| Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! | |
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+9lubisomem01 NUNES Soriano Mario Sergio lethal Marcio ® waybecker paulo 1994 lmartini 13 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Ter 13 Out 2015, 02:31 | |
| Qualquer dúvida é só falar! Existem vários tópicos de ajuda,mas não sanando a mesma,até pelo motivo de algumas fotos terem sumido,pode fazer e refazer perguntas a vontade e com o tempo vc pega o jeito de mexer no possante,até porque,na maioria das vezes,os buggys se comportam diferentes uns dos outros,rsrsrs. Abração e divirta se mexendo e principalmente,andando com o carro! | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| | | | jorgebeckerjr BUGUEIRO
Mensagens : 8 Data de inscrição : 22/09/2015 Idade : 34 Localização : Santa Catarina
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Ter 13 Out 2015, 11:22 | |
| Show, obrigado mais uma vez | |
| | | NUNES SÓ BEBUM
Mensagens : 321 Data de inscrição : 03/01/2013 Idade : 65 Localização : VITÓRIA-ES/BRASIL
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Seg 14 Dez 2015, 14:16 | |
| Figueiredo, tenho um motor vw ar 1600 torx (novo) e estou usando uma carburação simples (nova OKm) do tipo Solex/Brosol H30 PIC - codigo Brosol 112.092 e original 040.129.027.4 Qual a giglagem que vc recomendaria??? Obs.:Futuramente penso em colocar uma injeção eletrônica... Desde já agradeço a sua atenção. | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Ter 15 Dez 2015, 01:45 | |
| - NUNES escreveu:
- Figueiredo, tenho um motor vw ar 1600 torx (novo) e estou usando uma carburação simples (nova OKm) do tipo Solex/Brosol H30 PIC - codigo Brosol 112.092 e original 040.129.027.4
Qual a giglagem que vc recomendaria??? Obs.:Futuramente penso em colocar uma injeção eletrônica... Desde já agradeço a sua atenção. Fala ai Nunes,tudo legal!!?? Se vc comprou um PIC 30 original,a priore,ele veio com o principal 120,corretor 135Z,lenta 70 e tubo injetor 60,essa configuração gera uma mistura estequiométrica pobre,que além de perda de potência/rendimento gera sérios danos aos cabeçotes,isso acontece por causa do elevado e danoso batismo da gasolina nacional.(O correto,para desempenho,seria no máximo algo entre 18% à 20% de alcool , isso levando em conta que não adulterem o combustível com mais alguma coisa e a taxa de compressão dos motores mais antigos...) Com um filtro de ar pouco obstrutivo(por ex:um grande do VW simples original,ou um de Kombi,etc),o interessante é usar o principal 130 para um modo um pouco mais econômico ou um 135 para um motor andando um pouco mais e ainda não consumindo tanto assim... Não aconselho utilizar por exemplo,um 132,5 (e outras medidas "quebradas") ,pois essa medida para esse componente hoje,não é confiável.Ou seja,no final das contas: 130 ou 135 de principal,135Z de corretor,70 de lenta e 60 de injetor. Sobre a injeção,não sei se colocaria;se a opção for a utilização do modelo do VW Kombi,é uma injeção que tende a dar problemas,as peças são caras e a adaptação apesar de ser muito simples,as vezes também gera algumas dores de cabeça.Isso sem contar a falta de abastecimento de peças em um futuro bem próximo,fato que já tenho reparado em peças que a VW ainda teria que estar fabricando e simplesmente,não a faz... Mas ai é contigo.Não estou dizendo que o sistema citado seja ruim,alias não é,mas os problemas são muito mais complicados e mais difíceis de serem corrigidos se comparado a um simples PIC 30 entupido,coisa que também não acontece se manter o tanque limpo,utilizar gasolina de procedência e filtro de combustível de qualidade sempre trocado. É a história do:o segredo da perfeição é simplicidade... Mas de resto é só fazer a alteração do principal para 130 ou um 135,pessoalmente,prefiro ele mais esperto... vou logo no 135 para cima,mas acima de 150 de principal consumo já é bem acentuado para "pouco" rendimento. Abração,pode perguntar a vontade e posta o resultado!! | |
| | | NUNES SÓ BEBUM
Mensagens : 321 Data de inscrição : 03/01/2013 Idade : 65 Localização : VITÓRIA-ES/BRASIL
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 16 Dez 2015, 09:17 | |
| Bom dia, Figueiredo!
Valeu pela dica, muito boa. Vou trocar a giglagem e depois te retorno como ficou.
Muito obrigado por sua atenção.
Um abraço,
Nunes
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| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qua 16 Dez 2015, 11:14 | |
| - Figueiredo escreveu:
- Fala ai Nunes,tudo legal!!??
Se vc comprou um PIC 30 original,a priore,ele veio com o principal 120,corretor 135Z,lenta 70 e tubo injetor 60,essa configuração gera uma mistura estequiométrica pobre,que além de perda de potência/rendimento gera sérios danos aos cabeçotes,isso acontece por causa do elevado e danoso batismo da gasolina nacional.(O correto,para desempenho,seria no máximo algo entre 18% à 20% de alcool , isso levando em conta que não adulterem o combustível com mais alguma coisa e a taxa de compressão dos motores mais antigos...) Com um filtro de ar pouco obstrutivo(por ex:um grande do VW simples original,ou um de Kombi,etc),o interessante é usar o principal 130 para um modo um pouco mais econômico ou um 135 para um motor andando um pouco mais e ainda não consumindo tanto assim... Não aconselho utilizar por exemplo,um 132,5 (e outras medidas "quebradas") ,pois essa medida para esse componente hoje,não é confiável.Ou seja,no final das contas: 130 ou 135 de principal,135Z de corretor,70 de lenta e 60 de injetor.
Sobre a injeção,não sei se colocaria;se a opção for a utilização do modelo do VW Kombi,é uma injeção que tende a dar problemas,as peças são caras e a adaptação apesar de ser muito simples,as vezes também gera algumas dores de cabeça.Isso sem contar a falta de abastecimento de peças em um futuro bem próximo,fato que já tenho reparado em peças que a VW ainda teria que estar fabricando e simplesmente,não a faz... Mas ai é contigo.Não estou dizendo que o sistema citado seja ruim,alias não é,mas os problemas são muito mais complicados e mais difíceis de serem corrigidos se comparado a um simples PIC 30 entupido,coisa que também não acontece se manter o tanque limpo,utilizar gasolina de procedência e filtro de combustível de qualidade sempre trocado. É a história do:o segredo da perfeição é simplicidade... Mas de resto é só fazer a alteração do principal para 130 ou um 135,pessoalmente,prefiro ele mais esperto... vou logo no 135 para cima,mas acima de 150 de principal consumo já é bem acentuado para "pouco" rendimento.
Abração,pode perguntar a vontade e posta o resultado!! Esse rapaz está aprendendo rápido, tem futuro ! | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qui 17 Dez 2015, 02:27 | |
| - Marcio ® escreveu:
- Figueiredo escreveu:
- Fala ai Nunes,tudo legal!!??
Se vc comprou um PIC 30 original,a priore,ele veio com o principal 120,corretor 135Z,lenta 70 e tubo injetor 60,essa configuração gera uma mistura estequiométrica pobre,que além de perda de potência/rendimento gera sérios danos aos cabeçotes,isso acontece por causa do elevado e danoso batismo da gasolina nacional.(O correto,para desempenho,seria no máximo algo entre 18% à 20% de alcool , isso levando em conta que não adulterem o combustível com mais alguma coisa e a taxa de compressão dos motores mais antigos...) Com um filtro de ar pouco obstrutivo(por ex:um grande do VW simples original,ou um de Kombi,etc),o interessante é usar o principal 130 para um modo um pouco mais econômico ou um 135 para um motor andando um pouco mais e ainda não consumindo tanto assim... Não aconselho utilizar por exemplo,um 132,5 (e outras medidas "quebradas") ,pois essa medida para esse componente hoje,não é confiável.Ou seja,no final das contas: 130 ou 135 de principal,135Z de corretor,70 de lenta e 60 de injetor.
Sobre a injeção,não sei se colocaria;se a opção for a utilização do modelo do VW Kombi,é uma injeção que tende a dar problemas,as peças são caras e a adaptação apesar de ser muito simples,as vezes também gera algumas dores de cabeça.Isso sem contar a falta de abastecimento de peças em um futuro bem próximo,fato que já tenho reparado em peças que a VW ainda teria que estar fabricando e simplesmente,não a faz... Mas ai é contigo.Não estou dizendo que o sistema citado seja ruim,alias não é,mas os problemas são muito mais complicados e mais difíceis de serem corrigidos se comparado a um simples PIC 30 entupido,coisa que também não acontece se manter o tanque limpo,utilizar gasolina de procedência e filtro de combustível de qualidade sempre trocado. É a história do:o segredo da perfeição é simplicidade... Mas de resto é só fazer a alteração do principal para 130 ou um 135,pessoalmente,prefiro ele mais esperto... vou logo no 135 para cima,mas acima de 150 de principal consumo já é bem acentuado para "pouco" rendimento.
Abração,pode perguntar a vontade e posta o resultado!! Esse rapaz está aprendendo rápido, tem futuro ! Biba malvada!!Vingativa!!! Já ia me esquecendo: | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Qui 17 Dez 2015, 02:29 | |
| - NUNES escreveu:
- Bom dia, Figueiredo!
Valeu pela dica, muito boa. Vou trocar a giglagem e depois te retorno como ficou.
Muito obrigado por sua atenção.
Um abraço,
Nunes
Nunes, Uma coisa que esqueci de te dizer é que,como o seu carburador é zero,não troque de forma alguma o kit do carburador,só troque as peças,no caso o principal,pois as peças originais Brosol são infinitamente melhores que as peças encontradas no mercado paralelo... A qualidade é tão superior,que mesmo com algum bom tempo de uso,não vale apena trocar,é só limpar e montar de novo,inclusive a junta!!! Abração. | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Sex 18 Dez 2015, 11:42 | |
| Verdade Fifi, as peças de reposição atuais estão muito próximas de ser um lixo, inutilizáveis... | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Sáb 19 Dez 2015, 00:45 | |
| - Marcio ® escreveu:
- Verdade Fifi, as peças de reposição atuais estão muito próximas de ser um lixo, inutilizáveis...
TODAS estão fora de medidas padrão!! E isso não é "privilégio" só de Boxer VW não... basta ser carburado( e alguns injetados) para a historinha virar filme de terror! No caso,se tenta consertar um defeito,não se consegue e ainda se cria outro... depois a culpa é da mecânica ultrapassada.... KKKKKK Nunca na história,um mecânico realmente profissional teve que saber e trabalhar tanto nesses motores... E a internet,por incrível que pareça,não está ajudando!! Alias,está criando toda uma "legião do mal" de especialistas mecânicos de teclado que só pioram a situação dos veículos e espalham lendas absurdas sem nem um fundamento técnico,só pelo motivo de acharem que possuem ferramentas,mexerem em suas garagens no final de semana achando que moveram uma montanha,técnica apurada e principalmente,estarem bem orientados... Só atrapalha quem realmente vive disso,que estudou muito e se preparou,ao ponto de diminuir sim a atuação dos melhores ária... Vai tentar explicar né!!??Já vimos isso por aqui... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Salientando que é ÓTIMO o sujeito ter um carro e saber fazer a manutenção ou trabalhos mais complicados por conta própria e tem que ser assim mesmo!! O que não pode é o sujeito achar que é o inventor da roda,cheio de convenções,técnicas furadas e realmente tentar empurrar isso pela goela de outro,ou seja,é um ciclo infinito que só quem perde é o carro e o dono... KKKKKKKKK | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Seg 21 Dez 2015, 11:37 | |
| Tem muita gente boa dando esclarecimentos isentos e honestos na Net, mas tem cada assombração com ar de doutor que PQP... o problema é que os desavisados acabam caindo e quando se dão conta já é tarde!! | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Ter 22 Dez 2015, 00:20 | |
| Voltando ao assunto...rsrsrsrsrs (tenho que parar de postar de cara cheia... KKKKK) E ai Nunes??!! Como estão as coisas??Chegou a fazer as modificações?? Estou curioso!! Abração!! | |
| | | Furlanetto BUGUEIRO
Mensagens : 28 Data de inscrição : 02/03/2013 Idade : 43 Localização : Floripa
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Ter 22 Dez 2015, 16:56 | |
| legal Figueiredo, Um principal de 130 ficaria bom num 1500? | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Ter 22 Dez 2015, 17:04 | |
| - Furlanetto escreveu:
- legal Figueiredo,
Um principal de 130 ficaria bom num 1500? Olha, Para um 1500,de repente testaria o principal 135 e corretor 135Z;anda mais ou menos meio tanque de gasolina e tira uma vela,de preferência,a do 4 ou do 3, e dá uma olhada na cor,se estiver marrom claro para até escuro está legal,se tiver preta está muito rico(se o motor não estiver queimando óleo é claro) e se estiver champanhe para mais claro está pobre. Essa informações estão escritas no interior da caixa de velas NGK. Mas acredito que no seu motor fique marrom escuro. Testa e posta o resultado ai,pois existe outras opções envolvendo o corretor de ar,mas influencia alguns fatores no motor que só depois do primeiro teste que dá para alterar! Abração!! | |
| | | NUNES SÓ BEBUM
Mensagens : 321 Data de inscrição : 03/01/2013 Idade : 65 Localização : VITÓRIA-ES/BRASIL
| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! Ter 22 Dez 2015, 23:08 | |
| - Figueiredo escreveu:
- Voltando ao assunto...rsrsrsrsrs (tenho que parar de postar de cara cheia... KKKKK)
E ai Nunes??!! Como estão as coisas??Chegou a fazer as modificações?? Estou curioso!! Abração!! Olá Figueiredo! Ainda não...estou meio sem tempo, mais estou me programando para mexer nestes feriados de Natal e Ano Novo. | |
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| Assunto: Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem! | |
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