Algumas vezes,conversamos sobre rachadura no cabeçote do motor Boxer.
É um problema decorrente,se não for observado alguns detalhes em seu funcionamento.
A principal causa,é a elevação acima do projetado,da temperatura interna na câmara de combustão;ocorre muito quando se "impõe" mistura estequiométrica pobre,que nada mais é que a mistura de ar/combustível,no caso,pouco combustível em relação ao ar.
Pode acontecer por fadiga de material também,mas a mais comum é por causa da mistura mesmo.
Quando o problema acontece,hoje,fatalmente,se condena o cabeçote.Antigamente,ainda existia algumas retíficas que faziam um conserto sério,mas o alto custo em comparação a um cabeçote novo,torna o conserto pribitivo.
Em muitos casos,até pela baixa taxa de compressão original nesses motores,o mesmo funciona relativamente bem e sem apresentar problemas grandes aparentes,apesar de praticamente certo de perda de potência.Vai depender da forma de como acontece a rachadura e como a mesma se comporta.
A rachadura é na esmagadora maioria e predominantemente, entre as sedes de válvulas,por ser uma ária de menor estrutura e pelo motivo das sedes de válvulas serem de aço,cabeçote de alumínio e principalmente,desenho estrutural do cabeçote em si.
A perda de potência é praticamente certa de acontecer,apesar de muitas vezes não se perceber,pelo simples fato do motorista se acostumar.
Em alguns casos,coisa que também acontece muito,é a falha ,principalmente,em marcha lenta,as vezes só com o motor frio e as vezes o tempo todo,mas falha esta,diminuindo com o aumento de giro e temperatura.
Existe também um fato curioso,muitas vezes a rachadura acontece nos cilindros 3 e 4,isso acontece,justo por causa da distância da ventoinha e radiador de óleo no caminho do ar,o que deixa essa bancada de cilindros mais quente que a 1 e 2.(com exceção dos motores que se utilizam da capela com radiador deslocado,mas que também não chega a eximir por completo o problema da distância).
Esse cabeçote,é um 1500,e apresenta rachadura em ambas as câmaras de combustão:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]A rachadura,apesar de parecer rasa,tende a seguir seu "caminho natural" de forma recorrente,o que por fim,acaba por causar vazamento de compressão para o escape ou para admissão,a observação também das duas roscas das velas recondicionadas por meio de Helicoil, pode denotar um cabeçote já bem gasto,apesar de não ser um problema muito grande esse tipo de conserto,se feito de forma correta:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]As vezes,a rachadura,não é visível a olho nu,para melhor contatação,é necessário a retirada das válvulas para exame no interior,nesse caso é prudente usar a ferramente certa para o serviço,outra forma,é deixar o cabeçote com a face para cima e aplicar óleo de freio,se houver algum vazamento para o escape ou para a admissão é necessário avaliar melhor o cabeçote.Existem algumas retíficar que fazem teste de compressão,o que por sua vez afasta ou constata de vez o problema:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Aria de onde se constata o "progresso" do problema,logo abaixo da sede de válvula(anel mais escuro):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]No mesmo cabeçote,o "sivissu do bão poficional" para não xingar atoa,foi a cereja do bolo!! KKKKKKKK
Simplesmente,a solução encontrada pelo sujeito,foi impactar a parede para que o excesso de material possa fechar a rachadura,o problema que além de não conseguir,ainda se criou cantos vivos,o que só vai prejudicar mais ainda o motor,pois vai causar pré ignição entre outros problemas graves:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Para piorar a situação,ainda houve o empeno da sede de válvula,o que fatalmente prejudicará a vedação da câmara.Isso serve como guia do procedimento,se houver rachadura,o melhor a ser feito e até mesmo mais barato,dependendo do preço da mão de obra,é a troca do cabeçote:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]No mais,é tomar uma gelada,manter o carro montado em funcionamento e falar mentira!!
KKKKKKKKKKKKKK
Abração há todos!!