| Freio a disco nas 4 rodas | |
| | Autor | Mensagem |
---|
MARCELO BRASIL ADMINISTRADOR
Mensagens : 1597 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 46 Localização : MAUÁ-SP
| Assunto: Freio a disco nas 4 rodas Sáb 25 Ago 2018, 13:10 | |
| Fala galera, td bem? venho compartilhar com vcs um problema que muitos devem ter que é o freio ineficiente dos nossos carros, isso porque o peso todo está na traseira e a maioria só tem discos na dianteira, fazendo com que a frente trave e acabe sendo arrastanda devido o peso na traseira e a ineficácia das lonas. No passado montei no meu outro Buggy que tinha motor AP preparado e kit nitro, o sistema de freio com pinças traseiras , sistema esse que funcionava bem, porém o freio de mão era ainda com lona, e isso me incomodava bastante. Depois de alguns sustos, resolvi montar um sistema de freio melhor, então venho compartilhar o projeto com vcs. Cilindro mestre de 24mm ( Kombi), porém preparado para tal adaptação. Os duplos de Brasilia tem 19mm. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Discos de Audi preparados e usinados para caber no Buggy e flexíveis de ford Ka, isso faz com que o pedal de freio fique mais macio, do que o sistema de cano de cobre direto na pinça. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Pinças de Renault Fluence, são umas da maiores pinças traseiras que já vi, e usa cabo para o freio de mão, por isso da escolha. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Regulador para ajustar o freio de mão, feito por torneiro, assim acaba o problema para quem não tem cabo sob medida, sendo possível usar com sistema de lona também. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nesse sistema não há necessidade de colocar válvula equalizadora, pois o tamanho dos pneus fazem com que dificilmente jogue a traseira de lado em uma frenagem mais brusca. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Resultado de um freio animal e com o freio de mão confiável e que não desregula facilmente. | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas Dom 26 Ago 2018, 21:03 | |
| Maravilha Marcelão, imagino como deva ter ficado bom... valeu pelo post e pelas dicas, vai ajudar muita gente, inclusive a mim... | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas Ter 28 Ago 2018, 22:01 | |
| | |
| | | SERGIO PERI BUGUEIRO
Mensagens : 189 Data de inscrição : 07/07/2014 Idade : 72 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas Qua 29 Ago 2018, 00:58 | |
| Bacana, tudo que um buggy sonha. Primeiro-mundista. Espiando de rabo de olho um rabo bonito, quando olhei pra frente só vi a traseira do carro crescendo. Freei, mas meus discos dianteiros de brasilia travaram as rodas e eu acabei amassando o pára-choque do cara. Mas o buggy não parou. Saiu arrastando. Sorte que tem o cambão articulado na frente e na minha viatura não houve dano. | |
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas Qua 29 Ago 2018, 14:22 | |
| Apesar de ser o problema comum em buggys,NÃO é normal travar as rodas da frente com facilidade quando se aciona o freio com mais afinco... É tudo questão de acerto!!E geralmente esbarra em regulagem e utilização das peças corretas,que vai desde de uma simples regulagem de lonas traseiras,a modelo de burrinhos de roda,tubulação,manutenção,etc Ex: ontem mesmo chegou um Gurgel X12 1980 travando as rodas da frente (4 rodas a lona),pois bem,era regulagem e os dois burrinhos da frente travados e de modelo incorretos para a função específica... | |
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas Qua 29 Ago 2018, 14:23 | |
| Marcelão,essa ideia do adaptador é ótima!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
| | | MARCELO BRASIL ADMINISTRADOR
Mensagens : 1597 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 46 Localização : MAUÁ-SP
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas Qua 29 Ago 2018, 15:18 | |
| O problema é que pra não travar as da frente precisa sempre estar com as lonas traseiras bem reguladas, já com as pinças o freio fica sempre regulado e muito mais eficaz, te digo que não tem comparação, fica um freio que te trás confiança, diferente de lona que eu sempre ficava bem distante do carro da frente, com medo dele parar do nada. Fifi, a peça de regularem ajuda muito mesmo, o segredo e fazer o furo de entrada do cabo com quase a mesma medida do cabo, já pra entrar bem justo. Freio de mão com pinças é outra vida! | |
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas Qua 29 Ago 2018, 15:35 | |
| Sim claro!Freio a disco é um espetáculo mesmo!!Principalmente em um carro rápido como o seu!!! Meu gurgel XTR possui,só que quando fiz usei pinças do próprio VW,logo,não tenho freio de mão,mas tenho um jogo de pinças de freio do tempra zerandas aqui,e quando coseguir colocalo na rua de novo,instalerei ... Eu manufaturo um adaptador bem semelhante a esse de freio que vc fez,só que para a embreagem,o primeiro que fiz eu tinha uns 22 anos,já não aguentava mais ficar trocando cabo e lidando com aquelas titicas de de "safaonça"...kkk Estou para fazer um e vou ver se coloco foto por aqui...rsrs | |
| | | MARCELO BRASIL ADMINISTRADOR
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas Qua 29 Ago 2018, 16:02 | |
| As do tempra ficam muito bom também, e é muito fácil trocar o cabo de freio de mão caso precise, na verdade pinças ficam melhores em todos os sentidos. | |
| | | SERGIO PERI BUGUEIRO
Mensagens : 189 Data de inscrição : 07/07/2014 Idade : 72 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas Seg 29 Out 2018, 14:21 | |
| Depois de ver a matéria sobre o freio a disco nas 4 com freio de mão e como estou prestes a receber uma herança (kkkkk) vou destinar uma verba para melhorias no BolsoAro 74, a saber: rodas gaúchas(15 x 8 e 14 x 6) Bomba de óleo com filtro acoplado, Mangueiras Aeroquip, pintura, capota nova. Depois, reforma dos bancos e os freios. Aí, vou pra galera.! Aproveito pra mandar um alô pra toda a rapaziada. Tenho fé que amanhã será outro dia.
| |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Freio a disco nas 4 rodas | |
| |
| | | | Freio a disco nas 4 rodas | |
|