| Re furagem de casquilhos motor boxer. | |
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Autor | Mensagem |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re furagem de casquilhos motor boxer. Ter 12 Ago 2014, 19:45 | |
| Os motores boxer,possuem razoável lubrificação,e na verdade mesmo,as falhas nesse sistema está mais relacionada a baixa quantidade de óleo em que o motor trabalha. Existem alguns recursos que praticamente resolvem todos os problemas relacionados a essa "falha" entre elas:sobre carte,bomba de óleo com filtro acoplado,sistema externo de radiador e filtro de oleo,capela com radiador deslocado,etc. Mas também existem uns "recursos" que também melhoram o sistema e até mesmo,aumentam de forma considerável a durabilidade do motor e em certos casos,o rendimento do motor. Uma delas é a re furagem,no caso,aumentar a quantidade de furos nas bronzinas do vira brequim. O processo consiste em aumentar a quantidade de furos para a lubrificação. Existem algumas formas de se fazer isso,uns indicam triplicar a quantidade de furos,outros duplicar o número de furos e por fim,uns ,somente engrossam os furos originais. A opção escolhida neste exemplo foi somente a duplicação dos furos: O óleo,quando vem sobre pressão da carcaça passam por traz das casquilhos e por sua vez passam pelos furos até chegar ao eixo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Quando os furos do eixo,passam pelos os furos dos casquilhos,existe a distribuição do óleo para o resto do eixo,o que abrange as bronzinas de bielas: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] O que se faz,basicamente,é aumentar o fluxo de óleo para o eixo e suas bronzinas e também para os próprios casquilhos de eixo: Casquilho de "volante" original: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Agora já re furado: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Casquilho "bi partido" que fica depois do volante: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Casquilho que fica o "tempo todo" fixo no eixo e que só pode ser retirado se desmontarmos a engrenagem do distribuidor e do comando: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esse princípio quando aplicado de forma correta,não deixando rebarbas e respeitando medidas e posições dos furos,certamente terás um motor que seguramente aguentará alguns bons quilômetros a mais! abração a todos!! | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Ter 12 Ago 2014, 22:32 | |
| Exatamente... Por aí é que se vê como a VW negligenciou com esses motores ao longo dos anos... a introdução de soluções simples e de baixo custo poderiam dar uma sobrevida e um desempenho ainda maiores aos mesmos. | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Qua 13 Ago 2014, 08:30 | |
| Nos EUA eles fazem isto também ???? | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Qua 13 Ago 2014, 12:52 | |
| Luby,tem uns americanos que fazem também,mas a maioria usa mesmo brozinas e casquilhos especiais que só se encontra lá mesmo,mas com a furação original,outra coisa são as carcaças de lá,que na questão de lubrificação,muito se assemelha com a carcaça do motor do SP2 que é melhor! | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Qui 14 Ago 2014, 10:04 | |
| - Figueiredo escreveu:
- Luby,tem uns americanos que fazem também,mas a maioria usa mesmo brozinas e casquilhos especiais que só se encontra lá mesmo,mas com a furação original,outra coisa são as carcaças de lá,que na questão de lubrificação,muito se assemelha com a carcaça do motor do SP2 que é melhor!
perfeito Figueiredo.. | |
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SERGIO PERI BUGUEIRO
Mensagens : 189 Data de inscrição : 07/07/2014 Idade : 72 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Sex 24 Out 2014, 20:10 | |
| Talvez aqui caiba uma pergunta que é sobre o que vocês acham sobre o "motor roletado" do qual sempre ouvi falar. Nos velhos tempos de "pegas" aqui no Rio, só se falava de cabeçotes rebaixados, gasolina azul e motores roletados. Bons tempos. | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Sáb 25 Out 2014, 11:34 | |
| Realmente Sergio na decada de 70 foi modo e muito usado os eixos roletados inclusive ate a PUMA fazia motores especiais com eles e tb vendia na D3 antiga tambem se usava muito sincertamente não sei porque foram deixados de lado, os motores DKW tambem usavam os eixos roletados.. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Dom 26 Out 2014, 11:09 | |
| Bacana Luby, eu nunca tinha visto nem por foto!! | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Dom 26 Out 2014, 17:56 | |
| Era uma tecnologia baseado no caso nos motores DKW que eram de linha roletados!Mas pra VW eram muito caros e não duravam tanto assim,sendo mais fácil modificar um eixo original mesmo(equilibrar e retirar peso) do que usar eixo roletado!Não estou dizendo que não ficava bom ,alias o carro ficava andando mais que notícia ruim!!O problema mesmo era o preço e a durabilidade que mesmo que atingisse a durabilidade do motor DKW por exemplo,que era razoável diga de passagem,o motor DKW era 10 vezes mais fácil de se retificar e montar que o VW! Só pra ter noção,tinha uma concessionária da DKW que vc deixava o seu Vemag lá e 4 horas depois vc mesmo pegava o carro já com o motor todo retificado e pronto pra batalha! vai tentar fazer isso em um boxer!!kkkkkkk | |
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SERGIO PERI BUGUEIRO
Mensagens : 189 Data de inscrição : 07/07/2014 Idade : 72 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Dom 26 Out 2014, 19:29 | |
| Faz todo o sentido o pessoal meio ter abandonado a idéia do eixo roletado, pois o carro atinge uma rotação alta e que demora a cair de giro. Isso, nos tempos de gasolina barata não pesava tanto, mas encarar os engarrafamentos de hoje ao preço atual dos combustíveis é doideira. Quem é mais veterano lembra bem dos barulhentos DKW parecendo que estavam com o afogador\cabo do acelerador puxados. Sem contar com a fumaceira...rs. | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Dom 26 Out 2014, 19:36 | |
| Mas ai que está!O eixo roletado é muito mais eficiente que um eixo "convencional"!!Justo por causa do menor atrito!Não é atoa que muitos motores modernos se utilizam desse recurso,principalmente no comando válvulas! Esse lance de não cair o giro só era aplicado nos motores 2 tempos mesmo,em 4 tempos não rola muito não! Nos motores VW mexidos na época que tinha o problema do custo/benefício! Abração obs:eu tive um DKW vemaguet a uns dez anos atraz,adorava aquele "po po po"!! "3 que valiam por 6" | |
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SERGIO PERI BUGUEIRO
Mensagens : 189 Data de inscrição : 07/07/2014 Idade : 72 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Seg 27 Out 2014, 12:20 | |
| Quando morava no sul, meu pai teve um Jeep Candango e curtíamos muito os passeios com capota de lona e toda aquela fumaça azul; impossível também era passar despercebido com aquele pipocar do escapamento. Quando hoje ando de buggy, talvez esteja homenageando aqueles tempos e suas memórias e só não dirijo um Candango porque não encontro a um preço viável... | |
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SERGIO PERI BUGUEIRO
Mensagens : 189 Data de inscrição : 07/07/2014 Idade : 72 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Seg 27 Out 2014, 12:37 | |
| Eu tou divagando um pouco e peço desculpas por isso. Mas ainda estamos falando sobre eixos roletados, embora de uma forma sentimental. Figueiredo, meu chapa, cê acha que seria viável um eixo roletado num boxer atualmente? Seria bem caro né? Agora, o que se ganharia em durabilidade e subida de giro talvez compensasse... | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Seg 27 Out 2014, 14:13 | |
| - SERGIO PERI escreveu:
- Quando morava no sul, meu pai teve um Jeep Candango e curtíamos muito os passeios com capota de lona e toda aquela fumaça azul; impossível também era passar despercebido com aquele pipocar do escapamento. Quando hoje ando de buggy, talvez esteja homenageando aqueles tempos e suas memórias e só não dirijo um Candango porque não encontro a um preço viável...
Meu pai teve uns 8 Candango(Munga)kkkkkk tinha de todo o jeito!!Tinha um que era para lama e areia mesmo,outro era para correr(dava mais de 150 km/h Eu ainda tenho um motor desses guardado em perfeitas condições,herdado do meu pai,inclusive ele possui um carburador bem raro para uma mecânica rara,que é um carburador duplo stromberg herdado de um DKW de corrida!E os acertos eram feitos pelo Hans,um Alemão radicado em Niterói que mexia pra cassete nessa mecânica,não que precisa se ,pois quebrava muito pouco! A um tempo tinha um na esquina da minha casa,mas não consegui comprar nem pelo cassete!!Simplesmente o cara não vendia e não reformava o carro,coisa que a muito ele estava precisando! Meu pai também em 1970,na época ele tinha dinheiro,comprou na fábrica um Bugre I,montado em cima de um fusca 62 miliduke todo cromado e dupla carburação ,feito pelo preparador famoso da época, Cunha. A paixão foi passada para mim,e pelo visto da mesma forma para o senhor!!Apesar de ser mais novo,me lembro como se fosse hoje das voltas de Candango e buggy com meu pai!Não foi por menos que eu "dei" o meu Bugre FC15 para ele dar as voltas dele lá em Praia Seca,mas o coroa já está falando em ir nas férias dele no meio do ano a Porto Seguro com ele!! Abração de um blue smoke !!! | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Seg 27 Out 2014, 14:24 | |
| - SERGIO PERI escreveu:
- Eu tou divagando um pouco e peço desculpas por isso. Mas ainda estamos falando sobre eixos roletados, embora de uma forma sentimental. Figueiredo, meu chapa, cê acha que seria viável um eixo roletado num boxer atualmente? Seria bem caro né? Agora, o que se ganharia em durabilidade e subida de giro talvez compensasse...
Esquece essa parada de pedir desculpa!!Isso aqui é Buggy e BAR!!O objetivo é esse mesmo!!Conversar bastante!! Agora sobre a o eixo...sei lá,não sei se valeria a pena parar pra desenvolver ou resgatar uma tecnologia dessas em um motor com o projeto tão antigo... O negócio mesmo é montar um motor mais forte um pouco, mas de forma confiável e ao mesmo tempo,melhora lo aonde dá sem comprometer a durabilidade! Ex:esse motor que meu coroa quer ir para Porto Seguro,é um 1600,montado com kit a alcool e cabeçote a gasolina,a taxa vai para uns 8,2:1 , o comando é um W100,o carburador é um Pic 30 mesmo só que com um pouco de trabalho,a capela é com um radiador deslocado,refuragem dos casquilhos e a bomba de oleo com filtro,pegará mais ou menos 3 litros de URSA 40 com molycote A2,quando o motor estiver todo pronto,postarei fotos!Mas é motor pra muito tempo!! abração
Última edição por Figueiredo em Seg 27 Out 2014, 21:34, editado 2 vez(es) | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Seg 27 Out 2014, 17:05 | |
| Eixo roletado creio ser coisa do passado como foram os comandos da puma P2/ P 3 ...nem sei se nos eua ainda usam isto... | |
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splitspeed BUGUEIRO
Mensagens : 66 Data de inscrição : 20/01/2015 Idade : 47 Localização : Brasília
| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. Sáb 18 Abr 2015, 20:49 | |
| Ideia legal. Aprendi isso com o famoso Chico Biela!! | |
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| Assunto: Re: Re furagem de casquilhos motor boxer. | |
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| Re furagem de casquilhos motor boxer. | |
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