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 Miniprogressivo no Coletor original VW

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Marcio ®
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MensagemAssunto: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptySáb 18 Ago 2012, 20:45

Essa adaptação é totalmente reversível e foi a forma encontrada para melhorar o desempenho do motor Boxer sem recorrer a troca de peças internas ou utilização da dupla carburação.
É um procedimento relativamente simples, porém trabalhoso! Serão necessários uma flange, um espaçador e o carburador Weber 450 Mini Progressivo para adaptar direto no coletor de admissão do buggy. A atenção maior é para a construção da flange que deverá ser feita de duas formas diferentes no caso do motor estar com dínamo ou alternador, a altura do carburador irá influenciar para não encostar nessas peças e limitar a abertura das borboletas de aceleração.
Segue um esquema para a flange e espaçador feitos para carros com dínamo.

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fotos da flange pronta, trabalho simples, chapa de ferro com 0,5mm com um furo central de 32 mm aberto no torno para casar com a abertura do coletor de admissão, parafusos de 8mm de espessura por 5cm de comprimento presos com pingos de solda feitos por baixo da peça.

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O primeiro contra tempo veio logo no início dos testes, flange e espaçador no lugar, o carburador encostava no alternador e não chegava até o fim para o encaixe e aperto.

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Até aqui nenhuma peça havia sido plenamente acabada, somente no final é que trabalhei tudo aplainando, medindo, pintando, etc, para evitar entradas de ar falsas ou outro problema de assentamento e nivelamento do carburador.
Aqui entra e segunda e última fase ... uma vez que o projeto inicial havia dado errado busquei a maneira mais simples para resolver ... na verdade era só levantar o carburador cerca de 2,5 cm que ficaria bom, como se percebe na foto a seguir.

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Resolvi o problema cortando um coletor velho que arrumei em uma sucata e soldei na flange pronta, aproveitei e serrei os parafusos que serviam como estojo de fixação no coletor para manter os buracos (agora desnecessários) bem vedados, pintei tudo e o resultado ficou muito bom! (essa forma é para os carros que usam o Alternador).

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A peça pronta, acabada já no lugar ...

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Finalmente o conjunto da obra! A 1ª foto ainda em teste, a 2ª e a 3ª já pronto.

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Este foi o resultado final da montagem!

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Algumas observações e considerações devem ser feitas ... esse espaçador fiz a partir de uma peça que sustenta o carburador no coletor original do Chevete mais antigo, vem com uns braços que foram serrados, outros preferem serrar um coletor velho de VW que usava esse tipo de carburador para fazer a flange.
No acionamento do carburador foi utilizado um do tipo roldana para um melhor acabamento, alguns carburadores vem com alavanca que também pode ser usado nesse trabalho, é só uma questão de gosto pessoal. A capela do motor recebeu nova furação para reposicionar o cabo do acelerador, porém, o passador é o mesmo que foi retirado do furo original sendo somente colocado na nova posição ... ficou muito macio, com o curso total para acelerar e não esbarra em nada. Agora, quem quiser é só se aventurar!!!
Gostaria de agradecer a todos os companheiros dos Fóruns da vida que de alguma forma participaram e ajudaram ... VIVINHOM, JPerson, Luby!! O amigo Navilus que contribuiu bastante com paciência e boa vontade me socorrendo nos momentos que precisei.
O projeto que serviu de plataforma foi retirado de um Fórum co-irmão onde todas as informações me foram dadas de forma irrestrita e generosa pelo próprio autor e grande amigo CELSO SOARES, permitindo inclusive o uso do material para publicar a toda nação buggueira, disseminando essa experiência.
Tentei mostar e explicar da melhor forma possível, mas qualquer dúvida me coloco a disposição dos amigos para ajudar, espero que seja útil, abraços a todos.



Última edição por Marcio ® em Dom 19 Ago 2012, 15:42, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : adicionar fotos e complementar o texo.)
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptySáb 18 Ago 2012, 20:55

não estou consequindo ver as fotos mas sei pelo que já vi que o trabalho realizado é not 10, parabens Marcio um belissimo trabalho.
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyDom 19 Ago 2012, 15:46

lubisomem01 escreveu:
não estou consequindo ver as fotos mas sei pelo que já vi que o trabalho realizado é not 10, parabens Marcio um belissimo trabalho.

Aí está Luby, postagem completa, inclusive com fotos!
Quem me conhece sabe que já uso esse sistema há dois anos... ficou tão bom que pro Solex Pic 30 não volto mais!!!
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyDom 19 Ago 2012, 18:23

Marcio ® escreveu:
lubisomem01 escreveu:
não estou consequindo ver as fotos mas sei pelo que já vi que o trabalho realizado é not 10, parabens Marcio um belissimo trabalho.

Aí está Luby, postagem completa, inclusive com fotos!
Quem me conhece sabe que já uso esse sistema há dois anos... ficou tão bom que pro Solex Pic 30 não volto mais!!!



Ótimo post parceiro! Abração
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyDom 19 Ago 2012, 19:20

Valeu Marcelo... muitas outras virão! alguns compnheiros tem ótimas contribuições para deixar aqui, vamos esperar!!
Abração!!
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyTer 21 Ago 2012, 15:47

é vdd. to meio sem tempo, mas quando eu embalar postando aqui... sai de baixo, rs...


Última edição por Fabrício®© em Ter 21 Ago 2012, 15:53, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyTer 21 Ago 2012, 15:49

Fabrício®© escreveu:
é vdd. to mei sem tempo, mas quando eu embalar postando aqui... sai de baixo, rs...

Temos noção disso Fabricio....rsrssr
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyTer 21 Ago 2012, 15:52

rsrsrsrs...
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptySeg 22 Out 2012, 16:16

Desculpem a total ignorância no assunto, mas o que traz de benefícios substituir o carburador simples por esse micro progressivo? Aumenta torque, potencia, consumo,...? Quero melhorar o desempenho do meu buggy. Já me falaram em colocar um kit do 1800, carburação dupla,... mas, não quero mudar tão drasticamente meu 1600. Meu buggy não passa de 100 km/h (gps). Uso ele mais nas dunas da Jaguaruna. O Alemão conhece bem as areias daqui... huahaha. Fora que o BCTubarão tem o costume de viajar em comboio algumas vezes por ano. Não quero decolar a 140 km/h pela BR101, mas quero uma folga nas ultrapassagens. Alguém pode me dar algumas dicas do que fazer? Obrigado.
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyTer 23 Out 2012, 08:10

Bocca escreveu:
Desculpem a total ignorância no assunto, mas o que traz de benefícios substituir o carburador simples por esse micro progressivo? Aumenta torque, potencia, consumo,...? Quero melhorar o desempenho do meu buggy. Já me falaram em colocar um kit do 1800, carburação dupla,... mas, não quero mudar tão drasticamente meu 1600. Meu buggy não passa de 100 km/h (gps). Uso ele mais nas dunas da Jaguaruna. O Alemão conhece bem as areias daqui... huahaha. Fora que o BCTubarão tem o costume de viajar em comboio algumas vezes por ano. Não quero decolar a 140 km/h pela BR101, mas quero uma folga nas ultrapassagens. Alguém pode me dar algumas dicas do que fazer? Obrigado.

Bocca qual é a configuração do teu bugre ? tipo pneus/rodas /cx marcha /motor? sem estes dados fica dificil ajudar..
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyTer 23 Out 2012, 09:57

Lubi, meu buggy tem a seguinte configuração:

1) pneus dune buggy 11L 15 e 175x80R14;
2) Rodas gauchas (tala 9 e 7);
* 3) caixa de marchas é a BP; *
4) motor 1600;
5) carburador solex 30

Obs: * A caixa de marchas é uma incógnita. Está impresso BP, mas já me disseram que o antigo proprietário pode ter alterado a relação dela. O mecânico aqui disse que ela é longa. Mas, foi ele também que me sugeriu colocar o kit do 1800.

Obrigado pela ajuda, Lubi. Se precisarem de mais algum detalhe é só pedir.
Abraços
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyTer 23 Out 2012, 14:13

Essa ai eu deixo para o Marcio responder, ele fez essa adaptação e ficou mt boa!
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyTer 23 Out 2012, 15:35

Bocca o Miniprogressivo é uma alternativa para quem quer um carburador melhor (mais moderno) sem recorrer a dupla carburação que para os buggueiros que andam na areia é um verdadeiro inferno para manter regulada.
O que essa carburador vai te oferecer é um desempenho melhor em todas as faixas de rotação pela boa alimentação que fornece ao motor, ele tem concepção melhor que o Pic 30, trás dois carburadores em um único corpo com venturis primários e secundários que ajudam muito na pulverização da mistura ar/combustível para dentro dos cilindros, o carro roda mais suave, livre de engasgos ou "buracos" na aceleração desde que seja feito um bom acerto!!
Estamos falando de um Weber (conhecido inclusive como WEBINHO), possui portanto muitos recursos para uma boa regulagem sem tornar o buggy gastão, visto que os estágios abrem em progressão, portanto, se o pé do motorista não for de chumbo há ganho inclusive na economia!!!

P.s. - A sua caixa de marchas para ter certeza só abrindo e contando os dentes, do contrário é chute.... por adivinhação se o seu motor não está totalmente fraco para arrancadas, possivelmente deve ter a relação 8X33... se for o contrário deve ser a relação 8x31 que é mais longa!
Outra coisa... se você quer torque, não caia na besteira de colocar o Kit 1800 que é caro. Não sendo o seu motor Tork (mais moderno), na primeira oportunidade troque seu comando por um da Kombi injetada, é plug and play, e aumente a taxa de compressão com leve rebaixamento dos cabeçotes... seu motor vai ficar torcudo e possívelmente mais econômico também!!
Abração!!
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyTer 23 Out 2012, 18:25

Bocca escreveu:
Lubi, meu buggy tem a seguinte configuração:

1) pneus dune buggy 11L 15 e 175x80R14;
2) Rodas gauchas (tala 9 e 7);
* 3) caixa de marchas é a BP; *
4) motor 1600;
5) carburador solex 30

Obs: * A caixa de marchas é uma incógnita. Está impresso BP, mas já me disseram que o antigo proprietário pode ter alterado a relação dela. O mecânico aqui disse que ela é longa. Mas, foi ele também que me sugeriu colocar o kit do 1800.

Obrigado pela ajuda, Lubi. Se precisarem de mais algum detalhe é só pedir.
Abraços


Tirando o detalhe da cx de marcha e do dferencial que o Marcio comentou ( 8x31 ou 8x 33 ) creio que vc poderia fazer um chekup no teu motor tipo : medir a compressão dos cilidros / regulara as valvulas / examinar o avanço do distribuyidor e tentar ver se o teu motor realmente é 1600 pois o mesmo pode ate ser um 1500...outra coisa se tiver oportunidade esperimenta andar com pneus normais atraz para fazer um teste de desempenho do bugre pois caso a tua cx ou o diferencial for 8x33 e com os pneus dany bugre na traaseira o teu carro de quarta marcha vai fcar bem fraco mesmo...ai neste caso o ideal seria colocar um cx de 1300 ou seja o 8x31
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyTer 23 Out 2012, 21:09

As observações do Luby são perfeitas, mas ele fez uma pequena confusão no final... caixa de 1300 é 8x35!! Pensou uma coisa e escreveu outra.... hehehehe
Abração!!
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyQua 24 Out 2012, 07:35

Marcio ® escreveu:
As observações do Luby são perfeitas, mas ele fez uma pequena confusão no final... caixa de 1300 é 8x35!! Pensou uma coisa e escreveu outra.... hehehehe
Abração!!



kakakakakakakakak falou tudo Marcio.
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyQua 24 Out 2012, 12:25

é verdade...
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyQua 24 Out 2012, 14:09

Obrigado pelos esclarecimentos, pessoal. Vocês são show de bola. Cada dia aprendo mais com vocês.. Vou estudar essa adaptação do micro progressivo e trocar uma ideia com o especialista em carbura da cidade. Ver a disponibilidade$$$$... hehe. Esse chekup que o Lubi falou está na minha lista de prioridades. Vou ver certinho como está a máquina. A caixa vem na sequencia. Não dá pra parar. huahauahu
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MensagemAssunto: duvida sobre a adaptação   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptySáb 08 Dez 2012, 11:52

bom dia marcio gostaria de saber qual ea altura total do coletor ate a base superior da flange eu fiz uma flange de poliuretano de 51mm a partir da sua ideia so que fiz ela com o furo central conico o conjunto todo deve ter dado uns +-60mm ja com a chapa de ferro ea junta que vai na base + a junta de papel, gostaria de saber também qual a altura da flange que vc fez?

obrigado pela atenção




PS:otima ideia a sua e obrigado por compartilhar conosco.
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptySáb 08 Dez 2012, 13:39

Bao tarde Ricardo, antes de mais nada seja muito bem vindo ao Bar dos Buggueiros... fique a vontade para pesquisar, perguntar e escrever o que achar necessário,ok??!!

Vou te passar as medidas do que está no meu buggy... a flange foi feita em chapa de 0,5 cm com um furo central de 32 mm, o espaçador, após um trabalho leve de torno para ficar perfeitamente plano, ficou com 2,8 mm... a essas medidas você poderá somar o valor referente as duas juntas que são colocadas intercaladas, assim, acredito que fique com algo em torno de 3,5 mm de altura acima da entrada do coletor (essa medida eu realmente nunca tirei), suficiente para não encostar no alternador, nem prejudicar a aceleração. Acho que a sua medida ficou um pouco grande, mas se não atrapalhar em nada na hora de colocar o filtro de ar na boca do carburador, acredito que valha a pena fazer um teste para ver como ficou..... a tendência é que tenha um ótimo tork!
Na verdade essa idéia não é exatamente minha, o criador foi o amigo Celso Soares que fez sua primeira postagem em outro fórum de amantes do bom e velho Fusca, eu só aperfeiçoei um pouco o projeto original!!
Grande abraço e qualquer coisa estou as ordens!!
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptySáb 08 Dez 2012, 14:13

legal resposta rapida quase instantânea valeu pelo cumprimento eu fiz ela mais alta que se desse qualquer zica era mais facil de aplainar do que acrescentar né isso sem ter o mini na mão e fogo de medir meu coroa tem um gol 92 com mini blfa vou ver se eu meço com ele para se ter uma ideia de altura mas com suas medidas ja vão clariar as ideias, uma pergunta sera que com esse carbura + comando 276º com kit tork a alcool mas rodando na gasosa ficaria em torno de quantos cavalos, seu motor ficou mas né em termos de rpm final ele ficou como sendo que um 1500/1600 gira em torno de 4200/4300 e media de torque de 2700/3000 com esse carbura deu uma margem maior se sim em quantos rpms +-? esse conjunto kit tork a alcool eu tenho no fuca rodando com pic 30 flauta by vader com regulagens de valvulas 0,5 esc x 0,15 adm ja ficou legal para andar.

PS:tenho umas fotos da flange no f4ever se vc for forista procura ricardo rcp que umas mensagens la.
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptySáb 08 Dez 2012, 17:07

Carburador mais alto ajuda no torque como falei anteriormente, mas acho que não vai ter espaço para assentar o filtro de ar, de qualquer forma, seu raciocínio foi correto em relação a altura da flange, melhor sobrar e corrigir, do que faltar e ter que fazer gambiarra.
Respondendo sua pergunta, acho que esse carburador, por ser de concepção mais moderna, com difusores duplos e dois corpos, vai cair muito bem com um comando mais girador, no seu caso um 276º, mas tenha atenção para a tx. de compressão do KIT tork a alcool e seu uso na gasolina, acho que fica muito alta e poderá comprometer a saúde do seu motor.
Não percebi um aumento significativo nos giros do meu motor após a instalação do miniprogressivo, percebi uma subida de giros mais ágil, fácil e suave... esse carburador também permite o trabalho nas flautas no melhor estilo By Vader, fiz nos dois estágios antes mesmo da instalação e gostei muito do resultado. Quanto as válvulas, costumo regular de acoro com a recomendação original, ou seja, 0,10 tanto na admissão, quanto no escape!!!

P.S. - Depois vou dar uma olhadinha no Fusca 4ever, pois também sou membro de lá!!!


Última edição por Marcio ® em Dom 09 Dez 2012, 20:07, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : corrigir grafia)
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptyDom 09 Dez 2012, 15:46

Ricardo seja bem vindo ao Bar não te falei que o Marcio é gente da melhor qualidade e podendo ajudar ele ajuda mas depois coloca fotos do teu carb. e do coletor para os amigos verem o teu serviço..
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptySeg 10 Dez 2012, 09:45

No que eu puder ajudar, pode contar... estamos aqui pra isso mesmo!!!
Abração!!
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW EmptySáb 15 Dez 2012, 12:37

valeu marcio o lub tem razão no q diz vc e bacana msm mas pelo q vi so tem gente bacana aqui e no f4ever, so pessoas unidas em pro de uma coisa so vw a ar na veia kkkkkkkkkk.
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MensagemAssunto: Re: Miniprogressivo no Coletor original VW   Miniprogressivo no Coletor original VW Empty

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