Mensagens : 402 Data de inscrição : 22/10/2012 Idade : 37 Localização : Curitiba
Assunto: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qui 22 Nov 2012, 21:19
Este tópico é uma reunião de vários tópicos, vídeos e idéias que podem melhorar muito o desempenho do seu motor VW! Agradecimentos à jperson, fabricio, lubisomem01, marcio, alemão/floripa, meu vizinho Marcos e meu primo Marcus.
Várias coisas vão influir no desempenho do seu carro.
Mas duas são principais: A primeira é a regulagem do sistema de ignição, especialmente a regulagem do ponto, e a segunda a regulagem do carburador, muito cuidado com essa pois problemas na regulagem do carburador muitas vezes são na verdade um problema de ignição, é possível até mesmo que seu carro afogue e vaze gasolina no carburador por problemas no sistema de ignição... E como isso é possível? Bem, geralmente a maioria dos fuscas e buggys já estão com o sistema de ignição tão deficiente que regulagens forçadas foram feitas no carburador (para compensar) estas ora fazem o motor afogar, ora estourar chamando atenção de todos na rua! !
Uma recomendação: Jamais mecha no carburador do seu carro sem antes fazer uma revisão no sistema elétrico como especificado aqui mesmo que ele aparentemente funcione sem falhas, exceto que você saiba muito bem o que esta fazendo ou tenha feito uma revisão recentemente.
Revisão das peças do sistema elétrico para uma perfeita regulagem: =============================================================== Este é o tópico principal para não se perder mais para frente! Antes de fazer qualquer ajuste no sistema elétrico é preciso revisar o sistema! Todas as peças que vou citar abaixo são muito simples de serem substituidas em casa, e são muito intuivas, alem de serem relativamente baratas, a regulagem delas que é mais complicada esta já na próxima parte do tópico.... em caso de duvidas pode perguntar e responderemos!
1- Bobina: Se sua bobina é muito antiga e esta no carro a anos e nunca aconteceu de ela esquentar e apagar o carro mesmo em viagens longas talvez você possa continuar usando-a, mas se você sente que sua bobina pode ser substituída não é tão caro assim comprar uma, e não preciso ter conhecimento de mecânica para troca-la! Deve ter no máximo 10 anos para uma perfeita regulagem! Bobina que eu recomendo para um desempenho perfeito como de um fusca sáido da fábrica: Bosch K12V Azul (R$: 88,00) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Bobina "original" (original apenas no catalogo, não é semelhante a antiga mas é muito boa) Bobina E12V Cinza (R$: 50,00) Bobina que você não deve usar no seu veículo: Bosch KW12V Vermelho (Não comprar em nenhuma hipótese exceto que você tenha pré-resistor, irá queimar o platinado) Bobina segunda linha para quem usa o carro em baixa velocidade e não pode gastar no momento (e também esta com o motor em perfeitas condições de refrigeração), se vai pegar estrada não recomendo: Marflex Amarela (R$ 30,00)
2- Cabos de vela(conectados no distribuidor): Para uma perfeita regulagem devem ter em média 5 ou 7 anos ou estarem em boas condições apesar da idade(se marca for BOSCH ou NGK) Cabo Bosch Premium (R$ 22,00) - recomendavel para viagens longas e para quem tem o pé pesado! Cabo Marflex (R$ 7,00) - funciona bem se bem instalado.. um pouco mais dificil de encaixar, mas é um bom produto.
3- Tampa do distribuidor: - Se quer conseguir chegar no desempenho prometido, melhor colocar uma tampa nova! Tampa Bosch (R$ 15-25,00) - melhor qualidade Tampa outras marcas (Vai achar por até R$5,00) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] DICA: Ao comprar a tampa deixe bem claro o ano e o modelo do seu fusca e compare a tampa atual com a que você comprou, se a diferença for muito grande desconfie, peça sempre a caixa do produto e consulte o modelo no site do fabricante.
4- Rotor: Rotor Bosch (R$ 12,00) Rotor outras marcas (R$ até 5,00)
5- Platinado: - Item indispensável para uma regulagem perfeita do seu motor e economia perfeita. Apesar de ser um item elétrico vai influenciar diretamente no carburador. É necessário regular o ponto após a troca, neste tópico ensinarei a fazer isso, então depois de compra-lo não troque-o, até la! Se nunca trocou com certeza já chegou a hora de trocar! Não recomendo platinado bosch pois não estão durando mais pelo preço... O platinado que esta durando mais (até mais que o bosch e é mais barato) é o ICESA (R$ 7,00) Se quiser pode optar por ignição eletrônica, uma ótima, barata e fácil de instalar em casa é a ignição eletrônica tonella. (R$ 60,00)
6- Condensador: - O platinado não funcionará corretamente e vai queimar se não tiver um ótimo e novo condensador! Utilize somente a marca BOSCH (R$ 7,00) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
7- Aterramentos: - Alem do estado aterramento da bateria(que é barato e não custa nada trocar), verifique o estado do aterramento do cambio, entrando embaixo do carro, dele depende o bom funcionamento da bobina e também a durabilidade de todo o sistema de ignição, que pode sobreaquecer durando menos sem isto. Por via das dúvidas pode adicionar um aterramento extra em outro parafuso do assoalho para o chassi, basta comprar uma malha de aterramento de cambio, o preço gira em torno de R$ 3,00 ou 5,00, com uma chave L 17 (Encontrada em vários hiper-mercados), você vai conseguir fazer o processo, basta soltar outro parafuso do cambio e deixar o aterramento original no lugar (não recomendo que mecha nele, apenas que adicione um extra, pois é muito simples e seguro!)
8- Velas - Se NGK(melhor marca), devem ter no máximo 5 anos para uma perfeita regulagem Vela infelizmente no fusca só pode ser NGK outras não conseguem funcionar corretamente. Se tiver dificuldade para tirar a vela atual use spray WD40 com o motor frio! O jogo de velas custa (R$20,00 NGK) e a chave de vela para fusca (teste na vela antes de comprar, R$2,00)
9- Regulador de voltagem: Use o seguinte vídeo para saber se precisa trocar o seu: (muito provavelmente não):
10- Fiação Verifique o estado da fiação, com o motor frio, balance o chicote elétrico e veja se o motor falha (este chicote pode ser encontrado abaixo do carpet ou do carrapatinho geralmente do lado esquerdo do banco do passageiro ou em outra posição sempre embaixo de algum dos carpetes, que pode ser colado novamente com qualquer tipo de cola...)
11- Contatos de bateria, contatos da caixa de fusivel Com uma lixa de água(R$ 2,00), e um limpa contato (R$7,00) borrife os contatos e lixee BEMMM suavemente para não gasta-los, aperte com alicate os terminais suavemente (va tirando um de cada vez para não se perder), de forma que eles entrem bem apertados e consigam um contato perfeito!
Regulagem do sistema de ignição e regulagem de ponto (estático e dinâmico): =============================================================== Antes de tocar no carburador é melhor fazer uma boa regulagem do ponto e troca do platinado.
(Usar a chave 10 do tipo L)
Para regular o ponto e trocar o platinado pode usar estes vídeos(do grande Marcelo Tonella): :
Alternativamente, se não possuir a lâmina, pode usar uma lâmina de gilete que vai ficar bom!
Ajuste do ponto: Use este rápido tutorial ou o vídeo que o segue(o vídeo esta um pouco mais complicado, mas pode te ajudar a entender o que vai ter de soltar e etc) Coloque o volante do motor com a marca da polia (MAIOR) voltada para cima (há uma marquinha na polia) (gire a polia com cuidado segurando na correia, e por favor tranque o carro e guarde a chave no bolso para evitar que alguem lhe de a partida!). Olhando de cima, a marcação da polia (pequeno corte em "V" ou três marquinhas conforme o ano), deve ficar alinhada com a emenda das carcaças do bloco do motor. Com o distribuidor ainda sem a tampa, afrouxe um pouco a porca do parafuso que prende a base do distribuidor, apenas o necessário para que você consiga gira-lo um pouco. Retire o cabo que entra na bobina. LIGUE a chave de ignição SÓ PARA ACENDER o painel, certo? Agora D-E-V-A-G-A-R gire o rotor no sentido HORÁRIO até que o platinado fique completamente fechado. Quando ele ficar todo fechado, novamente D-E-V-A-G-A-R gire no sentido ANTI-HORÁRIO até sair uma pequena centelha entre os contatos do platinado que irá fazer um barulho de click (realmente da pra ouvir). Se você passar dessa posição volte o distribuidor um pouco e faça o movimento de novo D-E-V-A-G-A-R. Quando saltar a centelha PRONTO, está no ponto estático. Aperte a porca com o cuidado de não tirar do ponto.
Este é o ponto estático que já faz seu carro funcionar, mas para ele ter performance, depois de assistir os vídeos acima ou ler os tutoriais, será praticamente obrigatório fazer a regulagem do ponto dinâmico para obter a máxima performance e economia de combustivel.
Para ajustar o PONTO DINÂMICO é necessário montar tudo, tampa cabos, etc. para colocar motor para funcionar. Com tudo montado, afrouxe novamente a porca de fixação do distribuidor, só o necessário para girar o distribuidor e ligue o motor. CUIDADO: Agora, com o MOTOR FUNCIONANDO gire D-E-V-A-G-A-R o distribuidor (segura pela base e CUIDADO com a CORREIA) no sentido HORÁRIO até que a rotação DIMINUA um pouco (quanto mais girar neste sentido mais diminuiu a rotação até começar a chocalhar). A partir deste ponto, gire no sentido ANTI-HORÁRIO até que a rotação volte a subir e atinja uma rotação máxima onde, se continuar a girar neste sentido, vai começar a "bater pino". O ponto dinâmico é o ponto em que se obtém o limite rotação sem o início da batida de pino. Se você achar que este é ponto, DESLIGUE o motor e aperte a porca do distribuidor. Para COMPROVAR se este ponto está certo, existe 3 meios: 1o. Ligue novamente o motor. Ele deve pegar "no estalo" (só não pega no "estalo"se o carburador estiver com problemas e fora da regulagem da mistura e da marcha lenta). NÃO pode girar pesado. Se girar pesado, é porque o ponto está muito adiantado. Afrouxe a porca e dê um toque no giro para o sentido horário. Ligue novamente. Tem que ligar no "estalo". 2o. Ligue o carro, puxe o freio de mão e tente sair de 3a. soltando a embreagem D-E-V-A-G-A-R até a rotação começar a diminuir quase perto do motor "morrer". NÃO pode ser ouvido nenhum barulho de "batida de pino". Se ouviu, é porque o ponto ainda está um pouco adiantado. Afrouxe a porca e novamente atrase um pouco o ponto.
Se ouvir barulho de metal batendo significa apenas que o ponto esta muito adiantado e isso apenas vai atrapalhar a performance do carro (mas não vai estragar a curto prazo), verifique quando o carro faz força numa subida por exemplo! Se fizer volte bem pouquinho o ponto até achar a posição ideal.
Tendo feito isso verifique todos os apertos de todos os cabos de vela, devem estar bem apertados(pode fazer bastante força), se necessário lixe suavemente os contatos de velas. O contato mais problemático é o que vai na bobina, se necessário puxe a borracha de proteção e conecte diretamente no fundo da bobina fazendo força e depois empurre o isolamentopara proteção!)
O carburador é capaz de adiantar suavemente o ponto, abra o distribuidor e verifique se ele é capaz de adiantar o ponto chupando pelo caninho preto que vai do distribuidor ao carburador(desconecte-o com força do carburador e chupe), se não estiver funcionando não tem problema, pois não é um item assim tão importante, mas conecte-o onde estava. Se estiver funcionando e você fez o ajuste dinâmico mas escuta um barulho de metal batendo quando o carro faz força pode ter que atrasar um pouquinho o ponto!
Isto é o que você precisa para o sistema elétrico! Funcionar, sim é só isso!
Regulagem e limpeza do carburador: ================================================== CUIDADO: ESTAS REGULAGENS VÃO APENAS ATRAPALHAR CASO O SISTEMA ELÉTRICO NÃO TENHA SIDO REVISADO E REGULADO CONFORME ACIMA, MAS DO CONTRARIO SEU CARRO VAI TER UM DESEMPENHO EXCELENTE! Para regulagem do carburador use os seguintes vídeos (Marcelo Tonella):
E agora? Depois das regulagens acima vou dar algumas dicas:
1-Se não vai trocar todas as peças do carburdor, troque ao menos a agulha, a bóia e as juntas do carburador (preço total: R$ 25,00) 2-Caso o carburador não esteja vedando, e mesmo trocando a bóia e a agulha ele vaza, use uma borracha de vedação (um anel oring de injeção eletrônica, leve a agulha para encontrar um anel adequado, você vai entender o que é agulha depois de assistir os vídeos acima!)
Teste seu carro e se fez todo o processo corretamente, prepare-se para ficar arrepiado! Você vai perceber que o carro vai ficar muito veloz, pegar no estalo sem necessidade de acelerar e ainda não vai cheirar gasolina. Se cheira gasolina, troque todo o sistema de respiro! Troque o óleo por 20W50 novinho e peça para trocar também a peneirinha do óleo para ficar tudo novinho, saia na estrada e começe andando devagar a 80, depois de morno, reduza até parar num lugar seguro, arranque fundo... mas não estique demais a primeira e a segunda, Mas estique sua terceira marcha, até mais ou menos 75 ou se seu motor estiver novo 80km/h, coloque a quarta marcha e curta, alguns momentos, faça isso numa via em que a velocidade permitida seja 100km/h, e procure ficar próximo do acostamento em caso de necessidade de parada! USe uma pista de uma mão só que não tenha caminhões, se necessário use um horário em que a pista esta vazia como 6 horas da manhã!
Resultado final dos ajustes:
Curta seu motor BOXER agora à toda, tenho um fusca: depois das regulagens acima (um 1300L), tem chego a 140 em linha reta perfeita, e até canta pneu na hora de arrancar, acredito que todos vão conseguir resultados semelhantes! Claro, muito muito cuidado pivos novos , embuchamento novo, suspensão nova, tudo novo na hora de passar de 100, alem disso, cuidado MUITO CUIDADO com multas e acidentes, quero dormir tranquilo estas regulagens são para seu fusca responder e te salvar nas horas q vc precisar, mas não são para você correr demais ok?
Se o carro não melhorou: Verifique tudo novamente, mas um item importante, o cabo do acelerador deve ser novo e ter certa "tensão" no carburador, isto é ele deve estar bem conectado e atravessando pelo menos a largura de um palito o "quebra-galho" (peça que conecta o cabo do acelerador no carburador.)
Outro motivo de não ter melhorado pode ser problema com a bomba de gasolina R$30,00 a original brosol, entre outros, poste suas dúvidas!
Poste seu resultado!
TAGs de pesquisa: Fusca não passa de 110km/h, Fusca não passa de 120km/h, 1300 não passa de 110km/h, 1300 não passa de 110, regulagem do ponto dinâmico.
paulo 1994 BUGUEIRO
Mensagens : 1 Data de inscrição : 29/10/2013 Idade : 28 Localização : sao paulo
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 30 Out 2013, 00:52
é verdade que um fusca 1300 nao pode passar de 4000 rpm ou 120 km/h
waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 30 Out 2013, 00:57
muito bom,
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 30 Out 2013, 15:10
paulo 1994 escreveu:
é verdade que um fusca 1300 nao pode passar de 4000 rpm ou 120 km/h
Os motores 1300 e 1500 sofrem uma restrição natural de giros por conta dos cabeçotes de uma entrada apenas, chegando até uns 4200 rpm, o que acaba por proteger esses motores, porém, a utilização de uma dupla carburação e um escapamento 4x1 tipo Puma bem feito, pode fazer essa faixa de giros ir um pouco mais além. Já a velocidade de 120 Km/h pode ser limitação para um motor original, se der uma melhorada em alimentação (carburação e dutos de admissão), escape e taxa, você consegue levar o velocímetro até o VDO.
lethal BUGUEIRO
Mensagens : 1 Data de inscrição : 02/12/2013 Idade : 31 Localização : Aparecida do Taboado - MS
Assunto: Nao sei oq Ta aconteçendo como o meu Fusca 1300L Seg 02 Dez 2013, 03:30
Kara muito bom isso!! Adorei.. vo tentar faser no meu.. pois o meu platinado queima toda hora! Toda hora mesmo.. se eu andar no maximo 5 minutos ele queima tudo e o platinado e novinho (BOSCH).. eu amo d mais o meu fusquinha.. vou ver se dou uma geral nele assim como esta acima!! Obrigado! e Parabêns!!!
Mario Sergio MODERADOR
Mensagens : 964 Data de inscrição : 04/10/2013 Idade : 69 Localização : Santa Maria/RS
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Seg 02 Dez 2013, 08:33
Não tinha visto esta matéria ainda.... excelente.........
Seja bem vindo Lethal............
Soriano BUGUEIRO
Mensagens : 1 Data de inscrição : 23/12/2013 Idade : 65 Localização : Santa Maria/RS
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Seg 23 Dez 2013, 19:04
E aí pessoal?!!! Especial todas as informações, e afirmo que estou verificando item por item os fatores que melhoram o desempenho do meu 1300L/77, que em breve espero postar algumas fotos dos trabalhos realizados. Gostei do Forum. Saudações a todos seguinte em frente.
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Seg 23 Dez 2013, 19:34
Seja bem vindo amigo, se desejar, depois procure o tópico de apresentação e conte um pouco da sua história com seu possante. Grande abraço!!
NUNES SÓ BEBUM
Mensagens : 321 Data de inscrição : 03/01/2013 Idade : 65 Localização : VITÓRIA-ES/BRASIL
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Ter 24 Dez 2013, 18:30
Marcio ® escreveu:
paulo 1994 escreveu:
é verdade que um fusca 1300 nao pode passar de 4000 rpm ou 120 km/h
Os motores 1300 e 1500 sofrem uma restrição natural de giros por conta dos cabeçotes de uma entrada apenas, chegando até uns 4200 rpm, o que acaba por proteger esses motores, porém, a utilização de uma dupla carburação e um escapamento 4x1 tipo Puma bem feito, pode fazer essa faixa de giros ir um pouco mais além. Já a velocidade de 120 Km/h pode ser limitação para um motor original, se der uma melhorada em alimentação (carburação e dutos de admissão), escape e taxa, você consegue levar o velocímetro até o VDO.
Em se tratando da dupla carburação o problema crônico é a regulagem, que deve ser perfeita na mistura ar combustível, para que os cilindros trabalhem em perfeita sincronia, demonstrando toda a eficiência e vantagem de sistema.
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Ter 24 Dez 2013, 19:03
Verdade, a regulagem de uma dupla carburação é coisa chata de fazer...... mas há coisa pior.... manter esse motor regulado!!
lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 25 Dez 2013, 12:51
O problema de carburação dupla normalmente são carburadores velhos e muito fuçados, fora isto não vejo problema algum temos sim muita historinhas de mexanicos que não gostam de mexer e as vezes nem sabem regular uma dupla carburação mal comparando eu lembro que quando a fiat entro no nosso mercado com as fiats 147 elas eram o terror dos mecanicos e muitos inclusive recomendavam aos clientes que era para não comprartem aquela porcaria ....o caso da dupla pra mim é bem similar e haja vista a quantidade e por quantos anos a vw-brasil usou dupla carburação nos seus produtos..bem esta é a minha opnião pois eu em particular sempre fui um usuario de dupla carburação ..
NUNES SÓ BEBUM
Mensagens : 321 Data de inscrição : 03/01/2013 Idade : 65 Localização : VITÓRIA-ES/BRASIL
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 25 Dez 2013, 13:21
lubisomem01 escreveu:
O problema de carburação dupla normalmente são carburadores velhos e muito fuçados, fora isto não vejo problema algum temos sim muita historinhas de mexanicos que não gostam de mexer e as vezes nem sabem regular uma dupla carburação mal comparando eu lembro que quando a fiat entro no nosso mercado com as fiats 147 elas eram o terror dos mecanicos e muitos inclusive recomendavam aos clientes que era para não comprartem aquela porcaria ....o caso da dupla pra mim é bem similar e haja vista a quantidade e por quantos anos a vw-brasil usou dupla carburação nos seus produtos..bem esta é a minha opnião pois eu em particular sempre fui um usuario de dupla carburação ..
Olá Lubi, a regulagem desses carburadores exigem ferramentas específicas para equalizar a dupla carburação?
lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 25 Dez 2013, 13:32
normalmente para uma regulagem 1/2 boca não precisa, eu nunca usei não mas pode-se usar um equalizador caseiro ou um comprado em lojas para fazer uma regulagem mais precisa, inclusive no meu blog tem um post por lá de como fazer um equalizador caseiro.
NUNES SÓ BEBUM
Mensagens : 321 Data de inscrição : 03/01/2013 Idade : 65 Localização : VITÓRIA-ES/BRASIL
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 25 Dez 2013, 13:44
lubisomem01 escreveu:
normalmente para uma regulagem 1/2 boca não precisa, eu nunca usei não mas pode-se usar um equalizador caseiro ou um comprado em lojas para fazer uma regulagem mais precisa, inclusive no meu blog tem um post por lá de como fazer um equalizador caseiro.
Valeu Lubi.
lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 25 Dez 2013, 13:55
Mas um detalhe muito importante nunes para não ter problemas com dupla carburação temos que usar carburadores em bom/otimo estado caso contrario é dor de cabeça na certa, hoje em dia esta ate facil de encontrar bons carb. recondicionados no mercado livre já comprei alguns por lá e não tive problema.
NUNES SÓ BEBUM
Mensagens : 321 Data de inscrição : 03/01/2013 Idade : 65 Localização : VITÓRIA-ES/BRASIL
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 25 Dez 2013, 14:19
lubisomem01 escreveu:
Mas um detalhe muito importante nunes para não ter problemas com dupla carburação temos que usar carburadores em bom/otimo estado caso contrario é dor de cabeça na certa, hoje em dia esta ate facil de encontrar bons carb. recondicionados no mercado livre já comprei alguns por lá e não tive problema.
Tem como vc recomendar algum revendedor do ML ????
lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 25 Dez 2013, 14:48
comprei alguns com este [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 25 Dez 2013, 15:53
lubisomem01 escreveu:
O problema de carburação dupla normalmente são carburadores velhos e muito fuçados, fora isto não vejo problema algum temos sim muita historinhas de mexanicos que não gostam de mexer e as vezes nem sabem regular uma dupla carburação mal comparando eu lembro que quando a fiat entro no nosso mercado com as fiats 147 elas eram o terror dos mecanicos e muitos inclusive recomendavam aos clientes que era para não comprartem aquela porcaria ....o caso da dupla pra mim é bem similar e haja vista a quantidade e por quantos anos a vw-brasil usou dupla carburação nos seus produtos..bem esta é a minha opnião pois eu em particular sempre fui um usuario de dupla carburação ..
Estou com vc! Pois ainda chega carro para fazer transformação com dupla e funcionando bem! Quando se fala em carburador,principalmente no que se diz respeito a regulagem,a esmagadora maioria dos "mechanicos" não sabem bulufas do que estão fazendo em um carburador simples e muito pior do que estão fazendo em uma dupla!Se vc perguntar para um desses o que é um Venturi ou um Corretor de ar...sabe nem onde fica e o principal,como funciona! E com o agravante da carburação geralmente esta velha e principalmente mal mechida! O que chega de carburador simples por exemplo lá na fabrica com aparencia de novos(com selo ainda) e com os parafusos espanados...resultado de mal manipulação! Uma outra coisa de que se deve prestar a atenção é:a maioria dos carburadores zeros geralmente estão vindo com a mistura pobre,principalmente nos dos 1600!O que pode gerar danos sérios aos cabeçotes do boxer!
lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 25 Dez 2013, 20:06
´e isto ai mesmo Figueiredo o certo seria atualiza a giglagem pois ela foi calibrada para gasolina e não para essa mistura com alcool que usamos hoje em dia creio que o certo é aumentar um pouco a giglagem para compensar o uso do alcool;;
Genilson Carlos BUGUEIRO
Mensagens : 1 Data de inscrição : 06/08/2014 Idade : 37 Localização : Ipaba MG
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 06 Ago 2014, 19:41
Tenho um Fusca 1979 e tem aproximadamente 7 á 8 meses que estou com ele,não tenho nada a reclamar,quando comprei fiz uns reparos e durante todo esse tempo,fiz viagens num raio de 100 e 150 kms sem parar e foi e voltou sem esquentar bobina sem nada,ele pe 1300,o Fusquinha jeitado,sem falar que eu tô procurando aprender,pois é importante a gente entender um pouco,assumo tô apaixonado pelo meu fusquinha,tem me levado onde eu quero,Deus abençõe que continue assim,Parabéns a essa pagina e felicidades aos verdadeiros amantes de fusca!!!att Genilson Carlos
Mario Sergio MODERADOR
Mensagens : 964 Data de inscrição : 04/10/2013 Idade : 69 Localização : Santa Maria/RS
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 06 Ago 2014, 19:43
Seja bem vindo Genilson
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qui 07 Ago 2014, 18:48
Genilson Carlos escreveu:
Tenho um Fusca 1979 e tem aproximadamente 7 á 8 meses que estou com ele,não tenho nada a reclamar,quando comprei fiz uns reparos e durante todo esse tempo,fiz viagens num raio de 100 e 150 kms sem parar e foi e voltou sem esquentar bobina sem nada,ele pe 1300,o Fusquinha jeitado,sem falar que eu tô procurando aprender,pois é importante a gente entender um pouco,assumo tô apaixonado pelo meu fusquinha,tem me levado onde eu quero,Deus abençõe que continue assim,Parabéns a essa pagina e felicidades aos verdadeiros amantes de fusca!!!att Genilson Carlos
Seja muito bem vindo Genilson!! De uma forma ou de outra, somos todos amantes dos Besouros, afinal, a mecânica VW continua equipando nossos brinquedos mesmo com uma carroceria diferente! Grande abraço!
jorgebeckerjr BUGUEIRO
Mensagens : 8 Data de inscrição : 22/09/2015 Idade : 34 Localização : Santa Catarina
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Dom 11 Out 2015, 12:17
Estou seguindo os passos do tutorial gostaria só de tirar uma dúvida, meu é 1300 gasolina 1970 com platinado, posso por a bobina azul da bosch sem problemas?
Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Seg 12 Out 2015, 16:54
Pode! O modelo,se for Bosh,se trata do K12 e por regra,seria o máximo que se pode usar em um sistema de platinado,apos existe a KW12 que é a vermelha,mas tem que se usar com pré resistor,pois o primário dela funciona com 9V. A prata é a E12,é mais fraca,mas se instalada em um sistema em perfeitas condições,dá conta tranquilo de um motor original...Mas a K12,realmente tem um rendimento bem melhor. Abração
jorgebeckerjr BUGUEIRO
Mensagens : 8 Data de inscrição : 22/09/2015 Idade : 34 Localização : Santa Catarina
Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Seg 12 Out 2015, 23:58
Figueiredo escreveu:
Pode! O modelo,se for Bosh,se trata do K12 e por regra,seria o máximo que se pode usar em um sistema de platinado,apos existe a KW12 que é a vermelha,mas tem que se usar com pré resistor,pois o primário dela funciona com 9V. A prata é a E12,é mais fraca,mas se instalada em um sistema em perfeitas condições,dá conta tranquilo de um motor original...Mas a K12,realmente tem um rendimento bem melhor. Abração
Boa noite amigo, muito obrigado pela excelente explicação, vou efetuar o pedido da bobina azul K12V.
Abraços Jorge.
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Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem!
Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem!