CEGUEIRA DE MOVIMENTO
Nas batidas em que um carro que seguia rapidamente atinge um mais lento
saindo de uma via transversal, os motoristas dos carros rápidos geralmente
afirmam não terem visto o veículo vindo da direita ou da esquerda Eles não
estão mentindo, apenas não viram realmente o outro veículo, mesmo à plena
luz do dia. O fenômeno que diz respeito aos motoristas do carro rápido é
chamado de “Cegueira de Movimento”. É incrível mas é verdade e preocupante.
Os pilotos militares recebem instrução sobre cegueira de movimento durante
seu treinamento porque ela ocorre em velocidades mais altas e, até certo
ponto, isto é aplicável a motoristas também, especialmente aqueles de carros
mais velozes. Desse modo, se você dirige, leia o que segue com atenção.
Os pilotos são instruídos a alternar o olhar entre varrer o horizonte e o
painel de instrumentos quando em vôo, e nunca fixá-lo mais que alguns
segundos num único objeto. Eles são ensinados a manter a cabeça como se ela
estivesse montada numa rótula e a movimentar os olhos continuamente. Isso
porque quando se está em movimento, fixar o olhar num objeto por algum tempo
faz a visão periférica sumir. Essa é a razão desse fenômeno ser chamado de
cegueira de movimento.
Para os pilotos de caça essa é a única maneira de sobreviver no ar, não
apenas durante um combate aéreo, mas também sob as ameaças de tempos de paz
como as colisões no ar.
Até cerca de três décadas atrás, esta técnica de “cabeça numa rótula & olhos
se movimentando” era a única maneira de avistar outros aviões por perto.
Hoje os pilotos contam com radares, mas a velha técnica ainda tem utilidade.
Veja uma pequena demonstração da cegueira de movimento. É a mesma que é
usada para pilotos em treinamento na salas de aula antes mesmo que cheguem
perto de um avião. Clique no atalho abaixo. Vê-se um conjunto de cruzes
azuis sobre um fundo preto. Há um ponto verde piscante no centro e três
pontos amarelos fixos à volta dele.
Se fixarmos o olhar no ponto verde mais que alguns segundos, os pontos
amarelos desaparecerão aleatoriamente, isolados ou em pares, ou os três de
uma vez. Na verdade, os pontos amarelos estão sempre lá. Observe os pontos
amarelos por algum tempo para certeza de que não foram parar em algum lugar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Pode-se alterar a cor de fundo ou a
rotação do conjunto clicando nos botões apropriados. As observações do autor
sob o conjunto giratório são educativas.
Assim, se estivermos dirigindo em alta velocidade numa rodovia e se fixarmos
o olhar na estrada à frente, não veremos um carro, um scooter, um bugue, uma
bicicleta, uma vaca ou mesmo um ser humano vindo de um lado.
Agora invertamos a cena. Se estivermos atravessando a estrada a pé e um
carro rápido vier se aproximando, há 90% de chance que o motorista não
esteja nos vendo, pois a visão periférica dele pode estar zerada. E
poderemos estar naquela zona cega!