A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 80,000Km
Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.
Se possível, um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.
Precauções;
- Desconecte o cabo terra da Bateria
- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.
- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.
- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.
- Observe todos torques.
Diagrama
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Remoção
1-Remova.
a) - Correia de acessórios
b) - Polia da Bomba de Água.
c) - Parafusos da Polia da árvore de Manivelas.
d) - Polia da árvore de Manivelas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]c) - Protetores da Correia.
2-Instale provisóriamente a polia da árvore de manivelas.
3-Girar a árvore de manivelas remova a tampa do destribuidor verefique o rotor, este aponta para a marca do cilindro 1 na sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor até obter o alinhamento correto reinstalar a tampa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]4-Utilizando um alicate de bico curvo, girar o eixo exêntrico da polia tensora tensionando no sentido horário ou afrouxando no sentido anti-horário a correia dentada.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]5-Apertar o parafuso de fixação do eixo excêntrico da roda tensora, ao torque de 45 Nm.
OBS; É indespensavel que o ajuste seja feito girando-se a roda tensora no sentido horário, a fim de que a roda seja posicionada de maneira a não interferir com a tampa da correia.
Instalação
1-Sempre que a correia dentada for removida a sua reinstalação deverá ser feita da seguinte maneira:
a-Alinhar a marca da engrenagem da árvore de comando com a tampa do cabeçote.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]b-Colocar a árvore de manivelas na posição correspondente ao ponto morto superio PMS do Cilindro 1.
c-Instalar a correia dentada e regular a tensão.
Nota:A tensão da correia dentada estará correta quando for possivel torcer o centro da mesma entre as engrenagens da árvore de comando e polia intermediária, em um ângulo de 90º.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]2- Remova a tampa do destribuidor verefique o rotor aponta a marca do cilindro 1 na sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor até obter o alinhamento correto reinstalar a tampa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Na caixa seca tem uma abertura onde temos que localizar também o ponto do volante motriz, este tem que ficar no OT conforme figura.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]3-Girar duas Voltas a árvore de Manivelas e comprovar se as marcações na árvore de comando de válvulas e arvore de manivelas coincidem com seus pontos de referência.
4-Verificar o Ponto de Ignição e ajustar com a lampada de ponto.
Se for o motor 1.6 com Injeção de 1 bico conhecida como EEC-IV (CFI) devemos usar o avanço de 9º graus.
Para ajustar o ponto de ignição dos veículos equipados com a CFI proceda da seguinte maneira:
-Dê partida no motor
-Folgue o distribuidor.
-Com o motor funcionando, retire o clip de regulagem do ponto de ignição
-Com o uso de uma lâmpada de ponto , verifique se o ponto de ignição está de acordo com a tabela do fabricante do veiculo - se não estiver, ajuste manualmente no distribuidor, mas recomendo sempre o uso da pistola.
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