A tabela com os números é importantíssima e seu conteúdo valioso!!
Contudo,em se tratando de motores Boxer VW a situação é um pouco mais complexa.
O que tange buggys,99,9 % precisam possuir o número do motor na frente,como nos fuscas,coisa que não acontece nos motores dos Brasílias e todos os carros com os motores de turbina baixa.
Os dentrans por regra,deveriam agir de forma igual em todo país,mas não o faz!Isso gera algumas confusões fruto de um procedimento comum e legal até a poucos anos atras.
Simplesmente,não se era cobrado o número do motor,e hoje é ou deveria ser!
Quando se observa uma foto antiga da década de 70 e 80 do transito,se constata quase que a presença hegemonica dos VW.Dito isso,estamos falando de dezenas de milhares desses motores nas ruas e com isso nas retíficas!rsrsrs
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]E muitos viraram buggys!!!rsrsrsrs
Esse fato gerou alguns procedimentos altamente comuns,como compra de motores de carros batidos em ferro velhos,motores a base de troca em retíficas e até mesmo na VW,motores sendo "canibalizados" para montagem de outros,motores remarcados pelos detrans e pela própria VW,etc...
O fato é que:infelizmente,hoje,não é possível confiar nessa lista,só em casos onde se realmente se atesta o procedência do motor,para não dizer a mecânica inteira!
Ou seja,hoje é altamente comum de se encontrar motores com um código sendo outro,ex: código 1600 e motor sendo 1300,etc
O que devemos nos atentar é a real presença do número do motor,seja ele qual for,com isso precisamos saber onde fica o número.
Todo fusca deveria ter o número na frente,repare que no caso,não existe um número,pois se trata de um bloco BV,o que geraria problemas em um buggy,pois o detran não consegue ver o número atras:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Já esse bloco,é um BN,ou seja,seria de um Brasília,contudo,está montado como um 1300 em uma Kombi 69,repare bem a posição do número,fica atras do bloco,sempre a direita perto do flange do motor o que o torna visível em um Brasília,mas não em um fusca,buggy,etc e quando montado com uma turbina baixa esse número fica escondido,podendo gerar obrigatoriedade de remarcação do motor:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Já esse bloco,acompanha um fato "interessante" para não dizer "engraçado" e displicente!!(como dito antes:"outros tempos" rsrsrsrs).
É um bloco BV de um Variant,de cara se percebe a presença de dois números diferentes,ou seja,houve a montagem de um motor com bandas de dois motores diferentes!!!KKKK Esse fato era relativamente comum antigamente,se montava um motor VW com o que tinha!!
Repare bem também a posição do número,fica no meio entre a junção de ambas as abas do motor (o número original é o da esquerda).
Nesse caso,existe um problema,quando se monta esse bloco com uma turbina alta,simplesmente,esse número fica escondido,o que pode gerar problemas com o detran e os mesmos lhe obrigar a remarcar o motor,o que não é barato;é um motor 1600 que está montado em um Puma:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Quando falamos em buggys,a sua maioria até hoje,é fruto de conversões,ou seja,vai saber de onde veio a mecânica... e unindo aos fatos ditos acima sobre os procedimentos nos motores chegamos a um fato que interessa.O número em buggys precisam em sua maioria estar na frente.Não estando,como relatado,existe pelo menos um fato positivo,aonde seria o número do fusca,o local,simplesmente é virgem!!O que possibilita a marcação do número sem problemas burocráticos se assim quiser,simplesmente,se pega o número de traz e leve em uma oficina especializada e o bata ali,a outra forma é via detran,que irá fazer o mesmo procedimento,só que mais caro,ai vai da consciência e principalmente,honestidade de cada um!E exigência do detran de sua cidade,uns cobram outros não...
Abração a todos os coleguinhas do BB