Quando se retifica ou quando se modifica o motor boxer VW tanto no desempenho quanto no uso é interessante prestar a atenção em alguns pontos;entre os pricipais,se encontra a bomba de
óleo.
A bomba de
óleo é praticamente o coração do motor e por tamanha importância tem que se ter uma atenção especial.
Ela é responsável por bombear
óleo sobre pressão a todas as partes móveis do motor,principalmente,vira brequim,bielas,pinos de pistão,comando e tuchos.
Esse
óleo bombiado no vira e bielas,sobre pressão cria um "filme" de proteção entre as partes em atrito,sobe essa ótica,o que atrita mesmo é o
óleo e não o metal das partes móveis.
Originalmente os VW a ar viam com bomba de
óleo com 21mm nas engrenagens,para o regime normal de uso dentro da temperatura correta e com o lubrificante correto para o motor , dá conta com certa facilidade .
Contudo,quando a temperatura aumenta a coisa muda de figura, o
óleo tende a ficar mais "fino" e com isso se perde pressão e logo,se diminui o filme protetor,diminuindo assim a vida útil do motor.
Não é correto afirmar que esse tipo de fenômeno vá acontecer com um motor que usa a bomba de 21mm,mas é correto afirmar que seria mais fácil de ocorrer com a mesma,mas se tem que levar em conta outros fatores,como tampa da bomba em boas condições,radiador de
óleo em boas condições,
óleo adequado para a temperatura ambiente e ao uso empregado,etc
Em um Buggy o motor,ou mais necessáriamente,a sistema de arrefecimento,normalmente está comprometido,pois os mesmos não foram desenhados para tal,e no começo,os motores eram totalmente expostos,não que isso queira dizer que o problema está resolvido,mas era atenuado.Contudo ainda existia e existe o problema da turbulência,mas isso é outro assunto.
Logo,os motores VW aplicados em buggys,tendem a funcionar um pouco mais quente que o normal,principalmente,usando em fora de estradas,tanto em areia quanto em trilhas por exemplo ou mesmo em asfalto mas com uso mais "pesado"
Para amenizar ou até mesmo sanar o problema da temperatura/pressão de
óleo,existe certas opções de bombas.
A primeira opção é a substituição da bomba de 21mm por uma de 26mm,mas existe com 30mm,isso já vai dar uma melhora significativa no sistema e aliado a uma capela de radiador deslocado,terá um motor com uma vida útil maior em comparado a um motor com o sistema de bomba e capela original.
diferença entre as bombas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Diferença das engrenagens de 21mm para 26mm:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]A partir desse ponto,existem ainda outras opções mais refinadas e na minha opinião,de suma importância,pois mesmo como preço elevado,já aumentam tanto a durabilidade do motor que já valem o preço.
Bomba de
óleo com filtro acoplado,ela além de ter engrenagens de 32mm possui em seu corpo o suporte para um filtro de
óleo,isso gera mais pressão por conta das engrenagens maiores,maior quantidade de
óleo que facilita a sua refrigeração e ainda por cima o filtra de forma muito eficiente,melhorando mais ainda o sistema.
Bomba de
óleo com filtro:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Depois desse conjunto,já podemos partir para um sistema que possibilita várias opções extremamente eficazes,no caso um bomba de circulação externa,ela possui geralmente engrenagens de 30 mm e com carcaça/tampa modificados para o fluxo de oleo ter um circuito externo,ou seja,a boma pucha o
óleo do motor empurra para um circuito externo e depois retorna para o circuito interno do motor.Nesse circuito externo podemos aplicar alguns componentes que podem se fazer muito eficazes em algumas condições,tais componentes:radiador de
óleo,eletroventilador para o radiador extra e suporte para filtro.
Esse sistema é geralmente usado em motores mais fortes ou com usos bem acentuado,como dito antes,até mesmo em carros de estrada e mesmo em motores originais.
Aparência da bomba de circulação externa já instalada em um motor o lado direito sai e esquerdo entra:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Vista lateral:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Possibilidade de modelo de radiador externo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Agora com eletroventilador:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Suporte para filtro de
óleo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]As ligações dos mesmo é feita por "mangueiras" especiais,nesse grupo se destacam a Euroquip ou Goodyear Ortac
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Ainda existe a opção de se usar uma tampa EMPI especial que possibilita a circulação de
óleo externa em uma bomba convencional,mas isso requer completa desmontagem do motor.
Basicamente se tampa o duto de entrada de
óleo do motor(saída da bomba) por meio de abertura de rosca no local e logo apos inserir um "bujão" para conter o
óleo que entraria no motor e sairia da bomba e que por sua vez, sai pela tampa especial :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Visão da tampa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Local de retorno do
óleo na carcaça do motor,se retira o lacre,se abre uma rosca e instala se uma conexão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]E por ultimo,o sistema de carte seco,consiste em não utilizar o carte do motor como "depósito" principal de
óleo e sim um receptáculo externo,isso garante que alé da temperatura do
óleo ser equilibrada com mais facilidade,gera uma certa certeza de que nunca faltará
óleo nas partes móveis,pois o reservatório externo possui um "pescador" bem mais eficiente que os aplicados no motor original.esse sistema é particularmente usado em carros bem modificados(envenenados) na esmagadora maioria das vezes,pois ser tratar de um conjunto de especificações bem próprias e eficientes,não necessário a motores com leves preparações ou originais.
bomba de
óleo para carte seco,possui 4 engrenagens responsáveis por um "duplo circuito" de
óleo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Vale lembrar que a bomba por si própria não faz milagre,tem que se ter a noção de que ela funciona em conjunto com outras partes.
A tampa de
óleo das bombas convencionais(sem circuito externo) tem papel de extrema importância,pois a mesma precisa estar sem desgaste,que no caso traria cavitação a boba e perda de pressão e fluxo.
Essa tampa da foto apresenta sinais evidentes de desgaste e pra piorar o problema,o "porfcional que fez o sivilssu" fez o favor de rodar a tapa para que as engrenagens fiquem em uma ária não gasta.Não adianta nada,poia a folga da tampa com as engrenagens continua:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]A opção para as bombas é a utilização de tampas originas novas ou se não encontrar usar uma por exemplo da Schadek,que é uma empresa conceituada do ramo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Abração a todos,aproveitem seus buggys e o tempo com eles e preferencialmente andando e não concertando!!
Tentei resumir bastante,mas não resolveu muito,o tópico está enorme!!!kkkkkkkkkk
Fontes:
Meus arquivos de peças
Site da Sport system: http://www.sportsystem.com.br/oscommerce/
Site da Fusca e Tal: http://www.fuscaetal.com.br/
Ambas empresas de alta nível técnico,honestidade e trato com o cliente!Recomendo a todos!