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 Problema ao reduzir de terceira para segunda

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Gui Kaufmann
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MensagemAssunto: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 10:59

Então pessoal, preciso de ajuda. O câmbio do Buggy tá há um tempo raspando quando reduz de terceira para segunda, e as vezes é ruim de engatar a ré.. A base da alavanca não tem aquele pininho que impede da alavanca girar, isso tem alguma coisa a ver? Instalei a base do câmbio Jet e piorou muito, tanto que tirei pra podermos viajar tranquilo. Sem a base do Jet só as vezes enrosca reduzindo, mas com o Jet tava muito ruim!

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 12:25

Gui,
isso está parecendo regulagem do varão da caixa ou o acoplamento da caixa que pode estar frouxo ou gasto mesmo(com folga)
A regulagem da chapa da alavanca pode estar também desregulada!
Mas pode ser também,tomara mesmo que não seja o caso,o sincronizador de segunda e terceira!
Isso é até muito comum nestas caixas,e se vc usa um motor um pouco mais forte....aí que o negócio descamba mesmo!Já aconteceu comigo de terceira para segunda só entrava no tempo certo!Parecia que a minha caixa era seca!!rsrs piorou muito com um motor mais experto que eu tinha somado a um volante extremamente aliviado e relação 8x35 aliado a uma vontade insaciável de sair arrancado bem mais rápido em retomadas!!kkkk
Tenta dar uma olhada no acoplamento e revisa com carinho a regulagem dessa bendita chapa,pois é chato mesmo!

Abração e tomara que não seja o terceiro caso pois também apresenta muito as características do defeito!
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lubisomem01
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 13:49

Figueiredo escreveu:
Gui,
isso está parecendo regulagem do varão da caixa ou o acoplamento da caixa que pode estar frouxo ou gasto mesmo(com folga)
A regulagem da chapa da alavanca pode estar também desregulada!
Mas pode ser também,tomara mesmo que não seja o caso,o sincronizador de segunda e terceira!
Isso é até muito comum nestas caixas,e se vc usa um motor um pouco mais forte....aí que o negócio descamba mesmo!Já aconteceu comigo de terceira para segunda só entrava no tempo certo!Parecia que a minha caixa era seca!!rsrs piorou muito com um motor mais experto que eu tinha somado a um volante extremamente aliviado e relação 8x35 aliado a uma vontade insaciável de sair arrancado bem mais rápido em retomadas!!kkkk
Tenta dar uma olhada no acoplamento e revisa com carinho a regulagem dessa bendita chapa,pois é chato mesmo!

Abração e tomara que não seja o terceiro caso pois também apresenta muito as características do defeito!



falou tudo...

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Gui Kaufmann
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 14:18

Eu estive olhando, e a parte onde a alavanca vai encaixada movimenta muito pra cima e pra baixo, não sei se é normal... Obrigado pela ajuda Figueiredo! Sabe como regulo a chapinha da alavanca?

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 14:44

Gui Kaufmann escreveu:
Eu estive olhando, e a parte onde a alavanca vai encaixada movimenta muito pra cima e pra baixo, não sei se é normal... Obrigado pela ajuda Figueiredo! Sabe como regulo a chapinha da alavanca?

Com os dois parafusos um pouco  frouxos,centralize a alavanca de forma a fazer uma posição vertical "perfeita" mais ou menos 90° em referencia ao chassi do possante,de uma leve apertada e teste os engates das marchas,pode ser até mesmo com o carro desligado,se ficar legal,beleza,de o apeto final e...Rock and Roll baby!!!
Agora se não ficar legal,repita o procedimento dos parafusos,mas só que agora,regule a inclinação da alavanca,se a dita cuja estar muito para direita ou para esquerda,tente deixar mais ou menos no centro!
Contudo,existem carros que certos tipos de regulagens e padrões das mesmas não se aplicam!Tem carro que funciona,as vezes com alavanva mais para frente,outros mais para o lada,ou seja,cada caso é um caso!!rsrsmaravilhas da VW kkkkk
Se tudo isso não fizer melhorar ou até mesmo piorar,tente achar a melhor posição dos engates específica para o seu carro,ou seja,tentativa e erro!
Sobre o acoplamento do varão com a caixa,o que vc deve reparar é se o movimento é o mesmo,logo o movimento do varão tem que ser o mesmo que o movimento da caixa a pois o acoplamento!!
Quando vc diz que   a ligação da alavanca com o cachimbo do acoplamento,se eu entendi bem,de uma verificada na bucha do varão,repare se ela está folgada ou partida,ela nova é assim:

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Ela fica em baixo do parafuso da parte de traz da fixação da alavaca ao chassi!!
Te lembro também para não exagerar no aperto desses benditos parafusos,são danados para espanarem!!Faça com calma e atenção,pois é chato pra caramba de regular e te aconselho dar uma boa engraxada no sistema,de preferencia,graxa a base de lítio que é mais adequada a movimento!!
Abração e boa sorte na empreitada!!!kkkkkk
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Gui Kaufmann
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 16:08

Valeu Figueiredo, vou dar uma olhada! Amanhà vou tentar

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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 19:25

Se a chapinha estiver gasta, troque por outra Gui.

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Veja também o acoplamento do varão se tem muita folga, existem 2 tipos, o du fusca é redondo e dos brasilia variant tl quadrado.

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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 19:30

As possibilidades já foram todas colocadas pelo Figueiredo, mas particularmente aposto na chapinha seletora... praga do inferno, um desvio mínimo pode fazer a caixa de marchas parecer condenada, além de tudo, ainda é chato pra regular, demanda paciência... tentativa e erro, tentativa e erro!!!

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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 19:35

Gui estava com o mesmo problema, coloquei uma alavanca nova, verifiquei a bucha do varão que estava boa e dei um aperto no triambulador, ficou show... segunda nunca mais arranhou... abraço
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 21:40

Marcio ® escreveu:
As possibilidades já foram todas colocadas pelo Figueiredo, mas particularmente aposto na chapinha seletora... praga do inferno, um desvio mínimo pode fazer a caixa de marchas parecer condenada, além de tudo, ainda é chato pra regular, demanda paciência... tentativa e erro, tentativa e erro!!!

O negócio é chato pra cassete mesmo!!!rsrsrs
O pior que se não estou enganado é o único carro que possui esta "maravilhosa" particularidade!!!Mad 
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 21:53

MACHADO escreveu:
Gui estava com o mesmo problema, coloquei uma alavanca nova, verifiquei a bucha do varão que estava boa e dei um aperto no triambulador, ficou show... segunda nunca mais arranhou... abraço

Boa!!!!!!!!!
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 14 Jul 2013, 23:22

Valeu pelas dicas pessoal, acabei mexendo na plaquinha hoje e melhorou, não enrosca mais! Mas ainda é meio dura a alavanca... É normal ser meio dura? Nada de exagerado

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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Seg 15 Jul 2013, 06:44

Gui Kaufmann escreveu:
Valeu pelas dicas pessoal, acabei mexendo na plaquinha hoje e melhorou, não enrosca mais! Mas ainda é meio dura a alavanca... É normal ser meio dura? Nada de exagerado

Ótimo sinal GUI!!!cheers 
Então é só regulagem mesmo!!!
Não é legal trabalhar um pouco dura,tenta regular de novo até a alavanca ficar mais macia que vai resolver!!
Abração
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Seg 15 Jul 2013, 07:10

Gui sempre foi assim ou ficou depois da nova regulagem?? Se passou a ser assim pode continuar tentando acertar o ponto de fixação da chapa seletora, senão, procure repassar os outros pontos comentados pelo pessoal... não esqueça que é uma mecânica VW antiga e nao tem a mesma maciez dos carros modernos, portanto, o que você chama de dura pode ser simplesmente justa!!
Abração!!

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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Seg 15 Jul 2013, 10:32

Ela sempre foi assim... É que minha alavanca é mais curta que o normal, a gente cortou ela, então deve ser por isso..

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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Seg 15 Jul 2013, 12:19

Gui, melhorou mas ainda esrosca um pouco?
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Gui Kaufmann
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Seg 15 Jul 2013, 13:13

Fabrício®© escreveu:
Gui, melhorou mas ainda esrosca um pouco?

Não testei muito, mas enrosca bem menos... O problema foi quando coloquei a base do câmbio Jet, teria que testar denovo, mas tá em SP a base..

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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Seg 15 Jul 2013, 13:25

Gui, isso pode ser o varão quando foi soldado, soldaram torto.
O meu buggy estava com este problema, troquei tudo e não resolveu, o que eu fiz, soltei o parafuso que prende o acoplamento na alavanca seletora do cambio, e fiz uma nova furação um pouco para trás e mais para o lado na alavanca seletora, resolveu o problema, a minha marcha está justinha e precisa.
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Gui Kaufmann
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Seg 15 Jul 2013, 14:26

Então, do jeito que ficou depois que mexi melhorou e dá pra usar de boa, vou pedir na próxima revisão do motor pro mecânico olhar e dar uma revisada no sistema de acionamento do câmbio.

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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Seg 15 Jul 2013, 14:32

Pede pra ele testar regulanco o acoplamento fora do furo original da alavanca seletora, descobri o meu problema assim, não dava regulagem nem por reza braba, fiz isso e consegui regular. Moral da história, varão torto.
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 21 Jul 2013, 09:08

Gui Kaufmann escreveu:
Ela sempre foi assim... É que minha alavanca é mais curta que o normal, a gente cortou ela, então deve ser por isso..

Resgatando o assunto,
Fala ai Gui!?
O problema foi realmente resolvido?
Se não,acabei lembrando de um procedimento das antigas sem querer ontem tomando cerveja,é claro!rsrs
Bricadeiras a parte,foi atendendo um cliente com um Bugre arranhando segunda;
É o seguinte,em alguns casos a segunda arranha pois na verdade a posição de engate da segunda e ré são extremamente perto um do outro,logo,as vezes na verdade vc acaba arranhando um pouco na ré ao em vez da segunda!
O que se resume a colocar duas arroelas de mais ou menos 3mm entre o chassi e a chapa seletora,esse recurso vai aumentar um pouco o curso do seletor do varão(o cachimbo a baixo da alavanca)com isso se aumenta um pouco também o espaço entre os engates da segunda e ré!
Acho que valeria a pena vc fazer este procedimento,foi assim que resolvi o problema no Bugre e não gera problema algum ao sistema!
Abração
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Dom 21 Jul 2013, 11:44

Figueiredo escreveu:
Gui Kaufmann escreveu:
Ela sempre foi assim... É que minha alavanca é mais curta que o normal, a gente cortou ela, então deve ser por isso..

Resgatando o assunto,
Fala ai Gui!?
O problema foi realmente resolvido?
Se não,acabei lembrando de um procedimento das antigas sem querer ontem tomando cerveja,é claro!rsrs
Bricadeiras a parte,foi atendendo um cliente com um Bugre arranhando segunda;
É o seguinte,em alguns casos a segunda arranha pois na verdade a posição de engate da segunda e ré são extremamente perto um do outro,logo,as vezes na verdade vc acaba arranhando um pouco na ré ao em vez  da segunda!
O que se resume a colocar duas arroelas de mais ou menos 3mm entre o chassi e a chapa seletora,esse recurso vai aumentar um pouco o curso do seletor do varão(o cachimbo a baixo da alavanca)com isso se aumenta um pouco também o espaço entre os engates da segunda e ré!
Acho que valeria a pena vc fazer este procedimento,foi assim que resolvi o problema no Bugre e não   gera problema algum ao sistema!
Abração

Então, agora não está arranhando mais, mas auando eu for colocar o câmbio jet, se voltar a arranhar tentarei isso!

Valeu mais uma vez Figueiredo

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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Ter 01 Abr 2014, 09:58

Meus caros amigos do bar, estou usando esse tópico para falar de um problema que ocorreu comigo. É do cambio mas nao tem a ver com os problemas relatados anteriormente.

Estava andando com meu buggy esse final de semana (simmm, ele estava parado a um bom tempo), e tive uma surpresa quanto ao cambio.

Fui reduzir na lombada ele quis engatar a ré, deu aquela arranhada, ai joguei a terceira entrou beleza.. ai numa proxima lombada a mesma coisa, ai detectei que a alavanca do cambio estava para baixo liberando o engate da ré. se eu puxasse para cima entrava as marchas mas eu soltava e ela caía, ai fui até em casa levantando a alavanca todas as vezes para trocar as marchas.

Achei que pudesse ser a mola que tem dentro.. que nao estivesse puxando a alavanca para cima.. mas constatei que é no varão.. li que tem uma bucha que fica no varão bem proximo ao cambio ali.. nao sei qual a função dela.. se pode ser isso, ou se é la atras no trambulador do cambio.

Alguem ja teve alguma experiencia parecida e sabe me dizer oque pode ser?

Desculpe-me se posso ter usado algum termo tecnico equivocadamente, mas é pq sou um pouco leigo no assunto.

Obrigado amigos!!!
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Ter 01 Abr 2014, 10:55

Miranda, vc tirou a alavanca? se sim, veja se ela tem movimento para cima e para baixo, se tiver pode trocar a bucha do varão e aproveite para trocar todo sistema, trambulador e acoplador, a marcha vai ficar zerada e justinha para encaixar, depois tem que regular a alavanca nos dois parafusos e repare que a chapinha que fica na alavanca tem lado e posição.
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Miranda Helder
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MensagemAssunto: Re: Problema ao reduzir de terceira para segunda   Ter 01 Abr 2014, 11:27

ok Fabricio, obrigado
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Problema ao reduzir de terceira para segunda
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