Afirmam os eletrecistas de que o consumo do toca-cd é baixissimo por isso ele não prejudica a carga da bateria, mas se você tem um toca-cd num carro com dinamo com certeza a principal causa de descarga é ele, mesmo que você não utilize-o.
Vamos descobrir o porque e também como solucionar isso sem ter que usar um alternador:
A primeira coisa é a respeito de como os dinamos funcionam:Eles são capazes de carregar a bateria apenas em alta rotação. Isso significa que boa parte do tempo o dinamo esta deixando sua bateria descarregar.
Cada vez que você utilizar seu carro com dinamo, podemos considerar que sua bateria foi carregada em uma pequena porcentagem(pois também foi descarregada no trajeto) ou que houve um equilibrio entre carga e descarga, fazendo com que a carga seja mantida.
Há algo que consome pouca carga no seu carro, durante o noite TODA e em todo momento que o carro esta paradoEste algo é o toca-cd, bem normalmente os toca-cds, não possuem interruptor de liga e desliga, eles estão sempre ligados e possuem um botão de acionamento eletrônico, este botão, é capaz de acionar o sistema eletronicamente, mas infelizmente eles dependem de um pequeno consumo da bateria. Isto é muito similar as TVs quando são desligadas pelo controle remoto, elas precisam manter o stand-by ativo para serem capazes de interpretar o controle remoto e se reativarem. Assim o toca-cd estando em stand-by produz um consumo mínimo mas durante um longo período.
Para entender melhor considere que seu carro fica ligado somente 2 horas por dia o que seria ideal para o dinamo carregar sua bateria, mas permanece desligado 22 horas por dia, com o radio fazendo o pequeno consumo de menos de 1 ampere por hora.
Considere que há dias que você não liga o carro e ele fica 24 horas descarregando a bateria em menos de 1 ampere a hora.
O dinamo com sua carga lenta especialmente no transito foi capaz de repor alguns amperes na sua bateria, e talvez eles sejam justamente menos que os amperes que o radio conseguiu tirar em suas 150 horas por semana de descarga continua, e tem de se considerar que apesar do pequeno consumo ele também estará atrapalhando suavemente o dinamo enquanto o carro esta ligado.
E o que irá acontecer no fial das contas? Bem no final da semana ou de duas semanas ou mais semanas você estará com a bateria descarregada, e pensando num jeito de resolver o problema: Provavelmente o eletrecista vai te mandar comprar um alternador.
Se você é meio quadrado como eu, e não gosta de nada moderno num carro antigo, saiba que esta não é a unica solução.
São 3 Soluções1- A solução mais simples é ligar o toca-cd com a ignição, bem isso fará com que o rádio seja ativado somente na ignição para isso:
utilize os fusíveis 1 2 ou 3. Olhando do lado traseiro da caixa de fusiveis são os 3 da esquerda, bastando achar um encaixe livre.
2- A segunda solução e mais bonita para quem gosta de originalidade, é usar um rádio da época, como um toca-fitas neptune. Eu paguei 50 reais no meu toca-fita novo, lembrando que o toca-fita precisa ter um acionador mecânico para não causar o mesmo problema que o toca-cds. Tenho qualidade de som na FM, e fica legal o som para ouvir os tipos de musica que gosto (Antes dos anos 60).
3- Pode-se utilizar um interruptor, para evitar que o rádio fique ativo quando você desligar o carro, mas você terá de achar algum espaço para coloca-lo.
AlarmeInfelizmente você vai ter que abrir mão do alarme ou do dinamo (colocar alternador num eletrecista ou mais simples tirar o alarme), pois a descarga da bateria será praticamente certa, exceto que você compre uma polia menor e coloque no dinamo o que pode quebrar o galho e é barato.
Como alternativa ao alarme (eu utilizo) você pode usar as travas de volante e cambio. Uma outra solução barata(que pode ser combinada com as travas), é desligar o cabo central do distribuidor toda vez que parar o carro, e trancar a tampa do motor. Apesar de ser muito possivel o ladrão descobrir seu segredo, há uma grande chance também de ele roubar seu carro mesmo com alarme, uma vez que este dispositivo não impede em nada o roubo, apenas faz barulho e também pode ser burlado.
Apesar de todos os procedimentos o dinamo ainda não esta dando conta de carregar minha bateria*Verifique se a luz de advertencia da bateria se apaga quando você acelera!
*Troque as "escovinhas" do dinamo, é possivel trocar em casa e acha em auto-peças por um preço bastante irrisório.
*Verifique se a fiação ligada ao dinamo não esta rompendo (especialmente o cabo verde)
*Verifique se o regulador de voltagem esta funcionando de acordo com os vídeos abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]*Se o trecho é muito curto ou com muito transito procure algumas vezes aumentar a rotação do motor quando o carro ficar parado mais que 1 minuto, ou antes de desligar quando chegar em casa por alguns segundos.
*Pegue estrada com seu carro uma vez por semana, e ande pelo menos uns 30km a 90km/h, isso vai ajudar a conservar seu motor, e também a conservar sua bateria: vale também para quem usa alternador!
ConclusãoCom este simples procedimento você nunca mais ficará sem bateria mesmo usando dinamo!
Palavra de quem tem dinamo já faz 1 ano que não fica sem bateria, pego transito todo dia!