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 Medidas de Montagens e torques de aperto dos motores boxers

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Fabrício®©
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Mensagens : 3558
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MensagemAssunto: Medidas de Montagens e torques de aperto dos motores boxers   Medidas de Montagens e torques de aperto dos motores boxers EmptySex 17 Ago 2012, 14:42

Para quem gosta de por a mão na graxa, segue as medidas dos motores;

BOXER 1300

Marca Volkswagen
Modelo Fusca / Brasília / Gol
Motor 1.3
Combustível Gasolina / Álcool
Cilindrada 1.285
Diâmetro x Curso 77 x 69 mm
Folga Lateral dos Anéis - 1ª Canaleta 0,06~0,09 mm
Folga Lateral dos Anéis - 2ª Canaleta 0,04~0,07 mm
Folga Lateral dos Anéis - 3ª Canaleta 0,15 mm (máxima)
Folga entre Pistões e Cilindros 0,05 mm
Pressão de Compressão 7~8,5 bar / 11~13 bar
Taxa de Compressão 6,8:1 / 10:1
Ordem de Injeção e Explosão 1-4-3-2
Ponto de Injeção (APMS) 10° / 18°
Marcha Lenta 650~750 rpm / 950~1.050 rpm
Folga das Válvulas de Admissão 0,10 mm
Folga das Válvulas de Escape 0,10 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Admissão 0,20~0,25 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Escape 0,20~0,25 mm
Seqüência de Aperto dos Parafusos do Cabeçote Volks/Ar.eps
Torque no Cabeçote - 1ª Etapa 10 Nm
Torque no Cabeçote - 2ª Etapa 30~35 Nm
Torque no Volante - 1ª Etapa 350 Nm
Torque nas Capas das Bielas - 1ª Etapa 40~50 Nm
Torque nas Capas dos Mancais - 1ª Etapa 20 Nm (8 mm) 35 Nm (12 mm)
Diâmetro dos Moentes 54,98~55,00 mm
Folga Radial das Bronzinas de Biela 0,01~0,06 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Bronzinas de Biela 57,80~57,81 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Biela 23,97~24,00 mm
Diâmetro dos Munhões 54,97~54,99 / 39,98~40,00 (munhão 4)
Folga Radial da Bronzina Central 0,04~0,10 mm
Diâmetro dos Alojamentos dos Mancais 65,00~65,02 / 50,00~50,02 (munhão 4)
Folga Axial do Virabrequim na Bronzina Central 0,07~0,13 mm
Folga Radial das Buchas de Comando 0,02~0,05 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Comando 27,50~27,52 mm
Segmento L
OrdemLeve 219
_______________________________________________________________________________________________________

BOXER 1500

Marca Volkswagen
Modelo Fusca / Kombi / Karmann-Ghia
Motor 1.5
Combustível Gasolina
Cilindrada 1.493
Diâmetro x Curso 83 x 69 mm
Folga Lateral dos Anéis - 1ª Canaleta 0,06~0,09 mm
Folga Lateral dos Anéis - 2ª Canaleta 0,04~0,07 mm
Folga Lateral dos Anéis - 3ª Canaleta 0,15 mm (máxima)
Folga entre Pistões e Cilindros 0,05 mm
Pressão de Compressão 7~8,5 bar
Taxa de Compressão 6,8:1
Ordem de Injeção e Explosão 1-4-3-2
Ponto de Injeção (APMS) 10°
Marcha Lenta 650~750 rpm
Folga das Válvulas de Admissão 0,10 mm
Folga das Válvulas de Escape 0,10 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Admissão 0,20~0,25 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Escape 0,20~0,25 mm
Seqüência de Aperto dos Parafusos do Cabeçote Volks/Ar.eps
Torque no Cabeçote - 1ª Etapa 10 Nm
Torque no Cabeçote - 2ª Etapa 30~35 Nm
Torque no Volante - 1ª Etapa 350 Nm
Torque nas Capas das Bielas - 1ª Etapa 40~50 Nm
Torque nas Capas dos Mancais - 1ª Etapa 20 Nm (8 mm) 35 Nm (12 mm)
Diâmetro dos Moentes 54,98~55,00 mm
Folga Radial das Bronzinas de Biela 0,01~0,06 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Bronzinas de Biela 57,80~57,81 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Biela 23,97~24,00 mm
Diâmetro dos Munhões 54,97~54,99 / 39,98~40,00 (munhão 4)
Folga Radial da Bronzina Central 0,04~0,10 mm
Diâmetro dos Alojamentos dos Mancais 65,00~65,02 / 50,00~50,02 (munhão 4)
Folga Axial do Virabrequim na Bronzina Central 0,07~0,13 mm
Folga Radial das Buchas de Comando 0,02~0,05 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Comando 27,50~27,52 mm
Segmento L
OrdemLeve 230
_______________________________________________________________________________________________________

BOXER 1600

Marca Volkswagen
Modelo Fusca / Brasilia / Variant / Kombi / Gol / Saveiro
Motor 1.6
Combustível Gasolina / Álcool
Cilindrada 1.584
Diâmetro x Curso 85,50 x 69 mm
Folga Lateral dos Anéis - 1ª Canaleta 0,06~0,09 mm
Folga Lateral dos Anéis - 2ª Canaleta 0,04~0,07 mm
Folga Lateral dos Anéis - 3ª Canaleta 0,15 mm (máxima)
Folga entre Pistões e Cilindros 0,05 mm
Pressão de Compressão 7,5~9,5 (gasolina até 83) / 8~10 (gasolina após 84) / 12,5~14,5 (álcool)
Taxa de Compressão 7,2:1 (gasolina até 83) / 7,5:1 (gasolina após 84) / 11:1 (álcool)
Ordem de Injeção e Explosão 1-4-3-2
Ponto de Injeção (APMS) 12,5° (gasolina até 83) / 15° (álcool até 86) / 10° (gasolina e álcool atuais)
Marcha Lenta 950~1.050 rpm / 1.000~1.100 rpm
Folga das Válvulas de Admissão 0,10 mm
Folga das Válvulas de Escape 0,10 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Admissão 0,20~0,25 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Escape 0,20~0,25 mm
Seqüência de Aperto dos Parafusos do Cabeçote Volks/Ar.eps
Torque no Cabeçote - 1ª Etapa 10 Nm
Torque no Cabeçote - 2ª Etapa 20~25 Nm (8 mm) 30~35 Nm (10 mm)
Torque no Volante - 1ª Etapa 350 Nm
Torque nas Capas das Bielas - 1ª Etapa 40~50 Nm
Torque nas Capas dos Mancais - 1ª Etapa 20 Nm (8 mm) 35 Nm (12 mm)
Diâmetro dos Moentes 54,98~55,00 mm
Folga Radial das Bronzinas de Biela 0,01~0,06 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Bronzinas de Biela 57,80~57,81 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Biela 23,97~24,00 mm
Diâmetro dos Munhões 54,97~54,99 / 39,98~40,00 (munhão 4)
Folga Radial da Bronzina Central 0,04~0,10 mm
Diâmetro dos Alojamentos dos Mancais 65,00~65,02 / 50,00~50,02 (munhão 4)
Folga Axial do Virabrequim na Bronzina Central 0,07~0,13 mm
Folga Radial das Buchas de Comando 0,02~0,05 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Comando 27,50~27,52 mm
Segmento L
OrdemLeve 231

_______________________________________________________________________________________________________

KOMBI DIESEL

Marca Volkswagen
Modelo Kombi
Motor 1.6
Combustível Diesel
Cilindrada 1.588
Diâmetro x Curso 76,50 x 86,40 mm
Folga entre Pistões e Cilindros 0,02~0,05 mm
Taxa de Compressão 23:1
Ordem de Injeção e Explosão 1-3-4-2
Folga das Válvulas de Admissão 0,15~0,25 mm
Folga das Válvulas de Escape 0,35~0,45 mm
Seqüência de Aperto dos Parafusos do Cabeçote Volks/AP.eps
Torque no Cabeçote - 1ª Etapa 11~20 Nm (parafusos M11) / 40 Nm (parafusos M12)
Torque no Cabeçote - 2ª Etapa 45~50 Nm (parafusos M11) / 60 Nm (parafusos M12)
Torque no Cabeçote - 3ª Etapa 85~95 Nm (parafusos M11) / 75 Nm (parafusos M12)
Torque no Cabeçote - 4ª Etapa 85~95 Nm (parafusos M11 – motor quente) / 180° (parafusos M12)
Torque no Cabeçote - 5ª Etapa 90° (parafusos M12 – motor quente)
Torque no Volante - 1ª Etapa 65~80 Nm / 90~100 Nm (após 08/1984)
Torque nas Capas das Bielas - 1ª Etapa 43~51 Nm
Torque nas Capas dos Mancais - 1ª Etapa 58~72 Nm
Diâmetro dos Moentes 47,76~47,78 mm
Folga Radial das Bronzinas de Biela 0,01~0,06 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Bronzinas de Biela 50,60~50,62 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Biela 27,00~27,02 mm
Diâmetro dos Munhões 53,96~53,98 mm
Folga Radial da Bronzina Central 0,02~0,08 mm
Diâmetro dos Alojamentos dos Mancais 59,00~59,02 mm
Folga Axial do Virabrequim na Bronzina Central 0,07~0,17 mm
Folga Radial das Buchas de Comando 0,02~0,08 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Comando 46,00~46,02 mm
Segmento LP
OrdemPes 390
OrdemLeve 217

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