| MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER | |
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Autor | Mensagem |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 11:07 | |
| Ao pesquisarmos na Net encontramos muita coisa a respeito de preparação do bom, velho, barulhento e querido motor Boxer, porém, quase sempre essas fórumulas estao voltadas para potencia, motores giradores de rua ou pista. Como ficam os buggys ainda equipados com esses resistentes motores, já que nao tem por essencia um projeto direcionado a velocidades elevadas? Será que nao merecem um motorzinho mais eficiente em termos de desempenho e consumo? Um bom torque para andar em terrenos acidentados? Claro que merecem!! Alguns vao falar logo na série AP... Ok, gosto pessoal, não estão errados, mas alguns nostálgicos (me incluo nisso) preferem manter o padrão original!! Resolvi criar esse tópico sobre melhorias para ir construindo e debatendo com os amigos tudo que pode ser feito para termos um carro esperto e confiável sem precisar gastar horrores com peças importadas ou recorrer a adaptaçao do já mencionado AP... lembrando que o assunto é livre, claro que valem as experiencias de quem já faz uso desses acessórios gringos!!! A regra para esses motores é "respirar e resfriar" para que começe a surgir um aspiradinho confiável, assim, podemos começar melhorando a carburação e refrigeraçao... um par de Solex já vai dar uma acordada nos motores originais e um sistema de refrigeraçao da Kombi moderna com radiador deslocado será fundamental para manter uma boa refrigeração desse motor!! Aqui vale lembrar um detalhe importante... isso é válido para motores 1600 que tem seu virabrequim com furação dupla que garante boa lubrificação nos mancais, os 1300 e os 1500 tem viras iguais inclusive em curso aos 1600, mas com furação simples (excecão os 1300 a alcool que tem o mesmo desenho de vira dos 1600), do contrário, em rotações mais altas alcançadas por força da dupla carburação, há risco de "fundir" o motor. Para os que ainda usam platinado, uma ignição eletrônica também é um ótimo investimento, vai garantir uma queima mas eficiente, associado a isso a um alternador nao é má idéia. Aqui já teremos um motor mais esperto e econômico feito com peças originais e sem precisar de maiores trabalhos ... se o caso for abrir para retificar, aí muita coisa pode ser modificada, comando, válvulas, cabeçotes, balanceamento de peças móveis, etc.... vai depender da finalidade e uso do carro bem como do quanto se tem para gastar!! E isso é só o começo! Daqui a pouco chega a tropa de choque para ajudar.... rsrsrsrs Aqui uma foto para o pessoal visualizar a diferença entre um virabrequim 1300/1500 e um usado no motor 1600... reparem os"rasgos" feitos na peça da direita alterando o projeto inicial da VW [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Última edição por Marcio ® em Seg 29 Abr 2013, 08:20, editado 2 vez(es) | |
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Alemão/Floripa ADMINISTRADOR
Mensagens : 6335 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 55 Localização : FLORIANOPOLIS-SC
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 11:25 | |
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Bem legal Marcio......Com certeza logo chegam Jairo, Luby, Fabricio, Mad e muitos outros entendidos nessa área de motores...
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 11:32 | |
| O Assunto é inesgotável Alemão, o tópico vai se desenvolver na medida em que as pessoas tiverem curiosidade e se interessarem pelo tema!!! Tenho algum material, inclusive fotos, bem interessantes... | |
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Alemão/Floripa ADMINISTRADOR
Mensagens : 6335 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 55 Localização : FLORIANOPOLIS-SC
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 11:36 | |
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Sim sim.....mesmo eu que to de buggy AP hoje, me interessei no assunto....
Eu sou um zero em mecânica...
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 12:40 | |
| - Alemão/Floripa escreveu:
Sim sim.....mesmo eu que to de buggy AP hoje, me interessei no assunto....
Eu sou um zero em mecânica... O AP tb tem como melhorar muito a eficiencia dele lemão., pra começar um bom comando je melhora bastante,,,. | |
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Alemão/Floripa ADMINISTRADOR
Mensagens : 6335 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 55 Localização : FLORIANOPOLIS-SC
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 12:43 | |
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Ja uso comando G.....pro buggy ja está de bom tamanho....
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Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 12:54 | |
| Na verdade eu entendo de consertar, regular e montar, de preparção eu não entendo, até mesmo porque eu não sou muito fã de preparar! Se eu quero um motor mais potente, ou eu uso um motor mais potente ou eu compro o carro mais potente, pois dependendo da preparação vc reduz a vida util do motor em menos da metade. Eu gosto de preparar um motor para melhorias em consumo, e melhor durabilidade conforme mensionado acima pelo marcio, melhorar um motor com projeto antigo também é valido como o exemplo dos viras de 1500 e 1300.
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 13:41 | |
| Fabrício está correto, quanto mais pesada a preparação menor a vida útil do motor, porém, existem propostas de preparaçõo leve que garantem até uma longevidade maior do motor... por exemplo, se for feito um balanceamento completo das peças móveis ele vai vibrar menos que um motor original, onde em regra, nao há esse cuidado por parte da VW, por consequencia o desgaste será menor, vai gerar menos atrito e um aproveitamento maior da potencia... coisa simples!! | |
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Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 13:47 | |
| É vdd! como eu disse, acho legal melhorias como essas que vc citou em um projeto antigo, são coisas simples que no final só rendem lucros e não prejuizos como nas grandes preparações!
Eu tive um gol com motor ap, coloquei pistoes pra alcool rebaxei cabeçote usei juntas de aço, troquei comando, aumentei a vazão do bico e ele ficou um canhão, era 1.6 e dava de 3º marcha seus miseros 160km... ele roda até hoje com essa preparação leve, mas precisei vender pq estava bem surradinho... rsrsrs | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 13:51 | |
| - Marcio ® escreveu:
- Fabrício está correto, quanto mais pesada a preparação menor a vida útil do motor, porém, existem propostas de preparaçõo leve que garantem até uma longevidade maior do motor... por exemplo, se for feito um balanceamento completo das peças móveis ele vai vibrar menos que um motor original, onde em regra, nao há esse cuidado por parte da VW, por consequencia o desgaste será menor, vai gerar menos atrito e um aproveitamento maior da potencia... coisa simples!!
Perfeito Marcio, um upgrade num motor antigo é sempre bem vindo, agora com relação a durabilidade de motores o principal fator sempre é o motorista.... | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 13:54 | |
| Heheheheh essa é a idéia, aproveitar o projeto original e faze-lo ainda melhor..... certamente chegaremos nessas modificaçoões que voce citou, explicando o porque de cada uma!!! | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 13:55 | |
| - lubisomem01 escreveu:
- [Perfeito Marcio, um upgrade num motor antigo é sempre bem vindo, agora com relação a durabilidade de motores o principal fator sempre
é o motorista.... Ahhh sim Luby, dependendo do cupim, até motor zero original vai pro saco!!! | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 13:56 | |
| - Marcio ® escreveu:
- lubisomem01 escreveu:
- [Perfeito Marcio, um upgrade num motor antigo é sempre bem vindo, agora com relação a durabilidade de motores o principal fator sempre
é o motorista.... Ahhh sim Luby, dependendo do cupim, até motor zero original vai pro saco!!! é por ai mesmo Marcio .. | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 14:04 | |
| Num motor boxer 1600 o basico seria : um bom comando de valvulas adequado ao uso que se vai fazer com o carro, balanceamento das peças moveis, melhorar a refrigeração do motor e uma carburação dupla, fazendo isto já se tem um otimo motor e se for bugre não pode esquecer de colocar um diferencial adequado pois normalmente os pneus traseiros são muitos altos fazendo com que a relação final fique muito longa.. | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 14:16 | |
| Boa Luby, receitinha simples e funcional. Quando falamos em tipo de uso do buggy boa parte vai pensar em areia, lama... uso Off Road, claro que tambem exite a rapaziada do street, aí vem o dilema Torque ou potencia?? Penso que para o pessoal do primeiro grupo o torque é mais interessante e o contrário para o outro pessoal... aí começam realmente a aparecer as diferenças na hora de mexer no coração do carro. Luby tocou num ponto importante que é o tipo de comando... no meu caso colocarei o original dos motores Tork (pós 84) prefiro usar peças originais, mas quem já tem está bem servido, outros vao preferir usar um da série´W (W100 ou 110), esses vao dar mais giro ao motor, mas não respiram tão bem em baixa quanto o original. | |
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Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 15:13 | |
| Um melhoramento básico para os vw a ar mais antigos é aumentar a taxa de compressão para algo em torno de 8,00:1, rebaixando os cabeçotes perto de 2 mm, isso para aproveitar melhor nossa gasolina com alcool, aí é so recalibrar a carburação, aumentando um pouco o gicle principal e acertar novamente o ponto do distribuidor. Outro veneninho simples é aumentar um pouco o difusor do carburador, se for dos solex 32 com difusor 24mm passar para 25,5, algo em torno de uns 13% e também aumentar o gicle principal um pouco. A troca da ignição por platinado por eletronica não aumenta potencia, mas resolve o problema da regulagem constante. No 1500 do meu fuscão eu adaptei um par de solex 32 no lugar da carburação unica, tá andando um pouco mais e gastando menos. Um escape menos restritivo também ajuda.Os mais comuns em buggies, um para cada lado do motor, são pessimos em performance pois seus tubos não são dimensionados, não tem o mesmo comprimento. Os do tipo´puma só se tiverem a chapinha separando os 4 canos que vem dos cabeçotes antes de se unirem em uma unica saida, os que não tem essa chapinha, os gases de um empurram de volta os gases de outro. Troca de comando, kit de cilindros e outros melhoramentos internos exigem a desmontagem do motor e podem ser feitos na hora da retifica do velho e bom boxer a ar vw. | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 16:16 | |
| um outro detalhe importante que o pessoal esquece é de aumentar um pouco a giglagem dos carbiradores pois os carros carburados foram acertados para usarem a gasolina sem alcool ou seja gasolina pura com o advento do percentual da mistura do alcool na gasolina o certo é aumentar um pouco a giglalgem do carburador pois o poder calorifero do alcool é menor ... | |
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Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 17:15 | |
| Isso aumenta o gicle em 5 ou 10 pontos e acerta o ponto do distribuidor novamente. | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 20:26 | |
| Já temos um receitinha básica para quem quer ter um motor mais esperto sem precisar abrir, se desejar mexer só nos cabeçotes (abertura parcial do motor) já vai dar um Up legal com a dica do JP ao aumentar a tx. de compressão, isso melhora a eficiência térmica que ajuda no consumo e na potência. Todo preparador diz que o segredo dos Boxers está justamente nos cabrçotes... outros trabalhos podem ser feitos, redesenhar a câmaras de combustão e polir dutos de admissão e escape são os mais comuns! Aqui um cabeçote ligeiramente rebaixado para atingir a taxa de 8,00:1 que é segura para o uso na gasolina, mas sem trabalho nas câmaras... reparem que as bordas afiadas do alumínio deixadas pelo corte, devem ser arredondadas com lixa 60 para evitar ponto de aquecimento na passagem dos gases e batidas de pino. A foto nao mosttra direito, mas o rebaixamento é feito por dentro e por fora das camaras de combustão. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Última edição por Marcio ® em Seg 29 Abr 2013, 09:03, editado 2 vez(es) | |
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Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Dom 28 Abr 2013, 20:35 | |
| No redesenho das camaras de combustão, a mais comum e que funciona é dos motores AP. Na foto abaixo, a camara da esquerda original do fusca a da direita formato AP. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: MELHORANDO O DESEMPENHO DO MOTOR BOXER Seg 29 Abr 2013, 08:37 | |
| Esse trabalho mostrado pelo JP pode ser feito por qualquer pessoa que tem um mínimo de paciencia e habilidade... o material é alumínio e com uma microretífica Dreamel se consegue um bom resultado final!! Nem sempre há necessidade de se redesenhar a câmara, no caso dos buggys, acredito que um leve afastamento das paredes em relação as válvulas já vão fazer diferença, deixando mais livre o fluxo de gases!! O motor passa a respirar melhor.... Aqui as camaras em formato AP! (fotos retiradas da Net) Serviço em andamento [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Cabeçote pronto e acabado, parecendo peça gringa! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]aqui um cabeçote com o redesenho feito em CNC [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Aqui percebe-se a diferença entre uma camara original e outra levemente retrabalhada [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
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