| Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer | |
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Autor | Mensagem |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Seg 20 Ago 2012, 14:40 | |
| Interessante/espetacular materia sobre os diversos tipos de capela ou capa de ventuinhas usada nos motores boxer. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
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Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Seg 20 Ago 2012, 16:32 | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Qua 24 Set 2014, 22:02 | |
| Postagem exelente Luby!!Muito boa mesmo!Desmiuçou todas as capelas!!O mais interessante é que lá fora,1974,o radiador já era deslocado!!!PQP!!! e aqui...Uma coisa que tem gente que não sabe,e as vezes acaba até mesmo comprando gato por lebre,é que,a ventoinha da capela com radiador deslocado é um pouco maior que a convencional,no caso,as das capelas que não são deslocadas!E essa diferença apesar de ser somente 5mm,dá sim uma boa diferença![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]No caso,os 5mm,no final das contas,dá cerca de 15,5% maior que a ventoinha "convencional":[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Tem gente que quando substitui a ventoinha por algum motivo,geralmente,por causa de fratura na ária da porca,erroneamente,acaba substituindo pela menor,além de gerar menos fluxo de ar por causa do tamanho,o espaço criado entre a ventoinha e a capela,gera perda de pressão e com isso,piorando ainda mais a situação!Veja que quando a mesma é original do sistema,o conjunto é bem justo,complicando inclusive o ajuste da mesma,pois o ajuste é bem "fino": [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Tinha que dar um jeito de colocar esta capela pra gelar uma cerveja!! Abração
Última edição por Figueiredo em Sáb 16 Jan 2016, 00:46, editado 1 vez(es) | |
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Paulo Casagrande BUGUEIRO
Mensagens : 33 Data de inscrição : 12/12/2012 Idade : 31 Localização : Bento Gonçalves/Xangri-lá - RS
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Qua 24 Set 2014, 23:28 | |
| Acho interessante adicionar a seguinte informação que retirei da Wikipedia
Quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho. | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Qui 25 Set 2014, 00:22 | |
| Sem dúvidas, e não é atoa que o motor boxer possui no seu sistema de lubrificação um sistema de by pass que "automaticamente" hora manda o óleo para o radiador hora direto para o circuito justo para otimizar a temperatura do lubrificante e com isso temperatura das partes móveis do motor,contudo,na esmagadora maioria dos casos,os motores boxer trabalham acima da temperatura ideal,tanto temperatura do óleo quanto do conjunto camisa/cabeçote,gerando desgaste prematuro de tudo nesse motor,e essa capela com o radiador deslocado aliado a bomba de óleo do fusca mexicano,que além de ter filtro aumenta a quantidade de óleo no motor,que é um outro ponto fraco. Esses recursos aumentam de forma considerável a durabilidade e alguns casos o desempenho! Só pra constar,a VW indica temperatura de 90 graus no óleo e cerca de 170 graus nas camisas! Esses limites são facilmente ultrapassados em muitos momentos no uso de um buggy e as vezes o motorista nem percebe!Deteriorando o motor mais rapidamente. Essa dica da capela com a bomba citada,é uma das mais fáceis e menos caras de se ter um motor boxer rodando mais de 150mil km sem problemas,coisa relativamente chata de se atingir com um sistema "convencional"! Existe uma loja virtual de um camaradaço meu,Fabrício da Fusca e Tal,vale a pena dar uma olhada,o cara além de ser extremamente gente boa,manja pra caramba! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Abração | |
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Paulo Casagrande BUGUEIRO
Mensagens : 33 Data de inscrição : 12/12/2012 Idade : 31 Localização : Bento Gonçalves/Xangri-lá - RS
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Qui 25 Set 2014, 01:01 | |
| Muito bom Figueiredo, explicou tudo com maestria!
Então praticamente com o investimento da bomba de óleo com filtro do site aliado com a capela com radiador deslocado aumentamos bastante a vida dos nossos motores boxer além de melhorarmos a sua eficiência pela melhora na sua refrigeração.
Para quem usa bastante o buggy, acredito que venha a ser um ótimo investimento!
Abraços | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Qui 25 Set 2014, 09:52 | |
| O calcanhar de aquiles dos motores boxer é justamente a refrigeração .. quelquer coisa feita em prol de melhorar a refrigeração trara melhor desempenho e durabilidade do motor o filtro de oleo externo é com certeza um otimo investimento para quem normalmente força demais o motor alem é claro da capela com o radiador deslocado... .. | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Sex 15 Jan 2016, 18:20 | |
| Todos aqui no BB já discutimos sobre o uso da capela do gol Bx ("batedeira","Chaleira",etc) na traseira de buggys e afins,é consenso geral que realmente não dá certo,pois a mesma não foi desenhada,logo dimensionada para tal.Gerando problemas de fluxo de ar nas camisas e temperatura de óleo,que não caso do 1300 nem existe um radiador e no 1600 é um na metade para menor... Toda via...rsrsrs Existe sempre a criatividade e por que não,o brilhantismo de mecânicos de alto talento.No caso Sr Takashi,ex mecânico militar de extremo talento na construção de aranhas,motores e caixas VW!Uns dos melhores que conheci até hoje! Esse é um exemplo,essa capela,de um gol bx: De cara,pode se observar o maior alojamento para um radiador maior(convencional) o que já ajuda e muito a temperatura do óleo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]"O segredo" mora aqui...KKKKK Quando se repara na traseira da capela,nota se a turbina de uma capela convencional do fusca,ou seja,ela refrigera pelo sistema do alternador e por traz como se fosse um fusca!!!Ou seja,refrigera quase como se fosse "dobrado",mesmo sendo um carro que já foi várias vezes forçado nas fofos areias da região,o motor nunca apresentou sinais de aumento excessivo de temperatura: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nota se duas coisas que incomodam...Uma foi essa folga na lateral,que foi rapidamente corrigida com um bom "catalizador de idéias" rsrsrs, outra é a aparente ferrugem.Saliento que é uma aranha (gaiola) entre as oito que o mesmo possui e que andou meio adoentado e entretido com outros ótimos projetos altamente funcionais!Mas esse carro já se encontra em reforma,inclusive,por isso as fotos...rsrsrsrs [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Abração a todos os coleguinhas do BB!! | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Sáb 16 Jan 2016, 10:54 | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Sáb 16 Jan 2016, 11:08 | |
| Vamos marcar então!! P.S. - quando me refiro a relíquias, quero dizer que trata-se de coisas que não sê vê mais em qualquer lugar ou com a mesma qualidade que se apresenta!! | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Sáb 16 Jan 2016, 15:51 | |
| - Marcio ® escreveu:
- Vamos marcar então!!
P.S. - quando me refiro a relíquias, quero dizer que trata-se de coisas que não sê vê mais em qualquer lugar ou com a mesma qualidade que se apresenta!! Foi mal FOFO!! Não queria dizer que é uma coisa negativa!!!KKK Explico:estou tão de saco cheio com esse mundo de "antigomobilismo" que quando vejo um termo que os mesmos usam,fico meio "destemperado!!Tem mais "autoimóvel" que automóvel!!!KKKKKKKKKKKK Mas não tenho nada contra ao antigomobilismo,na verdade sou um antigomobilista,ao pé da letra desde dos meus 17 anos,quando adquiri meu primeiro antigo(acima de 30 anos),só estou meio avesso ao comportamento meio agressivo dos mesmos...Mas mais uma vez,nada contra! Mas vou marcar com Sr Takashi sim!! Vc vai ficar assombrado com as idéias postas em prática e eficiência do japonês!! Abração | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Tipos de capas de ventuinha ( capela ) usadas nos motores boxer Sáb 16 Jan 2016, 16:53 | |
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