- Bertagnoli escreveu:
- Será que a numeração do chassi tem algum indicador do ano e modelo do veiculo?
Tem indicação nas letras sim!Qual são as letras do seu chassi?Mas mesmo assim,como andaram remarcado chassi por ai,principalmente,em São Paulo por exemplo,
é mais fácil tirar uma foto e postar!Tira uma foto por baixo no torpedo!Mas basicamente,um tem o fundo do torpedo chato(fusca) e o outro tem uma pequena dobra de mais ou menos 1"Sobre as diferenças,isso já foi comentado por aqui,só não sei aonde foi parar!
Antigamente,como a grande maioria das fábricas usava chassi VW,se dava preferência pelo do Brasilia,pois vinha(esmagadora maioria) com motor 1600,dupla carburação,caixa 8X33,freio a disco na frente,tambor traseiro maior,barra de torção traseira maior que quebrava menos,sistema elétrico com relé duplo e geralmente com alternador!
Coisa que no caso do fusca não acontecia com muita frequência,pois a grande maioria dos fuscas vendidos no pais foram 1300,que não vinham obviamente com o motor 1600,freio a disco,etc!Mais espartano!O que obrigaria ao fabricante uma série de modificações e compras de certas peças.
Não existe muita diferença no que diz respeito a resistência do chassi,o que foi percebido com o tempo é que o chassi do Brasilia e seus irmãos(TL,variant I,Zé do caixão) tende a rachar com um pouco mais de facilidade,mas não é uma regra geral!É só um tendência constatada com o tempo mesmo!
O segredo é ter o chassi bem fixado a carroceria,com uma boa tinta protetora,amortecedores em ordem;pois o que gera mesmo rachaduras nos chassi VW são as torções não previstas no projeto original!Contudo,a grande maioria está mesmo relacionada a algum problema de fixação e amortecedores ruins!
Existe também,em alguns chassis,principalmente nos do Brasilia e seus "parentes", um orifício nos "ferrões" onde é fixado a caixa de marchas que precisa ser soldado,pois o mesmo facilita e muito a rachadura desses ferrões e com isso o deslocamento do motor!
Esse orifício era a passagem dos cabos de acionamento do ar quente,que a VW,mesmo não produzindo mais carros com esse componente ou como opcional o continuou em toda linha de produção,isso, além de facilitar rachaduras,coisa muito comum,também não deixa o chassi estanque pois facilita e muito a entrada de indesejáveis,principalmente,água e lama!Se for água salgada então...nem se fala!