Uma grande dor de cabeça nos motores boxer,ao meu ver,o único problema realmente chato mas que pode ser sim contornado,é o afrouxar ou rompimento dos "estojos" de fixação dos cabeçotes.
O que acontece é que,simplesmente,o material da carcaça do motor,não aguenta a ancoragem do estojo,isso acontece por causa da diferença de coeficiente de dilatação do "alumínio" e o aço,que por sua vez são razoavelmente diferentes.
Originalmente,os estojos vinham com medida de 10mm,com o tempo,na verdade,só na década de 80(pelo menos no país) se passou a usar os de 8mm.Essa diferença foi justo por causa da diferença de dilatação,no caso,os estojos M8 "esticam" mais e facilmente que os M10,e isso,diminui bastante o índice de quebras desse sistema,mas saliento que não é uma regra e que as quebras do sistema de fixação dos cabeçotes,também estão relacionados ao sistema de ventilação!
Na época,quando ocorria o rompimento,que diga de passagem,não eram e não são poucas,existem algumas opções,umas mais certas outras menos:
O estojo da esquerda é um convencional M10 que se fosse substituir o mantendo na mesma medida,teria que se fazer um embuchamento na carcaça,semelhante a que se usa nos M8,o do meio é um M10 mas cônico,no caso,ele começa 10mm e termina com 11mm,isso se dá,para uma troca rápida e de pouco recurso na substituição de um estojo danificado,se abre o furo para mais ou menos 10,5mm e se aperta esse no lugar até parar.O terceiro é um M10 só que com um lado,lado esse que se fixa na carcaça,de 12mm,pra substituir um M10 danificado,simplesmente de abre o furo e se refaz a rosca,só que agora com 12mm:
Repare a diferença nas roscas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Quando,na época,a VW,optou por afinar os estojos,ela,simplesmente,instalou buchas que "passavam" as medidas,para 8mm,esse recurso,já avia sido feito,nos motores a álcool que continuavam a usar estojos M10 mas com buchas de ancoragem,que por causa da maior compressão,precisavam muito desse recurso,recurso esse,oriundo das pistas,no caso de motores de competição da época,que não podiam funcionar com maior elevação de taxa de compressão com os estojos M10 diretos na carcaça sem estourar!
Em carcaças mais antigas,também se pode instalar os estojos de 8mm,é a mesma coisa que a VW fazia,se retira os de 10mm e no lugar se instala buchas.
Essa carcaça,foi embuchada com buchas um pouco mais grossa que o comum,para maior ancoragem,no caso,a medida esterna é de 9/16(cerca de 14,3mm) e logicamente,de material resistente:
(obs:porra,só descobri agora que "embuchamento" de escreve com "CH" e não com a merda do "X",e por motivos de preguiça e levemente ébrio,não modifiquei,cassete
)
Repare a diferença considerável da medida interna para a medida de ancoragem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Agora,já instalados,e utilizando trava química de médio torque,pois se for usar a de alto torque,podes ter problemas a mais em eventuais manutenções e a de médio é mais que suficiente para tal :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]A parte interessante é que,pode se instalar esses estojos mais finos e mais novos,em Kits do modelo mais antigo,que apesar de ficar com uma maior folga aparente,onde se é instalado,não compromete de forma nem uma o funcionamento:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nos cabeçotes,se for usar os do modelo antigo,tem que se usar arruelas de maior espessura e largura,de medida externa de 20,5mm por 3mm de espessura e 8,5mm de furo interno,a medida externa tem que acompanhar sempre a medida do receptáculo das mesmas no cabeçote:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Só a título de curiosidade,a diferença visual do M10 para o M8:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esse tipo de melhoria não é obrigatória e muito menos condenatória a motores que usam o sistema com M10,mas também é muito bem vinda,pois diminui de forma considerável as quebras do sistema,principalmente em carros que andam muito e são forçados a temperaturas maiores ,mas que também,não é a prova de falhas!
Abração a todos os coleguinhas etílicos!!