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 Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0 com distribuidor

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Motor - Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0 com distribuidor Empty
MensagemAssunto: Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0 com distribuidor   Motor - Sincronismo do ponto da correia dentada do Motor VW AP 1.6/1.8/2.0 com distribuidor EmptySex 17 Ago 2012, 14:01

A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 80,000Km

Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.

Se possível, um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.

Precauções;

- Desconecte o cabo terra da Bateria

- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.

- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.

- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.

- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.

- Observe todos torques.

Diagrama

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Remoção
1-Remova.

a) - Correia de acessórios

b) - Polia da Bomba de Água.

c) - Parafusos da Polia da árvore de Manivelas.

d) - Polia da árvore de Manivelas.

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c) - Protetores da Correia.

2-Instale provisóriamente a polia da árvore de manivelas.

3-Girar a árvore de manivelas remova a tampa do destribuidor verefique o rotor, este aponta para a marca do cilindro 1 na sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor até obter o alinhamento correto reinstalar a tampa.
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4-Utilizando um alicate de bico curvo, girar o eixo exêntrico da polia tensora tensionando no sentido horário ou afrouxando no sentido anti-horário a correia dentada.
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5-Apertar o parafuso de fixação do eixo excêntrico da roda tensora, ao torque de 45 Nm.

OBS; É indespensavel que o ajuste seja feito girando-se a roda tensora no sentido horário, a fim de que a roda seja posicionada de maneira a não interferir com a tampa da correia.

Instalação
1-Sempre que a correia dentada for removida a sua reinstalação deverá ser feita da seguinte maneira:

a-Alinhar a marca da engrenagem da árvore de comando com a tampa do cabeçote.
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b-Colocar a árvore de manivelas na posição correspondente ao ponto morto superio PMS do Cilindro 1.

c-Instalar a correia dentada e regular a tensão.

Nota:A tensão da correia dentada estará correta quando for possivel torcer o centro da mesma entre as engrenagens da árvore de comando e polia intermediária, em um ângulo de 90º.
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2- Remova a tampa do destribuidor verefique o rotor aponta a marca do cilindro 1 na sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor até obter o alinhamento correto reinstalar a tampa.
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Na caixa seca tem uma abertura onde temos que localizar também o ponto do volante motriz, este tem que ficar no OT conforme figura.
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3-Girar duas Voltas a árvore de Manivelas e comprovar se as marcações na árvore de comando de válvulas e arvore de manivelas coincidem com seus pontos de referência.

4-Verificar o Ponto de Ignição e ajustar com a lampada de ponto.

Se for o motor 1.6 com Injeção de 1 bico conhecida como EEC-IV (CFI) devemos usar o avanço de 9º graus.

Para ajustar o ponto de ignição dos veículos equipados com a CFI proceda da seguinte maneira:

-Dê partida no motor

-Folgue o distribuidor.

-Com o motor funcionando, retire o clip de regulagem do ponto de ignição

-Com o uso de uma lâmpada de ponto , verifique se o ponto de ignição está de acordo com a tabela do fabricante do veiculo - se não estiver, ajuste manualmente no distribuidor, mas recomendo sempre o uso da pistola.


OBS. Para uma melhor organização das informações, se achar necessário comentar ou tirar alguma duvidas sobre este tópico, abra um novo tópico mencionando o nome deste, para que possamos ajudá-lo.
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