013, 08:36

Amigos, a gasolina Premium aqui no Sul é distribuída pela Ipiranga nos postos com a sua bandeira e é um pouco mais barata em comparação com a Podium que aqui é distribuída nos postos da BR Petrobras. Abraços
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MensagemAssunto: Re: Diferença entre gasolinas   Diferença entre gasolinas Empty

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