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 Relação de quarta marcha

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Relação de quarta marcha   Sex 24 Jan 2014, 23:17

Muito se fala da relação do diferencial que se usa no buggy,contudo,também existe um fator,que em certo momento da condução do carro se torna muito importante e até mesmo,principal fator de acerto do próprio diferencial.
Das originais,existem tres tipos de relação de quarta marcha;
A primeira é a quarta com a relação mais "curta" com dentes mais grossos,sempre foi uma boa relação para ser usada em um buggy,pois seu desenho sempre suportou bem o peso dos pneus e o uso na areia contudo,tende a "roncar" apesar de funcionar a finco por anos assim:

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Existe também uma relação mais "longa",equipava primordialmente os VW,Brasilia,etc todos 1600,entretanto,isso não é uma regra,pois se pode encontrar tanto a mais curta quanto essa mais longa,essa relação mais longa funciona muito bem,mais se for combinada com um diferencial longo em demasia,pode gerar peso para o motor e seu desenho,com dentes finos,possui certa fragilidade se comparada a suas "irmãs" e tende a quebrar alguns dentes,e ainda assim continuar funcionando...rsrsrsrs :

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Por ultimo e não menos importante,rsrsrs,é em certos aspectos,a melhor relação de quarta para se usar em um Buggy,possui a mesma razão de relação de quarta antiga(dente grosso) mas com desenho  extremante robusto,visto que é utilizada na Kombi flex,longo,feita para aguentar a maior demanda do motor 1.4,com isso se torna uma ótima opção para se usar em um buggy que "pegue no pesado":

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A tres relações possuem suas qualidades e suas influencias direta  no que diz respeito ao uso e,na escolha do diferencial,visto que a diferença de razão entre as duas opções não é pequena e influencia diretamente no rendimento "final" do carro e longo em seu uso!
Na foto aparece a diferença entre elas e seus pares,pois a releção de marcha possui uma no eixo secundário e outra no eixo primário,funcionando assim em par.

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Existia também antigamente uma relação especial de quarta que possuía razão de 1:1 ou seja,naquele estagio da caixa,o que vinha do primário de giro gerado pelo motor era repassado para o secundário,era uma quarta bem reduzida e na verdade não passava de uma "folga" para a terceira marcha,sendo muito eficiente em arrancadas e uso "urbano" e terrenos mais severos onde não se pode chegar a altas velocidades e se precisava de muita força.


Última edição por Figueiredo em Seg 04 Jan 2016, 23:22, editado 2 vez(es)
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lubisomem01
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Dom 26 Jan 2014, 11:03

        

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Alemão/Floripa
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Dom 26 Jan 2014, 11:55

Fifi, tu ta dando um banho nos quesitos amizade, mecânica e manutenção...

Parabéns e obrigado por nos ajudar a entender um pouco mais sobre nossos brinquedos...

Essa é a grande diferença entre uma pessoa do bem e uma pessoa do mau....a do bem ensina o que sabe sem ninguém pedir, a do mau não ensina porra nenhuma e ainda critica os outros dizendo que não sabem nada....

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Dom 26 Jan 2014, 12:33

Porra....assim eu fico com vergonha!!               
Sabes que vcs moram no meu coração e além de aprender muito aqui ainda da pra rir muito!!No final ganho mais do que dou!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abração
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Fabiano Marques
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Dom 26 Jan 2014, 14:28

O Figueiredo deu show!!!

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Alemão/Floripa
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Dom 26 Jan 2014, 15:06



Vejam que isso que escrevi acima, também serve pra mim....

Dias atrás o Fabricio foi ensinar o esquema do desvio da água no radiador do buggy dele, pois ele viu que fazia efeito na temperatura...pela amizade que tenho com ele, eu zoei e peguei no pé...rsss...Foi mau Fabricio, desculpa ai...

Toda novidade sempre é bem vinda...tiro o chapéu pra essa turma que está aqui no B&B...

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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Dom 26 Jan 2014, 16:31

Alemão/Floripa escreveu:
Fifi, tu ta dando um banho nos quesitos amizade, mecânica e manutenção...

Parabéns e obrigado por nos ajudar a entender um pouco mais sobre nossos brinquedos...

Essa é a grande diferença entre uma pessoa do bem e uma pessoa do mau....a do bem ensina o que sabe sem ninguém pedir, a do mau não ensina porra nenhuma e ainda critica os outros dizendo que não sabem nada....

É o que sempre digo, cada um oferece aquilo que tem... se você é pobre (e a maior, talvez a verdadeira, pobreza seja a espiritual), nada pode oferecer e o contrário é igualmente proporcional!!

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Sergio Augusto
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Dom 26 Jan 2014, 21:58

Valeu Figueiredo e demais amigos bugueiros que manjam pra cacete do riscado! Eu infelizmente só posso mesmo é agradecer pelos ensinamentos! Entendo muito pouco de mecânica! KKKKKKKKKK
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Seg 27 Jan 2014, 13:17

Sergio Augusto escreveu:
Valeu Figueiredo e demais amigos bugueiros que manjam pra cacete do riscado! Eu infelizmente só posso mesmo é agradecer pelos ensinamentos! Entendo muito pouco de mecânica! KKKKKKKKKK
Obrigadão Serjão!!!
Estava pensando aca com meus botões,coloca uma foto de suas viaturas todas juntas aqui!!Acho que vai ficar muito maneiro!!
Abração
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Bertagnoli
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Seg 27 Jan 2014, 13:59

NO CASO DA TROCA DE RELAÇÃO, QUE PEÇAS SÃO SUBSTITUIDAS? O CAMBIO TODO? OU SÓ A ENGRENAGEM DA QUARTA E O DIFERENCIAL?
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Seg 27 Jan 2014, 16:10

Bertagnoli escreveu:
NO CASO DA TROCA DE RELAÇÃO, QUE PEÇAS SÃO SUBSTITUIDAS? O CAMBIO TODO? OU SÓ A ENGRENAGEM DA QUARTA E O DIFERENCIAL?
Quando se fala em "troca" de relação,existe a opção de trocar o diferencial(coroa e pião) no caso do VW seria:8X35,8X33 e ou 8x31(com homocinética já é uma historia levemente diferente);e também existe a possibilidade de se trocar algumas relações de caixa,no caso que eu citei foi a opção de qual relação de quarta seria usada,
A caixa Vw funciona com a caixa propriamente dita somada ao diferencial que no caso é tudo "junto".
Não precisa trocar toda a caixa para se efetuar qualquer modificação dentro dos paramentros originais,somente as peças desejadas,que no caso de sua pergunta,seria a engrenagem de quarta(par de engrenagem) e o diferencial(Coroa e pião).
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Miranda Helder
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Seg 27 Jan 2014, 16:38

lubisomem01 escreveu:
        

lubi, voce que é especialista no assunto se tratando de Kadron.

o que seriam essas fibras oferecidas por essa empresa [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

é o kadron mesmo?

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Seg 04 Jan 2016, 23:27

Reeditei e revitalizei o tópico, depois de reinseridas as fotos que haviam sumido.
Se houver algum problema,favor me avisar.
Abração a todos!!



Figueiredo escreveu:
Muito se fala da relação do diferencial que se usa no buggy,contudo,também existe um fator,que em certo momento da condução do carro se torna muito importante e até mesmo,principal fator de acerto do próprio diferencial.
Das originais,existem tres tipos de relação de quarta marcha;
A primeira é a quarta com a relação mais "curta" com dentes mais grossos,sempre foi uma boa relação para ser usada em um buggy,pois seu desenho sempre suportou bem o peso dos pneus e o uso na areia contudo,tende a "roncar" apesar de funcionar a finco por anos assim:

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Existe também uma relação mais "longa",equipava primordialmente os VW,Brasilia,etc todos 1600,entretanto,isso não é uma regra,pois se pode encontrar tanto a mais curta quanto essa mais longa,essa relação mais longa funciona muito bem,mais se for combinada com um diferencial longo em demasia,pode gerar peso para o motor e seu desenho,com dentes finos,possui certa fragilidade se comparada a suas "irmãs" e tende a quebrar alguns dentes,e ainda assim continuar funcionando...rsrsrsrs :

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Na foto aparece a diferença entre elas e seus pares,pois a releção de marcha possui uma no eixo secundário e outra no eixo primário,funcionando assim em par.

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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Ter 05 Jan 2016, 09:30

Boa Fifi, agora que fizemos alguns ajustes na plataforma do fórum e temos mais espaço para fotos, acredito que essas publicações de conteúdo importante não tenham mais problemas com as ilustrações! Valeu parceiro.

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Última edição por Marcio ® em Qui 07 Jan 2016, 14:27, editado 1 vez(es)
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Diogo Albonico
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Qui 07 Jan 2016, 13:54

Boa!!!

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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Qui 07 Jan 2016, 14:31

É bom até que avise logo,
Estou fazendo isso em quase todos os meus tópicos que não possuem mais fotos,principalmente,por está recebendo MPs me pedindo as mesmas,é melhor reformar o tópico que acaba perdendo a função e aproveitar sanar possíveis dúvidas de algum amigo...Logo,não reparem repetições desses tópicos citados sendo repetidos...rsrsrsrsrs
Abração a todos!!
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Sex 08 Jan 2016, 08:57

Mete bronca Fifi, mas o que já estiver com fotos só reedite o poste inicial, senão acaba ficando extenso e pesado...

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Sex 08 Jan 2016, 14:25

Marcio ® escreveu:
Mete bronca Fifi, mas o que já estiver com fotos só reedite o poste inicial, senão acaba ficando extenso e pesado...
Vou passar a fazer sim!!Estava achando um pouco repetitivo também....kkkkkkkkkkk
OBS: fique a vontade para editar também!!
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Sex 08 Jan 2016, 14:39


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SERGIO PERI
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Ter 12 Jan 2016, 17:17

Alô galera do fórum. Após a virada de ano (que espero ter sido feliz para todos) eis-me a fazer perguntas de novo. Lá vai: minha mecânica é 1600 com relação 8x33 e gostaria de entender como mexer só na quarta marcha, tornando-a mais curta, mantendo as demais marchas com as relações originais.
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Ter 12 Jan 2016, 17:44

SERGIO PERI escreveu:
Alô galera do fórum.  Após a virada de ano (que espero ter sido feliz para todos) eis-me a fazer perguntas de novo.  Lá vai:  minha mecânica é 1600 com relação 8x33 e gostaria de entender como mexer só na quarta marcha, tornando-a mais curta, mantendo as demais marchas com as relações originais.

Fala ai Sergio,
Esse procedimento é feito desmontando a caixa,coisa que  geralmente acaba gerando alguns gastos extras ,a história do: "já que abriu,dá uma geral) ,fora a mão de obra e a própria relação a ser substituida ,algumas peças desgastadas,algum rolamento,garfo,sincronizadores,etc
Esse fato é comum devido a avançada idade das caixas de marcha que rodam na esmagadora maioria dos buggys.
Fora que corre se o risco que abra a caixa e a quarta já ser da mais reduzida,pois essa relação foi aplicada de fato a partir do Brasilia 1600.
Pessoalmente,para buggys com pneus grandes na traseira(acima de 235X75X15) eu prefiro é a caixa 8X35 do fusca 1300.
O carro fica com muito mais disposição,força e em certos casos(quase sempre) com mais velocidade final!rsrsrsrsrs
Abração


Última edição por Figueiredo em Ter 12 Jan 2016, 18:24, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Ter 12 Jan 2016, 18:23

Biba sabida!!! rsrsrsrs study study

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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Ter 12 Jan 2016, 18:44

Marcio ® escreveu:
Biba sabida!!! rsrsrsrs study study

Biba malvadaaaaaa!!!Vingativaaaa!!!


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SERGIO PERI
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Ter 12 Jan 2016, 18:49

Valeu colega Figueira. Devo concluir então que é melhor trocar somente a relação para 8x35, né? Sem prejuízo para caso quiser fazer uma geral na transmissão, o que também é recomendável.
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MensagemAssunto: Re: Relação de quarta marcha   Ter 12 Jan 2016, 19:14

SERGIO PERI escreveu:
Valeu colega Figueira.  Devo concluir então que é melhor trocar somente a relação para 8x35, né?   Sem prejuízo para caso quiser fazer uma geral na transmissão, o que também é recomendável.

Eu faria um pouquinho diferente...Talvez até mais barato...
Conseguiria uma caixa de um fusca 1300 que esteja para ser desmontado,testaria para ver se está tudo OK e compraria,os preços por aqui estão variando de 100 a 250 reais.
Ou,compraria uma caixa 1300,levaria até o Dário (mecânico de caixa e suspensão da Bugre) e mandaria ele dar uma geral e montar uma caixa de primeira,para nunca mais dar defeito de nada!
Dário,para mim,é hoje o melhor mecânico de caixa VW do estado,e parece mentira, ele é barateiro pra caramba!!!!!
Fora que a caixa sem as mangas,o que é fácil de tirar,fica bem pequena e cabe em qualquer porta malas,depois é só trocar uma por outra!
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Relação de quarta marcha
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