| Balanceamento do motor boxer. | |
| | Autor | Mensagem |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Balanceamento do motor boxer. Dom 01 Dez 2013, 21:07 | |
| Quando se fala em retífica de motores boxer,existem certas dicas e idéias que além de custarem muito pouco,quando se já está com o motor aberto na bancada,são medidas que valem a pena e muito! A primeira é,se for o caso,passar os prisioneiros do cabeçote de M10 para M8,em média custa de 15 a 20 reais cada bucha e esse procedimento faz diminuir e muito um defeito crônico desse motor que é o afrouxar ou rompimento dos prisioneiros e com isso por final,soltar os cabeçotes,outra dica é o mandrilhamento da carcaça que muitas vezes está um pouco "empenada"Isso além de garantir uma melhor montagem,o garante uma boa qualidade,no caso,uso mais homogêneo dos casquilhos de fixo! Existe ainda um que para mim...é de suma importância! É o balanceamento do conjunto(virabrequim,volante,parafuso e peso de bielas),que neste caso,consiste em balanceamento estático ou dinâmico,o mais indicado é o dinâmico,pois o resultado é mais "completo" e eficaz, além de retirar possíveis vibrações,que quase sempre existem,vai gerar muita economia dos mancais e as vezes,até mesmo,mais uns RPM no motor! Pesar as bielas é uma boa dica também!Se puder,colocar todas com o mesmo peso! Repare as marcas de "furo" no virabrequim efetuados no processo de balanceamento,e também a biela( primeira da esquerda) que foi substituída por essa nova para se adequar melhor,no caso,adequação ao peso das outras bielas,equalizando assim todo o conjunto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Só por curiosidade,a instalação do comando W100,teve um pequeno advento,apesar de está usando uma coroa(engrenagem) de comando com chanfro para o parafuso ter espaço,o mesmo ainda sim ficou raspando na bomba de óleo,a solução foi o rebaixamento deles! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Última edição por Figueiredo em Sex 13 Jun 2014, 20:31, editado 2 vez(es) | |
| | | lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| | | | waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Dom 01 Dez 2013, 21:34 | |
| Eu estou com o motor aberto,e terça feira o virabrequim e o volante vão para o balanceamento. valeu as dicas. | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Dom 01 Dez 2013, 23:17 | |
| - waybecker escreveu:
- Eu estou com o motor aberto,e terça feira o virabrequim e o volante vão para o balanceamento.
valeu as dicas. Aproveita e dá uma aliviada no volante,vc não vai se arrepender! Sendo conservador,te indico pelo menos,1kg! | |
| | | Tárcius BUGUEIRO
Mensagens : 935 Data de inscrição : 21/02/2013 Idade : 40 Localização : Santa Rita do Passa Quatro
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Dom 01 Dez 2013, 23:35 | |
| - waybecker escreveu:
- Eu estou com o motor aberto,e terça feira o virabrequim e o volante vão para o balanceamento.
valeu as dicas. depois me fala quanto gastou pra retificar o seu motor | |
| | | waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Seg 02 Dez 2013, 01:26 | |
| - Figueiredo escreveu:
- waybecker escreveu:
- Eu estou com o motor aberto,e terça feira o virabrequim e o volante vão para o balanceamento.
valeu as dicas. Aproveita e dá uma aliviada no volante,vc não vai se arrepender! Sendo conservador,te indico pelo menos,1kg! bom dia figueredo? diz uma coisa,se eu aliviar o volante eu com certeza perderei tork,força do motor,já que o meu propósito te trilhas,correto? abração | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Seg 02 Dez 2013, 06:59 | |
| Figueiredo ótima postagem, dicas realmente simples, de fácil execução e baixo custo... valeu!!
Becker respondendo sua pergunta... Torque você não perde, o que pode acontecer é seu motor subir e cair o giro com mais rapidez, para manter ou aumentar o torque você tem a opção de aumentar a taxa de compressão rebaixando ligeiramente os cabeçotes, coisa que também é barata pra fazer e se tiver habilidade e paciência, você mesmo pode fazer um acerto nos dutos e nas câmaras de combustão!! Vai ficar muiiiiiiiiiito melhor!! | |
| | | Mario Sergio MODERADOR
Mensagens : 964 Data de inscrição : 04/10/2013 Idade : 69 Localização : Santa Maria/RS
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Seg 02 Dez 2013, 08:29 | |
| Boas dicas Figueiredo..... | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Seg 02 Dez 2013, 09:53 | |
| - waybecker escreveu:
- Figueiredo escreveu:
- waybecker escreveu:
- Eu estou com o motor aberto,e terça feira o virabrequim e o volante vão para o balanceamento.
valeu as dicas. Aproveita e dá uma aliviada no volante,vc não vai se arrepender! Sendo conservador,te indico pelo menos,1kg! bom dia figueredo? diz uma coisa,se eu aliviar o volante eu com certeza perderei tork,força do motor,já que o meu propósito te trilhas,correto?
abração Beckão, Muito pelo contrario!Vais ganhar torque!O motor passa a subir o giro mais rápido!logo se atinge mais rapidamente e mais facilmente a faixa de torque do motor! O volante do Boxer é tão pesado que se vc retirar 1kg ou mais(por mim,tiraria logo 1,5kg),no meu caso,sempre retiro no mínimo 2,5kg,ou seja,tudo o que dá pra tirar!rsrsrs que fara diferença,mas nem uma com toda certeza,negativa!! Estou te dando um conselho puramente baseado em experiência prática e própria,as únicas coisas que aconteceram de "negativo" no meu carro com esse procedimento foi:que como o carro ficou arrancando pra caramba,e eu gostei... rsrsrs,passei a consumir mais os freios e a correia do alternador(na fase mais critica,trocava correia todo mês!rsrsrs),mas nada que uma reeducação do pé direito não resolva! E se por ventura,quiser voltar para a forma original, é só trocar o volante!Que além de não ser muito caro novo,se encontra as pilhas em ferro velhos e em bom estado,e trocalo! esse é mais um motivo de se poder aliviar o volante,a intervenção pode ser refeita! Quando se fala que o giro desse rápido...cara...só se vc for uma tartaruga passando marcha e toda vez que fosse fazelo retirando o pé do acelerador por completo(rsrsrsrs) mas como o giro sobe rápido...,mas isso também aconteceria em um volante original. De qualquer forma,juro para vc que não te daria dica de uma intervenção dessas sem conhecimento de causa! Abração | |
| | | lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Seg 02 Dez 2013, 10:41 | |
| - Figueiredo escreveu:
- waybecker escreveu:
- Figueiredo escreveu:
- waybecker escreveu:
- Eu estou com o motor aberto,e terça feira o virabrequim e o volante vão para o balanceamento.
valeu as dicas. Aproveita e dá uma aliviada no volante,vc não vai se arrepender! Sendo conservador,te indico pelo menos,1kg! bom dia figueredo? diz uma coisa,se eu aliviar o volante eu com certeza perderei tork,força do motor,já que o meu propósito te trilhas,correto?
abração Beckão, Muito pelo contrario!Vais ganhar torque!O motor passa a subir o giro mais rápido!logo se atinge mais rapidamente e mais facilmente a faixa de torque do motor! O volante do Boxer é tão pesado que se vc retirar 1kg ou mais(por mim,tiraria logo 1,5kg),no meu caso,sempre retiro no mínimo 2,5kg,ou seja,tudo o que dá pra tirar!rsrsrs que fara diferença,mas nem uma com toda certeza,negativa!! Estou te dando um conselho puramente baseado em experiência prática e própria,as únicas coisas que aconteceram de "negativo" no meu carro com esse procedimento foi:que como o carro ficou arrancando pra caramba,e eu gostei... rsrsrs,passei a consumir mais os freios e a correia do alternador(na fase mais critica,trocava correia todo mês!rsrsrs),mas nada que uma reeducação do pé direito não resolva! E se por ventura,quiser voltar para a forma original, é só trocar o volante!Que além de não ser muito caro novo,se encontra as pilhas em ferro velhos e em bom estado,e trocalo! esse é mais um motivo de se poder aliviar o volante,a intervenção pode ser refeita! Quando se fala que o giro desse rápido...cara...só se vc for uma tartaruga passando marcha e toda vez que fosse fazelo retirando o pé do acelerador por completo(rsrsrsrs) mas como o giro sobe rápido...,mas isso também aconteceria em um volante original. De qualquer forma,juro para vc que não te daria dica de uma intervenção dessas sem conhecimento de causa! Abração realmente é uma boa sim.. | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| | | | waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Seg 02 Dez 2013, 22:50 | |
| comprei um volante zerado,depois de revirar varios ferros velhos,da até pena de aliviar ele.
mas valeu as dicas | |
| | | Tárcius BUGUEIRO
Mensagens : 935 Data de inscrição : 21/02/2013 Idade : 40 Localização : Santa Rita do Passa Quatro
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Ter 03 Dez 2013, 01:38 | |
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| | | lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Ter 03 Dez 2013, 07:59 | |
| - waybecker escreveu:
- comprei um volante zerado,depois de revirar varios ferros velhos,da até pena de aliviar ele.
mas valeu as dicas Um detalhe tecnico interessante os volantes dos motores 1300 são mais pesados do que os volantes dos motores 1600.. | |
| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Ter 03 Dez 2013, 08:04 | |
| - Figueiredo escreveu:
- waybecker escreveu:
- Figueiredo escreveu:
- waybecker escreveu:
- Eu estou com o motor aberto,e terça feira o virabrequim e o volante vão para o balanceamento.
valeu as dicas. Aproveita e dá uma aliviada no volante,vc não vai se arrepender! Sendo conservador,te indico pelo menos,1kg! bom dia figueredo? diz uma coisa,se eu aliviar o volante eu com certeza perderei tork,força do motor,já que o meu propósito te trilhas,correto?
abração Beckão, Muito pelo contrario!Vais ganhar torque!O motor passa a subir o giro mais rápido!logo se atinge mais rapidamente e mais facilmente a faixa de torque do motor! O volante do Boxer é tão pesado que se vc retirar 1kg ou mais(por mim,tiraria logo 1,5kg),no meu caso,sempre retiro no mínimo 2,5kg,ou seja,tudo o que dá pra tirar!rsrsrs que fara diferença,mas nem uma com toda certeza,negativa!! Estou te dando um conselho puramente baseado em experiência prática e própria,as únicas coisas que aconteceram de "negativo" no meu carro com esse procedimento foi:que como o carro ficou arrancando pra caramba,e eu gostei... rsrsrs,passei a consumir mais os freios e a correia do alternador(na fase mais critica,trocava correia todo mês!rsrsrs),mas nada que uma reeducação do pé direito não resolva! E se por ventura,quiser voltar para a forma original, é só trocar o volante!Que além de não ser muito caro novo,se encontra as pilhas em ferro velhos e em bom estado,e trocalo! esse é mais um motivo de se poder aliviar o volante,a intervenção pode ser refeita! Quando se fala que o giro desse rápido...cara...só se vc for uma tartaruga passando marcha e toda vez que fosse fazelo retirando o pé do acelerador por completo(rsrsrsrs) mas como o giro sobe rápido...,mas isso também aconteceria em um volante original. De qualquer forma,juro para vc que não te daria dica de uma intervenção dessas sem conhecimento de causa! Abração Rapaziada, longe de mim criar polêmica, entendo muito pouco (ou quase nada de mecânica), mas sempre soube que aliviar peso do volante "perde tork" e ganha-se em subida de giro.................pelo que eu sabia (ou achava que sabia, rsrss) o tork sempre se dá em "baixa rotação", inclusive fiz trilha de motos muitos anos (sou das antigas,tempo das DT´s, XL's e cia) e o pessoal comprava muito moto com volante aliviado, chegava nas trilhas a moto não ia (morro acima), daí abria a tampa lateral, lá estava o volante aliviado................trocava por um normal/peso original, ficava um trator...............massssssssss, é só um relato de um simples usuário de buggy´s...................abs. |
| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Ter 03 Dez 2013, 08:06 | |
| - Figueiredo escreveu:
- waybecker escreveu:
- Figueiredo escreveu:
- waybecker escreveu:
- Eu estou com o motor aberto,e terça feira o virabrequim e o volante vão para o balanceamento.
valeu as dicas. Aproveita e dá uma aliviada no volante,vc não vai se arrepender! Sendo conservador,te indico pelo menos,1kg! bom dia figueredo? diz uma coisa,se eu aliviar o volante eu com certeza perderei tork,força do motor,já que o meu propósito te trilhas,correto?
abração Beckão, Muito pelo contrario!Vais ganhar torque!O motor passa a subir o giro mais rápido!logo se atinge mais rapidamente e mais facilmente a faixa de torque do motor! O volante do Boxer é tão pesado que se vc retirar 1kg ou mais(por mim,tiraria logo 1,5kg),no meu caso,sempre retiro no mínimo 2,5kg,ou seja,tudo o que dá pra tirar!rsrsrs que fara diferença,mas nem uma com toda certeza,negativa!! Estou te dando um conselho puramente baseado em experiência prática e própria,as únicas coisas que aconteceram de "negativo" no meu carro com esse procedimento foi:que como o carro ficou arrancando pra caramba,e eu gostei... rsrsrs,passei a consumir mais os freios e a correia do alternador(na fase mais critica,trocava correia todo mês!rsrsrs),mas nada que uma reeducação do pé direito não resolva! E se por ventura,quiser voltar para a forma original, é só trocar o volante!Que além de não ser muito caro novo,se encontra as pilhas em ferro velhos e em bom estado,e trocalo! esse é mais um motivo de se poder aliviar o volante,a intervenção pode ser refeita! Quando se fala que o giro desse rápido...cara...só se vc for uma tartaruga passando marcha e toda vez que fosse fazelo retirando o pé do acelerador por completo(rsrsrsrs) mas como o giro sobe rápido...,mas isso também aconteceria em um volante original. De qualquer forma,juro para vc que não te daria dica de uma intervenção dessas sem conhecimento de causa! Abração Rapaziada, longe de mim criar polêmica, entendo muito pouco (ou quase nada de mecânica), mas sempre soube que aliviar peso do volante "perde tork" e ganha-se em subida de giro.................pelo que eu sabia (ou achava que sabia, rsrss) o tork sempre se dá em "baixa rotação", inclusive fiz trilha de motos muitos anos (sou das antigas,tempo das DT´s, XL's e cia) e o pessoal comprava muito moto com volante aliviado, chegava nas trilhas a moto não ia (morro acima), daí abria a tampa lateral, lá estava o volante aliviado................trocava por um normal/peso original, ficava um trator...............massssssssss, é só um relato de um simples usuário de buggy´s (assunto já foi discutido no P.B., segue link)...................abs. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] |
| | | Mario Sergio MODERADOR
Mensagens : 964 Data de inscrição : 04/10/2013 Idade : 69 Localização : Santa Maria/RS
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Ter 03 Dez 2013, 08:22 | |
| Salve Luciano..... andou meu sumido também???????? | |
| | | Convidado Convidado
| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. Ter 03 Dez 2013, 09:00 | |
| - MARIO SERGIO escreveu:
- Salve Luciano..... andou meu sumido também????????
Grande M.S., tô sempre na área amigão.............abs. |
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| Assunto: Re: Balanceamento do motor boxer. | |
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