BUGGY & BAR

LUGAR DE DIVERSÃO E DESCONTRAÇÃO
 
InícioInício  BUGGY E BARBUGGY E BAR  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada

 

 TAXA DE COMPRESSÃO ...

Ir para baixo 
+2
Gui Kaufmann
lubisomem01
6 participantes
AutorMensagem
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 13:26

uma verdadeira aula sobre Tx de compressão em motores a ar do Master Varder no forum do fusca 4 ever.

Taxa de Compressão. Subir ou não subir, eis a questão!
Taxa de compressão!
Por que aumentá-la?
Todos devem saber que o aumento da taxa de compressão gera ganho no rendimento térmico do motor, porém este ganho não é diretamente proporcional, ou seja, um aumento de 10% na taxa de compressão não gera 10% de aumento no rendimento térmico, mas algo bem menor que isto.
Já comentei isto anteriormente, mas vejo muitos amigos se perderem neste sentido, achando que aumentar a taxa de compressão trará resultados fantásticos no desempenho. Não trará e poderá comprometer todo o resultado gerando insatisfação, frustração e um sentimento de que dinheiro foi jogado fora.
Aí vem a pergunta:
Mas Vader, e os carros atuais que saem com taxas de compressão de 12,6:1 ; 12,8:1 ou até mais? Eles não tem um ótimo desempenho?
Primeiro... O que é ótimo desempenho?
Potência elevada em rotações elevadas ou torque elevado em rotações médias?
Quem gostar de um motor torcudo que gerará pico de potência ao redor das 5000 a 5500rpms no máximo, pode usar e abusar da taxa.
Agora quem quer um Fusca virador na casa das 7000rpms ou até mais, não exagere neste sentido.
A explicação é bem simples:
Quanto maior a taxa de compressão, maior a tendência da detonação, que muito mais que um ruído tipicamente metálico, é uma onda de choque que pode gerar danos ao motor, além de limitar o desempenho do motor. Isto nos obriga a reduzir o avanço da ignição, ou seja devemos fazer a centelha saltar nas velas um pouco depois, portanto a chama começa depois e termina depois, muitas vezes com o pistão já se afastando do PMS e portanto gerando menores pressões, força, torque e potência.
Quanto mais alta for a rotação, mais o efeito se mostra, até o limite onde a queima ocorre tão tarde que a energia gerada não é suficiente para acelerar o motor chegando ao seu limite de rotação.
Esta rotação limite ocorre independente do comando escolhido, pois de nada adianta um comando de 300 graus por exemplo, se o avanço é tão pequeno que a chama só se propagará eficientemente quando o pistão já estiver descendo, portanto sem grande eficiência térmica.
Se nosso combustível queimasse muito rápido, ou seja, um combustível de elevadíssima velocidade de propagação de chama, este efeito colateral da taxa de compressão elevada não aconteceria, mas isto não existe nas bombas dos postos.
O Etanol é bem melhor que a gasolina e portanto atenua esta situação, além do fato de poder trabalhar com taxas mais elevadas pelo poder anti detonante elevado (equivalente á octanagem), mas a gasolina... esta sofre com a taxa, tanto pela octanagem, como pela baixa velocidade de propagação de chama.
Aí, caso se queira um motor girador com gasolina, esqueça as taxas de compressão muito elevadas. Não funciona!
Um motor com por exemplo taxa de 9:1 na gasolina terá obrigatoriamente um avanço não muito elevado, sob pena de apresentar detonação, daí o resultado em alta rotação ficará limitado por este aspecto e o uso de um comando de alta graduação ficará prejudicado.
Um comando W110 que pode gerar pico de mais de 6000rpms dificilmente gerará picos de potência acima disto. Quanto maior for a taxa pior ficará a situação, até o ponto de que valeria a pena usar o comando da Kombi injetada, afinal o comando muito forte tira torque em baixa e se não temos potência em alta para que o utilizamos?
A decisão é sua, lógico!
Agora se quiser um motor torcudo use taxas mais altas e comandos mais mansos.
Se quiser giro, diminua um pouco a taxa e abuse do comando.
Já li vários (vários mesmo) relatos de pessoas que falaram por exemplo: Meu motor com w110 ou W120 não passa das 5500rpms! O que faço?
Minha resposta. Desmonta tudo e diminua a taxa e “enfia” avanço! Simples assim.
Muitos já rebateram a idéia , e não conseguiram resultados. Quem se rendeu às leis da Física e Química obteve resultado positivo.
Não estou questionando os resultados de ninguém, apenas fico decepcionado quando vejo que alguém esperava um determinado resultado e não o alcança. Meu objetivo é de poder ajudar com a experiência que tenho.
Taxa elevada é muito bom! Bom para motor original, injetado, com sensor de detonação e rodando no álcool com um comandinho que não passa de 260 graus. Saiu disto, devemos rever nossos parâmetros.
Com base no ciclo termodinâmico dos motores Otto, o rendimento térmico varia com a taxa de compressão conforme a equação: n=(1-(1/tc^0,4)), onde n = rendimento térmico e tc é a taxa de compressão. Veja a tabela e o gráfico anexo, que possuem exatamente os valores obtidos desta fórmula que são exatos, assim se por exemplo você tiver um motor 1600 original a gasolina que possui 7,2:1 de taxa de compressão (modelos antes de 1984) e quiser passar ele para 9:1 de taxa com gasolina, ou seja aumentamos 25% a taxa de compressão, o rendimento térmico dele passará de 54,6% para 58,5% ou seja um ganho de apenas 7,1% Este será o ganho de potência deste motor. Contudo eu não gostaria de ver sua expressão na hora de ter que acertar o avanço deste motor, a mistura, etc. para conseguir afiná-lo de modo a conseguir este ganho de 7%!!! Vai bater pino até desligado a não ser que use um avanço pífio!
Por outro lado se você trocar o comando dele por um W100 e não mexer na taxa de compressão e em mais nada, a rotação máxima dele passará de 4400rpm para 5500rpm, ou seja 25% de ganho de rotação.
Como rendimento térmico define linearmente a potência, assim como a rotação, estas alterações respectivamente irão gerar ganhos de 7 e 25% na potência do motor.
Porém como a troca do comando gera aumento de rotações, o avanço deverá subir proporcionalmente, caso contrário não se obterá o resultado esperado e se você exagerar na taxa, o valor gasto no comando foi pro “vácuo”.

By=Marcelo Rodrigues "Master Vader"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Gui Kaufmann
MODERADOR
MODERADOR
Gui Kaufmann


Mensagens : 944
Data de inscrição : 11/10/2012
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 14:14

Legal, bem explicado!

O meu usa 11.5:1 na gasolina, mas tem sensor Hall e avanço pela Fueltech (14º-26º)
Ir para o topo Ir para baixo
Jperson
MODERADOR
MODERADOR
Jperson


Mensagens : 1108
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 63
Localização : IJUI-RS

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 14:18

Uso 6,8:1 no turbo.
Acontece que conforme a pressão sobe a taxa aumenta.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 14:38

Pois é JP, para turbos a tx elevada não é bom negócio!!
Vader vai direto ao ponto... no meu caso, um motor 1600 Tork original ( na verdade aspirado), vou deixar a tx em torno de 7:8 a 8:0, suficiente para um motor torcudo sem aspirações de girar muito!! Ainda tenho a possibilidade de colocar um Blower...  TAXA DE COMPRESSÃO ...  2141645497 

Ótima postagem Luby, valeu!!
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 14:47

Boa Luby!Informação muito bem explicada!
Minha taxa hoje em um dos motores esta com 7,9 o outro com 7,5,um rebaixado e o outro com kit a alcool e cabeçote a gasolina.
e comandos W100 e Variant II respectivamente  TAXA DE COMPRESSÃO ...  3943557959
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 14:59

blower é com o Cunha Marcio....inclusive tem um forista do forum lonw bugs  que esta fazendo um 1600  com o cunha o car é fera e é das antigas creio que o meu amigo Figueiredo deva conhece-lo bem ...
Ir para o topo Ir para baixo
MACHADO
SÓ BEBUM
SÓ BEBUM
MACHADO


Mensagens : 671
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 45
Localização : Imbituba-SC

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 15:06

Estranho!! O motor do meu buggy tem corpo 1.500 e coração 1.600 original... Porém bate facilmente 5.500 rpm em segunda e terceira.. Será o meu conta-giros que esta marcando errado?? Abraço aos amigos...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 15:08

Figueira deve conhecer sim, eu só o conheço de nome, mas é bom saber que tem alguém nas redondezas que faz, apesar de ser bem simples a instalação!!
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 15:11

Marcio ® escreveu:
Figueira deve conhecer sim, eu só o conheço de nome, mas é bom saber que tem alguém nas redondezas que faz, apesar de ser bem simples a instalação!!



Creio não ser simples assim Marcio ..
Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 15:12

MACHADO escreveu:
Estranho!! O motor do meu buggy tem corpo 1.500 e coração 1.600 original... Porém bate facilmente 5.500 rpm em segunda e terceira.. Será o meu conta-giros que esta marcando errado?? Abraço aos amigos...
Machadão,
quando se fala em "limite" de RPM,se esta falando é de na ultima marcha,um motor boxer,estando desengrenado,pode atingir tranquilamente 6500rpm,contudo,com o peso do carro,no caso,engrenado,isso cai para uns 4000 rpm,tem haver com curva de torque e momento de força,onde por exemplo,em um motor original,4000 rpm em 4 marcha é a média geral de giros que se "pode" alcaçar,mas se vc estiver em 2 marcha e acelerar tudo sem passar para 3,a RPM vai sim a picos maiores "que os normais"!
Abração
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 15:18

lubisomem01 escreveu:
Marcio ® escreveu:
Figueira deve conhecer sim, eu só o conheço de nome, mas é bom saber que tem alguém nas redondezas que faz, apesar de ser bem simples a instalação!!



Creio não ser simples assim Marcio ..

Também pensava assim, mas depois que andei fazendo umas pesquisas fiquei animado com a idéia... dá uma olhada nisso, já que eu sei que você gosta!!!

Ir para o topo Ir para baixo
Figueiredo
MODERADOR
MODERADOR
Figueiredo


Mensagens : 2050
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 43
Localização : Niterói/Praia seca RJ

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 15:23

lubisomem01 escreveu:
Marcio ® escreveu:
Figueira deve conhecer sim, eu só o conheço de nome, mas é bom saber que tem alguém nas redondezas que faz, apesar de ser bem simples a instalação!!



Creio não ser simples assim Marcio ..
Conheço sim,Português da melhor qualidade,me ensinou algumas coisas bem "interessantes"!Já "mexia" nos carros(VW) do meu pai e tio na decada de 60!!kkk envenenar mil e duke é pra macho!!kkkkkkkkk  TAXA DE COMPRESSÃO ...  1970346497   TAXA DE COMPRESSÃO ...  1970346497   TAXA DE COMPRESSÃO ...  1970346497 
A adaptação não é das mais difíceis não,é muito mais simples que a colocação de uma turbina por exemplo!
O difícil mesmo é conseguir um blower bom,pois além de ter saido de linha(eaton 24 do fiesta,KA e Ecoesport) a manutenção é muito cara e difícil de ser encontrada!Mas que vale a pena...isso vale  Twisted Evil    Twisted Evil    Twisted Evil    Twisted Evil    Twisted Evil  
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 15:30

conheço esta fuca..
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 15:34

mas para o uso em um bugre  eu  particularmente  ainda sou mais a favor de uma coisa mais tradicional e simples  tipo:   1600  / comando w110 ou 100 / radiador de oleo / filtro de oleo / capela com o radiador deslocado / dupla 40  ou 32 / um repiro bem feito pelas tampas dos tuchos  e um diferencial  8:35  pronto  não precisa de mais nada   vai engolir   estes   ap's  todos que rodam por ai  rsrsrsrsrsrsr......


Última edição por lubisomem01 em Sáb 18 Jan 2014, 15:39, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
MACHADO
SÓ BEBUM
SÓ BEBUM
MACHADO


Mensagens : 671
Data de inscrição : 07/10/2012
Idade : 45
Localização : Imbituba-SC

TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  EmptySáb 18 Jan 2014, 15:37

Figueiredo escreveu:
MACHADO escreveu:
Estranho!! O motor do meu buggy tem corpo 1.500 e coração 1.600 original... Porém bate facilmente 5.500 rpm em segunda e terceira.. Será o meu conta-giros que esta marcando errado?? Abraço aos amigos...
Machadão,
quando se fala em "limite" de RPM,se esta falando é de na ultima marcha,um motor boxer,estando desengrenado,pode atingir tranquilamente 6500rpm,contudo,com o peso do carro,no caso,engrenado,isso cai para uns 4000 rpm,tem haver com curva de torque e momento de força,onde por exemplo,em um motor original,4000 rpm em 4 marcha é a média geral de giros que se "pode" alcaçar,mas se vc estiver em 2 marcha e acelerar tudo sem passar para 3,a RPM vai sim a picos maiores "que os normais"!
Abração

Certo!!! Valeu tô meio devagar hj.. Tico e téco batendo válvula... TAXA DE COMPRESSÃO ...  3943557959 TAXA DE COMPRESSÃO ...  3943557959 TAXA DE COMPRESSÃO ...  3943557959 TAXA DE COMPRESSÃO ...  3943557959 TAXA DE COMPRESSÃO ...  3943557959 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty
MensagemAssunto: Re: TAXA DE COMPRESSÃO ...    TAXA DE COMPRESSÃO ...  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
TAXA DE COMPRESSÃO ...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Taxa de entrega KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
» Tabela de compressão de Cilindro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
BUGGY & BAR :: MECÂNICA BOXER-
Ir para: