É mais simples do que se imagina trocar o cabo de embreagem, desde que se siga alguns passos numa dada sequência.
O diferencial deste tópico é uma idéia do meu vizinho Marcos, grande amigo, com quem aprendi muito.
MATERIAL NECESSÁRIO:
==================Cabo de Embreagem precisa ser da marca FANIA no Fusca, não diga que não avisei (R$9,50), pode ser necessário comprar também uma borboleta, que custa mais 1 real:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]As ferramentas necessárias são (jogando aí uns R$ 20,00 se não tiver nada):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]1-CHAVE 17
2- CHAVE DE FENDA
3- CHAVE 12/13
Alem também de um alicate para facilitar o processo, de preferência um alicate de pressão, na foto um alicate normal:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Graxa Azul e a chave de roda que vem com o carro (R$ 5,00 a graxa azul):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]A luva de mecânico ajuda no manuseio das peças e reduz o tempo de instalação pela metade (R$2,00):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]E escute o que eu estou dizendo estas braçadeiras facilitam muito na troca do cabo, você entenderá mais a frente!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Macaco, de preferência um Jacaré (achei em promoção por R$ 50,00 vale a pena, mas se já tem um macaco que acha confiavel no carro... R$ 0,00):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]AVISO: É também necessário usar cavaletes, apesar de ser possível fazer a troca só com o macaco sem dificuldade, é perigoso pois se o carro cair do macaco um acidente grave pode acontecer uma técnica é colocar a roda retirada e estepe por baixo do carro como um segundo apoio. ( R$ 40,00 se for usar cavaletes e não tive-los - apoios de segurança contra queda do macaco)
Gasto médio total para quem já tem as ferramentas: R$ 9,50.
TROCANDO O CABO::
======================================1- Freie, engate a primera, e faça o possível para que o carro não se mova, esteja em local plano e que de preferência não seja liso.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]2- Apenas afrouxe os parafuso da roda traseira (lado do motorista), sem soltar tudo e com o carro ainda sem o macaco:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]3- Posicione o macaco conforme a imagem no suporte indicado pelo manual do veículo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]4- Veja abaixo onde é o suporte indicado pelo manual que o macaco deve ser posicionado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]5- Termine de soltar agora os parafusos da roda e retire-a, eis a visão que você terá agora:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nota: Nem todos os carros tem o tubo do ar quente mas todos possuem a coifa.
6- Se o seu carro possui o tubo do ar quente, note que é facil desencaixa-lo simplesmente comprimindo-o e tirando do carro (não tem segredos mesmo, só fazer uma pouco de força e ele vai sair) - é tão simples encaixar quanto tirar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]7- Tendo retirado ou se não possuir ar quente você verá o chamado flexivel por onde passa o cabo de embreagem, preso por estes dois parafusos como da figura que se segue, apertados perto da coifa de câmbio que vimos anteriormente - basta retira-los com a chave 13 (Simples de achar em mercados e lojas de 1,99) ou com um alicate de pressão:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]8- Tendo retirado os dois parafusos que prendem a chapinha do flexivel desencaixe ela do suporte de modo a facilitar o afroxamento do cabo, em seguida solte a borboleta que prende o cabo na embreagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Gire a borboleta com uma mão enquanto segura o cabo com outra usando um alicate ou pedindo ajuda para alguém. Na foto acima estou usando um alicate de pressão pois ele prende automaticamente (o preço de um alicate de pressão é de pelo menos 17 reais - mas é indispensável para quem gosta de fazer as coisas em casa e ajudará a economizar no futuro)
9- Vamos agora terminar de tirar o flexivel com os parafusos soltos, não se preocupe pois é muito facil monta-lo já que é de encaixar, faça como nas fotos que se seguem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]10- Pode examinar agora o estado do flexível e se pode continuar a ser usado, se a borracha estiver muito ressecada é bom substitui-lo para a durabilidade do próximo cabo a ser usado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]11- Nós já soltamos o cabo de embreagem de um lado precisamos soltar do outro lado, e o processo é ainda mais simples! Vamos começar tirando a forração se achar necessário para ficar mais fácil a vizualização do jogo de pedais. O jogo de pedais do fusca é intuitivo e fácil de montar desde que se faça como na ordem deste tópico!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]12- Quais são os mistérios do jogo de pedais? É simples, apenas 2 parafusos devem ser soltos para retira-lo sem ter dificuldades depois.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Note também que perto do parafuso um "arame" enrolado é uma mola que permite que o pedal de freio volte automaticamente, você deve retirar essa mola do lado de cima do pedal, como veremos mais adiante.
O pino de regulagem de freio pode ser girado até o limite para facilitar a retirada do mesmo, mas não se preocupe com isso, pois tudo ficará muito claro na prática - é realmente intuitivo - feito para fazer em casa.
13- Para tirar a mola que acabei de me referir, você precisa tirar também uma chapinha que impede que a mola escape da parte de cima do pedal de freio, esta chapinha deve ser girada e puxada para cima, é realmente simples, olhando no seu carro ficará mais claro (Se o seu carro ainda tiver a chapinha, pois só com a mola o sistema já funciona - mas não é o certo para a segurança, apesar da maioria dos fuscas já estarem assim).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nota: A peça que me referi na figura vamos tirar depois se não conseguir tirar agora, justamente no momento de retirada dos pedais.
14- Veja a chapinha que me referi acima depois de retirada, ela é apenas colocada, (é SIMPLES mesmo, mas só colocar de volta na hora de montar e não tem dificuldade alguma - colocando a mola primeiro!):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]15- Antes de começar a puxar os pedais para esquerda para retira-los, retire o cabo do acelerador:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]16- Ok vou soltar os dois parafusos 17 que me referi anteriormente, atras do jogo de pedais tem um parafuso 13, este geralmente não precisará mecher, pois apesar de facilitar a retirada, poderá atrapalhar na montagem demorando mais:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]17- Agora movendo os pedais para cima e para baixo especialmente de embreagem e trazendo os pedais para esquerda enquanto empurra o pino do freio para direita, será fácil sair todo o simples e intuitivo jogo de pedais do fusca:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nota: A peça do freio como você descobrirá sozinho, é de encaixar na
coifinha de borracha ao fundo dos pedais e também no pedal depois de retirado o arame e chapinha, ela sai
facilmente, e é facilmente encaixada.
18- Mas não é conforme você puxa os pedais para fora (para sua esquerda), eles vão saindo e você notará que o suporte do cabo de embreagem já aparece ficando enroscado no tunel é só ir mechendo o pedal de embreagem para cima e para baixo e ele vai passar, com o cabo de embreagem(ou parte dele) provavelmente ainda no lugar ou já no chão do tunel, na foto abaixo o cabo de embreagem ainda estava no lugar, só tive de ergue-lo para tira-lo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Dica: Você verá que o sistema é montado de forma muito simples, o cabo vem literalmente enroscado no jogo de pedais é só erguer o mesmo e ele sai dos pedais (por isso que alguns fuscas com problemas de regulagem na embreagem podem escapar o cabo, uma vez que é só ele subir se não tiver pressão sob ele).
19- Depois de retirar os cabos dos pedais, puxe o cabo o máximo que puder, e depois pela traseira do veículo termine de empurra-lo de modo que não enrosque, pode usar uma pequena chave de fenda se precisar empurrar ele dentro do túnel, mas não será necessário, depois volte dentro do carro e termine de puxa-lo.
É SIMPLES - Só ter calma!
20- Antes que você culpe o fusca, abaixo segue uma comparação dos cabos fânia 2013(esquerda) e fânia 2001 que consegui comprar(direita), o fânia é o melhor cabo para o fusca mas a diferença de largura entre eles é clara, pena que a câmera acabou a bateria e tive de tirar foto do celular, mas meu vizinho com quem aprendi muitas coisas, viu junto comigo e percebemos que o cabo tinha quase a metade da grossura do antigo, assim mesmo compre somente a marca fânia, pois com embreagem não se brinca, e os materiais usados pela fânia, são de longe os melhores disponíveis no mercado, não tenha dúvidas disso - exceto que queira passar vergonha no transito........
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]21- Passe o cabo novo, insira-o por dentro do tunel, va apalpando com a mão ali dentro, verá um pequeno orificio na parte superior do tunel, só existe esse em forma circular no lado da embreagem, empurre o cabo por ali até que entre e va empurrando até sair do outro lado - não prenda ainda o outro lado ou terá problemas.
22- Agora sim, vamos prender o lado onde estão os pedais o cabo novo, e agora é muito bom ter uma hellerman ou braçadeira plastica (ela se dissoverá com o uso), ela é necessária para colocação dos pedais e cabo na parte traseira sem que o cabo escape, e tenha chance de dar a pressão (daí ficará firme, e quando a hellerman/braçadeira plastica dissolver com o uso, não será mais necessária - só não use braçadeira de metal ou arame, pois pode estragar o novo cabo):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]23- Como você viu com a braçadeira plastica tudo ficou muito simples e o cabo esta preso no lugar, exceto que você mecha muito o pedal de embreagem, mas vamos la coloque para direita os pedais de forma que encaixem na chapinha que impede que eles caiam para frente (para isso precisa inclinar os pedais para tras, a chapinha fica atras dos pedais presa por um parafuso 13, que esta bem visível agora neste momento para você).
24- Durante este processo aproveite para encaixar novamente o pino do freio, a coifa da foto abaixo é a borrachinha que fcia atras dos pedais para você se localizar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Veja meu dedo com luva encaixando a peça no pedal agora da esquerda para direita - foi mais fácil do que quando tirei.
25- Agora é só colocar e apertar os dois parafusões 17 que tiramos, as vezes aqui a pessoa fica nervosa tentando encontrar a rosca, mas quer o segredo, pare vai tomar uma água, e continue pois os dedos podem perder a sensibilidade - na realidade é muito simples e você vai rir de si mesmo provavelmente quando voltar e colocar em 1 segundo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]26- Vamos prender a mola do freio e re-colocar aquela pequena chapinha de proteção da mola que retiramos por ultimo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nota: A mola é fácil de encaixar, se ta tendo dificuldade, lembre-se, primeiro firme a parte de baixo da mesma no assoalho, e a parte de cima que tem um formato já próprio na peçinha do pino do freio para voltar sozinha, é simples e rápido acredite em mim.
27- Se sentir que a mola ficou frouxa (o pedal de freio não volta sozinho) faça o seguinte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]28- Agora pode colocar a chapinha do freio para mola não escapar.
29- Agora na parte de tras do veículo, passe o flexivel por dentro do novo cabo, e prenda-o somente no fundo, não deve prender ainda a chapa com os dois parafusos ou não vai conseguir fazer nada!:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nota: A chapa suporte que me referi é a que vai os dois parafusos, deixe-a totalmente solta senão não vai conseguir colocar o cabo.
30- Puxe o cabo com toda força e se necessário puxe os pedais um pouco para tras e ele deve alcançar na mesma hora o suporte da embreagem, tem que alcançar apenas um pouco para dar um pouquinha de rosca, se não alcança, puxe os pedais ainda mais para frente mechendo na chapinha de regulagem, mas note: O cabo pode estar torcido ou precisa ser substituído - faça isto em ultima instancia, lembre-se: o flexivel não pode ter seus parafusos apertados se não terá força no braço para fazer alcançar, apenas passe o cabo por dentro dele e deixe-o pindurado. Se conseguir dar rosca, aperte a borboleta prendendo o cabo com alicate ou mão como mostrado abaixo, e va girando até pegar umas 5 voltas de rosca:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]31- Agora sim, vamos colocar o flexivel, no lugar e depois os parafusos do mesmo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nota: tem um cabo que esta aparecendo na figura, eu esqueci ali, ele não tem nada a ver, ignore-o.
32- Continue apertando a borboleta até chegar na metade da rosca, lembre-se que o cabo não pode girar durante o aperto, por isso prenda-o com alguma coisa.
33- Entre no carro aperte algumas vezes a embreagem (sem ligar o carro), verifique se ela ta na pressão que você gosta, se esta muito dura, solte a borboleta, se esta parecendo frouxa aperte a borboleta, lembre-se de deixar uma folga no cabo, pois a embreagem pode ficar virando em falso (cabo muito esticado).
34- Muito bem, se seu carro possui o ar quente já pode encaixar a mufla novamente:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]35- Pronto pode apertar a roda, e curtir o fusca:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]