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 Volante motor, aliviar ou não ?

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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 20:27

Nos fuscas e derivados, muito se fala em alívio médio entre 500g e 1Kg para conter exageros... as retíficas que se prontificam a fazer o serviço, dizem que podem chegar a 1,2 e 1,4Kg de alívio ainda de forma segura (???)... pelo que andei lendo, o pessoal fica na média dos 800 a 900g e falam em resultados bons e perceptíveis, mas tendo como base os fuscas e derivados, não incluo os buggys nesses números pelas características de tamanho, peso e geometria próprios...
Se já temos uma fábrica como a BUGRE, utilizando um padrão, estamos com a vida bem facilitada!!!

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 20:32

não lembro agora a diferença entre os volantes do 1600 e do 1300 mas sei que o do 1300 é mais pesado... alguem sabe dizer qual a diferença entre ambos ??

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 21:09

Os dois:
1300

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1600

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 21:37

Jperson escreveu:
Os dois:
1300

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1600

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mas e a diferença de peso Jperson ? pelo que sempre ouvi dizer o do 1300 é + pesado confere o que me foi passado ? eu nunca pesei, mas tenho curiosidade em saber o peso de um e de outro..

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 21:47

Isso eu nunca conferi, mas se olhar bem o do 1300 tem mais massa, o plato e o disco são menores que o do 1600.
O do 1600 tem em torno de 7,5 kg.
Tem que achar um de 1300 e pesar.

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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 22:12

Jperson escreveu:
Isso eu nunca conferi, mas se olhar bem o do 1300 tem mais massa, o plato e o disco são menores que o do 1600.
O do 1600 tem em torno de 7,5 kg.
Tem que achar um de 1300 e pesar.
Essa diferença infelizmente também não sei informar, mas o que o pessoal escreveu até aqui procede sim....

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 22:26

Marcio ® escreveu:
Jperson escreveu:
Isso eu nunca conferi, mas se olhar bem o do 1300 tem mais massa, o plato e o disco são menores que o do 1600.
O do 1600 tem em torno de 7,5 kg.
Tem que achar um de 1300 e pesar.
Essa diferença infelizmente também não sei informar, mas o que o pessoal escreveu até aqui procede sim....
Os de 1600 e 1500 que eu tenho pesado,tem por média 8,8kg!Só se a minha balança estiver muito doida!!
No chute,acredito que o 1300 tenha 1kg a mais,mas é um chute
 

Mas de qualquer forma,posso pesar na segunda em outra balança!
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 22:39

Figueira, faz isso só para tirar a dúvida... mas o padrão é mesmo 7,5kg... parece que na Sportsystem vendem um com 5,5Kg.

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 22:40

Figueiredo escreveu:
Marcio ® escreveu:
Jperson escreveu:
Isso eu nunca conferi, mas se olhar bem o do 1300 tem mais massa, o plato e o disco são menores que o do 1600.
O do 1600 tem em torno de 7,5 kg.
Tem que achar um de 1300 e pesar.
Essa diferença infelizmente também não sei informar, mas o que o pessoal escreveu até aqui procede sim....
Os de 1600 e 1500 que eu tenho pesado,tem por média 8,8kg!Só se a minha balança estiver muito doida!!
No chute,acredito que o 1300 tenha 1kg a mais,mas é um chute
 

Mas de qualquer forma,posso pesar na segunda em outra balança!
Me auto corrigindo!!!!Já pesei um de 1300 e o mesmo estava com mais ou menos 8,8kg,já o 1600/1500 deve estar com entre 7,5  8kg,só terei certeza mesmo na segunda!!  
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 22:45

Marcio ® escreveu:
Figueira, faz isso só para tirar a dúvida... mas o padrão é mesmo 7,5kg... parece que na Sportsystem vendem um com 5,5Kg.
É isso mesmo!Tinha feito uma puta confusão:Uiaaa: ,para ser sincero nunca me apeguei a certos números,só me atento mesmo ao resultado final,e por isso que sempre sei quanto retirei e nunca quanto tinha!!!kkkkk
Mas conheço um camarada que anda com um volante desses da sportsystem em um fusca hat e também não quer outra coisa!!!Vale a pena pra caramba!!Pena que esse da sportsystem  está um pouco carinho...!!Mas que vale vale!! 
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Sab 31 Ago 2013, 22:48

imagino que sim, até porque, até aonde sei, ele além de bem aliviado, também já vem balanceado!!!

Aparece no Chat figueiredo, estamos por lá agora!!! rsrsrsrs

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Dom 01 Set 2013, 19:25

Essa historia de alivar ou não  esta me lembrando quando   fui colocar um comando P3 no meu motor atual do kadron ´pois falavam que não teria tork em baxa e etc...  graças a deus que coloquei e não vejo falta nenhuma em baixa a mesma coisa vejo com os amigos que tem fusca e derivadaos que falam que o comando W 110 não da marcha lenta e etc....  quem conhece sabe que o w110 com uma dupla no mino 32 da uma lenta  tranquila na faixa de 900/1000  tranquila tenho na pima puma e um grande amigo meu tem na fuca dele inclusive hoje o amigo  Figueiredo hoje teve o prazer de conhecer portanto  cada  caso é um caso  e hoje se  mexer no motor de algum puma meu vou colocar é um W120.

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Dom 01 Set 2013, 19:57

lubisomem01 escreveu:
Essa historia de alivar ou não  esta me lembrando quando   fui colocar um comando P3 no meu motor atual do kadron ´pois falavam que não teria tork em baxa e etc...  graças a deus que coloquei e não vejo falta nenhuma em baixa a mesma coisa vejo com os amigos que tem fusca e derivadaos que falam que o comando W 110 não da marcha lenta e etc....  quem conhece sabe que o w110 com uma dupla no mino 32 da uma lenta  tranquila na faixa de 900/1000  tranquila tenho na pima puma e um grande amigo meu tem na fuca dele inclusive hoje o amigo  Figueiredo hoje teve o prazer de conhecer portanto  cada  caso é um caso  e hoje se  mexer no motor de algum puma meu vou colocar é um W120.
Quero muito dar uma esticada nesse possante!!!!Com certeza vou me surpreender de novo!!!Vou combinar uma cervejada lá em saqua para o momento!!!kkkk:twisted: 
Também já ouvi muito esse historinha de comando!"que não tem lenta,;que não tem torque;"na boa,"que não tem o cassete!!!!kkkkkk O carro fica andando mais que "notícia ruim' com um torque filho da mãe!!!Pelo menos no meu com um 100 ficou um bicho!Faço idéia de como teria ficado com um 110,pena que não tinha espaço para uma  duplinha!!!Sad
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 01 Out 2013, 08:37

lubisomem01 escreveu:
não lembro agora a diferença entre os volantes do 1600  e do 1300   mas sei que o do 1300  é mais pesado...  alguem sabe dizer qual a diferença entre ambos ??
Jperson escreveu:
Os dois:
1300

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1600

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Só para complementar... assim dá pra ver bem a diferença na quantidade de material entre os dois.

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 01 Out 2013, 20:48

Eu acho que tenho os dois volantes, pensei em aliviar o do 1600 mas fiquei com medo na ultima hora, o cara me falou que isso só é interessante quando se esta com o fixo fora do motor para balancear todo o conjunto e que balancear só o volante sem o conjunto poderia gerar uma vibração e posteriormente uma folga dos infernos, na hora que ele falou achei que tinha todo sentido mas depois pensei melhor e cheguei a conclusão que isso só tem 50% de nexo, o ideal realmente seria o cara balancear tudo quando for montar o motor retificado, ou seja: biela, pistão, eixo, volante e etc... mas com o motor ja montado e o cara tendo certeza que o volante esta balanceado acredito que ele simplesmente não iria atrapalhar, se o resto do conjunto ja esta montando o volante só não pode chegar desbalanceado porque aí não tem santo que ajude mas o fato dele ser aliviado e montando balanceado não iria prejudicar em nada. Penso eu.
O grande problema é ter a confiança que realmente esta balanceado.
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 01 Out 2013, 20:57

Pois é Diogo, já questionei muito isso... se nada foi balanceado na ocasião da montagem, porque é que só o volante aliviado e balanceado sem o resto do conjunto deveria gerar mais vibração do motor??? Ainda não vi lógica!!

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 01 Out 2013, 21:00

Marcio ® escreveu:
Pois é Diogo, já questionei muito isso... se nada foi balanceado na ocasião da montagem, porque é que só o volante aliviado e balanceado sem o resto do conjunto deveria gerar mais vibração do motor??? Ainda não vi lógica!!
Estranho esse papo né? talvez isso também só tenha sentido numa descida em SC ou no morro do amendoim em MG. rsrs
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 01 Out 2013, 21:05

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK Very Happy 
Mas falando sério... tem cabimento uma peça mais leve e "balanceada" prejudicar todo um conjunto sem balanceamento???

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 02 Set 2014, 19:04

Revivendo providencial tópico,informações:
Pesei o volante de um 1300 original,o resultado,já esperado,o volante é cerca de 1kg mais pesado que em comparação com um de 1600,saliento que a balança é de confiança e aferida regularmente:

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Agora um volante de 1600 original,foi pesado com os parafusos,mas,foi re pesado e o resultado foi de somete 45g,só não foi feito uma foto:

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E por fim, volante oriundo de um 1600  aliviado em nem tanto assim,pois só foi retirado cerca de 1,650kg,já usei com menos 2,800kg e funcionou maravilhosamente bem!Esse mais "pesadinho" será montado em um motor bem mais forte que um original e por fim,se preferiu aliviar menos e equilibrar o conjunto melhor!:

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Abração a todos        
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 02 Set 2014, 21:03

Menos 2,800 da até pra colocar pra tocar no CD do carro... rsrs
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 02 Set 2014, 21:39

Diogo Lima escreveu:
Menos 2,800 da até pra colocar pra tocar no CD do carro... rsrs
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk   Twisted Evil   Twisted Evil   Twisted Evil Quando se olhava por cima do motor,dava pra ver o retentor!!kkkkk
Esse volante foi embora com meu gurgel Ipanema,estava com um motor 1500,com menos 1mm de cabeçote,carburação simples mesmo e caixa de 1300,o comprador adorou!!Olha que ele possui uma Puma spider 1800!!!   
Abração
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 02 Set 2014, 21:50

Estou só acompanhando!!

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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 02 Set 2014, 22:16

O interessante é que se pode usar o volante do 1600 no 1300,o carro vai ficar "mais esperto" e de quebra,vai ganhar um conjunto de embreagem bem mais robusto que comcerteza durará mais e fácil de se encontrar1
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Sergio Augusto
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 02 Set 2014, 22:37

Figueiredo, acho que falei com vc hj e não te conheci! rsrsrsr eu dei uma buzinada e elogiei um opala branco que vc estava dirigindo! rsrsrsr em Itaipu! era vc mesmo? rsrsrsr
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MensagemAssunto: Re: Volante motor, aliviar ou não ?   Ter 02 Set 2014, 22:40

Sergio Augusto escreveu:
Figueiredo, acho que falei com vc hj e não te conheci! rsrsrsr eu dei uma buzinada e elogiei um opala branco que vc estava dirigindo! rsrsrsr  em Itaipu! era vc mesmo? rsrsrsr
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkEra eu mesmo!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkk
Porra,juro que te vi de óculos escuros e me pareceu conhecido!!
kkkkkkkkkkk

Eu estou te devendo uma visita ao restaurante!!
Pra esse mes,dou uma passada lá com a patroa!
Abração Serjão!!         
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