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 HISTÓRIA DO BUGGY ( ENCICLOPÉDIA )

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MensagemAssunto: HISTÓRIA DO BUGGY ( ENCICLOPÉDIA )   HISTÓRIA DO BUGGY  ( ENCICLOPÉDIA ) EmptySex 24 Ago 2012, 15:06

Um buggy (também chamado, erroneamente, de bugre) ou bugue é um automóvel recreacional, de rodas e pneus largos, leve e aberto (geralmente de fibra), geralmente adaptado para terrenos arenosos.

Trata-se de um veículo de entretenimento, cujos fabricantes, no Brasil, atingiram mais de uma centena. Ainda hoje, o Brasil tem fabricantes de buggies, com boas condições de segurança veicular. A mecânica normalmente utilizada, é composta do motor VW boxer, caixa e suspensões do Fusca (ou Brasília, Variant, TL...). Os primeiros buggies datados das décadas de 70 e 80, utilizavam a plataforma do fusca encurtada. Atualmente, somente é legal o uso de chassis homologados, sendo que a mecânica pode ser também VW AP, em função do desaparecimento do motor boxer do mercado de carros novos. Um buggy tem reações bem diversas de um automóvel normal, devido ao baixo peso e pequena distância entre-eixos, por isso, é importante que o motorista tenha um período de adaptação às reações rápidas do veículo. Freios, normalmente, são problema sério em um buggy, pois o baixo peso dianteiro pode fazer com que haja um travamento destas rodas. Os grandes pneus traseiros, quando do automóvel descarregado, fazem com que o carro saia de lado muito facilmente em terrenos fora de estrada.


História


Reno – um projeto brasileiro
No Brasil, os primeiros buggys chegaram na bagagem de brasileiros residentes nos EUA, que traziam a carroceria dos modelos de Bruce Meyers e montavam na mecânica do fusca. O primeiro modelo a ser fabricado no Brasil foi o Glaspac, que era uma cópia do Meyers Manx II. A Glaspac foi criada por Donald Pacey, em 1962, e produzia peças e fibra de vidros para caminhões. A ideia de produzir buggys veio de seu amigo Gerry Cunningham. Logo após o surgimento do Glaspac, foi a vez do Kadron, buggy com design genuinamente brasileiro, criado pelo designer Anísio Campos, o mesmo que criou o Puma. O Kadron foi produzido na fábrica da Puma Veículos, em São Paulo, e assim como Meyers, sofreu muito com a cópia não autorizada. A partir destes, centenas de fabricantes surgiram, grande parte fechou, mas algumas persistem até hoje, fabricando carros que atendem às exigências legais de emissões e segurança, como a BRM de SP, a Selvagem do RN e o Cauype do CE. Outra fábrica que merece destaque é a cearense Fyber que, na década de 80, inovou com um visual de linha quadradas — tendência da época e serviu de inspiração para várias outras marcas cearenses e nacionais. Hoje a fábrica não existe mais, entretanto um antigo revendedor da marca lançou uma réplica com motor VW AP refrigerado a água, já que o boxer não é mais fabricado e colocou um nome alusivo: Fyber Water.

Outros fabricantes que fizeram história no Brasil são: Bugre, Emis, Baby, e Selvagem.

Também em 1969 foi lançado o Reno, projetado e produzido por Nils Armin Halboth em sua fábrica em Petrópolis, portanto igualmente um design genuinamente nacional. Caracterizava-se pelas linhas arredondadas, traseira em forma de hexágono alongado (anel do benzeno), enorme resistência, e por incorporar desde o início recursos que nenhum outro possuia. Em 1981 o Nils reformulou todo o projeto, mantendo seu desenho básico, mas introduzindo tantas inovações que jamais foi igualado, inclusive uma capota conversível pantográfica forrada por dentro. Os últimos Reno foram feitos em 1993. Esses 3 primeiros buggies fabricados em série estão reunidos numa foto do “Correio da Manhã” de 6 de abril de 1970, (a foto teve o negativo invertido, os volantes ficaram à direita), mostrando o Kadron (que na época se chamava Tropi AC), o Reno e o Glaspac na praia da Barra da Tijuca.

É muito usado nas dunas do Nordeste do Brasil, principalmente no Rio Grande do Norte e no Ceará, onde os chamados bugueiros ganham a vida dirigindo ou alugando esse tipo de veículo para turistas ou participando de clubes organizados, como o Clube do Buggy Ceará e Buggy Club do Rio Grande do Norte (BCRN), por exemplo.

Classificação

Os buggies podem ser de passeio, competição, areia ou trilha. Os buggies de passeio geralmente dão mais valor à beleza e não ao desempenho, são confortáveis, bonitos, sem preparação alguma para enfrentar dunas ou trilhas. Os buggyes de competição são chamados de gaiolas e tem motor e suspensão preparados, muito bem fixos e não rodam na cidade, dispensando o uso dos itens obrigatórios. Os de areia tem pneus adequados, filtro de ar protegido, santo-antônio reforçado para andar em dunas. Os buggyes de trilha tem pneus lameiros e proteção contra galhos e mata.

Golf Buggy

Carrinho de golfe

Um carrinho de golfe é uma espécie de buggy muito usado em campos de golfe, numa outra versão, para que os jogadores se façam transportar. Estes tornam o desafio muito mais cômodo e evitam as longas caminhadas que caracterizam este desporto. Trata-se de um veículo compacto e também com pneus largos que oferece uma muito grande estabilidade. Recentemente, os buggies, foram adaptados a soluções de transporte de passageiros (4 a 6 pessoas), cargas várias e serviço móvel de Bar. Ainda que inicialmente tenham sido pensados para propriedades privadas, hoje são perfeitamente homologáveis. Trata-se de um veículo viável, duradouro e com inúmeras aplicações. Assim, estas características tornam-nos numa muito boa e ecológica solução para campos de golfe ou eventos. Existem várias marcas de produtores e certas empresas propõem inclusive o aluguer destes equipamentos.

Mini-Buggy

Mini-Buggy (também chamado de Mini-Veículo, Buguinho, Mini-Carro) é um veículo para crianças, utilizado para diversão e aprendizado. Utilizam rodas e pneus aro 8 e podem andar em terrenos acidentados (off Road) ou em asfalto, dependendo do tipo de pneu escolhido. Normalmente não são muito grandes (até no máximo 2,35m de comprimento) e podem ser carregados em pickups e carretas convencionais. Em sua maioria utilizam motores estacionários, sendo da Honda, Branco, etc.. Alguns modelos como os da Swell contam com tecnologia de ponta, dotados de suspensão independente nas quatro rodas, caixa de direção tipo Morse, rodas e peças fundidas em alumínio. Segundo a legislação são considerados brinquedos e não podem ser licenciados junto ao DETRAN e nem circular em vias públicas, sendo assim destinados para o uso fora de estrada, em propriedades particulares. De acordo com a Lei 9.503 de Set 2007 que institui o Código Nacional de Transito, no seu Artº2 Parágrafo Único, são consideradas vias terrestres, as praias abertas à circulação pública, e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas. Portanto não é permitida a circulação desse tipo de veículo por pessoa que não seja devidamente habilitada.

História do Mini-Buggy

Na Inglaterra dos anos 1950, a indústria de fibra de vidro encontrava-se em franca expansão. Colin Chapman lançara em 1957 o Lotus Elite, com chassi e carroceria inteiramente construídos no material. Era montado como um carrinho de brinquedo, com basicamente três peças grandes coladas. Nos Estados Unidos o desenvolvimento era ainda maior, com a GM já vendendo o Corvette com carroceria de fibra desde 1953, apesar desse carro contar com um chassi tradicional tipo escada em aço. Neste período os primeiros buggys chegaram ao Brasil importados por brasileiros residentes nos EUA. Eles traziam a carroceria e montavam na mecânica do fusca. Em 1962, o primeiro modelo a ser fabricado no Brasil foi o Glaspac, era simplesmente uma cópia do Meyers Manx II. Logo após isto foi desenvolvido o famoso Kadron, criado pelo designer brasileiro Anísio Campos, o mesmo que criou o Puma. A partir disto a indústria de Buggys cresceu e nasceram muitos fabricantes nacionais. Ao mesmo tempo que os Buggys se popularizavam no Brasil na década de 60, nasceram os Mini-Buggys, como réplicas dos buggys grandes, mas para divertir crianças e adolescentes que ainda não podiam “brincar” com os buggy] maiores. Durante a década de 1960 algumas indústrias nacionais se destacaram na fabricação e desenvolvimento de novos produtos, entre elas a Gurgel, AVL e a Fapinha. Curiosamente os mini veículos da época, mesmo importados, não possuíam marcha-ré. Na década de 60 um dos fundadores da Fapinha, Sirio Tognocchi, italiano radicado no Brasil, desenvolveu um sistema de tração mista por correias, corrente, polias e pinhão que proporcionou a incorporação da marcha-ré aos mini veículos.

Fabricados artesanalmente, poucas marcas resistiram, sendo que em sua maioria eram fabricados em garagens ou oficinas. No início da década de 1970 empresas como Sideral, AVL e Fapinha desenvolveram as primeiras réplicas de mini-formulas 1, aproveitando a conquista do primeiro Titulo Mundial de Fórmula 1 de Emerson Fittipaldi (1.972). Nesta época as corridas realizadas no Kartódromo de Interlagos tinham transmissão pela Rede Globo aos domingos, vários pilotos foram revelados para as demais categorias. Na década de 80 surgiram algumas marcas como Joni, Emis, Winner, Magicar, Safari, Phoenix, Cronos, Panda etc.

Em 1990 a Swell, até então fabricante de buggys, entrou no ramo de mini-veículos, produzindo o modelo Júnior. Conhecido como bugrinho ou banheirinha é um modelo que lembra bastante os buggys tradicionalmente fabricados pela Fapinha desde 1971. Hoje existem algumas marcas no mercado, porém a única que resistiu ao longo dos anos desde o início dos mini veículos brasileiros até a presente data é a Fapinha. Inclusive é comum a confusão da "marca" Fapinha com o nome "genérico" do mini veículo ou mini buggy. Atualmente os mini veículos estão cada vez mais perto dos automóveis, mas sem deixar a essência da diversão e aprendizado para as crianças
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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO BUGGY ( ENCICLOPÉDIA )   HISTÓRIA DO BUGGY  ( ENCICLOPÉDIA ) EmptySex 24 Ago 2012, 21:40

Parabéns pelo post! Essa história está contada também pelo jornal Extra que pertence as organizações Globo. Tomaram essa iniciativa durante uma promoção que resgatou um pedaço da história automobilistica nacional, homenageando alguns carros antigos com cópias fiéis feitas em escala reduzida para distribuir entre os leitores... no seguimento dos Buggys, a BUGRE do Rio de Janeito, foi a referência em razão de sua história de mais de 4 décadas atuando de forma contínua no mercado.
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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO BUGGY ( ENCICLOPÉDIA )   HISTÓRIA DO BUGGY  ( ENCICLOPÉDIA ) EmptySáb 25 Ago 2012, 15:22

Marcio ® escreveu:
Parabéns pelo post! Essa história está contada também pelo jornal Extra que pertence as organizações Globo. Tomaram essa iniciativa durante uma promoção que resgatou um pedaço da história automobilistica nacional, homenageando alguns carros antigos com cópias fiéis feitas em escala reduzida para distribuir entre os leitores... no seguimento dos Buggys, a BUGRE do Rio de Janeito, foi a referência em razão de sua história de mais de 4 décadas atuando de forma contínua no mercado.



Muito bacana mesmo Marcio, achei que não poderia deixar de postá-la aqui.
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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO BUGGY ( ENCICLOPÉDIA )   HISTÓRIA DO BUGGY  ( ENCICLOPÉDIA ) EmptyDom 26 Ago 2012, 21:53

Já que está dentro do assunto... acabei de receber via Facebook!!



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Última edição por Marcio ® em Seg 27 Ago 2012, 09:22, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO BUGGY ( ENCICLOPÉDIA )   HISTÓRIA DO BUGGY  ( ENCICLOPÉDIA ) EmptySeg 27 Ago 2012, 09:12

Show de bola a materia
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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO BUGGY ( ENCICLOPÉDIA )   HISTÓRIA DO BUGGY  ( ENCICLOPÉDIA ) EmptyQua 13 Mar 2013, 09:06

Dando continuidade ao tema que sempre está em voga, deixo aos amigos dois links bem interessantes e elucidativos sobre o assunto!!!


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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO BUGGY ( ENCICLOPÉDIA )   HISTÓRIA DO BUGGY  ( ENCICLOPÉDIA ) EmptyQua 13 Mar 2013, 10:18

Excelente post...
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