| Retrabalho de cabeçote Boxer | |
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+9Mario Sergio Claudinho waybecker Fabiano Marques Gui Kaufmann Diogo Lima lubisomem01 Marcio ® Figueiredo 13 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Retrabalho de cabeçote Boxer Sex 23 maio 2014, 23:27 | |
| Umas das melhores coisas que e pode fazer em um motor boxer é o "retrabalho dos cabeçotes"; é uma série de medidas e condutas a serem aplicadas no cabeçote em várias arias do mesmo,hora no escape,hora na admissão,hora nas aletas,hora na taxa de compressão(se for o caso),etc Todos esses retrabalhos são muito eficientes no que se diz respeito a melhora de funcionamento. Tirando a mudança de taxa,todos os retrabalhos são extremamente positivos em todas a situações!Pois favorecem sem comprometer o funcionamento e vida útil!! As melhorias entre outras são:diminuição da temperatura do cabeçote,melhor queima de combustível,melhor rendimento do motor,melhor consumo,etc. Ai surge a pergunta de um milhão!..."mas por que a fábrica não o fazia?" resposta é até bem simples e esquisita:sairia muito caro retrabalhar cada cabeçote!! toda via,existe algumas ressalvas nesse serviço,como toda intervenção mecanica fora da originalidade,tem que ser realizadas de forma altamente precisa e correta em relação a que se espera do resultado final! Como normalmente este trabalho engloba "mexer" na câmara de combustão,só polindo ou mais radical,mudando a forma da camara,tem que se ter o extrema cuidado de se equalizar as câmaras de combustão pela medição de seus volumes cubicos,pois se mas mesmas não estiverem dessa forma,vão gerar muitos problemas! Contudo,existe uma forma bem menos radical e também muito eficiente de retrabalho,no que condiz em facilitar o funcionamento do componente e é mais ou menos isso que está sendo feitos nesse trabalho. Repare nas emendas das aletas,dessa forma,bloqueia de forma muito ruim a circulação da refrigeração,com isso,diminuindo de forma considerável sua vida útil: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Retrabalho realizado,aletas desobstruidas : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Furação original admissão: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Admissão já refeita,parece pouca a diferença,mas a melhora já é muito considerável: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Comparação entre os dois: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]o mesmo foi feio no escape,só essas intervenções já garantem alguma melhora no funcionamento do componente e aumento de vida útil. ,logo acrescento fotos do resto do trabalho. Abração | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 08:31 | |
| Temos um tópico de preparação e melhorias para motores Boxer que está em construção. Falar dos cabeçotes é agregar muita informação importante... vou colaborar com algum material!! Duto de escapamento retrabalhado e polido. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Problemas de fundição impedem a passagem de ar e refrigeração dos cabeçotes, com uma furadeira e alguma habilidade pode ser resolvido [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Dutos de admissão muito bem trabalhados, comparem com a foto do cabeçote original postada pelo Figueiredo... o alumínio que forma um "caroço" junto as guias de válvulas foram suprimidos. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 09:32 | |
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Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 10:27 | |
| Cruzes, ja vi alguns trabalhos de polimento em dutos mas nada com o grau de perfeição desses que o Marcio postou. Na dremel é que não foi feito. | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 10:43 | |
| Engano seu Diogão!! Aí tem o uso da Dreamel, lixamento diverso (inclusive, para não dizer principalmente com o dedo... arrrrrgh) com lixa de ferro e lixa dágua e muito, mais muito tempo de trabalho empregado para chegar nesse resultado!! Olhem esse cabeçote muito bem preparado em casa, parece até gringo, um espetáculo!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
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Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 13:45 | |
| - Marcio ® escreveu:
- Engano seu Diogão!! Aí tem o uso da Dreamel, lixamento diverso (inclusive, para não dizer principalmente com o dedo... arrrrrgh) com lixa de ferro e lixa dágua e muito, mais muito tempo de trabalho empregado para chegar nesse resultado!!
Olhem esse cabeçote muito bem preparado em casa, parece até gringo, um espetáculo!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Um artista, que coisa linda. | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 14:37 | |
| Essas fotos que postei,são na verdade o início do trabalho,ainda tem muito a ser feito!Principalmente,no que se diz respeito ao ajuste fino e polimento!E lembrando também que,no caso apresentado,a intervenção é mais simples e menos complicada,basicamente o ajuste do tamanho dos dutos foi feito em cima das juntas originais do cabeçote,justo para deixar mais simples o acesso a pessoas "comuns" que possam e queiram se houver a possibilidade,de melhorar o seu motor boxer Existe intervenções muito mais fortes e complicadas que só mesmo profissionais com muitos anos de esperiência no assunto podem realizar de forma correta. Exemplo de Mudar, o formato das camaras de combustão é muito bom e trabalho muito bonito,Como nas fotos do marcinho,contudo,não recomendo a marinheiros de primeira viajem,alias,nem de segunda viagem,pois exige muita destreza ,eficiêcia e estudo do que esta sendo feito Mas o mais interessante,seria fazer um tópico único com todas as informações e se possivel,os procedimentos! OBS: o trabalho nas fotos do Marcio está perfeito!!!Espero que no final do meu,tenho um resultado alguma coisa parecido!! Quem é que fez? | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 14:41 | |
| Vou fundir esses tópicos depois ou não, dependendo do desenvolvimento do assunto!! | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 14:43 | |
| - Marcio ® escreveu:
- Vou fundir esses tópicos depois ou não, dependendo do desenvolvimento do assunto!!
É melhor fundir mesmo!Semana que vem,vou colocar fotos melhores e mais avançados,depois é só editar e fazer um tópico bem mais completo! | |
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Gui Kaufmann MODERADOR
Mensagens : 944 Data de inscrição : 11/10/2012 Idade : 28 Localização : São Paulo - SP
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 18:49 | |
| Legal o material, mas eu mesmo não teria coragem de fazer. Algo bom pra fazer é tirar um pouco de material para aumentar a taxa do motor | |
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Fabiano Marques MODERADOR
Mensagens : 523 Data de inscrição : 15/08/2012
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Sáb 24 maio 2014, 23:56 | |
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waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Dom 25 maio 2014, 23:34 | |
| é uma pena que a unica coisa que não tirei foto,foi o polimento com retifica manial e finalizado com od dedos,na entrada e na saida do cabeçote,mas ficaram iguais ou ate melhor que esse da oto que o Marcio postou ,foi um serviço de uma semana,o cabeçote ainda foi rebaixado.ficou um canhã, ainda mais com a admição da combi,esta em teste com ocarburador do fusca mas logo vai ou do opala 40 mm ou mini pro. | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Seg 26 maio 2014, 08:28 | |
| Beckão... admissão que vc fala é o coletor da Kombi injetada?? Se fizer uma flange de adaptação do Mini progressivo e calibrar legal vai ficar um mostrinho seu Way!!
Tem fotos não, coloca pra gente ver!!???
Última edição por Marcio ® em Seg 26 maio 2014, 13:13, editado 2 vez(es) | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Seg 26 maio 2014, 12:46 | |
| Ainda iria no 40,além de ser uma adaptação consagrada,o desempenho é muito bom e somado a admissão da Kombi injetada,fica melhor ainda!E isso tudo em um carburador muito simples de se manter e o melhor,possui a mesma medida da admissão. | |
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waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Seg 26 maio 2014, 22:08 | |
| Fifi,eu ja tenho o 40 do opala,comprei de um opala que estava funcionando,já comprei todos os gigles juntas e o diafragma,agulha e já foi feito o embuchamento para tirar uma pequena folga,só falta o flange,tu já usou esse carbura 40 conseguiu um bom resultado?
Lembrando que meu comando é um emp W100 e kit 1700cl,já tá um foguete ainda com a ajuda do escap 4x1 saida de 2" 1\2. | |
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Claudinho BUGUEIRO
Mensagens : 81 Data de inscrição : 14/05/2014 Idade : 55 Localização : Maricá - RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Seg 26 maio 2014, 22:34 | |
| Boa noite, que trabalho lindo, show de bola. | |
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Mario Sergio MODERADOR
Mensagens : 964 Data de inscrição : 04/10/2013 Idade : 69 Localização : Santa Maria/RS
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Ter 27 maio 2014, 09:07 | |
| Excelente materia..... | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Ter 27 maio 2014, 19:01 | |
| - waybecker escreveu:
- Fifi,eu ja tenho o 40 do opala,comprei de um opala que estava funcionando,já comprei todos os gigles juntas e o diafragma,agulha e já foi feito o embuchamento para tirar uma pequena folga,só falta o flange,tu já usou esse carbura 40 conseguiu um bom resultado?
Lembrando que meu comando é um emp W100 e kit 1700cl,já tá um foguete ainda com a ajuda do escap 4x1 saida de 2" 1\2. Beckão, Nos meus carros eu não testei,só mesmo um H35 que é um pouco menor que esse 40, mas já testei tres fuscas assim,na verdade,dois com o 40 e um com o 228 e que neste caso,possui um desempenho parecido,cara...me amarrei!O carro respondia tudo o tempo todo! Abração | |
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waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Qua 28 maio 2014, 00:52 | |
| Valeu fifi,logo esse 40 vai estar no meu buggy.abraço
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
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Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Qua 28 maio 2014, 08:15 | |
| Beckão, seu buggy vai andar, mas vai beber mais que um opala. | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Qua 28 maio 2014, 09:25 | |
| pelo que sei uma dupla 40 bem acertada fica melhor e ate mais economica do que a dupla 32, um 40 central bem acertado deve ficar muito bom tambem mas eu trocaria o difusor 30 original por um 28 para inicio de acerto . | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Qua 28 maio 2014, 12:40 | |
| - lubisomem01 escreveu:
- pelo que sei uma dupla 40 bem acertada fica melhor e ate mais economica do que a dupla 32, um 40 central bem acertado deve ficar muito bom tambem mas eu trocaria o difusor 30 original por um 28 para inicio de acerto .
Ainda por cima com um motor 1700 e W100!! Nesse caso,se fosse usar um Pic 30 o carro ficaria bebendo absurdamente e não andaria como deveria! Ora ficaria com a mistura pobre ora com a mistura rica,motor maior,respira "maior" e como um simples 40 não é tão grande assim ,é apenas mais eficiente que um Pic 30!Mas a grande sacada,vai ser usar esse carburador com a admissão da Kombi injeção!!Com certeza o carro vai ficar com um rendimento muito acima do esperado e bebendo bem menos do que se pensa! O exemplo muito prático é que,carburador e admissão melhor é igual a motor mais eficiente ,logo,rede melhor,logo bebe menos,como é o caso dos fusca com dupla bem acertadas e os opalões que quando retirado o 3E e colocando um duplo 40 ou até mesmo 44 fica andando mais e no máximo bebendo a mesma coisa! Abração | |
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Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Qua 28 maio 2014, 12:51 | |
| Motor boxer já beberrão de natureza, não acredito que irá beber menos ainda mais com um 40. O carro vai ter cilindrada maior e ainda carbura maior, pela lógica beber mais. | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer Qua 28 maio 2014, 14:30 | |
| com maior potencia podemos acerelar bem menos e as retomadas são melhores, dai gera economia, muito embora creio que economia de combustivel não seja a prioridade em um bugre precisamos sim é de força e potencia para podermos vencer os obstaculos desejados. | |
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| Assunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer | |
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