Esta providencial reportagem,saiu na revista Fusca & Cia,diga de passagem,de forma muito boa,
Lá eles mostram paço a paço de como e o que fazer na manutenção das buchas do facão.
Essa bucha e sei receptáculo,são a principal razão de perda ou problemas na torre do amortecedor!
Lá explicam com acessar e trocar a bucha,de forma,diga de passagem,muito bem ilustrada!Mas saliento,que além da traco,que é muito importante,observar sempre o estado do flange onde se encaixa a bucha,normalmente,ali,sempre fica água,lama e outros indesejáveis,que com um tempo,que não é grande,acabam por lesionar a torre,as vezes de forma definitiva,ocasionando,as vezes,até mesmo a substituição completa,como já apresentei em um tópico uma vez.
O problema é que essa substituição ou até mesmo,somente um reparo dessa parte do chassi,é extremante chata pra não dizer,difícil,a qual se precisa de um profissional gabaritado para tal,pois o mínimo erro pode deixar sequelas que vão desde de rompimento precoce das buchas até chassi torto,que pode até mesmo,em casos mais graves,afetar a caixa de marchas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esse é um exemplo do que pode acontecer se não fizer manutenção periódica:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O mesmo exemplo,essa torre teve que ser trocada,pois já tinha sido,mas de forma duvidosa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Sobre a pressão da barra de torção,apesar de não ser uma regra absoluta,pois as variantes não são poucas,tais como:idade e uso das barras,carroceria,tipo de chassi,tipo de motor,etc
Mas normalmente,regulagem para rodas paralelas em Buggys é claro,roda em torno de 13 14 graus para chassi VW com motor Boxer e em torno de 15 a 16 graus com motor AP e chassi VW ,mas como disse antes,não é uma regra,pois as vezes,até mesmo no mesmo carro,as barras se comportam de forma diferente,ex: lado direito com 15 graus lado esquerdo com 12 graus e o carro com as rodas paralelas!
Abração a todos!!
Obs: espero que de para ler a reportagem e que o pessoal da revista não fique chateado!