BUGGY & BAR

LUGAR DE DIVERSÃO E DESCONTRAÇÃO
 
InícioInício  BUGGY E BARBUGGY E BAR  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada

 

 Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?

Ir para baixo 
+2
lubisomem01
lmartini
6 participantes
AutorMensagem
lmartini
BUGUEIRO
BUGUEIRO



Mensagens : 402
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 36
Localização : Curitiba

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptySeg 18 Fev 2013, 10:11

1- Diferencial: A teoria da dica:
Quando uma das rodas esta no ar ou patinando o diferencial deixa que toda a tração seja levada para esta roda, isso significa, que a roda que esta no chão com tração total perde tração para aquela que perdeu a tração.
A solução é simplesmente freiar a roda que esta no ar - isto pode até parecer bobagem mas é usado na maioria dos véiculos modernos off-road eletronicamente, coisa que nosso buggy/fusca já pode fazer manualmente (à muito tempo), saiba como!

2- Descobrir qual roda perdeu tração
a) Em primeiro lugar abra levemente o vidro do motorista e olhe para a roda, acelere suavemente, e veja se a roda se meche rápido ou devagar ou se esta parada.
b) Abra o vidro do passageiro acelere suavemente, e veja se a roda do lado do passageiro gira rapido, devagar ou se esta parada.
c) A roda que girar mais rápido perdeu a tração

3- Freiar a roda que perdeu a tração.
a) Em primeiro lugar tire a capinha do freio de mão que fica atras da alavanca do freio (de borracha) - é só puxar.
b) Solte o cabo da roda que TEM tração (A que gira mais devagar), pois não queremos freia-la.
c) Puxe o freio de mão de modo a freiar a roda que perdeu a tração e acelere o veículo, repare como ele sai fácil agora do atoleiro.
d) Qdo perceber q o atoleiro modifica-se, solte o freio de mão imediatamente, e mantenha a aceleração sempre variando (nunca use aceleração continua em atoleiros, pois apenas atrapalha e ainda aquece o motor).

Atenção: Este procedimento não da certo em outros carros, pois o freio de mão não age na roda que tem a tração alem do processo ser mais complicado que no fusca.

Algumas características que fazem do fusca ainda que original um bom carro para off-road:


Na terra mole e lisa:
Peso e tração traseira - Como o peso esta concentrado atras, a tração traseira se torna ALIADA (ao contrário do que acontece em camionetes e galaxies que atolam mais fácil que um popular) conforme o fusca cavoca o atoleiro, o peso se concentra ainda mais atras e este acaba sempre ganhando tração.
Distribuidor atras da capela - Que age como um escudo para agua e barro entrando no distribuidor

Água:
Na maioria dos carros a dica é passar o mais devagar possível para não molhar a parte elétrica, mas no caso do fusca manter certa velocidade ajuda!
Formação de onda: Como o motor fica atras e o nosso querido fusca tem um formato arredondado que promove a formação de uma onda protetora quando esta entrando na água em certa velocidade, esta "onda" faz com que a altura da água fique menor atras e não pegue no distribuidor!
Este é um vídeo incrivel em que o capo do fusquinha é completamente coberto.

Este aconteceu comigo, aqui em Curitiba chegando em casa:

Na dúvida passe o mais devagar possível.

Barrancos:
Esta é a especialidade do fusca, realmente posso dizer como já vi fuscas em trilhas junto com jipe, que um fusquinha sem nenhum preparo pode ir melhor que muitos jipes preparados, isto porque o motor esta atras e no barranco o peso se concentra todo onde fica a tração do veículo empurrando-o com força.


Última edição por lmartini em Ter 19 Fev 2013, 09:07, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptySeg 18 Fev 2013, 12:14

muito boa esta do freio de mão ( n.3 )
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigovieira
BUGUEIRO
BUGUEIRO
rodrigovieira


Mensagens : 375
Data de inscrição : 11/02/2013
Idade : 43
Localização : Palhoça-SC

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptySeg 18 Fev 2013, 14:17

nao sabia essa do freio de mao, e faz sentido, uma vez eu vi um veiculo ou sonhei ( nao lembro qual, nao lembro onde) com tres alavanca de freio de mao, sera que é por causa disso? me corrigem se eu estiver errado. abç
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01
MODERADOR
MODERADOR
lubisomem01


Mensagens : 3719
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptySeg 18 Fev 2013, 14:30

rodrigovieira escreveu:
nao sabia essa do freio de mao, e faz sentido, uma vez eu vi um veiculo ou sonhei ( nao lembro qual, nao lembro onde) com tres alavanca de freio de mao, sera que é por causa disso? me corrigem se eu estiver errado. abç


este que voce viu com 3 alavancas era o freio seletivo usado pela gurgel nos seus veiculos creio era chamado de selectron ou alago parecido....
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptySeg 18 Fev 2013, 15:15

lubisomem01 escreveu:
rodrigovieira escreveu:
nao sabia essa do freio de mao, e faz sentido, uma vez eu vi um veiculo ou sonhei ( nao lembro qual, nao lembro onde) com tres alavanca de freio de mao, sera que é por causa disso? me corrigem se eu estiver errado. abç


este que voce viu com 3 alavancas era o freio seletivo usado pela gurgel nos seus veiculos creio era chamado de selectron ou alago parecido....

Exatamente Luby, sistema simples e funcional!!! Bom tópico esse, até porque os buggys tem um uso muito mais OFF ROAD que os simpáticos besouros, creio ser bem mais útil para a buggeirada
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigovieira
BUGUEIRO
BUGUEIRO
rodrigovieira


Mensagens : 375
Data de inscrição : 11/02/2013
Idade : 43
Localização : Palhoça-SC

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptySeg 18 Fev 2013, 15:50

andei pesquisando e foi no gurgel mesmo que vi, so nao sabia p que funcionava,
achei eficiente, mas tarde vou querer fazer no meu buggy. abç
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio ®
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Marcio ®


Mensagens : 6383
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptySeg 18 Fev 2013, 15:59

Para quem se arrisca nas trilhas, o sistema é de grande valia, tira do sufoco sem maiores preocupações!!! Vale o investimento.
Ir para o topo Ir para baixo
basso
SÓ BEBUM
SÓ BEBUM
basso


Mensagens : 721
Data de inscrição : 16/08/2012

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptySeg 18 Fev 2013, 16:50

freio seletivo = perde a graça da trilha, ainda mais se a roda tiver no lodinho patinando kkkk

pelo que percebo deve ser muito útil sim ainda mais se estiver sozinho e sem mais e nem menos acontece essa proeza de atolar!!!
obs: nunca vi na prática.
Ir para o topo Ir para baixo
lmartini
BUGUEIRO
BUGUEIRO



Mensagens : 402
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 36
Localização : Curitiba

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptyTer 19 Fev 2013, 08:57

Citação :
nao sabia essa do freio de mao, e faz sentido, uma vez eu vi um veiculo ou sonhei ( nao lembro qual, nao lembro onde) com tres alavanca de freio de mao, sera que é por causa disso? me corrigem se eu estiver errado. abç
Esta era uma baita sacada da gurgel, sabiam que havia soluções simples para os problemas mais dificeis, mas as pessoas preferem as geringonças, esse sistema deveria ser obrigatório mesmo em jipes 4x4, eles também pode ficar com as rodas no ar em X, coisa mais comum do que se imagina, e acabam atolados, como se fossem um 4x2, bastaria um sistema desses para tirar eles dali, mas não, você tem que comprar um sistema eletronico pra fazer isso, um bloqueio de diferencial complicadissimo (como o air locker) que ainda por cima pode estourar seu diferencial se esquecer ligado e outros!
Tinhamos um air locker no jipe, pagou caro pra kramba na época, ele era excelente mas um sistema desses resolveria, certamente por um preço muito menor, e ainda tem gente que fala que gurgel estava atrasado, atrasados somos nós de não saber reconhecer os verdadeiramente grandes brasileiros, agente prefere é ver Neymar levar goleada de inglês!

Apesar de ser possível fazer você mesmo seu freio seletivo e gastar menos talvez, aqui segue-se um cara que faz freios seletivos para o buggy, fusca ou qualquer derivado que você queira sem precisar de adaptações, o preço é um pouco amargo mas é bem bonitinho o produto...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
120 + frete algo assim.
Só que diz ele que é bonito, que funciona, que vale.

Se também encontra este freio original pra vender como raridade, à um preço completamente abusivo que não vou nem postar pois da raiva(mais de 400), e tem mais este já só serve no gurgel tendo que aumentar o tamanho do espaço do freio.

Um cara no planeta buggy postou um buggy que utiliza tal sistema, não sei se feito por ele, comprado de ferro velho, do armando ou original (Bugólotra):

Ele ainda comentou que o sistema é muito eficiente e realmente ajuda.

O mais legal era alguém aqui do fórum que sabe mecher com solda conseguisse fazer também o produto e vender!
Para ter um modelo acho que basta procurar por selectraction, ouvi falar que da para fazer usando duas alavancas do fusca.



Ir para o topo Ir para baixo
SERGIO PERI
BUGUEIRO
BUGUEIRO



Mensagens : 189
Data de inscrição : 07/07/2014
Idade : 71
Localização : Rio de Janeiro

Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  EmptyQua 15 Fev 2023, 22:45

Boa noite. Consegui fazer com duas alavancas . Um mecânico usou serra e solda. Os dois cabos de aço que vão, cada um para uma roda traseira, agora têm cada cabo uma alavanca. Simples, eficiente e barato.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty
MensagemAssunto: Re: Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?    Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como desatolar o fusca/buggy sem ter que se sujar?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como trocar e regular o cabo de embreagem do fusca e do buggy
» Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele andar bem!
» como retirar o motor de arranque do fusca
» Incêndio no Fusca e derivados - Como evitar!
» Como trocar a correia do Fusca e derivados.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
BUGGY & BAR :: DICAS DE MECÂNICA E MANUTENÇÃO EM GERAL-
Ir para: